3/16/2007

Começou 2007 para a Fórmula-1

Primeiros treinos livres e Massa é o mais rápido do dia...

- Pois é... ontem aconteceram os treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula-1. Depois de quase cinco meses afastados quem tem Sportv pôde acompanhar os carros na pista e um pouco mais do burburinho em Melbourne. Quem não tem ainda precisa esperar um pouco mais pois hoje à meia noite tem treino classificatório para definição do Grid de Largada com transmissão da Rede Globo.

- É engraçado como a abertura de um mundial de Fórmula-1 mexe com o brio dos aficcionados por velocidade. Na última quarta feira fui ao lançamento do novo layout da equipe Officer Motorsport e o comentário quando as pessoas se encontraram era o início do mundial de Fórmula-1. Conversando até mesmo com Duda Pamplona ele me confessou que estaria de olho na Sportv. E ontem acredito que os olhos de muitas pessoas brilhavam ao ver os carros deixando os boxes de Melbourne para fazerem suas voltas.

- E o mais rápido do dia foi mesmo Felipe Massa, como já se esperava. Depois de levar um segundo e meio de Fernando Alonso na primeira sessão (por só ter treinado em pista úmida) ele conseguiu na segunda parte o tempo de 1:27:353, quase 4 décimos de segundo mais rápido que Kimi Raikkonen, seu companheiro de equipe na Ferrari. Lewis Hamilton foi o terceiro colocado e Alonso foi somente o sétimo.

- Ao que parece as equipes não quiseram disputar a tapa a primeira posição, Massa mesmo só conquistou a liderança pois a Ferrari visivelmente estava bem mais equilibrada que o restante e os tempos apareceram naturalmente, verdade mesmo... só hoje!!!

Confira os tempos:

1º Felipe Massa (Ferrari) 1:27.353
2º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1:27.750
3º Lewis Hamilton (McLaren) 1:27.829
4º Giancarlo Fisichella (Renault) 1:27.941
5º Nick Heidfeld (BMW-Sauber) 1:27.970
6º Alex Wurz (Williams) 1:27.981
7º Fernando Alonso (McLaren) 1:28.040
8º Nico Rosberg (Williams) 1:28.055
9º Robert Kubica (BMW-Sauber) 1:28.281
10º David Coulthard (Red Bull) 1:28.495
11º Anthony Davidson (Super Aguri) 1:28.727
12º Jarno Trulli (Toyota) 1:28.921
13º Takuma Sato (Super Aguri) 1:29.009
14º Jenson Button (Honda) 1:29.066
15º Rubens Barrichello (Honda) 1:29.542
16º Ralf Schumacher (Toyota) 1:29.574
17º Mark Webber (Red Bull) 1:29.801
18º Heikki Kovalainen (Renault) 1:30.097
19º Scott Speed (Toro Rosso) 1:30.383
20º Adrian Sutil (Spyker) 1:31.108
21º Christijan Albers (Spyker) 1:31.175
22º Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso) 1:31.693


E ainda...

Renault: Teve problema nos dois carros na segunda sessão de treinos livres, segundo a equipe o problemas foi pressão de combustível, problema esse que já está sendo investigado.

Barrichello: Acabou saindo da pista e batendo de leve o carro. Segundo ele a pista não estava com toda aderência e o carro pisou de leve na grama que estava ainda úmida, mas a batida foi leve. Segundo ele o dia de trabalho foi bom e deu pra entender um pouco mais do novo carro.

Massa: Segundo ele a equipe fez um bom trabalho de comparação entre os dois tipo de pneu disponíveis e ainda pôde andar no molhado, o que o fez acreditar que realmente o carro é muito bem equilibrado.

Kimi: Reclamou que não teve muita sorte com o tráfego e com a bandeira vermelha, que atrapalhou um pouco o trabalho, mas achou o carro muito equilibrado e pôde coletar dados para classificação e corrida.

Alonso: Satisfeito por iniciar o seu primeiro final de semana com a nova equipe. As condições de clima transformaram a pista em traiçoeira, mas ele está caminhando em uma direção certa de trabalho e está otimista.

3/15/2007

Guia da Fórmula-1: Regras 2007

Não são tantas novidades assim, mas parecem muito boas...

- Como já é de praxe, toda temporada trás alguma novidade no que diz respeito à regras, algumas mais e outras menos. Em 2007 não houveram enormes mudanças, mas foram muito bem escolhidas e devem trazer mais emoção à temporada. Confira um resumo e alguns porquês:

Única fornecedora de pneus

- À partir desta temporada a Fórmula-1 adota apenas uma fornecedora de pneus, a Brisgestone, que venceu facilmente a “concorrência” com a Michelin que até o ano passado dividia o fornecimento.

Ponto Positivo: As equipes terão menos gasto com desenvolvimento de novos compostos, muitas vezes se utiliza um composto novo para cada pista do mundial.

Ponto Negativo: Não existe mais guerra dos pneus na Fórmula-1, além disso, os pneus são muito mais duros, o que foi alvo de reclamação por parte dos pilotos.

Obrigatoriedade de se usar pneus moles e duros na mesma prova

- Em 2007 os pilotos tem dois tipos de compostos à disposição em cada prova, um mais mole (que é mais rápido porém dura menos) e um mais duro (que é mais lento mas agüenta uma maior quilometragem). Para dificultar um pouco mais a estratégia todos os pilotos deverão chegar ao fim da corrida tendo usado os dois tipos de pneu.

Ponto Positivo: Os pilotos deve usar estratégias diferentes, principalmente no início da temporada. Isso deve possibilitar mais ultrapassagens (com diferença de performance) e também recuperações no final da corrida para os pilotos que guardarem pneus. Aliado ao volume de combustível utilizado cria variadas formas de estratégia.

Ponto Negativo: O risco é que a categoria de transforme mais ainda em uma competição de pit stops com pilotos mais conservadores apostando tudo na estratégia. Torna mais difícil um piloto fazer a corrida inteira com apenas uma parada pois o pneu mole não agüentaria uma janela tão longa.

Pneus deverão conter marcas visíveis para diferenciar os diversos compostos

- Os pneus moles e duros disponíveis para cada corrida deverão conter uma marca visível que os diferencie. Tudo para que o público presente ao autódromo e também o telespectador possa entender um pouco melhor a estratégia de cada um e também entender porquê determinado piloto está mais rápido ou mais lento em determinado momento da prova. A Bridgestone escolheu colocar um ponto branco no pneu mais mole, o que há mais de 300 por hora se tornará um grande traço.

Ponto Positivo: Ajuda o fã mais leigo a compreender um pouco melhor cada corrida.

Ponto Negativo: Todas as equipes também terão acesso à estratégia de cada piloto, pode tornar a categoria uma competição de pits, assim como a obrigatoriedade de se usar dois tipos de pneu.

Quantidade de tipos de pneus para a temporada

- Serão quatro compostos de pneu disponibilizados pela Bridgestone para a temporada: supermacio, macio, médio e duro, sendo que apenas dois compostos deverão estar disponíveis em cada corrida, conforme características do circuito.

Ponto Positivo: Condições iguais para todos.

Ponto Negativo: Abre a possibilidade de “choradeira” no circo. Alguma equipe pode se sentir prejudicada pela escolha da Bridgestone que involuntariamente pode favorecer alguém.

Safety Car e paradas no pit

- Quando necessário o Safety Car continuará entrando na pista, mas agora alguns procedimentos deverão ser respeitados: Primeiro os boxes serão fechados e ninguém poderá entrar. Depois os retardatários terão autorização para “descontar” a volta. Em seguida os boxes serão abertos e os pilotos poderão fazer trocas de pneu e reabastecimento. Obs. Costumeiramente em Melbourne acontecem acidentes que tornam necessária a entrada do Safety Car, poderemos ver a nova resolução da FIA já no próximo final de semana.

Ponto Positivo: Ajuda pilotos que perderam uma volta por conta de algum “incidente”. Evita que o Safety Car embaralhe demais as posições de uma corrida.

Ponto Negativo: Um piloto que parta para uma estratégia de uma janela mais longa pode ser completamente prejudicado pois o risco de cair para último é muito grande.

Desenvolvimento de motores congelado

- Desde o último Grande Prêmio da China o desenvolvimento dos motores dos carros de Fórmula-1 estão congelados para diminuição de custos. Apenas alguns itens do motor podem ser desenvolvidos (pistões, por exemplo). Além disso há uma limitação de 19000 giros para o propulsor.

Ponto Positivo: Diminui os custos de uma temporada, favorece times menores.

Ponto Negativo: A Fórmula-1 sempre foi considerada um grande laboratório de desenvolvimento, portanto as montadoras envolvidas passam a ter as mãos atadas nesse quesito.

Treinos

- Agora na sexta feira acontecerão dois treinos não mais de uma hora e sim de uma hora e meia, sendo que as duas sessões tem também um intervalo de uma hora e meia de duração entre si.

Ponto Positivo: Para quem assiste na TV é maior a possibilidade de se acompanhar o ambiente de cada corrida. É também maior a possibilidade de se ver mais carros na pista.

Ponto Negativo: As equipes grandes não andarão durante tanto tempo assim, ou seja, o espaço de tempo entre uma aparição e outra das grandes será maior.

Carros e pilotos reserva

- Durante os treinos livres não será permitida a utilização do terceiro carro como em 2006. Porém, os pilotos de teste poderão sim andar nas sextas feiras. O carro usado será um dos carros dos pilotos titulares que poderão dar quantas voltas quiserem. Além disso, todas as equipes estão liberadas para fazer uso da regra e não apenas as piores da temporada anterior.

Ponto Positivo: As equipes grandes passam a ter a possibilidade de conhecer melhor os circuitos também. A regra também ajuda a identificar os pilotos “preferidos” de cada equipe pois dificilmente o carro do primeiro piloto vai pra pista na sexta feira na mão de um piloto de teste.

Ponto Negativo: Caso um piloto de teste cometa um erro quem se prejudica agora é um dos titulares. Isso talvez impeça o show que esses pilotos davam na sexta feira, acelerando fundo em busca de informações da pista e principalmente de um bom tempo para mostrar trabalho.

3/14/2007

Guia da Fórmula-1: McLaren

Seu grande reforço é um campeão mundial, o que equilibra com o estreante contratado... talvez seja a volta dos bons tempos na McLaren...

Modelo: Mp4-22
Motor:
Mercedes
Chefe de Equipe:
Ron Dennis

Em 2006:
3º lugar com 110 pts. A equipe foi discreta em 2006 com dois pilotos que já sabiam que não continuariam na casa. Teve também muitos problemas com Juan Pablo Montoya que acabou sendo demitido da equipe e substituído pelo mediano Pedro de La Rosa.

Expectativas: Espera recuperar os bons tempos conquistando o título mundial, foi essa a intenção de contratar o espanhol Fernando Alonso. Para isso precisa de um bom carro.

Ponto Positivo: O carro parece ter sido feito na medida para Fernando Alonso, ainda não andou entre os primeiros mas agradou demais o bicampeão, bom sinal.

Ponto Negativo: Precisa lidar com a confiança em alta rotação do motor Mercedes que não é das melhores.

PILOTOS

01-FERNANDO ALONSO















País: Espanha
Nascimento: 29/07/1981
Altura: 1,71m.
Peso: 68 Kg.
Corridas: 87
Vitórias: 15
Poles: 15
Pontos: 381
Melhores Voltas: 8
Em 2006: Campeão, com 134 pts.

Expectativa: Sem campeão novamente, agora em equipe nova, provando que não é bicampeão do mundo somente por ter um bom carro.

Ponto Negativo: Terá de conviver com a dúvida durante todo o ano de ter vencido com a Renault com o melhor carro. Teria Alonso capacidade para bater as Ferrari e ser o desenvolvedor do chassi McLaren?

Ponto Positivo: É um piloto frio, calculista e leva na bagagem experiência suficiente para enfrentar as adversidades.

02-LEWIS HAMILTON












País: Inglaterra
Nascimento: 17/01/1985
Altura: 1,74m.
Peso: 67 Kg.
Corridas: Estreante
Vitórias: 0
Poles: 0
Pontos: 0
Melhores Voltas: 0
Em 2006: Não Estreante

Expectativa: Confirmar as expectativas da McLaren e principalmente de Ron Dennis acerca de seu talento. Precisa também provar que não está na Fórmula-1 pelo simples marketing de ser o primeiro piloto na categoria.

Ponto Negativo: Deve encarar muita pressão por estrear em equipe grande e principalmente por ter sido contratado há tanto tempo por Ron Dennis.

Ponto Positivo: Seu curriculum é muito bom e segundo a própria McLaren ele não foi contratado por marketing e sim por sua velocidade. Também parece ter a confiança do time.

3/13/2007

Guia da Fórmula-1: Renault

A pré-temporada deixou dúvidas, a dupla de pilotos também... defender o título não vai ser fácil...

Modelo: R-27
Motor: Renault
Chefe de Equipe: Flávio Briatore

Em 2006: Campeã, com 206 pts. A equipe contava mais uma vez com o modelo mnais confiável da temporada. Alguns percalços atingiram a equipe em 2006 como o anúncio (antes do início da temporada) de que Fernando Alonso deixaria a equipe. Porém, como o espanhol estava sedento por mais um título isso não chegou a prejudicar o rendimento, por mais que alguns problemas de relacionamento tenham aparecido durante a temporada. O título teria de vir mesmo das mãos de Fernando Alonso, pois mais uma vez Giancarlo Fisichella decepcionou a todos os seus fãs e integrantes da equipe ficando com somente uma vitória, na Malásia.

Expectativas: A equipe agora precisa reencontrar o caminho das pedras. Mais uma vez a Renault aposta na confiabilidade de seu modelo trabalhando para com isso conseguir mais velocidade. Todos estarão também de olho no desempenho dos dois pilotos.

Ponto Positivo: A equipe tem um modelo que parece novamente confiável, seguindo a filosofia dos últimos anos, essa é a maior aposta da equipe francesa aliada a segurança dada por Carlos Ghosn de que o time não deixará a Fórmula-1.

Ponto Negativo: Os pilotos. Enquanto um é estreante no time sem ter feito nenhuma corrida pela Fórmula-1 o outro é uma eterna esperança que se afunda com duas ou três corridas na temporada.

PILOTOS

03-GIANCARLO FISICHELLA















País: Itália
Nascimento: 14/01/1973
Altura: 1,72m.
Peso: 66 Kg.
Corridas: 177
Vitórias: 3
Poles: 3
Pontos: 246
Melhores Voltas: 2
Em 2006: 4º com 72 pts..

Expectativa: A expectativa pessoal de Fisichella é brigar pelo título, mas na cabeça da maioria das pessoas uma simples vitória já seria demais, embora não seja o suficiente nem para que ele permaneça na Renault.

Ponto Negativo: Corre com a dúvida de praticamente todos no circo e sob sombra de Nelson Ângelo Piquet, piloto de testes do time. Seu histórico mostra que não sabe lidar com pressões.

Ponto Positivo: Terá apoio inicial do time e terá a seu lado um estreante, Heikki Kovalainen, que nunca correu uma corrida sequer.

04-HEIKKI KOVALAINEN














País: Finlândia
Nascimento: 19/10/1981
Altura: 1,72m.
Peso: 66 Kg.
Corridas: Estreante
Vitórias: 0
Poles: 0
Pontos: 0
Melhores Voltas: 0
Em 2006: Estreante

Expectativa: Anda dizendo por aí que tem condições de disputar o título, mas o grande objetivo de Kovalainen é conseguir a primeira vitória e se manter na equipe.

Ponto Negativo: Faz sua estréia em 2007 e assim como Lewis Hamilton pode sentir a pressão de estrear em uma equipe grande.

Ponto Positivo: Mostrou velocidade em todas as categorias de base e pela atual fase de Fisichella deve terminar o ano disparado como primeiro piloto da equipe.

Guia da Fórmula-1: Ferrari

Dois pilotos fortes e um show na pré-temporada... mas Schumacher ainda deixa um vazio no coração dos italianos...

Modelo: F-2007
Motor: Ferrari
Chefe de Equipe: Jean Todt

Em 2006: 2º lugar com 201 pts. Assim como em 2005 a equipe começou a temporada sem assustar muito e com um ainda não adaptado Felipe Massa ao volante perdendo preciosos pontos para a equipe no campeonato. Aos poucos Schumacher foi provando que não é heptacampeão do mundo à toa e conseguir ainda chegar à última prova da temporada brigando pelo título, porém, já tinha anunciado que deixaria as pistas após o Grande Prêmio do Brasil, prova que encerrou o ano. Schumacher ficou sem o título, mas Massa garantiu a confiança da equipe depois de vencer dois GP´s (Turquia e Brasil).

Expectativas: A equipe espera ser desvencilhar da sombra deixada por Michael Schumacher e disputar o título, seja com Massa ou com Raikkonen. Para isso a Ferrari resolveu apostar e3 deixar os dois pilotos brigarem livremente nas primeiras etapas para só depois apontar quem Será o primeiro piloto.

Ponto Positivo: Tem toda a estrutura deixada por Schumacher e dois pilotos cheios de vontade. Além disso o clima é ótimo na equipe pois o carro já provou que se não é o melhor pelo menos nasceu muito bem.

Ponto Negativo: Independente de título a equipe sentirá muita falta de Michael Schumacher. Ross Brawn, grande estrategista também deixou o time.

PILOTOS

05-FELIPE MASSA













País: Brasil
Nascimento: 25/04/1981
Altura: 1,66m.
Peso: 59 Kg.
Corridas: 70
Vitórias: 2
Poles: 3
Pontos: 107
Melhores Voltas: 2
Em 2006: 3º com 80 pts.

Expectativa: Depois da saída de Michael Schumacher quer provar que a equipe acertou em mantê-lo no time, para isso precisa conquistar o título ou brigar por ele até o fim do campeonato. É necessário também chegar à frente de Raikkonen.

Ponto Negativo: É tido pela crítica como inconstante pelos erros que comete em pista tentando forçar demais o ritmo.

Ponto Positivo: É muito arrojado e conquistou a confiança de todos dentro da Ferrari, desde mecânicos até chefe de equipe. Parece ter acumulado experiência sendo companheiro de Schumacher.

06-KIMI RAIKKONEN














País: Finlândia
Nascimento: 17/10/1979
Altura: 1,75m.
Peso: 63 Kg.
Corridas: 104
Vitórias: 9
Poles: 12
Pontos: 346
Melhores Voltas: 19
Em 2006: 5º com 65 pts.

Expectativa: Kimi Raikkonen espera vencer Felipe Massa logo nas primeiras corridas para tentar conseguir o status de primeiro piloto, caso consiga disputa o título.

Ponto Negativo: Azar não é exatamente uma característica, mas com Raikkonen não tem jeito, ou ele é azarado ou cuida mal de seus carros. Fico com a primeira opção. Precisa também diminuir seu lado boêmio se não quiser arrumar problemas com o novo time.

Ponto Positivo: É capaz de conseguir uma boa seqüência de voltas rápidas, seja com tanque cheio ou vazio. Muito bom de classificação.

Xandy Negrão expulso da Porsche GT3 Cup

Segundo ele próprio foi por excesso de competência...

- Hoje está acontecendo em Interlagos os treinos para a etapa de abertura da Porsche GT3 Cup, uma das competições de maior destaque no automobilismo nacional em 2006. E os treinos começam com polêmica e surpresa pois Xandy Negrão foi convidado a se retirar do campeonato pois segundo os organizadores o piloto (campeão em 2006) era fator de desequilíbrio na categoria. Xandy venceu todas as 12 etapas que disputou no ano passado.

- A decisão pegou o piloto (um dos maiores da história do nosso automobilismo) de surpresa: “É a primeira vez que vejo uma modalidade punir alguém por excesso de competência. Já houve caso de um único nome dominar os campeonatos europeu e alemão e não soube que ele tenha sido convidado a se retirar da competição” - “O mais inacreditável é que recebi convite para a festa de premiação dos campeões nacionais do ano passado na Alemanha. Meses depois, os promotores daqui querem me ver fora do campeonato”. Ainda segundo ele os pilotos não estavam gostando de ver um piloto ganhando todas as etapas.

- Seria como pedir que Michael Schumacher se retirasse da Fórmula-1 depois de conquistar seu quinto título, pois todos sabiam que ele conquistaria pelo menos mais dois ou como pedir para que a seleção brasileira não dispute a próxima Copa do Mundo, ou seja, é uma punição ao talento.

- Parece-me que para sobreviver na pista a categoria pensa apenas no dinheiro dos empresários e apresentadores de TV envolvidos, pessoas as qual eu sinceramente não tenho nada contra, mas quem quer brigar pela vitória precisa fazer por onde. Não excluindo um nome de ponta que só poderia fazer bem para a categoria e sim acelerando fundo. Talvez esses sujeitos poderiam não só em ocupar o lugar mais alto do pódio, mas também em acelerar e dar espetáculo, o que já seria muito interessante. Da vontade de dar razão à pessoas que não concordam com a boa fase do automobilismo nacional pelo simples fato de que ele é movido à dinheiro de patrocinadores... no caso da Porsche isso é quase uma confirmação.

3/11/2007

Guia da Fórmula-1: Honda

Equipe japonesa ignora seus próprios problemas e mergulha de cabeça na campanha contra o aquecimento global. E os resultados? Virão?



Modelo: RA-107
Motor:
Honda
Chefe de Equipe:
Nick Fry

Em 2006: 4º lugar com 86 pts. É inegável que a chegada de Rubens Barrichello à equipe fez com que o time mudasse muito mais que o nome, visto a seriedade e o empenho do brasileiro no acerto do carro. Porém, a equipe conseguiu apenas uma vitória, na Hungria, com Jenson Button, o que já foi bom demais por ser a primeira do time que até 2005 se chamava BAR.

Expectativas: O foco é a questão ecológica, dada a pintura escolhida para o carro. Porém é uma forma de esconder a dificuldade que a equipe deve enfrentar para conseguir o que ela mais espera que são as vitórias e a disputa por títulos.

Ponto Positivo: Os dois pilotos querem mostrar muito trabalho em 2007 por diferentes motivos, em uma equipe que não brigará por vitórias a curto prazo essa competição é muito válida e só deve contribuir para o trabalho.

Ponto Negativo: O carro não andou nos testes de pré-temporada e a parte aerodinâmica do carro será completamente revista já para a segunda etapa, esse é o maior indício que as coisas não correram como esperado.

PILOTOS

07-JENSON BUTTON













País: Inglaterra
Nascimento: 19/01/1980
Altura: 1,82m.
Peso: 69 Kg.
Corridas: 118
Vitórias: 1
Poles: 3
Pontos: 223
Melhores Voltas: 0
Em 2006: 6º com 56 pts.

Expectativa: Brigar por vitórias e terminar a temporada entre os cinco primeiros o deixaria realizado visto que o carro talvez não permita nada além disso. É importante mostrar consistência antes que sua boa fase física e psicológica passe.

Ponto Negativo: Inconstante durante as corridas tende a cometer pequenos erros em momentos cruciais da prova, o que muitas vezes pode comprometer o resultado final.

Ponto Positivo: Não tem mais a enorme pressão que carregava nas costas em relação à conquista da demorada primeira vitória.

08-RUBENS BARRICHELLO













País: Brasil
Nascimento: 23/05/1972
Altura: 1,72m.
Peso: 71 Kg.
Corridas: 235
Vitórias: 9
Poles: 13
Pontos: 519
Melhores Voltas: 15
Em 2006: 7º com 30 pts.

Expectativa: Voltar a disputar vitórias é o grande objetivo de Barrichello, vive à sombra de ser obrigado a encerrar a carreira no fim da temporada, por isso precisa, e muito, terminar o ano à frente de seu companheiro de equipe Jenson Button.

Ponto Negativo: Em 2006 não se adaptou bem ao carro, a pressão sobre ele também é grande pois o tempo passa para todos e Barrichello parece ter entrado na curva descendente de sua carreira.

Ponto Positivo: O piloto ainda é o maior termômetro para evolução do carro e Barrichello é um excelente acertador de carros, deve ajudar muito a equipe

Guia da Fórmula-1: BMW

Equipe alemã quer se tornar grande e fará de tudo para entrar no eterno grupo de 4 grandes da Fórmula-1...


Modelo: F1.07
Motor: BMW
Chefe de Equipe: Mario Theissen

Em 2006: 6º lugar com 34 pts. Foi a primeira temporada da equipe com nome próprio, ou nem tanto pois ainda carrega o nome da Sauber. Além do bom motor que já cedia à Williams a BMW mostrou ao mundo um bom carro e de quebra ainda pôde revelar dois bons talentos, Robert Kubica e Sebastian Vettel, que ainda não fez sua estréia em corridas.

Expectativas: A BMW sonha ser habitué dos pódios em 2007 e por ter concebido um bom carro espera também conquistar a primeira vitória terminando o mundial entre as quatro melhores, se der certo seguirá à risca o plano de Mario Theissen e da alta cúpula da montadora.

Ponto Positivo: O motor é forte e o carro nasceu bem. Durante a pré-temporada não encontrou grandes problemas. O clima na equipe também é muito bom.

Ponto Negativo: A dupla de pilotos deve ser o calcanhar de aquiles da equipe, pois embora sejam reconhecidamente rápidos, cada um enfrentará um problema em 2007, a pressão de Heidfeld e a adaptação de Kubica aos pneus novos.

