12/06/2008

O novo e o velho

Ingo com o carro de 2009 e de 1980...


- Acima ingo Hoffmann sai do carro de 2009. Ele foi convidado apenas para dar algumas voltas com o novo carro. Ele não sabia de nada, mas quando ele voltou para os boxes estava envolto em uma capa preta o carro que ele usou na temporada de 1980, quando conquistou seu primeiro título. Emocionado e surpreso ele teve o primeiro contato visual com o carro que foi restaurado por Guto Kaesemodel, o pai de Lico.


- Lá foi Ingo para a pista. Foram apenas duas voltas, com dinheiro à drift no Pinheirinho e a passar reto pela Junção. Diversão pura, Ingo nem sequer usou capacete e passou na reta dos boxes acenando para os presentes.

- Na coletiva ele chorou, agradeceu à família, falou sobre o instituto Ingo Hoffmann (que ele classificou como seu grande feito na vida) e assim, com justas homenagens, amanhã ele se despede da categoria. Ingo não participou apenas da primeira etapa da categoria em Tarumã. De resto esteve em todas. Será a mesma coisa?

Pra que time torce o dono deste capô?

Dizem que ele é são paulino...


- O carro é de Antônio Pizzonia, piloto do Corinthians na Superleague. Ele é são paulino, mas resolveu fazer uma homenagem para o time pelo qual ele foi contratado para correr.

- Para quem ele torcerá amanhã na final do brasileirão?

- Amanhã saberemos...

Em que ano estamos?

Homenagens à ingo Hoffmann levam as pessoas de volta no tempo...


- O Opalão acima é uma restauração feita oir Guto Kaesemodel, pai do companheiro de Ingo. Foi o primeiro carro a dar um título de Stock Car para o hoje detentor de 12 títulos. As pessoas em volta do carro, lotando o pit lane, lembram também os tempos românticos do nosso automobilismo.

- A homenagem foi bonita, ele mais uma vez se emocionou e, pásmem, com tanta gente por perto para estragar a surpresa ele realmente não sabia de nada. Um fenômeno.

E tem Stock no fim de semana

Como a vida não pode parar (mesmo parando de vez em quando), a gente também não para...


- Ingo Hoffmann se despede da Stock Car este final de semana. Para ele parou. Todas as homenagens serão completamente justas.

- É decisão em Interlagos.

- Decisão em Brasília na Truck.

- Decisão em Brasília e em Porto Alegre também. Do Brasileirão. São Paulo de um lado favorito e o Grêmio azarão do outro. Não, eu não esqueço.

- Acompanhe tudo sobre a Stock Car no "F1 Mania" e os bastidores aqui neste espaço.

12/05/2008

A culpa é dos números

Eles sempre são os culpados de tudo quando ninguém quer assumir a responsabilidade...

A torcedora da Honda não vai mais chorar com a situação da equipe nas pistas...

- Ninguém investe em nada por brincadeira. Todo mundo que realiza qualquer tipo de investimento nos dias de hoje o faz pensando em retorno. Financeiro, é claro. Manipulam-se os números sempre da forma como se deseja, seja a favor ou contra.

- Quando se investe na Fórmula-1 os números são usados de forma favorável. "Gastamos mais de 400 milhões por ano porque podemos, porque nossa equipe é forte e nem sequer precisamos de patrocinadores, nossas campanhas ecológicas justificam esse investimento necessário no futuro de nosso planeta e em prol do esporte a motor". É assim que se diz, tudo muito bonito e convincente. Sim, eu me convenço sempre que alguém faz uso desse tipo de discurso.

- Agora, os números são usados de forma completamente desfavorável para justificar o fim do investimento. "Nossas vendas nos EUA caíram 27%, isso derrubou nossas ações na bolsa mais de 5% e por isso teremos de reavaliar nossa participação na Fórmula-1".

- Ué... cadê a equipe forte, que nem sequer precisava de patrocinadores? Cadê as campanhas ecológicas tão necessárias para o futuro de nosso planeta? Cadê a importância do investimento no esporte a motor? Ah, esqueci, não se tem mais dinheiro, os números são completamente desfavoráveis nesse momento. E por que se ignora tanto o fato de que os homens é que geraram essa crise? Até mesmo na Fórmula-1, onde também resolveram inflacionar a categoria tornando-a pouco sustentável e de difícil entrada para aqueles que tanto desejam competir na principal categoria do automobilismo mundial...

- A Honda jogou dinheiro fora esses anos todos e a culpa é dos números... sei...

E agora?

