1/16/2008

Jerez - Dia 3

Último dia de treinos e mais uma surpresa no ar... a Toyota!!!


- Os primeiros dias de testes coletivos de uma temporada tem por objetivo apresentar ao mundo alguns cartões de visita. E não foi diferente com a primeira sessão de 2008 realizadas segunda, terça e hoje em Jerez de La Frontera na Espanha. No primeiro dia a Ferrari foi a mais rápida tanto pela manhã quanto à tarde, com Raikkonen e Massa. Ontem, Fernando Alonso em seu primeiro contato com a Renault (do ano passado) foi o mais rápido em tempo que mais parece ter sido planejado para chamar a atenção do mundo. E hoje, a Toyota esteve de volta ao topo de uma tabela de tempos com o campeão da G2P Series Timo Glock.

- 1:19:799 foi o tempo do alemão que está de volta à Fórmula-1 depois de esporádicas provas pela Jordan, exatos 3 décimos de segundo mais rápido que o inglês Lewis Hamilton da McLaren sendo que Fernando Alonso mais uma vez esteve bem e fechou o dia em terceiro. Mais uma vez a Toro Rosso apareceu em quarto lugar, fato normal nesses três primeiros dias do ano, e novamente a Ferrari de Felipe Massa esteve aquém do esperado, afinal, ele foi mais uma vez o quinto colocado.

- Esses dias de testes mostraram tempos muito diferenciados de um dia para outro devido às inconstantes condições climáticas na região de Jerez, o que dificulta um pouco analisar quem saiu na frente. De qualquer forma chama a minha atenção o desempenho da Red Bull com Sebastien Bourdais, que além de ter andado sempre à frente do bom Vettel, ainda colocou a Toro sempre entre as grandes, ocupando um lugar que seria próximo ao da BMW de 2007.

- A Toyota não esteve mal, pelo menos não como ultimamente se espera. Talvez o tempo conseguido hoje por Glock tenha sido obtido em condições parecidas com as que Alonso utilizou ontem, mas para uma equipe que morre de vontade de sair da Fórmula-1 por falta de resultados um dia como este vem bem à calhar.

Jerez de La Frontera - Dia 2 - 16/01/2007

Pos  Piloto      Equipe              Tempo      Vls
1. Glock Toyota 1:19.799 96*
2. Hamilton McLaren-Mercedes 1:20.099 73*
3. Alonso Renault 1:20.363 49
4. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:20.407 51
5. Massa Ferrari 1:20.500 85*
6. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:20.535 79*
7. Kobayashi Toyota 1:20.577 53
8. Raikkonen Ferrari 1:20.646 88*
9. Nakajima Williams-Toyota 1:20.758 57
10. Sutil Force India-Ferrari 1:21.705 71
11. Webber Red Bull-Renault 1:22.275 53
12. Coulthard Red Bull-Renault 1:22.581 54*
13. Hulkenberg Williams-Toyota 1:24.023 65
14. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:24.873 50

* Carros de 2008
E mais:

- Lançamento do carro da Red Bull aconteceu hoje de forma discreta na sede da equipe. Discreto como deve ser o lançamento de todo carro que não andou bem no ano anterior. O carro, chamado de RB4, é uma evolução do RB3 de 2007 e não trouxe grandes inovações. Pelo bem de Adrian Newey e de sua permanência na Fórmula-1, o que significa o próprio bem da categoria, espero que o carro seja melhor que o do ano passado;

- E caso isso não aconteça espero que se mire para o "talento" de seus pilotos, que não fizeram nada de significativo na Fórmula-1 até hoje. Um é "leão de treino", o outro é bom piloto e merece todo respeito, mas está há muito tempo sem conseguir resultados satisfatórios e sem andar forte;

- Felipe Massa diz que novo carro da Ferrari resolveu problemas que se encontravam de desempenho em curvas de baixa velocidade. Pela primeira vez ele disse algo favorável à seu desempenho sem o controle de tração mas, segundo ele, devido à qualidade do carro. Ainda continuo prestando atenção em seu desempenho sem a ajuda eletrônica para ver qual será sua reação. Em especial com pista molhada;

- Massa que por sinal escapou da pista no primeiro dia de testes e ainda pegou um desnível fora da pista que fez seu carro dar um pulo daqueles que sempre nos chama atenção. Tenho visto por aí muitos comentários desfavoráveis com relação à ele que foram amplificados com o incidente. Foi uma saída pista mais do que normal, não fosse o obstáculo. E mais... não tivesse ele dado esse pulo e nem ficaríamos sabendo que ele saiu da linha ideal. Corneteiros... vamos pegar leve;

- Cingapura anuncia que pista terá iluminação apenas de um lado e que área de escape serão mais claras que a pista, tudo para não confundir os pilotos. Interessante seria que se divulgasse quais bases são utilizadas para os estudos de simulação já que nunca um Fórmula-1 andou à noite em qualquer lugar que fosse. Acredito que uma boa idéia seria um evento promocional noturno para que os próprios pilotos pudessem dar suas opiniões... são eles que guiam, afinal...;

- Em Valência a BMW não conseguiu completar suas sessões de testes devido ao mau tempo. Em breve veremos o carro alemão junto aos outros, aí sim...

0 comentários: