8/04/2007

Alonso...

Prestes a se tornar o piloto mais polêmico da nova Fórmula-1, Alonso conquista pole na Hungria e se coloca em ótima posição em relação ao título...


- Hoje não é dia de contestar as manobras de Alonso. Tudo bem, ele vem se envolvendo em algumas polêmicas esse ano, brigou com Massa na Espanha e em Nurburgring, reclamou a temporada inteira de seu companheiro de equipe, reclamou com a equipe. Ano passado quando Schumacher parou na Rascasse em Mônaco impedindo que Alonso conquistasse a pole position ele ficou louco da vida, mas tudo bem, eu não vou contestar a manobra de Alonso. Primeiro porquê não há como negar que ele foi esperto, e segundo que tem gente que gosta de ver essas coisas...
- Mas com esse resultado ele se coloca (ao contrário do que eu dizia anteriormente) como o grande favorito à conquista do título 2007. Tem o melhor carro, é mais consistente que Hamilton e ao que tudo indica acordou de vez e sairá de Hungaroring amanhã empatado com Hamilton na liderança do mundial. Contava com o imponderável, o imponderável apareceu em Nurburgring.
- Massa cometeu um erro em sua volta rápida, perdeu a tranquilidade da segunda parte da fase de classificação. Na volta para o pit a equipe não reabasteceu seu carro fazendo com que ele perdesse ainda mais tempo. Quando o fez, algo aconteceu (seja com o piloto, seja com o carro) e ele não fez mais que o 14º tempo, entrou para a lista de ocorrências da temporada mais uma vez.
- Massa agora é quem conta com o imponderável para que possa chegar à Interlagos disputando o título de campeão. Terá de contar com abandonos de Alonso e Hamilton, caso contrário "Adeus Viola", uma pena, mas serve como aprendizado pois ele cometeu muitos erros durante a temporada também.
- Surpresa para mim a não classificação de Kovalainen para a Superpole. Desde ontem ele vinha fazendo ótimas voltas e até agora não sei o que aconteceu com o falante finlandês que hoje não foi bem. Sua reclamação inicial da conta que ele ficou travado atrás do australiano Mark Webber, perdendo assim chance de fazer uma volta rápida. Por quê deixou para o final então se estava andando tão forte?
Confira o grid de largada - Grande Prêmio da Hungria 2007
1. Fernando Alonso (ESP/McLaren) - 1min19s674
2. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min19s781
3. Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min20s259
4. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min20s410
5. Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min20s632
6. Ralf Schumacher (ALE/Toyota) - 1min20s714
7. Robert Kubica (POL/BMW) - 1min20s876
8. Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) - 1min21s079
9. Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min21s206
10. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min21s256
11. David Coulthard (GBR/Red Bull) - 1min20s718
12. Heikki Kovalainen (FIN/Renault) - 1min20s779
13. Alexander Wurz (AUT/Williams) - 1min20s865
14. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min21s021
15. Anthony Davidson (GBR/Super Aguri) - 1min21s127
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso) - 1min21s993
17. Jenson Button (GBR/Honda) - 1min21s737
18. Rubens Barrichello (BRA/Honda) - 1min21s877
19. Takuma Sato (JAP/Super Aguri) - 1min22s143
20. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) - 1min22s177
21. Adrian Sutil (ALE/Spyker) - 1min22s737
22. Sakon Yamamoto (JAP/Spyker) - 1min23s774

8/02/2007

Justiça cega

Em momentos como esse naturalmente cada um enxerga a situação conforme o ponto de vista que lhes convém...


- Existe mesmo uma "justiça cega" em algum lugar do planeta? Essa é a atual pergunta do grupo das que não querem calar, afinal de contas em um momento onde as duas maiores equipes da história da Fórmula-1 duelam na justiça por um caso supostamente de espionagem industrial, não é possível que decisões sejam tomadas sem que se analise as determinadas circunstâncias que envolvem o caso.

