11/03/2006

Ímola fora da Fórmula-1!!!

Pelo menos em 2007...

(Vista de Ímola à partir da curva Tosa)

- Em tempos de definição em relação às pistas que irão participar dessa "nova era" da Fórmula-1 muito se esperava da FIA ou da FOM uma decisão oficial sobre o Grande Prêmio de San Marino em Ímola. Assim como Silverstone, Ímola é uma pista criticada por pilotos e equipes devido à sua estrutura e por fãs da Fórmula-1 por seu novo traçado (sem a Tamburello e a Villeneuve principalmente) que é realmente muito chato. Em 2006 Bernie Ecclestone, o presidente da FOM e que comanda a Fórmula-1 com punhos de aço inicou uma cruzada contra os países que tinham mais de um GP, como eram os casos de Itália (com GP de San Marino em Ímola e GP da Itália em Monza) e da Alemanha (com GP da Europa em Nurburgring e GP da Alemanha em Hockenheim), Ímola passou a ser mais ameaçada do que nunca.

- Um calendário foi apresentado na semana do Grande Prêmio do Brasil sem a pista italiana, mas o que aconteceu é que Bernie Ecclestone passou a seu cobrado em relação à Ímola - volta ou não volta? - e ontem ele deu a palavra final dizendo que em 2007 não teremos Grande Prêmio de San Marino, o que não impede que com reformar similares aquelas que aconteceram em Spa (que volta em 2007) a pista volte. Mas o argumento usado por ele é que ele nunca usa a palavra "nunca" na vida, por isso não pode descartar Ímola, ou seja, não deveremos mais asistir o Grande Prêmio de San Marino daqui pra frente.

(O traçado)

- Eu particularmente não gosto da pista pós-reforma e não poderia aceitar a pista sem as reformas, mas mesmo sem me interessar muito por corridas no circuito eu acho que por sua tradição uma corrida de despedida poderia ser realizada por lá. Sou a favor de homenagens, por mais que Ímola tenha páginas tristes em sua história. Acredito que seria muito bonito termos um Grande Prêmio por lá com o mundo da Fórmula-1 sabendo que seria a última vez.

- A primeira prova realizada por lá foi em 1963 em uma prova que não contou pontos para o campeonato, quase que uma cortesia à Enzo Ferrari (que junto com Dino dá nome ao circuito)
que já não podia mais se locomover para vários lugares para ver seus carros disputarem as corridas. Em 1963 quem venceu a prova foi Jim Clark, com sua Lotus preta. Em 1979 mais uma prova extra campeonato foi realizada e em 1980 a pista entrou definitivamente para a disputa do mundial sediando o Grande Prêmio da Itália, em 1981 a primeira vez no mundial como Grande Prêmio de San Marino com a vitória de Nelson Piquet, que por sinal levantaria a taça daquele ano. Ayrton Senna venceu trêz vezes na pista onde perderia a vida, em 1988, 1989 e 1991, anos que também levantou a taça de campeão do mundo. A Tamburello, curva que já não existe mais (foi substituida por uma chicane) não se tornou famosa devido ao acidente de Ayrton Senna em 1994, mas sim por outros dois acidentes, com Nelson Piquet em 1987 e Gerhard Berger em 1989, no segundo, Berger teve de se ausentar do mundial por algumas etapas depois de ficar imerso em chamas que tomaram conta de sua Ferrari.

- Agora Ímola está fora e já que não tivemos uma prova de despedida eu espero que não volte mais. Novos mercados estão assediando a Fórmula-1 como Coréia do Sul, que estará no mundial em 2010, Índia e Russia que ainda pleiteiam uma vaga e tantos outros. A Fórmula-1 irá se renovar e isso é bom, gosto das novas pistas (até mesmo do grampo de Hockenheim) e também de algumas antigas (torço pra que Interlagos não perca espaço), mas Ímola não dá, torço por lugares onde possamos ter boas corridas, lugares onde até mesmo a invasão tecnológica/aerodinâmica não consigam atrapalhar as coisas, Ímola não deixa de existir e agora abrigará categorias menores, acho que é isso que a pista merece no fim das contas, assim como disse Ecclestone talvez essa seja a sua vocação.

