11/29/2006

A Fórmula-1 está de volta

Ano 2006, modelo 2007...


- A Fórmula-1 está de volta às pistas, ontem em Barcelona pilotos e equipes, quase todos, voltaram a acelerar em testes que visam a preparação para a temporada 2007. Novos componentes, pilotos em novas equipes, novos dirigentes, regras e principalmente a adaptação aos novos pneus Bridgestone foi o que se pôde acompanhar no circuito catalão, o favorito da Fórmula-1 para a realização de testes.

- Lewis Hamilton pôde ser visto pela McLaren em seu primeiro teste depois de ser anunciado como titular da equipe, Mark Webber é o novo piloto da Red Bull e treinou de macacão todo branco pois ainda está sob contrato com a Willians, Anthony Davidson agora é piloto da Super Aguri e já está andando visando sua adaptação, Christian Klien também andou de carro novo agora como test driver da Honda, Heikky Kovalainen andou de Renault pela primeira vez depois de ser anunciado como titular e Kuomi Kabayashi também é novidade, como novo piloto de testes da Toyota. De quebra amanhã ainda teremos o finlandês Mika Hakkinen de volta à Fórmula-1 andando com um carro da McLaren. Não, ele não será piloto de testes da equipe e muito menos piloto titular, apenas quer matar a saudade e merecidamente a McLaren deu essa chance à ele.

- Entre os brasileiros Felipe Massa foi o mais rápido do dia ontem com o tempo de 1:17:160, mais de dois segundos mais lento que a pole position do ano passado, tudo isso devido aos pneus que agora sendo todos fornecidos pela Bridgestone serão um pouco mais conservadores, até mesmo para que durem mais. Na segunda posição Pedro De La Rosa, o espanhol piloto de testes da McLaren mostrando que talvez as equipes que usavam Michelin não terão tanta dificulade assim para se adaptarem aos Bridgestone, De La Rosa foi quase três décimos de segundo mais lento que Massa, Luca Badoer ficou na terceira posição e "Nelson" Piquet, como deverá ser usado pelo gerador de caracteres da Tv Fórmula-1 ficou em 10º lugar depois de dar 93 voltas e comemorar o fato de poder se adaptar ao carro e testar novos componentes que estão dando muito certo.

- Hoje pela manhã (horário local) os carros voltaram para a pista e mais uma vez Felipe Massa foi o primeiro colocado. O tempo dele dessa vez foi 1:16:406 e quem ficou na segunda posição foi seu companheiro de testes Luca Badoer também da Ferrari. Pedro De La Rosa foi o terceiro, repetindo em posições alternadas o "pódio" do dia anterior. Nelson Piquet dessa vez foi o oitavo.

Testes: Barcelona - 29/11/2006 - Manhã

1º Felipe Massa - Ferrari - 1:16:406
2º Luca Badoer - Ferrari - 1:17:447
3º Pedro De La Rosa - McLaren - 1:17:584
4º Lewis Hamilton - McLaren - 1:17:748
5º Rubens Barrichello - Honda - 1:17:922
6º Nick Heidfeld - BMW - 1:18:199
7º Mark Webber - Red Bull - 1:18:249
8º Nelsinho Piquet - Renault - 1:18:312
9º Anthony Davidson - Super Aguri - 1:18:374
10º Christian Klien - Honda - 1:18:383
11º David Coulthard - Red Bull - 1:18:526
12º Heikky Kovalainen - Renault - 1:18:757
13º Robert Kubica - BMW - 1:19:004
14º Olivier Panis - Toyota - 1:19:201
15º Vitantonio Liuzzi - Toro Rosso - 1:19:583
16º Alexander Wurz - Willians - 1:19:901
17º Kuomi Kobayashi - Toyota - 1:20:731

- Claro que os testes ainda não querem dizer muita coisa, vide o desempenho da Renault até o momento, mas é importante analisar que Felipe Massa parece estar levando a sério o trabalho e mostrando que talvez seja mesmo o único piloto que começará a temporada 2007 em perfeita adaptação ao equipamento, o que pode significar que ele deve levar alguma vantagem em relação à seus rivais, incluindo Kimi Raikkonen. Continuo apostando que Massa pode dar a vida pelo título nas primeiras provas do ano que vem enquanto todos se adaptam para depois quando os rivais se levantarem ele administrar uma hipotética vantagem que ele teria.

11/27/2006

F-3 Sulamericana - Razia campeão!!!

A Europa o aguarda...



- Luiz Tadeu Razia Filho, 17 anos, campeão da F-3 Sulamericana, rumo à Europa. É o cartaz do garoto que tem tudo para se transformar no novo astro do automobilismo nacional. Depois de impressionar o circo da GP-2 em seus primeiros contatos com o carro o bom baiano correu duas vezes ontem em Interlagos para conquistar o título da maior categoria de "Fórmula" do coninente. Razia chegou em segundo na primeira prova, realizada pela manhã, que foi vencida por Clemente Faria Jr. e venceu a prova da tarde contando com problemas no carro do próprio Clemente, ficando assim com o título.
- Razia volta a testar na Europa no próximo dia 2 no World Series by Renault e depois na GP-2 novamente. O certo mesmo é que ele correrá na Europa em 2007 e tem um projeto (como ele mesmo já disse aqui no Mundo Veloz) de correr na Fórmula-1 em 2009. Como já dito por aqui também e como eu também já disse na própria programação da Tupi-AM, talento ele tem, se conseguir apoio ele vai longe. Abaixo você ouve Luiz Razia, campeão da F-3 Sulamericana em 2006. Parabéns Razia:



Nota: O sistema é similar ao Youtube, para ouvir sem cortes clique em "play", depois em "pause" e aguarde carregar para depois clicar em "play" novamente.

