8/27/2008

Alonso ou Toro Rosso?

Mercado da Fórmula-1 para 2009 tem algo mais disputado que Fernando Alonso...


- A Toro Rosso está longe de ser uma das forças do grid da Fórmula-1, mas muitos pilotos parecem ignorar esse fato simplesmente para fazer parte (ou voltar) do grid da Fórmula-1. Se você pensava que a principal disputa para o ano que vem era o passe do espanhol Fernando Alonso é melhor começar a refazer as contas.

- Alonso é pretendido por três equipe - inclusive a sua própria Renault. Já para pilotar a Toro Rosso na próxima temporada temos nada mais nada menos que 5 pilotos, conforme o "Mercado de Pilotos - 2009" do Mundo Veloz já antecipa. São eles: Sebastién Bourdais, Sebastian Buemi, Bruno Senna, Romains Grosjean e Takuma Sato. A equipe deve promover um "vestibular" para definir o piloto, que poderá ser anunciado nas próximas semanas ou apenas em fevereiro.

Confira as chances de cada um:

Sebastién Bourdais: O atual piloto ocupa hoje o status de "quase certo" na equipe para a próxima temporada, mas o francês está longe de ser unanimidade dentro do time e alguns de seus desempenhos desagradaram a cúpula da Toro Rosso. Pode ficar à pé;

Sebastien Buemi: Helmut Marko, um dos nomes fortes da Red Bull - mantenedora da equipe - já disse ao mundo que ele é o seu preferido. Porém, disse também que não influirá na decisão da equipe. Testará essa semana em Monza com o carro do time;

Takuma Sato: Briga pela vaga. Não é o nome mais forte na disputa mas demonstra grande vontade de voltar à Fórmula-1 e por isso ganhou a chance de testar essa semana em Monza e participar do vestibular. Se encaixaria no projeto de Berger, sócio da equipe, que quer contar com um piloto novato e um mais experiente no ano que vem. Está a pé desde o início do ano quando acompanhou e perto a falência da Super Aguri;

Bruno Senna: Briga pela vaga e a Toro Rosso é um de seus grandes desejos. Tem à seu lado o fato de ser muito próximo à Berger e por mais que o dirigente tenha dito o contrário isso pode sim influenciar na escolha. Pesa contra Senna o fato de que o próprio dono do time já afirmou que só o contrataria caso ele fosse campeão da GP2;

Romain Grosjean: Foi anunciado pela Renault como principal piloto de testes da Renault no fim do ano mas ao mesmo tempo foi preterido por Lucas di Grassi. A equipe inclusive apoiava o francês na GP2 e transferiu o apoio para o brasileiro. Devido a isso transferiu todos os seus esforços para a Toro Rosso. Talvez até a própria Renault o ajude.

- E para você? Quem são os favoritos? Você ainda acha que a principal disputa do Mercado 2009 é o espanhol Fernando Alonso? Acompanha sempre as atualizações do Mercado de Pilotos 2009 aqui no "Mundo Veloz". Basta clicar no banner ao lado.

8/26/2008

Números: Massa vs Barrichello

Números de Massa e Barrichello em poles e vitórias se igualam e Massa está prestes a ser considerado o quarto principal piloto do Brasil na Fórmula-1 segundo os números...


- Já não é de hoje que o "Mundo Veloz" e também o "F1 Mania" estão falando sobre a possibilidade de Felipe Massa igualar Rubens Barrichello em seus principais números. Felipe Massa chegou no final de semana à sua 13ª pole position da carreira e também à sua 9ª vitória, tudo isso no novo circuito de Valência que sediou o Grande Prêmio da Europa.

- As duas carreiras carregam muitas diferenças entre si, mas tem como principal semelhando o fato de que os dois pilotos têm o ápice de sua carreira sendo vivido na Ferrari. Lá se vão 9 anos com um piloto brasileiro na principal equipe da história da Fórmula-1.

- Como diferença principal podemos notar que das 13 poles de Barrichello, 2 foram conquistadas com carros de equipes menores. A Jordan na Bélgica em 1994 quando choveu no sábado e valeram os tempos da sexta feira e também na França em 1999 quando com a Stewart ele conseguiu um excelente tempo de volta para largar na frente. Já Massa conquistou todas as suas com a Ferrari, mas hoje talvez seja o melhor piloto da atualidade nesse quesito.

- Nas vitórias vantagem para Massa por ter conquistado 2 triunfos logo em seu ano de estréia, incluindo o Grande Prêmio do Brasil tão sonhado por Rubens. A segunda temporada não viu Barrichello vencer contra três de Massa em seu segundo ano. No terceiro de cada Rubens Barrichello conseguiu sua melhor temporada com 4 vitórias, mesmo número de Massa que tem como vantagem o fato de brigar pelo título ao final do ano. Barrichello ainda venceu duas vezes em 2003 e mais duas em 2004 totalizando 6 temporadas no time, número que Massa deve atingir em 2010.

- Em tempo... é apenas uma comparação dos números, pois Massa teve Schumacher como companheiro de equipe apenas em seu primeiro ano. Barrichello o teve em todos.

Confira as poles de cada um:

Barrichello:
1994 - Bélgica - Jordan
1999 - França - Stewart
2000 - Inglaterra - Ferrari
2002 - Austrália - Ferrari
2002 - Áustria - Ferrari
2002 - Hungria - Ferrari
2003 - Brasil - Ferrari
2003 - Inglaterra - Ferrari
2003 - Japão - Ferrari
2004 - EUA - Ferrari
2004 - Itália - Ferrari
2004 - China - Ferrari
2004 - Brasil - Ferrari

Massa:
2006 - Turquia - Ferrari
2006 - Japão - Ferrari
2006 - Brasil - Ferrari
2007 - Malásia - Ferrari
2007 - Bahrein - Ferrari
2007 - Espanha - Ferrari
2007 - França - Ferrari
2007 - Turquia - Ferrari
2007 - Brasil - Ferrari
2008 - Malásia - Ferrari
2008 - Turquia - Ferrari
2008 - Mônaco - Ferrari
2008 - Europa - Ferrari

Vitórias:

Barrichello:
2000 - Alemanha - Ferrari
2002 - Europa - Ferrari
2002 - Hungria - Ferrari
2002 - Itália - Ferrari
2002 - EUA - Ferrari
2003 - Inglaterra - Ferrari
2003 - Japão - Ferrari
2004 - Itália - Ferrari
2004 - China - Ferrari

Massa:
2006 - Turquia - Ferrari
2006 - Brasil - Ferrari
2007 - Bahrein - Ferrari
2007 - Espanha - Ferrari
2007 - Turquia - Ferrari
2008 - Bahrein - Ferrari
2008 - Turquia - Ferrari
2008 - França - Ferrari
2008 - Europa - Ferrari

8/24/2008

Pitacos do domingo

Falando em conquista de medalha, Massa cobra Ferrari e segue vivo no mundial...


- Foi com uma boa dose de raiva que Felipe Massa comemorou a vitória de hoje no Grande Prêmio da Europa. Não poderia ser diferente após ter dominado o Grande Prêmio da Hungria e perdido a vitória quando faltavam 3 voltas para o final por conta do estouro de seu motor.

- Felipe diz ter conquistado uma medalha com a vitória de hoje mas conscientemente diz que é preciso mais. É preciso corrigir os problemas que a Ferrari enfrentou até aqui. Nem o domínio de hoje e o excelente ritmo de prova fizeram com que o acontecido em Hungaroring fosse esquecido.

- Felipe deixa uma pergunta no ar. A vitória em Valência apaga a má impressão da Hungria ou pira a situação para a Ferrari? Não fosse a quebra e o brasileiro estaria 4 pontos à frente de Hamilton, não 6 atrás... quem responde essa pergunta?

Ouça Massa falando sobre a vitória em Valência:


E mais...

- Massa igualou ontem o número de poles de Rubens Barrichello e hoje o seu número de vitórias. Neste caso os dois conquistaram todas as 18 vitórias que tem juntos pela mesma equipe, a Ferrari;

- E Ferrari mais uma vez deu das suas. O motor estourado de Raikkonen empurrou o bicampeão mundial para baixo na tabela de pontos e mais uma vez ele foi superado por Felipe Massa. Pode-se dizer que foi feita justiça após o abandono de Felipe em Hungaroring, mas o ideal para uma equipe deste tamanho é que nenhum dos dois abandonasse;

- Com Felipe aconteceu também. Em menor escala, é verdade, mas ele foi liberado de forma completamente insegura e quase se tocou com Adrian Sutil na saída dos boxes. Seus pneus chegaram a ficar brancos após passear na parte mais suja do pitlane;

- Mas... após investigação após a prova quem levou uma multa de 10 mil Euros e repreensão dos comissãrios foi o piloto. Vai antender...;

- Mas nem tudo foi culpa da Ferrari. Foi o finlandês Kimi Raikkonen que optou por sair do pit sem autorização do time e assim o responsável pelo abastecimento ficou com a perna presa na roda traseira direita do carro do finlandês. Ele foi levado para o hospital e passa bem;

- Quase toda as equipes foram pegas de surpresa pois o Grande Prêmio da Europa não teve nenhuma entrada do Safety Car. Ponto para os pilotos que erraram em poucos momentos. Batida mesmo apenas a de Adrian Sutil, na entrada da área de escape;

- A Toro Rosso, surpresa do sábado com dois carros entre os 10 do grid viu a Toyota apresentar o melhor desempenho entre as equipes médias. Trulli e Glock fizeram boa prova e chegaram em 5º e 7º, com Vettel no meio e Bourdais fora dos pontos, atrás de Rosberg que está de volta aos pontos;

- Mais uma decepção para a torcida local em Valência. Fernando Alonso não passou da primeira volta após incidente com o japonês Kazuki Nakajima;

- A prova do ano que vem em Valência se chamará "Grande Prêmio do Mediterrâneo". Um nome lindo que já havia sido definido no ano passado porém não havia sido usado. Nurburgring retorna à categoria em seu revezamento com Hockenheim e o nome "Grande Prêmio da Alemanha" não pode ser usado por lá;

- Foi bela a cena dos torcedores em iates mostrando a bandeira do Brasil. Após 16 dias onde o país foi motivo de chacota nas Olimpíadas - apesar de bons momentos isolados - foi bom ver uma demonstração assim;