6/30/2007

Ratificando a sexta, Massa na pole

Campeonato pode voltar a ficar emocionante...

- Ratificando, e não retificando como cheguei a esperar, Felipe Massa conquistou há instantes a pole position para o Grande Prêmio da França, a oitava etapa do mundial 2007 que pela última vez (graças ao bom) acontece no circuito de Magny Cours, afinal de contas nunca fui à França e o que me interessa é o nível da corrida que assisto na TV, o que Magny Cours infelizmente não tem capacidade de nos proporcionar. Cabe aqui um parenteses para dizer que caso eu conhecesse Magny Cours também ficasse triste com sua saída do calendário, mas teria de ficar mais triste ainda pelo fato do circuito infelizmente não conseguir um bom nível.

- Mas talvez Magny Cours possa deixar uma última boa lembrança para a equipe Ferrari. Talvez a prova de amanhã marque a redenção da equipe no campeonato pois depois de três provas eles estão de volta à briga, com Felipe Massa na pole position. Magny Cours é uma das inúmeras pistas do campeonato onde o pole leva muita vantagem em relação aos demais, principalmente por suas curvas de longo raio que impedem que um carro a contorne colado no rival da frente devido à inevitável perda de pressão aerodinâmica. Claro, existem curvas como a Adelaide que podem decidir uma ultrapassagem, em especial na primeira volta, mas as curvas que a antecedem não facilitam a vida de quem quer chegar junto na curva de baixa.

- Massa na pole pode voltar a vencer amanhã, mas Hamilton fara o que? Na última semana ele prometeu que agora poderia administrar a liderança no campeonato, o que o colocaria em uma posição de não arriscar, praticamente eliminando por consequência as possibilidades de fazer menos que oito pontos (dois a menos que o vencedor), mas será que a situação é processada assim mesmo na cabeça dele ou ele pode pensar que pela grande vantagem que tem na liderança do mundial permite que ele arrisque um pouquinho?

- E Raikkonen, que mesmo com a recuperação da Ferrari não conseguiu ainda voltar a largar na primeira fila? Acho que a Ferrari está demorando um pouco para definir Massa como primeiro piloto (se é que não já não o fez na surdina), caso contrário a divisão de pontos pode impedir que a equipe bata a McLaren até mesmo quando acontece um problema com um de seus carros, como aconteceu hoje com Alonso.

- Alonso que por sinal teve um aparente problema de motor na terceira fase do treino classificatório. Por enquanto sua posição de largada é décimo, mas caso troque o motor largará em último e aí não tem discussão. Ficará ainda mais distante de Hamilton e pode até mesmo ser ultrapassado por Felipe Massa na classificação, terrível para um piloto que tem a experiência de um bicampeão do mundo mas que talvez ainda não tenha idade suficiente para aguentar um baque desses.

- Não adiantaram muito os elogios de Barrichello à Honda, nem ele e nem seu companheiro de equipe Jenson Button conseguiram passar à superpole. Barrichello larga em 13º e Button em 12º. O final de semana foi terrível para os quatro carros equipados com estrutura Honda, pois até mesmo as Super Aguri que vinham andando na frente da "matriz" foram mal com Sato e Davidson não tendo passado da primeira fase.

- Fica aqui palpite para amanhã. Para botar fogo no campeonato Massa vence e Raikkonen se arrastando chega em segundo. Hamilton para mim é o terceiro.

- Não divulgarei aqui meus palpites no BRV pois aí eu já sei que fui mal, muito mal.

Confira aqui o resultado da classificação (clique para ampliar):


Obs. Layout do novo (e feio por enquanto) site oficial da Fórmula-1. www.formula1.com

6/29/2007

Agora sim...

Ferrari na frente em Magny Cous...

- Não, não é que eu esteja torcendo descaradamente apenas e tão somente para que a Ferrari dê um bom carro à Felipe Massa, que ele vença provas e assim tudo esteja seguindo seu curso normal. Claro que torço também para que ele vença provas e esteja na briga, mas quando digo "agora sim" é em alusão à volta de Ferrari à briga no mundial.

- É normal Alonso vencer, como é normal, embora seja estreante, que Hamilton vença provas, mas não é normal que a Ferrari com Massa e Raikkonen não chegue nem perto.

- Agora está tudo bem, a Ferrari voltou a andar na frente e Raikkonen voltou a andar pelo menos perto de Felipe Massa, o que todos nós esperamos desde o início da temporada. Massa foi o mais rápido com o tempo de 1:15:453 e Raikkonen fez 1:15:488, 35 milésimos mais lento, sendo que Raikkonen já havia sido o mais veloz no treino livre da manhã.

- Quem ganha com isso é quem acompanha o mundial 2007 pois embora Hamilton e Alonso estejam disparados na frente do campeonato o equilíbrio prometido no início da temporada pode novamente ser visto daqui pra frente pois em corridas sem ultrapassagens o pior que pode acontecer é uma equipe dominar com sobra uma prova.

- Palmas também para 3 dos 4 carros da Red Bull, Speed foi o 3º, Liuzzi o 5º e Coulthard o 6º, Mark Webber teve problemas com seu carro e foi apenas o 16º, devem andar bem na França, aposto em Webber na superpole.

- E a McLaren? Hamilton foi o 4º colocado com o tempo de 1:15:780, um bom tempo, Alonso foi apenas o 8º, atrás de Rosberg.

- Acredito ter sido um treino revelador. Não que Alonso vá largar em 8º lugar, mas recuperações como essa da Ferrari podem sim ser constatadas em um treino como esse de sexta feira, analisando parciais e outros dados que parecem ter sido alcançados com as inovações aerodinâmicas que a equipe trás para essa prova.

Confira os tempos da segunda sessão clicando aqui

6/27/2007

Damon, "ao som de bandolins"

No melhor estilo "separados no nascimento"...

- Separei alguns "MPB´s" em meu mp3 e quando vinha pra casa ouvia-os. Entre algumas músicas de Boca Livre, Flávio Venturini, Beto Guedes estava "Ao Som de Bandolins" de Osvaldo Montenegro. De repente entro na internet e vejo Damon Hill elogiando Lewis Hamilton no Grande Prêmio, até aí tudo bem, todo mundo tem feito isso, mas não pude me conter com a pose do campeão mundial de 1996 e lembrei daquele que estava tocando no meu player.

- Se alguém contrar uma foto melhor do Montenegro eu refaço o post, mas foi de cara que eu lembrei. Será que foi só por estar ouvindo?


Osvaldo Montenegro


Damon Hill

6/26/2007

Presente é sempre bom

Ainda mais chegando de viagem...


- Estive viajando no último final de semana, o que é sempre bom, mesmo que por onde andemos não haja sequer internet. Porém, qual não foi minha surpresa quando chego em casa e me deparo com uma enorme caixa de sedex em cima da mesma da sala com o meu nome no campo "destinatário"?

- Pois é, novos amigos de internet que divulgam a Copa Nextel e também o belo "Blog do Pimentel", em especial o próprio. Infelizmente não tive a oportunidade de conhece-los pessoalmente no camarote da Nextel em Interlagos mas oportunidades não faltarão com certeza.

- O conteúdo da caixa era formado por um boné oficial da categoria e um anuário, o belo anuário da Stock Car recheado de boas informações sobre a temporada e imagens. Valeu gente, gostei do presente.

- A Stock agora volta às atividades somente nos dias 27, 28 e 29 de julho em Londrina, o que fará que com os pilotos atinjam quase quarenta dias de férias, ou não, já que muitos deles sei que estão trabalhando muito. É natural que alguns pilotos e equipe não tenham atingido nível satisfatório no início da temporada, até mesmo devido à introdução dos novos pneus nacionais da Pirelli.

- Outras equipes, como é o caso da Officer Motorsport encaram pela primeira vez uma situação onde a equipe conta com dois pilotos, dificuldade a mais pois se por um lado o retorno de dados de comportamento do carro em pista é dobrado, a estrutura da equipe também o é. E assim, a equipe já anunciou que espero utilizar muito bem esse intervalo na temporada.

- Alguns pilotos vão muito bem obrigado, como é o caso de Thiago Camilo, inevitavelmente chamado de "Rei das Sextas Feiras" e Antônio Jorge Neto, que passará quarenta dias como vencedor da última etapa e alguns outros nem tanto assim como é o caso de Giuliano Losacco, que deve trocar de carro para a próxima etapa. Mas todos eles estão de olho no playoff decisivo da temporada, mas para isso é necessário andar bem em Londrina, no apertado circuito Ayrton Senna. Como sempre, o "Mundo Veloz" e a Rádio Capital estarão presentes no autódromo, sempre perto de todas as informações...