- A McLaren só foi considerada culpada por pressão da Ferrari, para que a imagem do esporte não fosse arranhada, mas em contrapartida não foi punida pois a Fórmula-1 vive um momento excepcional dentro das pistas e uma punição estragaria tudo isso.

- A Ferrari parece querer corridas de suspensão para o time de Ron Dennis para que possa assim vencer esses gp´s se colocando em vantagem no mundial. Isso faria com que a equipe vencesse mesmo sem viver uma fase de superioridade técnica, em um momento onde fica claro que a Ferrari começou bem o mundial pois estava fora do regulamento.

- Já a McLaren parece batalhar por lealdade da FIA em relação à equipe, já que conforme carta de Ron Dennis à Luigi Macaluso as únicas informações da Ferrari que a equipe teria utilizado teriam sido em nome do esporte, para que se denunciasse algo de ilegal que estava acontecendo e que também depunha contra a Fórmula-1.

- Ok, mas a justiça não é cega? Se assim o é deveria esquecer que está em jogo a conduta e a pontuação de Ferrari e McLaren e punir os devidos culpados por seus atos. Se a McLaren realmente é considerada culpada então que seja punida, e se a Ferrari errou ao andar fora do regulamento no Grande Prêmio da Austrália então que seja punida também, ora bolas.

- Seria simples assim, se não fosse utópico, o intuito deste tópico não é pedir punição aos dois times, e sim, mostrar que a justiça não é cega, nem aqui e nem em qualquer outro lugar do mundo.

7/31/2007

É hora de Vettel

Agora o garoto pega rodagem e é hora de ver do que é capaz...


- SebastianVettel, 20 anos com cara de 16, piloto de Fórmula-1, ao que tudo indica deve ser dos bons.

- No ano passado quando Robert Kubica assumiu o posto de titular na BMW, Sebastian Vettel assumiu seu lugar como piloto de testes. E como já havia feito o próprio Kubica, logo de cara ele foi o mais rápido em algumas sextas-feiras sendo içado à condição de gênio, de craque, e afins.

- Eu sempre acreditei que as coisas não são bem assim, até mesmo Nelsinho Piquet, embora tenha vindo da GP2, que parece ser a melhor escola atual para a Fórmula-1, não pode ser classificado como piloto capaz de chegar ganhando.

- Pois bem, Sebastian Vettel é exatamente um desses casos ótimos para manchetes de jornal, tendo sido o que aconteceu. Agora ele é anunciado pela Toro Rosso como titular da equipe ao lado de Vitantonio Liuzzi e no lugar de Scott Speed.

- Assim sendo, chegou a hora de vê-lo ter uma sequência de corridas. Em sua única corrida na Fórmula-1 até hoje (substituindo Kubica nos EUA) ele marcou seu único ponto na Fórmula-1, situação que dificilmente se repetirá dada a falta de qualidade do carro da equipe, mas já dá pra saber se realmente é isso tudo que dizem por aí.

- Mario Theissen sabiamente afirmou que não seguraria o piloto pois isso deporia contra o programa de desenvolvimento de jovens talentos, mas tem mais, tem muito mais por aí. A BMW quer vê-lo correr também, para analisar se é isso tudo, e caso seja, dá-lhe briga para ver quem fica com Vettel. 2008 está aí, Heidfeld pode quem sabe não ficar na equipe e Vettel pode também não ficar com um carro tão ruim caso seja mesmo tão bom.

7/29/2007

Ele venceu... de ponta à ponta

Como já era de se esperar as ultrapassagens não vieram e Thiago Camilo venceu de ponta à ponta em um passeio em Londrina...

- Thiago Camilo venceu a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car hoje aqui em Londrina de ponta à ponta, sem ser ameaçado. Valdeno Brito conquistou o primeiro pódio para o Peugeot 307 Sedan (já havia sido o primeiro à conquistar a marca com o Mitsubishi Lancer)
chegando na segunda posição e Ricardo Maurício se consolidou na vice-liderança do campeonato com o terceiro lugar, está atrás apenas de Camilo em pontos.

