6/02/2007

Pela primeira vez na categoria ele larga na primeira posição...

- Tarso Marques, depois de disputar oito corridas no ano passado e mais duas esse ano ano conquista sua primeira pole position na categoria com uma certa dose de autoridade. Na primeira classificação tanto ele quanto Pedro Gomes conseguiram o tempo de 1:28:8, fato que Pedro Gomes não conseguiu repetir na Superpole mas que Tarso Marques conseguiu logo em sua primeira volta.

- E ele acredita que ainda não tem o carro completamente acertado para a prova. Segundo ele o carro é bom de volta rápida mas parece que não tem ritmo de corrida, ou seja, uma preocupação e tanto, afinal de contas Marclos Gomes vem atrás dele, cheio de vontade.

- Marclos Gomes aliás que pode proporcionar uma largada interessante, afinal de contas os dois se envolveram em um acidente na primeira etapa do campeonato em Interlagos onde Tarso disse claramente que Marclos Gomes cometeu um erro de principiante. Segundo Gomes, Tarso não representa uma preocupação extra, se tiver de ir pra cima novamente ele irá. Ele quer vencer, quer assumir a ponta logo na primeira curva, mas seu desejo maior é chegar no pódio.

- Mais tarde você poderá acompanhar aqui mesmo no Mundo Veloz declarações de alguns pilotos que farão amanhã a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car.

Campo Grande veloz, ou não...

Serviço de internet é realmente extremamente complicado...

- Peço perdão aos amigos que diariamente acompanham o "Mundo Veloz". A cada dia tenho recebido mais visitas, muito obrigado, mas em Campo Grande não será possível manter o mesmo nível de atualizações de Curitiba devido ao falho serviço de internet. As vezes simplesmente não funciona, e quando sim, a velocidade é impressionantemente lenta.

- Terminou agora o classificatório da V-8 com Pedro Gomes na liderança. Ele conseguiu sua volta mais rápida no tempo de 1:28:702. Se juntarão à ele na superpole daqui a pouco: Tarso Marques, Cacá Bueno, Ricardo Maurício, Marcos Gomes, Thiago Camilo, Ingo Hoffmann, Felipe Maluhy, Hoover Orsi e Ruben Fontes.

- Fora da prova ficarão: Felipe Gama, Cristian Conde, Rubem Carrapatoso, Thiago Medeiros, Lico Kaesemodel, Daniel Landi, Wellington Justino, José Cordova e Allan Chanoski.

- Felipe Gama se classificou em trigésimo oitavo, mas Duda Pamplona terminou na posição 42 e terá sua participação assegurada graças à já famosa regra da participação de mercado, que garante aos 2 melhores do ano passado a participação nas provas. Mas não nos esqueçamos, essa regra está para mudar...

Rádio Capital e "Mundo Veloz" em Campo Grande

Terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car...



- Cheguei hoje em Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul, para a cobertura da terceira etapa do campeonato brasileiro de Stock Car que acontece no próximo domingo 1 da tarde, horário de Brasília (Campo Grande está uma hora atrás em relação ao horário de Brasília).

- Depois de uma hora quarenta minutos de atraso em Cumbica por conta de uma rádio pirata que interferiu no sistema de comunicação do aeroporto (crianças, não brinquem com isso).

- Mais um problema, apesar de só estar escrevendo agora eu cheguei aqui por volta da hora do almoço, mas a sala de imprensa do autódromo não dispões de sinal de internet de qualidade, ou seja, será um final de semana complicado no que diz respeito à postagens no blog, à envio de matéria para São Paulo, à comunicação, enfim... será um final de semana complicado.

- Mas alheio a tudo isso tem carro na pista, sempre lembrando que será um final de semana complicado também para os pilotos que não largarem em boas posições, pois a pista é de baixíssima velocidade e as ultrapassagens aqui são praticamente impossíveis.

Mais uma vez na sexta feira o mais rápido do dia foi Thiago Camilo, da equipe Vogel. Ele foi o mais rápido no primeiro dia de treinos livres também em São Paulo e Curitiba, mas na primeira prova teve um problema com a roda durante o classificatório que o deixou fora da superpole e em Curitiba largou em segundo, terminando na mesma posição.