- Por enquanto nada se fala em ausência da montadora nos EUA, porém de se fala em venda do setor de desenvolvimento de motores da montadora japonesa, que talvez leve juntos os motores usados nos EUA;

- E se isso não acontecer é mais uma vez sinal de que o investimento na Fórmula-1 foi um luxo desnecessário, um tiro n´água... e a culpa ainda é dos números?

- A Honda vem há alguns anos fazendo os melhores carros do mundo, o Fit e o Civic são bons exemplos, os melhores de suas devidas categorias. Com o corte no setor de competições (de onde saem todas as grandes idéias), o que será da própria montadora a partir de agora?

- Não vou perguntar, vou chutar: Barrichello teria chance de continuar na equipe caso ela seja vendida, Ross Brawn estaria mais forte do que nunca caso consiga mesmo os motores Ferrari e é desejo do dirigente continuar podendo contar com o brasileiro na equipe. Bruno Senna não sei, mas levaria bons patrocinadores para o time;

- Jenson Button, esse sim, é melhor começar a se coçar atrás de bons patrocinadores (bons mesmo), caso contrário pode dar adeus à Fórmula-1 já que não conseguiria emprego em mais nenhum lugar. A última imagem que se tem do inglês é a péssima temporada de 2008;

- A Petrobras pode continuar no time caso os brasileiros estejam por lá, mas o investimento em mídia seria bem menor já que seria queimar o próprio filme divulgar que é fornecedora oficial de gasolina de um espólio. Prepare-se para comerciais informando apenas que a petrolífera está há 11 anos na Fórmula-1;

- E a Toro Rosso, hein? Dietrich Mateschitz comprou a parte de Gherard Berger para vender a equipe mais facilmente e agora encontrará uma rival à altura já que a estrutura da Honda é melhor que a equipe B da Red Bull e o preço deve ser bem menor também.

12/04/2008

Ela está chegando...

... isso pra não dizer que já não chegou!!!

- É a crise. Ela pode fazer sua mais nova vítima esta madrugada. Nâo vou especular acerca da situação da Honda enquanto não sair um anúncio oficial, até mesmo porque é certo que neste momento tem alguém trabalhando forte para manter a montadora na categoria, fato apurado por mim nos últimos instantes, ou seja, muita calma nessa hora.

- De qualquer forma o momento é negro!!!

- Acompanhe os próximos desdobramentos.

12/03/2008

Red Bull e Sky

Bom ou mau sinal?


- Com o novo carro da Stock Car, a Red Bull Racing seria a equipe com layout mais parecido com um carro da Red Bull, os famosos Audi. Porém, hoje foi anunciada a parceria entre a empresa de energéticos e a Sky. O layout muda bastante e com o tom de vermelho da TV por assinatura (que pouco combina com a Red Bull), deixa de ser uma equipe com áres de DTM. Normal, são coisas do mundo dos negócios. Dividindo o investimento e multiplicando o retorno.

- O que mais me chama atenção é que a Red Bull tem uma equipe hoje, mas se junta à Andreas Mattheis e deixa Amir Nasr sem patrocínio. A Sky Racing também tem equipe própria e, se juntando à Mattheis e à Red Bull deixa um dos times de Paulo de Tarso sem patrocínio principal.

- Com a iminente saída do Terra da competição (que também deixa de mãos abanando a equipe de Avallone) o que será da categoria em 2009? Logo agora quando todos os times terão de investir no novo carro...

O dilema Honda

Barrichello, Senna, Button, Di Grassi... o time parece perdido em sua escolha...


- Já virou novela a escolha do segundo piloto da Honda. O primeiro parece definido, Jenson Button é o nome, mesmo sem ter acertado nada com o time. Lucas di Grassi e Bruno Senna fizeram após o final da temporada um vestibular que, ao que tudo indica, foi vencido pelo sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula-1.

- Jenson Button foi usado de parâmetro para avaliar o potencial dos dois. Um piloto experiente e que serviria de exemplo para que o time analisasse se Lucas e Bruno realmente tiveram a capacidade de andar forte. Sem um carro em mesmas condições e algumas reclamações depois, di Grassi foi descartado.

- Agora Ross Brawn não parece certo de que Button tenha sido um bom "coelho" para Senna e resolveu chamar Rubens Barrichello das profundezas do oceano para também servir-lhe de parâmetro. Ele quer analisar as voltas de Senna no próximo teste conforme as voltas de Rubens.