Confira o calendário da Fórmula-1 em 2007:

18 Março - Austrália - Melbourne
8 Abril - Malasia - Sepang
15 Abril, Bahrein - Sakhir
13 Maio - Espanha - Barcelona
27 Maio - Mônaco - Monte Carlo
10 Junho - Canada - Montreal
17 Junho, Estados Unidos - Indianápolis
1º Julho - França - Nevers Magny Cours
8 Julho - Inglaterra - Silverstone
22 Julho - Alemanha - Nurburgring
5 Agosto - Hungria - Hungaroring
26 Augosto - Turquia - Istambul
9 Setembro - Italia - Monza
16 Setembro, Bélgica - Spa-Francorchamps
30 Setembro - Japão - Monte Fuji
7 Outubro - China - Shangai
21 Outubro - Brasil - São Paulo


(A nova pista coreana)

E ainda...

- Kimi Raikkonen político, depois de muito reclamar afirma que no próximo ano a McLaren deve voltar a vencer que o ano de 2006 foi uma exceção na escuderia. Pudera, não é hpra de falar mal de ninguém, muito esperto o nórdico;

- Simon Lacey, aerodinamicista da Honda foi para a McLaren, uma perda e tanto para a equipe que quer brigar pelo título em 2007, Barrichello, que se dis o acertador de carros da equipe vai ter trabalho;

- Toyota quer usar em seus motores na Willians a marca Lexus, sua marca para carros de luxo. Não se sabe se para promover a marca ou se por vergonha de estar em carros da Willians;

11/01/2006

O Rio está de volta!!!

Em Jacarepaguá, mesmo mutilada...


- A velocidade está de volta ao Rio de Janeiro. No próximo dia 19 de novembro acontece a 11ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, a terceira etapa do playoff decisivo, também conhecido como Super Final. A notícia boa é que a prova foi novamente confirmada para o autódromo de Jacarepaguá no Rio de Janeiro. Desde o ano passado que o autódromo vem sendo alvo de uma disputa judicial envolvendo a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, que realiza no autódromo obras para instalações do PAN-2007 e a CBA, Confederação Brasileira de Automobilismo, que tenta a todo custo salvar o autódromo.

- Durante o ano tanto prefeitura quanto CBA venceram algumas quedas de braço na justiça, na decisão final a Prefeitura teve a liberação judicial para realizar as obras, mas sempre que o autódromo fosse solicitado pela CBA a pista deveria ter a sua parte Sul liberada para uso em competições. Em maio a CBA fez um pedido de liberação para que fosse realizada a terceira etapa da Stock Car Brasil e o pedido foi negado, fazendo com que o assunto voltasse para a justiça, chegou a se temer pela inutilização definitiva do autódromo, já que é sabido que a vontade do prefeito César Maia é mesmo fazer com que as instalações do autódromo dêem preferência ao PAN.

- Agora houve um acordo e a Prefeitura, junto à Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro conseguiram entender a necessidade da realização da etapa da Stock Car no Rio de Janeiro, na parte Sul da pista, que terá um trajeto de cerca de 3Km. Esperamos que o autódromo esteja em condições decentes para receber uma categoria desse porte e que não se repita o que aconteceu no último ano, quando também na penultime etapa do brasileiro a grama estava tçao alta que os pilotos sequer podiam enxergar com segurança os pontos de tomada de curva.

(Jacarepaguá e seu "atalho")

- Para o Pan-2007 três construções serão realizadas no local: Arena Olímpica com capacidade para 15000 pessoas, Centro Aquático Nacional com capacidade para 10000 pessoas e Velódromo da Barra com capacidade para 3000 pessoas. Serão disputadas competições de basquete, ciclismo, ginástica, natação e saltos ornamentais. É sabido que a cidade do Rio de Janeiro tem inúmeros outros lacais para realização dessas obras e vale ressaltar também que a CBA jamais se posicionou contra a realização do Panamericano, o que se briga é para que o autódromo não seja prejudicado pois teme-se que com essas obras no local o autódromo não volte a ser homologado pela FIA.

E mais...

- O piloto Gualter Salles, que se acidentou gravamente na última etapa do campeonato em Buenos Aires já está no Brasil. Sua disputa agora é contra uma dor no joelho que o incomoda bastante, para isso, Gualter irá realizar uma bateria de exames pois existe ainda o temor que os ligamentos do joelho tenham sido afetados no acidente. Assista abaixo o vídeo do acidente de Gualter Salles que já está disponibilizado no Youtube. Destaque para o drama na voz do locutor Luis Roberto da Rede Globo quando vê as imagens.



E ainda...

- Raul Boesel está incomodado com a imagem da "categoria bate-bate" que tem a Stock Car e volta a pedir consciência aos pilotos e punição por parte da CBA. Em entrevista ao programa "Linha de Chegada" da Sportv Ingo Hoffmann, Felipe Maluhy e Luciano Burti classificaram alguns toques como normais;

- Decido: Na Fórmula-1, Red Bull usará motores Renault deixando os Ferrari para a Toro Rosso, Jean Todt fica feliz de poder ceder motores à uma equipe italiana, mas será que não ficou chateado por ter sido preterido pela Renault na equipe principal?

- Enquanto decide se assume um cargo ou não na Ferrari Michael Schumacher fará companhia à Zidane no novo filme do Asterix, quem disse que ele ficaria sem ter o que fazer?

- Importante: Excedentes de alimento da semana do Grande Prêmio do Brasil conseguem atender à cerca de 4000 pessoas que fazem parte de famílias carentes, é tradicional que todo ano a ação seja realizada e cada ano o número é melhor.

10/30/2006

Stock Car: Gualter Salles passa bem e não sofre nenhuma fratura

Em observação...

- O piloto carioca Gualter Salles, que sofreu sério acidente ontem no final da décima etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car em Buenos Aires passa bem e não sofreu nenhuma fratura como chegou a se esperar. Segundo informações de amigos e parentes ele realmente não sofreu nada de grave apesar de algumas dores fortes pelo corpo, a atenção maior da equipe médica ao deixar o piloto em observação é com a coluna que parece não apresentar problemas. Segundo o amigo e também piloto, o líder do Campeonato Brasileiro Cacá Bueno Gualter Salles já recuperou até mesmo o bom humor - "Ele disse que me viu a mim e o Thiago (Camilo) quando eu cheguei perto do carro para vê-lo. Mas disse que quando abriu os olhos mesmo que consciente estava enxergando tudo meio cinza e só me reconheceu por causa da minha barriga, ainda bem que já está de bom humor". Cacá chegou a temer pelo pior no momento do acidente - "Quando cheguei perto do carro e vi ele meio torto achei que ele tivesse quebrado as pernas o que mesmo assim seria pouco perto da gravidade das imagens, graças a Deus ele não sofreu nada".

- Gualter Salles deve voltar essa semana mesmo ao Brasil sob protestos da família que gostaria que o piloto não mais corresse devido ao susto passado com o acidente.

A seguir imagens do acidente captadas da TV para que você possa entender o que se passou e até onde vai a culpa do autódromo:

Gualter Salles é tocado involuntariamente por Guto Negrão...

...o carro sai da pista e atinge a saliência...

... com isso ele decola e se desfaz...

... já sem a carenagem o carro dá giros no ar com Gualter dentro...

... depois de subir cerca de 4 metros o carro cai em um túnel, mais 4 metros abaixo...

... até parar para que o piloto pudesse ser atendido.

Devido à falta de proteções um pneu do carro de Gualter quase chega à acertar um fiscal que teve de parar sua corrida, o pneu atravessou a pista em seguida. À esquerda o pneu e à direita o fiscal.

- Alguns pilotos já começam a levantar a voz contra o autódromo Oscar Gálvez em Buenos Aires, segundo Antônio Jorge Neto a pista não comporta um evento como a Stock Car. Realmente desde a última sexta feira que pilotos e equipes vem enfrentando problemas com a pista argentina. Na sexta feira depois de uma chuva forte a pista mesmo seca concentrava inúmeras poças de água em pontos de tomada de curva devido aos remendos do asfalto. Ontem uma escapada simples de Giuliano Losacco, que briga pelo campeonato acabou culminando com seu abandono pois o carro passou com duas rodas sobre um salto e quebrou a suspensão do piloto. Gualter Salles só decolou pois passou por um enorme desnível na grama, parecido com uma vala, impensável nos dias de hoje para o principal autódromo de um país que se não é um grande ganhador ultimamente pelo menos tem uma grande tradição no automobilismo.

Saliências como essa, inaceitáveis nos dias de hoje detonaram a suspensão de Losacco

- É um caso parecido com o futebol. Os argentinos tem torcidas maravilhosas e apaixonadas, paixão rara de se encontrar até mesmo no Brasil. Na Argentina até times menores tem suas torcidas lotando estádios à cada jogo, mas a situação de seus estádios é calamitosa, ainda pior que a situação brasileira. Temos alguns autódromos em tais condições no Brasil também, mas a similaridade em relação ao futebol se encontra no fato que o argentino também é muito apaixonado pelo automobilismo e adora lotar um autódromo, mas o seu principal templo, que durante anos receneu a Fórmula-1, que é o autódromo Oscar Gálvez parou no tempo e parece abandonado. O asfalto é terrível, remendado e as áreas de escape são criminosas. O argentino, que tem em sua principal categoria, a TC-2000 um show de estrutura e organização não merece passar por isso, a TC-2000 merece um lugar decente para disputar sua principal etapa do campeonato.

Devido ao desnível em destaque na foto é que o carro de Gualter decolou

10/29/2006

Stock Car: Ingo Hofmann volta a vencer, Gualter Salles sofre acidente forte

Piloto passa bem apesar do susto...

(Ingo ultrapassa Losacco)

- O paulista Ingo Hoffmann venceu à instantes a décima etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, a segunda do playoff decisivo (ou Super Final) que define o campeão da temporada 2006. Ingo não tem chances de título por estar fora do playoff mas mesmo assim resolveu dar um show em Buenos Aires em uma prova que foi paralisada quando faltavam cerca de dois minutos para o final devido à um forte acidente com o carioca Gualter Salles.

- Gualter foi tocado por trás na reta, seu carro se desgovernou e na grama foi catapultado por uma grande vala se desfazendo em pleno ar. A queda do carro se deu em um túnel de acesso à pista que fica em um nível cerca de quatro metros abaixo do nível da pista. Contando com o nível do túnel, mais a altura da queda ele deve ter caído cerca de oito metros em direção ao solo. Plasticamente o acidente foi tão terrível que é até difícil de acreditar, mas o piloto nada sofreu de sério, existe uma pequena preocupação com a coluna que parece ter sido afastada e uma suspeita de fratura no braço. Ainda bem.

- A corrida em sí foi muito disputada, Ingo largou na oitava posição mais foi muito combativo durante todo o tempo, partiu pra cima de Cacá Bueno no início, em uma das relargadas ultrapassou Luciano Burti e foi pra cima de Giuliano Losacco, Losacco por sua vez resolveu defender a posição com todas as suas forças, quando foi ultrapassado por Ingo os dois foram pra cima de Rodrigo Sperafico e conseguiram ultrapassá-lo, mas Losacco foi um pouco afoito demais, colocou duas rodas fora da pista e com as falhas do circuito quebrou a suspensão e também a saia traseira do carro abandonando a prova. Para ingo nada estava decidido, ele havia dito que não poderia passar uma temporada sem vitórias, pra isso ele precisava ir pra cima de Felipe Maluhy e foi assim que ele fez, em uma manobra simples na curva 1 assumiu a liderança para não perder mais. A segunda posição ficou exatamente com Felipe Maluhy que com o abandono de Giuliano Losacco assumiu a segunda posição no campeonato, em terceiro Luciano Burti.

Resultado final da prova:

1 – Ingo Hoffmann (AMG), 32 voltas em 45min46s045 (109,36 km/h)
2 – Felipe Maluhy (Terra/Avallone), a 1s933
3 – Luciano Burti (Marques Motorsport/Petrobras), a 4s258
4 – Nonô Figueiredo (Scuderia 111), a 5s456
5 – Hoover Orsi (Nasr Castroneves), a 5s905
6 – Cacá Bueno (RC), a 7s528
7 – Thiago Camilo (Vogel/Texaco), a 8s828
8 – David Muffato (Nasr Castroneves), a 10s129
9 – Chico Serra (OWL), a 10s189
10 – Christian Conde (Nascar), 10s276
11 – Tarso Marques (Terra/Avallone), a 10s601
12 – Thiago Marques (Marques Motorsport/Petrobras), a 10s790
13 – Felipe Gama (Scuderia 111), a 11s600
14 – Paulo Salustiano (M4T Motorsport), a 13s701
15 – Diogo Pachenki (Powertech), a 13s857

* Algumas posições foram invertidas pois com bandeira vermelha o resultado válido é o da volta anterior.


O campeonato agora tem a seguinte classficação:

1º Cacá Bueno, 247 pontos;
2º Felipe Maluhy, 238
3º Giuliano Loacco, 237
4º Hoover Orsi, 232
5º Thiago Camilo, 225
6º Rodrigo Sperafico, 218
7º Guto Negrão, 215
8º Alceu Feldmann, 214
9º Antônio Jorge Neto, 211
10º Ricardo Maurício, 207


- Esperamos que os argentinos, apaixonados por automobilismo possam ser um pouco mais zelosos com seu circuito de tanta tradição. Claro que aqui no Brasil temos pistas que precisam de melhorias extremas na infra-estrutura, mas o circuito Osacar Gálvez em Buenos Aires recebia a Fórmula-1 desde a década de 50 até o final da década de 90 quando deixou de vez a categoria. Dessa forma nunca voltarão, não façam com o autódromo o que fazem com alguns estádios por lá. O automobilismo argentino é muito mais estruturado que o nosso e precisa de pistas à altura.