5/17/2008

Paul Ricard - Dia 3

Lembrando à todos na Fórmula-1 que testes não dizem nada Trulli termina o terceiro dia na frente...


- A verdade é que não adianta especular. Se no primeiro dia de testes coletivos visando o Grande Prêmio de Mônaco o inglês Lewis Hamilton fez todos se lembrarem que o carro da McLaren deve obter melhor desempenho no circuito monegasco, no segundo Kimi Raikkonen mostrou que a Ferrari está mesmo em boa forma e pode jogar a teoria por terra. Mas se o objetivo é nos recordarmos de alguns itens importantes, um deles veio à tona: testes coletivos não significam nada.

- Claro, a Toyota até construiu um bom carro que, inclusive, tem largados sempre entre os 10 primeiros pelo menos com Jarno Trulli, mas é difícil de se pensar no italiano brigando pela vitória no Grande Prêmio de Mônaco. Pela manhã com pista molhada ele foi o mais rápido no último dia de testes com o tempo de 1:31:360, quase 3 décimos de segundo mais rápido que o pressionado brasileiro Nelsinho Piquet que fez 1:31:634. Na terceira posição o espanhol Pedro de La Rosa fez 1:32:143. Na seqüência Vettel, Massa, Heidfeld, Buemi, Fisichella, Button, Sutil e Hulkenberg.

Tempos - Paul Ricard - Dia 3:
Pos  Piloto      Equipe               Tempo      Vls
1. Trulli Toyota 1:31.360 26
2. Piquet Renault 1:31.634 60
3. de la Rosa McLaren-Mercedes 1:32.143 53
4. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:32.480 49
5. Massa Ferrari 1:33.246 19
6. Heidfeld BMW-Sauber 1:33.371 30
7. Buemi Red Bull-Renault 1:34.064 16
8. Fisichella Force India-Ferrari 1:34.071 31
9. Button Honda 1:36.501 19
10. Sutil Force India-Ferrari 1:43.877 13
11. Hulkenberg Williams 1:44.741 35

Paul Ricard - Dia 2

Com o atraso peculiar à essa semana, o segundo dia de testes em "Le Castellet"...


- Derrubando a tese apresentada até aqui mesmo no "Mundo Veloz" de que Lewis Hamilton havia sido o mais rápido no primeiro dia de testes em Paul Ricard por ter um carro que se adapta melhor às condições de Mônaco - vale lembrar que a configuração utilizada essa semana no circuito francês se assemelha ao traçado do principado - Kimi Raikkonen foi o mais rápido no segundo dia de treinos em Le Castellet. Um décimo de segundo mais rápido que o finlandês Heikki Kovalainen da equipe rivar McLaren.

Tempos - Paul Ricard - Dia 2:
Pos  Piloto      Equipe               Time      Vls
1. Raikkonen Ferrari 1:05.381 102
2. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:05.471 89
3. Kubica BMW-Sauber 1:05.905 135
4. Coulthard Red Bull-Renault 1:06.001 82
5. Button Honda 1:06.091 155
6. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:06.125 110
7. Trulli Toyota 1:06.205 120
8. Piquet Renault 1:06.355 193
9. Nakajima Williams 1:07.080 129
10. Sutil Force India-Ferrari 1:07.104 56
11. Fisichella Force India-Ferrari 1:07.123 64

5/15/2008

Paul Ricard - Dia 1

Em dia de novas e cada vez mais horríveis soluções aerodinâmicas, Paul Ricard recebe testes da Fórmula-1 visando o Grande Prêmio de Mônaco...


- Poucos Grandes Prêmios pedem que sejam feitos testes exclusivamente para eles. Dois casos especialíssimos são Monte Carlo e Monza, que sempre recebem sessões às vésperas de suas provas, Barcelona não conta, as equipes testam lá o tempo todo. Para o Grande Prêmio da Itália a própria pista é utilizada, mas em Mônaco isto não é possível já que não se pode parar o trânsito de uma cidade simplesmente para que equipes de Fórmula-1 encontrem os ajustes ideais para que depois de uma semana mais uma vez fechem as ruas do principado.

- Mas Paul Ricard, na França, também conhecido como o circuito de "Le Castelet" possibilita uma alteração de traçado onde as equipes podem simular uma realidade próxima àquela que encontrarão no principado. E é lá que as equipes de Fórmula-1 estão essa semana para encontrar seus ajustes. Lewis Hamilton, como esperado por todos, foi o mais rápido do dia pois a McLaren tem um carro que se adapta melhor a tais condições.

- Mônaco é uma pista que além de receber provas desprovidas de emoção, ainda tem a peculiaridade de fazer com que engenheiros encontrem pitorescas soluções aerodinâmicas, ou seja, além de provas sem emoção os carros ainda ficam mais feios. Só de uns tempos pra cá os especialistas no assunto tem tratado de não esperar Mônaco para tais feitos - vide as tais tampas de motor apelidadas de bigornas. O que dizer então de um teste para a própria prova em meio à essa moda? Acima você vê a imagem do líder da sessão Lewis Hamilton, abaixo a "bigorna" da Williams. E mais abaixo os tempos, que é o que interessa mesmo.


Pos Driver Team Time Laps

1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:05.600 84
2. Raikkonen Ferrari 1:06.089 103
3. Kubica BMW-Sauber 1:06.177 124
4. Webber Red Bull-Renault 1:06.348 93
5. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:06.372 91
6. Rosberg Williams-Toyota 1:06.571 154
7. Wurz Honda 1:06.681 131
8. Glock Toyota 1:06.935 93
9. Liuzzi Force India-Ferrari 1:07.346 106
10. di Grassi Renault 1:07.430 146
Sinceras desculpas...

- Aos amigos que acompanham o "Mundo Veloz" e admiram este espaço eu peço as mais sinceras desculpas pois nos últimos dias fui acometido de uma virose que me "tirou de campo" e por isso as postagens e também a coluna no "F1 Mania" ficaram comprometidas.