12/12/2008

Muda a Fórmula-1

Entenda algumas mudanças da Fórmula-1...


- A Fórmula-1 resolveu mexer de vez em sua estrutura para cortar gastos e evitar a debandada das empresas envolvidas com a categoria, a exemplo do que fez a Honda na semana passada. O corte prevê redução de 30% no total de gastos realizados pelos times.

E as medidas são drásticas:

Motores durarão 3 provas: Diferente do que foi feito em 2008, quando duravam 2 provas, e seguindo uma tendência que vem sendo explorada há alguns anos, agora os propulsores terão de aguentar mais uma prova. A punição deve ser a mesma, punição de 10 posições no grid seguinte. Além disso, os giros serão reduzidos à 18.000 rpm.

Proibição dos testes durante a temporada: Os times e as montadoras muito brigaram para poder testar cada vez mais, o que estava sufocando os independentes. A Ferrari era quem mais defendia a idéia, mas agora, ao que tudo indica, estão muito contentes com a proibição. E sabe-se lá o que farão com os autódromos particulares. Devemos esperar que um carro que comece mal a temporada assim continue. É o fim dos pilotos desenvolvedores de carros?

Restrição no uso do túnel de vento: Não se sabe muitos detalhes sobre esta medida, mas a FIA tentará fazer com que as equipes passem menos horas com seus carros dentro do túnel de vento. O uso da peça é muito caro e muitas equipes não disponibilizam do equipamento, tendo de se utilizar de outras formas para desenvolvimento aerodinâmico de seus bólidos.

Padronização de motores para 2010: Os motores padrão estarão á disposição das equipes e serão produzidos pela Cosworth por um preço reduzido, dentro da realidade das equipes que dispõem de um orçamento menor. As montadoras podem continuar produzindo suas próprias peças, mas estima-se que o devam fazer conforme especificações fornecidas pela entidade. O câmbio é o próximo alvo.

Fim do reabastecimento: Talvez seja preciso mexer na engenharia dos carros, talvez sequer vingue a proposta. De qualquer forma está decidido que, a partir de 2010, o reabastecimento será mais uma vez proibido na Fórmula-1. As corridas assim voltam a ser decididas mais na pista do que no box e o número de funcionários no box deverá ser diminuido, outro desejo da FIA.

Xandinho e Starostik ficam com as vagas

Sai a dupla da principal equipe da Stock Car Brasil...


- Após o final da temporada e alguns anúncios à serem feitos, em especial a ida de Red Bull, Sky, Cacá Bueno e Daniel Serra para a WA Mattheis, algumas dúvidas pairavam no ar. Uma delas era o destino de William Starostik, piloto que entrou na categoria como quem não quer nada mas muito bem amparado.


- Pois bem, a Medley anunciou rescisão de contrato com o vice-campeão da temporada Marcos Gomes para em seguida anunciar que Xandinho Negrão e William Starostik correrão para o time no ano que vem. Um piloto que vem de fora mas tem apoio da família Negrão (proprietária da Medley Genéricos) e outro com pouquíssima rodagem na categoria, e que pouco apresentou até aqui.

- Em 2008 Andreas Mattheis teve à sua disposição o campeão e o vice da temporada, conseguirá repetir o mesmo para o ano que vem?

- Detalhe: 2 carros a menos e por enquanto 2 pilotos a mais (Max Wilson e Xandinho Negrão). Pelo menos 4 pilotos perderão vaga, espero que Marcos Gomes não esteja entre eles.

12/11/2008

Ele realmente quer a vaga

Praticamente garantido, Sebastien Buemi ainda assim fez seus rivais comerem poeira em Jerez...


- Os discretos testes da Fórmula-1 em Jerez de La Frontera mostraram um Sebastien difinitivamente decidido a ficar com a vaga da Toro Rosso para a próxima temporada. Ele liderou os três dias de teste.

- Claro, a Toro Rosso andou com o bom carro de 2008 enquanto as outras equipes fizeram alguns testes já visando a temporada 2009, mas mesmo assim, ele teve Bourdais como rival na terça e ontem e Takuma Sato como rival ontem e hoje. Quem mais se aproximou foi o japonês, que ficou apenas 3 décimos atrás dele hoje.

- Tudo isso já tendo a vaga praticamente assegurada no time. Boa.

Mais uma da série "os bicões"

McLaren mostra seu bicão ao mundo... melhor que o da BMW...


- Com as novas regras aerodinâmicas, sim, os carros ficaram mais feios. Só que ninguém consegue superar a BMW nesse quesito. Ontem a McLaren mostrou ao mundo uma prévia do que deve ser o seu novo carro que, com o bico vermelho, não ficou assim tão feio.

- Acho que vai dar para acostumar.

12/08/2008

Por que tanto fogo?

Em 2008 ainda é admissível um incêndio como o de Betinho Gresse na etapa de ontem da Stock Car?


- O tanque de um carro de Stock Car é seguro sim, pelo menos é o que indicam as suas especificações. Localizado na parte de trás do carro e especial para competição, a peça é fabricada por uma empresa americana e é composto por um saco de borracha que fica protegido dentro de uma caixa de alumínio.

“A principal função do saco de borracha é evitar a explosão. Porque quando houver uma batida, vai bater na borracha, mesmo com a caixa no alumínio, o máximo que pode acontecer é furar a borracha”, explica Jorge Freitas, chefe das equipes JF Racing e Nova RR Competições ao site oficial da categoria.

- As explicações são convincentes. Mas por que tanto fogo? A cena do acidente de ontem entre Felipe Maluhy e Norberto Gresse, e o consequente incêndio, nos remeteu às imagens dos acidentes dos anos 70 e 80, quando qualquer choque colocava em risco a vida dos pilotos que ficavam imersos ao fogo. Que o digam Niki Lauda e Gherard Berger, só para citar exemplos de pilotos que saíram vivos de seus acidentes.

- A suspeita é que durante o período da manhã em Interlagos tenha havido um vazamento de combustível dentro do carro do piloto, que teria pedido à sua equipe para que o habitáculo do carro fosse limpo, afim de evitar quaisquer problemas. Após o choque com o muro da reta principal de Interlagos, algum metal gerou a faísca necessária para que o fogo tivesse se iniciado dentro do carro, para só depois atingir o tanque de gasolina, já com o calor gerado pelas chamas.

- Norberto Gresse, mesmo sem espaço, pois seu carro ficou muito próximo ao muro, tratou de sair rapidamente do veículo que se destruiu após 11 minutos de puro fogo. Seu rosto chamuscou no momento e ele teve queimaduras de 1º grau. Mas passa bem.

- É preciso apurar se isso realmente aconteceu. A Stock passou por momento dramáticos na final da Light no ano passado (lembrado com tensão a cada uma das inúmeras batidas e toques que aconteceram na final da mesma categoria, a última prova do dia) e muito se falou em segurança. A negligência também precisa ser combatida, é preciso apurar e instruir a todos a importância de cuidar de cada detalhe em um esporte que já é perigoso por natureza.

- Sem claro esquecer que a disputa entre os dois pilotos em plena reta dos boxes, partindo para aceleração máxima, é inadmissível.

Foto: Bruno Terena

12/07/2008

Valeu Ingo

O último pódio do dodecacampeão da Stock...


- Dodecacampeão. É isso que Ingo Hoffmann representa. O prefixo dodeca representa o número doze, número de títulos que o mito possui na categoria pelo qual ele hoje se despediu. Thiago Camilo, o vencedor do dia, acima dá o último banho de champagne da carreira do "alemão" na Stock Car.