- A prova não teve emoções, a pista não contribui, já era esperado. Mas o resultado foi interessante. Camilo largando na pole position abriu certa vantagem no início e segundo ele não pôde administrar a prova pois toda vez que diminuia o ritmo Valdeno encostava. Ruben Fontes, que era o terceiro no grid tinha tudo para fechar o pódio mas um erro lhe custou posições e ele não pôde chegar além do oitavo posto, à Ricardo Maurício coube fechar o pódio.

- E por quê não teve emoções a prova? Por tudo que já dissemos aqui. O traçado de Londrina é muito interessante, muito bem desenhado, mas em contrapartida muito estreito, poucos pilotos arriscam uma ultrapassagem. Quem tentou teve problemas, Fabio Carreira, Cristian Conde, Marcos Gomes, Tarso Marques, apenas alguns nomes que escaparam tentando almejar algo melhor. Sim, aqui em Londrina isso é praticamente proibido.

- Nem na Stock Jr tivemos emoções. Salvo a boa prova de Thiago Riberi no pelotão do meio, os três primeiros Eduardo Leite, Cauê Carvalho e Jason Oliveira se mantiveram nessas posições desde o início. Pista complicada.

Ouça o vencedor Thiago Camilo (caso tenha problemas para ouvir clique em pause e aguarde carregamento):

Resultado Final:


1 21 Thiago Camilo CA 33 45:02.519

2 77 Valdeno Brito P3 33 1.148

3 90 Ricardo Mauricio CA 33 8.207

4 0 Cacá Bueno ML 33 15.296

5 2 Paulo Salustiano CA 33 24.975

6 11 Nono Figueiredo ML 33 25.409

7 17 Ingo Hoffmann ML 33 25.684

8 87 Ruben Fontes P3 33 26.002

9 28 Juliano Moro ML 33 31.827

10 3 Chico Serra P3 33 32.126

11 19 Rodrigo Sperafico VB 33 34.286

12 43 Pedro Gomes P3 33 41.156

13 7 Thiago Marques VB 33 46.244

14 34 Mateus Greipel CA 33 46.577

15 9 Giuliano Losacco CA 33 47.144

16 33 Felipe Maluhy ML 33 47.565

17 20 Ricardo Sperafico P3 33 48.266

18 4 Fábio Carreira CA 33 55.647

19 74 Popó Bueno CA 33 59.951

20 15 Antonio Jorge Neto ML 33 1:00.170

21 18 Allam Khodair CA 33 1:00.622

22 23 Duda Pamplona ML 33 1:01.600

23 24 Alan Hellmeister ML 33 1:01.958

24 6 Alceu Feldmann CA 33 1:02.950

25 27 Guto Negrão P3 33 1:08.622

26 10 Ruben Carrapatoso ML 33 1:12.700

27 8 Carlos Alves VB 33 1:14.937

28 12 Hoover Orsi VB 33 1:17.756

29 38 Christian Conde ML 33 1:18.649

30 29 Daniel Serra VB 32 == 32 ==

31 80 Marcos Gomes CA 32 42.248

32 22 Julio Campos VB 31 == 31 ==

33 1 Antonio Pizzonia VB 29 == 29 ==

34 14 Luciano Burti VB 15 == 15 ==

35 42 Ricardo Zonta P3 14 == 14 ==

36 35 David Muffato P3 13 == 13 ==

37 70 Tarso Marques ML 13 7.662

38 16 Enrique Bernoldi VB 2 == 2 ==

Situação Campeonato:

1° Thiago Camilo, 77 pontos
2° Ricardo Maurício, 61
3° Cacá Bueno, 57
4° Ingo Hoffmann, 51