PILOTOS

09-NICK HEIDFELD














País: Alemanha
Nascimento: 10/05/1977
Altura: 1,64m.
Peso: 59 Kg.
Corridas: 115
Vitórias: 0
Poles: 1
Pontos: 79
Melhores Voltas: 0
Em 2006: 9º com 21 pts.

Expectativa: Como ex-eterna promessa o maior objetivo de Heidfeld na temporada é provar que ainda pode mostrar algo de bom, e é bom se apressar pois para ele o tempo é curto.

Ponto Negativo: O tempo passa para todos, e por muito pouco não passou para Heidfeld, o bom carro que a BMW concebeu pode dar ao alemão sua última chance, ou seja, pressão extra.

Ponto Positivo: Se adaptou muito bem ao carro e como já conhecia os pneus Bridgestone de “outros carnavais” deve bater o companheiro de equipe, que é um piloto que chamou muita atenção do circo, e isso deve lhe dar uma sobrevida.

10-ROBERT KUBICA













País: Polônia
Nascimento: 07/12/1984
Altura: 1,84m.
Peso: 73 Kg.
Corridas: 6
Vitórias: 0
Poles: 0
Pontos: 6
Melhores Voltas: 0
Em 2006: 16º com 6 pts.

Expectativa: Como grande promessa Kubica pretende conquistar pódios e terminar a temporada entre os 10 primeiros.

Ponto Negativo: Durante a pré-temporada teve inúmeros problemas, como ele mesmo já havia adiantado, com os pneus da Bridgestone.

Ponto Positivo: Se adaptou muito rápido ao ritmo de corrida da Fórmula-1 e aparenta ser o tipo de piloto que não está nem aí para pressões.

Farfus vence a segunda em Curitiba

Largando em sexto o brasileiro foi soberano na segunda bateria...


- Augusto Farfus Junior foi o vencedor da segunda bateria hoje em Curitiba. Com o grid invertido em relação aos oito primeiros da primeira bateria ele largou na sexta posição mas se aproveitou de um incidente entre Robert Huff e Alessandro Zanardi cruzando a primeira curva em segundo lugar. Na terceira volta ele partiu para cima do francês Yvan Müller e assumiu a liderança para não mais perder. No final ele cruzou a linha de chegada com mais de quatro segundos de vantagem para Andy Prialux que chegou em segundo.

- Prialux e Jorg Müller, os dois primeiros da primeira corrida do dia tiveram mais dificuldade em ultrapassar Tarquini e Yvan Müller, que travaram uma linda disputa pela segunda posição nas duas últimas voltas. Müller chegou a colocar de lado o carro em mais de uma oportunidade mas um leve erro na última volta acabou minando as chances de subir mais um degrau no pódio.

- Agora Farfus, Müller e Prialux dividem a liderança do campeonato com 16 pontos cada, Gabrielle Tarquini é o quarto colocado com 9 pontos e Yvan Müller tem 6 pontos na quinta posição.

Confira o resultado da segunda bateria:

1. Augusto Farfus Jr. (BMW 320si) 20:20.148
2. Andy Priaulx (BMW 320si) + 4.378
3. Jorg Muller (BMW 320si) + 5.691
4. Yvan Muller (SEAT Leon) + 6.963
5. Gabriele Tarquini (SEAT Leon) + 7.479
6. Alessandro Zanardi(BMW 320si) + 10.306
7. Luca Rangoni(BMW 320si) + 10.494
8. Tom Coronel (SEAT Leon) + 12.073
9. Pierre-Yves Corthals (SEAT Leon) + 17.344
10. Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) + 18.425
11. James Thompson (Alfa Romeo 156) + 28.200
12. Jordi Gene (SEAT Leon) 28.379
13. Stefano D’Aste (BMW 320si) + 28.898
14. Olivier Tielemans (Alfa Romeo 156) + 30.039
15. Michel Jourdain (SEAT Leon) + 33.202


Campeonato:

1º Jorg Müller - 16
1º Augusto Farfus Junior - 16
1º Andy Prialux - 16
4º Gabrielle Tarquini - 9
5º Yvan Müller - 6
6º Robert Huff - 4
7º Tom Coronel - 4
8º luca Rangoni - 2

Construtores:


BMW (GER) 36
SEAT Sport (ESP) 21
Chevrolet (USA) 9
Alfa Romeo (ITA) 5

Resumo da prova:

Volta:

Ocorrência:

1

Yvan Müller defende liderança com tranquilidade, mais atrás Robert Huff força disputa de curva com Alessandro Zanardi a roda abandonando a prova, Zanardi perde posição mas continua. Augusto Farfus faz bela manobra e pula de 6º para segundo.

