7/07/2007

Ouça no Mundo Veloz

Para quem torce para Felipe Massa...

- Aqui você ouve o piloto brasileiro, em áudio extraído da Rádio Jovem Pan:

Não precisa ser bonito

Basta uma atitude e tudo muda...

- Definitivamente a pintura que você está vendo acima não me agradou nem um pouco, achei horrível. Claro que tudo isso é questão de gosto (muitos não gostam do carro da Honda e eu adoro), mas não estou nem um pouco preocupado. O que a Red Bull está fazendo neste final de semana é mais bonito do que toda e qualquer pintura que possa ser bolada por alguém.

- A empresa usou sua equipe de Fórmula-1 para arrecadar fundos para as pesquisas que envolvem células-tronco e o que você vê acima é o carro da equipe preenchido com fotos de pessoas que deicidiram doar cerca de 38 reais para a campanha. Recebi o convite, não doei, minha foto não está lá, mas mesmo assim achei muito interessante. Vale a pena ver um carro feio em nome de uma causa nobre.

- Eu odeio criticar meios de comunicação, mas mesmo assim não posso deixar de dizer que alguns meios de comunicação infelizmente se recusam a citar o nome dessa empresa.

Andando nas nuvens

Com todo merecimento...

- Quem pôde ver o treino classificatório viu... o senhor Anthony Hamilton, pai do hoje pole position do Grande Prêmio da Grã-Bretanha comemorou como criança o resultado do filho no último momento da disputa. Andando nas nuves, foi um reflexo do que se pôde ver nas arquibancadas... emblemático.

- Ele é um dos grandes responsáveis pelo filho ter chegado onde chegou. Não é só um preparo empresarial que faz com que Hamilton conquiste resultados tão facilmente, este senhor só pode ser um dos responsáveis...

Sportv e a GP2

Da série: "Coisas que não entendo"...

- Comumente nas provas de GP-2 os comentaristas do Sportv dizem que a categoria é mal tratada por sua organização, que não lhe dá a atenção devida. Segundo eles inclusive foi devido à isso que a F-3000 Internacional morreu pois havia problema com os caracteres, com investimento em espaço de mídia e blá, blá, blá...

- Então me expliquem por quê é que a emissora não transmite provas ao vivo, não transmite provas até final e outras coisas mais? Nesse exato momento estou vendo na emissora uma corrida que já foi vencida por Andreas Zuber...

Ficou muito legal assim

Parece que agora ninguém tem mais vantagem, nem Ferrari, nem McLaren, isso é bonito...

- Pole de Hamilton, Raikkonen em segundo, Alonso em terceiro e Massa em quarto. Agora vai, hein? Com essas duas primeiras filas, sempre com um carro de McLaren e outro da Ferrari se intercalando tenho a nítida impressão que agora vai. Aquele equilíbrio sonhado no início do ano, onde não se sabia qual dos quatro pilotos poderia se sobressair em cada circuito chegou. Tudo bem que com um pouco de atraso pois o líder do campeonato (o único dos quatro que não se esperava muita coisa) está disparado na frente, mas mesmo assim é bom de se ver essa briga entre Ferrari e McLaren.

- Claro que o campeonato começou equilibrado, mas de uma forma em que a Ferrari se sobressaia em uma pista e a McLaren em outra, nunca com um equilíbrio tão grande. Isso significa que a briga não fica restrita à dois pilotos e sim à quatro.

- Hamilton proporcionou hoje uma cena linda, fazendo com que seu pai andasse nas nuvens no pit lane de Silverstone. Discretamente ele foi econômico ontem, hoje pela pela manhã, nas duas primeiras fases do treino de qualificação, mas quando precisou decidir ele aplicou uma voltassa em cima de Kimi Raikkonen que detinha o melhor tempo.

- A concorrência bem que tentou. No primeiro jogo de pneus da Superpole Alonso e Massa travaram um belo duelo, com o espanhol em primeiro e o brasileiro em segundo, menos de um décimo atrás. No segundo jogo os dois travaram novamente o mesmo duelo com Massa mais rápido nas duas primeiras parciais mas com Alonso fechando a volta em primeiro.

- Na sequência veio Kimi Raikkonen com uma bela cena. Saiu da pista na última curva, beliscou a grama, levantou alguma poeira mas mesmo assim fechou com um tempo melhor que Alonso e Massa, até que Hamilton engoliu a pista sabe-se lá com qual peso no seu tanque de gasolina.

- É a primeira grande chance de se ver um bom duelo envolvendo os quatro pilotos. Torço para que nada aconteça pois assim poderemos ver um Hamilton animadíssimo contra um Raikkonen recuperado e os estáveis Alonso e Massa. Acredito que teremos amanhã a prova mais equilibrada do ano até aqui. No cenário que visualizei em mente a definição acontecerá pela estratégia de parada no box, mas teremos disputas em pista entre os quatro também. Estou ansioso, qualquer um deles pode vencer...

7/05/2007

O mistério

Há muito mais coisas entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia...

- A clássica frase acima serve para ilustrar o caso. Enumerando fatos, o amigo leitor já deve saber que Ferrari e McLaren se envolveram em um caso de espionagem digna dos grandes filmes do 007.

- Primeiro, algo definido como um misterioso "pó químico branco" foi encontrado no tanque de gasolina dos carros de Felipe Massa e Kimi Raikkonen seis dias antes do Grande Prêmio de Mônaco, vencido por Fernando Alonso com Massa se arrastando para chegar somente em terceiro, 1 minuto atrás do bicampeão. Depois do Grande Prêmio dos Estados Unidos a Ferrari decidiu processá-lo e entrou com um pedido na justiça de Modena, na Itália, acusando-o também de espionagem.

- Okay, encerrava-se aí o primeiro capitulo, e quando todos esperavam que era só aguardar decisão judicial eis que a polícia entra na casa de Mike Coughlan, responsável pela aerodinâmica da McLaren e encontra documentos de propriedade intelectual da Ferrari, contendo informações importantes para a equipe italiana. A McLaren em ação rápida informou não saber de nada e comunicou o afastamento imediato de seu funcionário, até que as investigações sejam concluídas.

- O resto não se sabe. Muitas perguntas já foram feitas por inúmeros jornalísticas, blogueiros, curiosos, fãs e afins. Para quem os dois estariam trabalhando? Por qual motivo? Houve dolo? Aliás essa última pergunta li ontem na coluna no mundo do lua e achei interessantíssima. Porém é nesse momento que me remete a frase: "Há mais misterios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia", afinal de contas há quanto tempo os dois estavam trabalhando essas idéias? Já se sabe que os dois trabalharam juntos mais de uma vez, que eram muito próximos, mas como começou?

- Eu sou adepto de livros policiais, onde um detetive quebra a cabeça, passa por maus bocados e de repente descobre todo o plano simplesmente porque descobriu como tudo começou. Será mesmo que os dois estão trabalhando juntos há tão pouco tempo mesmo tendo havido outrora uma relação tão próxima entre os dois? Será que o pó branco tem a ver com a ascensão da Ferrari no campeonato?

- Impressionante, mas essa história é das boas, caso contrário não geraria tantas perguntas assim, fora as que não escrevi aqui. E atenção... olhos bem abertos, em casos de espionagem industrial entre grandes empresas alguém sempre sai perdendo.

7/03/2007

O trapalhão

Seria uma nova forma de propaganda?


- Assim como o notável Rodrigo Mattar percebeu, também havia me chamado atenção vendo a mesma foto que a mangueira carregada pelo holandês Albers no Grande Prêmio da França quando saiu dos boxes seu autorização forma um "S" perfeito.

- Pois bem, utilizando a mesma foto que ele colocou em seu blog, o não menos notável Saco Vazio de Gatos, completei com uma letra tão infantil quando a atitude do piloto, que levou para casa como última recordação de Magny Cours uma multa de U$6.800,00.

- A justificativa de multa é que ele colocou a segurança dos mecânicos em risco. Mas não teria ele levado essa multa por manchar um pouco a imagem profissional que a F-1 se esforça para passar à todos?

7/01/2007

Deu Kimi... na largada e nos boxes

Surpreendente, Kimi Raikkonen ganha posição na largada e depois nos boxes e volta a vencer...

REUTERS

- Depois de tantas críticas Kimi Raikkonen resolveu mostrar a que veio. Sempre que alguém ganha, mesmo que esteja em má fase aparece alguém dizendo que ressurgiu das cinzas, que realmente há talento de verdade e tantos outros clichês.

- Mas Raikkonen hoje soube aproveitar as oportunidades.

- Largando em terceiro lugar depois de, segundo ele mesmo, cometer um erro no treino classificatório de ontem, Kimi tracionou melhor na largada conquistando a posição de Hamilton. Depois, fez o que se esperava de um piloto como ele, escoltou Felipe Massa até a primeira parada nos boxes, seguiu novamente o brasileiro até a segunda parada, sempre se aproveitando muito do tráfego para andar mais próximo ainda de Felipe e quando seu companheiro de equipe parou nos boxes ele foi rápido o suficiente para parar e voltar em primeiro. Massa em segundo não conseguiu em momento nenhum diminuir a diferença para menos de 1.7. A maior diferença foi na volta 52, de 2.9 e a menor foi de 1.7 nas voltas 59, 61 e 67, um belo trabalho em prova de Kimi Raikkonen.