- Estranho esse critério. Se Rubens Barrichello é melhor que Jenson Button e Bruno Senna já é praticamente o escolhido o ideal não seria a dupla Bruno Senna e Rubens Barrichello? O que a Honda quer com um piloto que ela mesma julgou lento e que assume nas entrelinhas não ter o mesmo potencial para desenvolver o carro que Barrichello? Temos então um piloto praticamente confirmado porém desvalorizado e um quase fora, porémvalorizado.

- Ao mesmo tempo que é difícil imaginar uma dupla de equipe formada por dois brasileiros, podemos pensar que a nacionalidade dos pilotos também não pode ser impedimento, a não ser que haja algum tipo de acordo comercial, completamente aceitável por sinal.

- O status então parece ser o seguinte

  • Bruno Senna - quase certo;
  • Jenson Button - quase certo, porém desvalorizado;
  • Lucas di Grassi - fora;
  • Rubens Barrichello - quase fora, porém valorizado.
- Não dá mesmo para entender a Honda, será por isso que andam tão atrás? Eu hoje apostaria na manutenção da dupla. Bruno Senna esperaria mais um ano ou iria para a Toro Rosso.

- Acompanhe também o nosso MERCADO DE PILOTOS.

12/02/2008

Diário de bordo

Acompanhe aqui todas as edições do "Diário de bordo"...

- O "Diário de Bordo" é a sessão do "Mundo Veloz" que conta as experiências da equipe F1 Mania em suas viagens para cobertura de eventos "in loco" ligados ao automobilismo. E aqui neste post você confere todas as edições da coluna.

Diário de Bordo:

Diário I - Curitiba
Diário II - Curitiba

Diário III - Curitiba
Diário IV - Florianópolis - A Viagem e o Clima
Diário V - Florianópolis - O Schumacher da Nascar
Diário VI - Florianópolis - Toques, Polêmicas e Volta pra Casa

Diario de Bordo VI - Florianópolis‏

TOQUES, POLÊMICAS E A VOLTA PRA CASA

Chegou o domingo, dia da realização da prova. Enfim, era a hora do "Desafio das Estrelas". O "warm up" abriu a programação, que prometia ser quente. E não era um treino qualquer, pois após a qualificação, sortearam novamente todos os motores. Cada um tinha nas mãos um motor novo e precisavam fazer os melhores ajustes. Coube à Thiago Camilo fazer o melhor tempo.

A primeira bateria foi emocionante, ainda mais depois que algumas gotas começaram a cair. Schumacher foi a primeira vítima da pista molhada e rodou bem a frente de Barrichello. O brasileiro nada pôde fazer para evitar o choque! Na sala de imprensa, houve uma vibração geral.

A segunda prova foi marcada pelo excesso de agressividade dos pilotos, o que acabou gerando um bafafá danado após a prova. Barrichello saiu reclamando de Lucas Di Grassi e Michael Schumacher. O alemão, que até então estava evitando as entrevistas, parou para falar com os repórteres e ao ser comunicado sobre as queixas do brasileiro, soltou a frase: "Rubens always complain! When win and when no win" (Rubens sempre reclama. Quando vence e quando não vence).

Algo curioso desta entrevista com o alemão foi o começo dela. Houve uma aglomeração de repórteres e como de praxe a primeira pergunta foi "How was the race?". Schummi, extremamente curto, pegou todos de surpresa: "Good! Interesting!". Dezenas de repórteres ficaram olhando um para a cara do outro, esperando que alguém perguntasse algo, e o alemão, parado na frente de todos, indagou: "No one more speaks english here?". A sorte é que o Márcio, assessor do evento, estava por perto e emendou algumas perguntas!

Durante a coletiva, foi a vez de Lucas e Rubens discutirem a relação, com Di Grassi jurando de pé junto que não fez nada de propósito, e Barrichello, num tom irônico, dizendo que apesar de não achar, que acredita no Lucas.

Após tudo isto, foi a hora de pegar o carro e voltar para casa com duas horas de congestionamento e oito de viagem entre Floripa e Campinas.

Thiago Raposo cobriu o "Desafio das Estrelas" pelo "F1 Mania", do qual este blog faz parte. Thiago também comanda o blog Café com F1. A sessão "Diário de Bordo" conta a experiência de nossos membros em viagens para cobertura de eventos relacionados ao automobilismo para que você saiba em detalhes como é cobrir um evento "in loco".

11/30/2008

Roadshow - São Paulo

Para quem não esteve lá...




- Sem muitas palavras, veja algumas imagens do Renault Roadshow. Algumas mesmo, das acrobacias, dos Mégane, Renault Toons e um pouquinho de Fórmula-1. Um pouquinho mesmo, no final do vídeo, não foi possível captar mais imagens.

- Nos próximos dias postarei também algumas fotos do evento.