2

Emmet Obrian é mais uma das inúmeras vítimas da curva 0

3

Farfus conquista liderança com ultrapassagem sobre Muller na curva 1. Yvan cai para segundo, Tarquini é o terceiro.

5

O campeão Andy Prialux inicia sua caminhada rumo ao topo com caçada à Tom Coronel, que comete um erro leve perdendo posição para Prialux, Muller e Zanardi.

8

A nova vítima de Prialux e Muller agora é Gabrielle Tarquini que é ultrapassado no miolo.

10

Prialux agora é o segundo colocado conquistando posição em cima de Yvan Muller

11

Jorg Muller também conquista posição de Muller e é o terceiro.

13

Jorg Muller e Andy Prialux travam a grande batalha da prova pela segunda posição.

Final (14)

Augusto Farfus é o vencedor da segunda bateria em Curitiba com Andy Prialux em segundo e Yvan Muller em terceiro.

WTCC: Jorg Müller vence primeira bateria

Indiscutível, alemão largou na pole position e venceu de ponta a ponta...


- O alemão Jorg Müller venceu a primeira bateria da etapa de abertura do WTCC, o campenato mundial de carros turismo da FIA. Ele largou na pole position, não teve dificuldade nenhuma para defender a liderança na primeira curva e só foi ameaçado nas duas últimas voltas com a perigosa aproximação de Andy Prialux.

- Na segunda posição o inglês Andy Prialux, atual campeão ultrapassou Augusto Farfus na largada e assim se manteve durante toda a prova. Farfus resolveu fazer uma corrida mais cerebral garantindo a terceira posição que lhe garante largar em sexto na próxima bateria que acontece daqui há pouco às 15:10hs (horário de Brasília).

Confira os oito primeiros e sua pontuação no campeonato:

Jörg Muller (ALE) – BMW Team Germany - 10 pontos
Andy Priaulx (ING) – BMW Team UK - 8 pontos
Augusto Farfus Jr. (BRA) – BMW Team Germany - 6 pontos
Gabriele Tarquini (ITA) – SEAT Sport - 5 pontos
Robert Huff (ING) – Chevrolet - 4 pontos
Tom Coronel (HOL) – GR Asia (SEAT) - 3 pontos
Alessandro Zanardi (ITA) – BMW Team Italy-Spain - 2 pontos
Yvan Muller (FRA) – SEAT Sport - 1 ponto

- Os oito agora largam com posição invertida na segunda bateria, Yvan Müller é o primeiro com Zanardi em segundo e Tom Coronel em terceiro. Na sequência Huff, Tarquini, Farfus, Prialux e Jorg Müller.

Acompanhe breve relato da prova que aconteceu há instantes:

Volta:

Ocorrência:

1

Jorg Müller defende liderança

1

Prialux ganha posição de Farfus antes da primeira curva

1

Toques tiram pilotos da prova: Larini, Alain Menu, Olivier Thielemans estão entre eles. Safety Car na pista. Luca Rangoni se segura na pista com pneu furado e suspensão explode.

6

Safety Car deixa a pista, relargada sem incidentes

6

Prialux segura Farfus na pista

8

5 primeiros: Muller, Prialux, Farfus, Tarquini e Huff

9

Sérgio Hernandez vê o mundo ao contrário com sua BMW mas volta à pista

12

Félix Portero (8º) roda na curva da vitória e para na caixa de brita, ele está fora da prova. Yvan Muller assume a posição

13

Alessandro Zanardi pressiona Tom Coronel pela conquista da 6ª posição sem sucesso.

14

Prialux se livre de Farfus e aproxima-se de Muller.

Final

Jorg Muller vence a etapa de abertura com Andy Prialux em segundo e Farfus em terceiro. Na seqüência Gabrielle Tarquini, Robert Huff, Tom Coronel, Alessandro Zanardi e Yvan Muller.


- E ainda hoje tem mais Guia da Fórmula-1 aqui no "Mundo Veloz"