- E assim Raikkonen cumpre sua promessa, afinal, vinha dizendo durante as últimas semanas que poderia sim voltar a vencer, que pode voltar a brigar pelo título, sempre querendo dizer que pode ser primeiro piloto da Ferrari.

- A vitória de hoje novamente põe uma interrogação na cúpula ferrarista. Não que Felipe Massa tenha feito uma má corrida, longe, muito longe disso, mas Raikkonen era o favorito no fim do ano e agora parece recuperado, o que fazer diante disso?

- Particularmente acho que a Ferrari está perdendo muito tempo, semana que vem na Inglaterra a Fórmula-1 chega a sua exata metade da temporada (e não metade mais 1 como informou a Rede Globo) e a equipe ainda não se decidiu. Se Raikkonen vencer novamente correm o risco de a equipe dividir os pontos entre seus pilotos até o fim da temporada e aí quem agradece é Lewis Hamilton, que teria caminho aberto para o título. Em tempo, se a Ferrari já houvesse optado por Massa a diferença no mundial de um para outro hoje seria de 15 pontos, mas como Kimi venceu a diferença ainda é de 17, sendo que Raikkonen mesmo vencendo está com 22 pontos de desvantagem, será mesmo que vale a pena? Hamilton tem 63, Alonso 50, Massa 47 e Kimi 42.

- Alonso que hoje pôde nos proporcionar um raro dia onde pudemos vê-lo combater seus adversários na pista. Depois de largar em 10º lugar travou belas batalhas com Nick Heidfeld e Giancarlo Fisichella, mas na volta 27 acabou cometendo um erro que o jogou para a nona posição, ficando com poucas chances de um melhor resultado. O sétimo lugar lhe deu apenas 2 pontos e assim Hamilton está agora 14 à sua frente. Cada vez mais acho que só uma Ferrari poderá bater Hamilton no campeonato. Com carro igual Alonso não tirará essa diferença.

- No mundial de construtores a diferença é de 25. 114 à favor da McLaren e 89 para a Ferrari.

Resultados (clique para ampliar):

Chegada - Grande Prêmio da França

Classificação - Mundial de pilotos (7 etapas)

Classificação - Mundial de construtores (7 etapas)

Loucura pouca é bobagem

Uma primeira volta e tanto...

- Já não é de hoje que a GP-2 me chama a mesma atenção que a Fórmula-1. A Fórmula-1 tem seu charme eterno, e por si só sempre foi capaz de me fazer parar tudo o que estou fazendo, antes mesmo de virar uma obrigação. A GP-2 por suas excelentes corridas.

- Desde que o Brasil começou a receber o sinal da GP-2 pelo canal Sportv (as vezes, infelizmente, em VT) que me apaixonei pela categoria. Carros que podem ser considerados o sonho de consumo da Fórmula-1, pois tem um desempenho que pode ser considerado muito próximo da "categoria mãe", o que faz com que os pilotos realmente se preparem para o topo do automobilismo (vide Lewis Hamilton, campeão do ano passado). Mas apesar de serem parecidos com um Fórmula-1, o que o torna tão atraente é seu desenho aerodinâmico limitado, que possibilita que os pilotos peguem o vácuo, briguem por freadas auxiliados pelo pneu slick e assim troquem posições inúmeras vezes em uma corrida, pra que mais que isso? Se você ainda não assiste é bom dar uma chance, você vai gostar.

- E para completar a brincadeira, assista a primeira volta da primeira bateria do Grande Prêmio da França. Saiba que você verá que dois carros da mesma equipe, que largavam na pole position se envolveram em um acidente na largada, Timo Glock (que já passou pela F-1) e Andreas Zuber se estranharam na tentativa de partir na frente.

- Logo depois Ernesto Viso literalmente decolou no carro de Michael Ammermueller, quicou algumas vezes no muro de proteção (sim, quicou, sim, em cima do muro) até cair do outro lado, o interno da pista, com uma concussão cerebral e uma contusão no cotovelo.

- Na sequência Nicolas Lapierre atropelou um mecânico de sua equipe que estava de joelhos, em uma imagem também muito forte.

Pra sentir a emoção só assistindo:

- Em tempo: Brasileiros dispensados de sua equipe tem santo forte. Sérgio Jimenez deu lugar à Ernesto Viso e deve recuperá-lo na próxima etapa depois desse acidente, e Antonio Pizzonia, que deu lugar à Adam Carroll viu seu substituto levar uma bandeira preta e ser excluído da prova. É bom não brincar com os dois.