- Thiago Camilo fez sua volta mais rápida no tempo de 1:29:071, 264 milésimos de segundo mais rápido que Rodrigo Sperafico da Action Power, o vencedor da etapa da Curitiba em segundo. Na terceira posição o vencedor da etapa da São Paulo Ricardo Maurício, 314 milésimos mais lento que Camilo.


Abaixo você ouve Thiago Camilo falando à mim para a Rádio Capital sobre seu treino e também sobre a pista do autódromo Orlando Moura:



- Tenho uma curiosidade, que na verdade acaba sendo nem tão grande assim. Será que os pilotos, que não vem arriscando muitas tentativas de ultrapassagem em 2007 conseguirao exito nesse tipo de manobra por aqui?


- Em tempo: Autódromo Orlando Moura que também é conhecido como Autódromo Internacional de Campo Grande (é melhor não falar em Orlando Moura por aqui, mas essa história eu conto depois).

5/31/2007

McLaren não será punida

Ohhh... quanta surpresa, hein?


- Deu o normal. Depois de inúmeras acusações por todos os lados, protestos e investigações por parte da FIA, ficou decidido que a McLaren não será punida por ter feito jogo da equipe em Monte Carlo.

- Okay, em primeiro lugar não podemos nos esquecer que o time fez sim "jogo de equipe". Lembrando um pouco melhor o amigo que lê este espaço, eles mudaram completamente a estratégia de pit stop de Lewis Hamilton para impedí-lo de ultrapassar Fernando Alonso e ainda pediram no final da prova que o inglês diminuísse seu ritmo quando ele corria como um louco para diminuir a diferença. Sim, ele tocou algumas vezes o guard rail e esteve sempre em posição de risco, mas em contrapartida ele diminuia sim a diferença e andando como estava foi o único piloto à nos proporcionar belas cenas em um domingo chato.

- Agora, a não ser que a McLaren fizesse o mesmo que a Ferrari fez em 2002 na Áustria quando mandou Barrichello ceder posição para Schumacher, é claro que não seriam punidos. Simples assim, afinal de contas quando é que tivemos nos últimos anos um campeonato que promete ser tão disputado como esse? Sim, o do ano passado chegou até a última prova, mas o meio do campeonato foi um pouco mais chato, esquentou no final (muito graças à atual pontuação Schumacher só conseguiu alcançar Alonso com seus dois abandonos).

- Esse ano a Ferrari tem um carro melhor e um piloto batalhador, que é Massa, mas a McLaren saiu na frente e ainda teve em Mônaco uma das raras oportunidades de conseguir uma vitória esmagadora, isso deve deixar o campeonato equilibrado por pelos menos mais cinco provas, sendo que depois lá vem o Grande Prêmio da Hungria que mais uma vez deve favorecer o time inglês. Deve ser como foi anunciado o campeonato mais disputado dos últimos anos, não dava para jogar isso pela janela com uma punição à McLaren depois de um simples (sim, foi simples mesmo) jogo de equipe que não matou ninguém.

- Em contrapartida não podemos esquecer também. Depois de praticar o jogo de equipe e não ser punida está claro que a McLaren terá muito menos medo ainda de privilegiar Fernando Alonso nas provas.

5/30/2007

Modo humilhando: On

Já que criticaram tanto a corrida do último final de semana...

-Não sou daquelas pessoas que se apóia em eventos do passado para comentar o "quão ruim andam as competições atuais", mas essa semana muitas pessoas (inclusive eu mesmo) criticaram ferrenhamente o Grande Prêmio de Mônaco pela falta de ultrapassagens. Outras já dizem que foi sempre assim e isso, provo, não é verdade. Abaixo dois momentos sensacionais da história do Grande Prêmio nas ruas de Monte Carlo.

01 - Mônaco 80 - Villeneuve passa Arnoux na St. Devote aos 23 segundos (sim, St Devote!!!)
A minha impressão inicial é que ele tem problemas, mas depois prestando melhor atenção acredito que ele apenas ficou pra trás depois da ultrapassagem. Infelizmente o vídeo não continua até o fim do túnel, acho que o Villeneuve engole o Patrese.

02 - Stefan Bellof passa Arnoux na Mirabeau (não é nada pessoal com o simpático francês)

Notando claro que o francês recebe bandeiras azuis, mas não respeita e o alemão tem de ir na raça.

5/29/2007

Mônaco e Indy 500

Ausente por um tempo indeterminado volta pra falar sobre duas corridas frustrantes...

- Olá amigos, depois de um tempo onde estive um pouco ausente desse espaço estou de volta. Mas é como se ainda estivesse ausente pois o último final de semana, que é chamado de "final de semana de gala do automobilismo" por alguns não reservou nada de muito interessante para os apaixonados em automobilismo. Não digo pelos resultados do Brasil não, mas sim pelas fracas provas em Mônaco com a Fórmula-1 e em Indianápolis com a IRL.


- A começar por Mônaco. De uns anos pra cá a corrida surpreendentemente pôde nos mostrar algumas ultrapassagens e trocas de posição. Muitas? Não, mas um Grande Prêmio de Mônaco com quatro ou cinco ultrapassagens já é o suficiente para fazer valer o final de semana, e foi exatamente o que vimos nas últimas temporadas.

- Porém, no último domingo a prova teve uma largada excessivamente cuidadosa por parte de 70% dos pilotos e assim a corrida transcorreu durante uma hora e quarenta minutos, sem ultrapassagens, sem riscos, com pouquíssimas alterações até mesmo nos boxes (nesse quesito destaque apenas para a perda de posição da Honda e dos demais que resolveram partir para uma estratégia de duas paradas no pit, já que a maioria dos que conquistou algum ponto partiu para apenas uma parada).

- Na frente o domínio excessivo da McLaren trouxe pelo menos algo de interessante, que foi a bela corrida de Lewis Hamilton beirando e beijando o guard rail em algumas oportunidades. Se correr em Mônaco é mesmo como andar de bicicleta no meio da sala como dizia Nelson piquet, a mãe de Hamilton vai dar uma bela bronca no garoto, pois ele foi o único piloto a realmente andar forte e tentar tirar alguma coisa a mais do carro. E o principal, sua McLaren número 2 chegou intacta ao final da prova.

- E de número 2 ele será feito também dentro da equipe. Mesmo sob críticas da imprensa inglesa ficou claro que agora o garoto será escudeiro de Fernando Alonso no mundial 2007. A McLaren alterou duas vezes sua janela de pit stops tudo porquê Lewis ameaçava perigosamente a posição de Fernando Alonso, ou seja, se no Grande Prêmio da Austrália não ficou claro que a McLaren protegeu o bicampeão agora não tem muito o que dizer.

- Já Felipe Massa se conformou com a terceira posição e mesmo sem subir ao pódio com uma expressão muito boa entendeu que o terceiro lugar é o melhor que ele poderia conquistar em Monte Carlo dado o domínio da McLaren, assustador por sinal. Ele sabe agora que em Montreal e em Indianápolis a Ferrari tem mais carro e tudo deve ser melhor para ele.

Falando em Indianápolis...

- Uma corrida um pouco mais agressiva que o comum. A Honda para esse ano decidiu eliminar o controle da mistura de combustível que os pilotos podiam operar de dentro do carro exatamente para que as estratégia de pit stop tivessem menor valor decisivo no final da prova, pois nos últimos anos a Indy 500 foi definida praticamente apenas pelos engenheiros de corrida.

- O que se viu no início foi um domínio de Helio Castro Neves e Tony Kanaan que pareciam soberanos nas primeiras posições até que um problema apresentado pela equipe Penske nas paradas de box acabou minando as chances de Helinho, deixando caminho livre para que Tony Kanaan fosse o vencedor.

- Graças a sorte, a chuva chegou a Indianápolis na volta número 113 com Tony na liderança, mas sorte que vem fácil também vai embora da mesma forma e assim sendo a chuva cessou, os caminhões secaram a pista e a corrida recomeçou, até que Tony (quando já não era mais o líder) se envolveu em um acidente com Jacques Lazier, voltou para a prova mas terminou longe da vitória que ficou nas mãos do escocês Dario Franchitti. Que também teve muita sorte, pois só venceu graças à um furo no pneu que o obrigou a mudar sua estratégia de pit.

- Uma corrida que embora tenha sido mais agressiva que o normal também não foi das mais divertidas.


- Recado à Rede Bandeirantes: Entendo que a emissora não tenha transmitido a prova por completo pois mexeria em toda sua grade, até mesmo em horário de patrocinadores fortes, mas se não há estrutura para se transmistir um evento que não tem hora para acabar é melhor não anunciar com tanta empolgação para os fãs da velocidade a transmissão da Indy 500.