Carlos Col: "O projeto da Stock é pra 2008"

A estruturação vem forte...


- Depois de muita emoção e princípios de tumulto em Jacarepaguá a Stock Car vem com tudo para São Paulo em Interlagos para no próximo dia 10 decidir seu campeonato de 2006 entre Cacá Bueno, Hoover Orsi, Giuliano Losacco, Felipe Maluhy e, por que não, Antônio Jorge Neto. De qualquer forma já é hora de começar a pensa em 2007 e por isso mesmo durante o final de semana do Renault Speed Show eu, Bruno Vicaria e Marcelo Freire conversamos com Carlos Col, dono da Vicar, que administra a Stock Car Brasil.

- Começamos perguntando para ele sobre a confusão entre Cacá Bueno e Giuliano Losacco em Jacarepaguá no último dia 19 e ele foi categórico dizendo que não pode entrar no mérito dos comissários, mas aí começamos a falar sobre o futuro da F-3 Sulamericana e da própria Stock... com isso soubemos que a etapa de Buenos Aires ainda não está confirmada e que até 2018 a intenção da categoria é andar 18 vezes no ano, com direito a conhecer novas praças... é... torcemos também para isso... e como não poderia deixar de ser ele também falou sobre a entrada da Nextel na Globo e o aumento de provas com transmissão pela Rede Globo já para o ano que vem. Ouça a entrevista de Carlos Col clicando abaixo, que começou falando sobre a polêmica de Jacarepaguá:



Nota: O sistema é similar ao youtube, para ouvir sem cortes clique em play, depois em pause e aguarde carregar para clicar em play novamente.

11/26/2006

Renault Speed Show: O Fim?

A despedida...


- Neste final de semana em Interlagos está acontecendo a última etapa do Renault Speed Show, com as categorias F-Renault, Copa Clio, Copa Super Clio e F-3 Sulamericana. E o termo "última edição" pode ser levado ao pé da letra visto que a Renault anunciou que a partir de 2007 não mais investirá no automobilismo brasileiro.

- O anúncio foi feito na última sexta feira em um comunicado com cerca de cinco linhas em papel timbrado do evento sem sequer a assinatura de uma pessoa responsável pelo mesmo, o que para alguns também foi considerado um ato de desrespeito. Como não poderia deixar de ser isso provocou princípios de tumulto entre os envolvidos com o evento, desde pilotos e equipes até membros de imprens que por lá estavam.

- Sem maiores explicações, o acontecido deu margem também à inúmeras especulações. Diz-se que a empresa que sucederá a PPD na promoção do Renault Speed Show pediu alto demais para realizar o serviço e a Renault teria feito este anúncio de retirada como forma de pressionar a empresa à aceitar valores menores, e caso isso aconteça, o Speed Show continuaria acontecendo em 2007. Talvez isso seja também apenas parte de um fio de esperança entre aqueles que temem pelo automobilismo brasileiro.

- A Super Clio, que foi criada este ano e que atraiu alguns investidores não chega a ser um grande problema já que os chassis são tubulares e trocando-se a carenagem do Renault Clio o carro poderia ainda ser usado. As grandes preocupações são a Copa Clio, que apesar de não contar com um equipamento de altíssima performance proporciona sempre grandes corridas à um custo muito baixo, e a própria F-Renault que é a grande opção para pilotos que saem do kart almejando se adaptarem aos "fórmula" para depois seguirem carreira na Europa ou nos Estados Unidos. Esses carros se tornarão inúteis caso a Renault não reveja sua posição.

- É prematuro qualificar a atitude da Renault sem antes tomarmos conhecimento dos verdadeiros motivos que levaram a montadora a tomar essa decisão. O que se sabe é que o Renault Speed Show fará falta imadiata ao automobilismo brasileiro e até por isso aguardamos uma posição da empresa até como forma de respeito perante público e mídia. Caso existam realmente motivos convincentes acredito que todos entenderão a retirada da montadora do nosso automobilismo, mesmo fazendo muita falta.

COPA CLIO

(Cláudio Gontijo)

- Um grande exemplo que o Speed Show fará falta ao nosso automobilismo é o que se pôde ver na pista neste sábado. André Bragantini Jr. venceu uma prova disputadíssima com apenas 46 milésimos de segundo de vantagem sobre Wager Cardoso depois de uma prova disputadíssima e com inúmeras trocas de posição (em especial nas três últimas voltas). O destaque da prova foi o paranaense Cláudio Gontijo, que com o quinto lugar conquistado na corrida faturou o título brasileiro de 2006 com uma etapa de antecipação. Emocionado, Gontijo disse ao final da prova que sempre sonhou em ser campeão de uma categoria de turismo. Ouça abaixo declaração de Cláudio Gontijo após a prova:


Resultado Final:

1) André Bragantini Jr. (PR), com 41min32s331
2) Wagner Cardoso (PR), a 0s046
3) Raulino Kreis Jr. (SC), a 0s692
4) José Cordova (PR), a 1s226
5) Cláudio Gontijo (PR), a 3s712
6) Luiz Carreira Jr. (SP), a 3s777
7) Miguel Paludo (RS), a 23s206
8) Leonardo Sanchez (SP), a 24s284
9) Eduardo Garcia (DF), a 26s597
10) Carlos Henrique (DF), a 27s697

Classificação do Campeonato:

1º Cláudio Gontijo, 140 (Campeão)
2º Wagner Cardoso, 100
3º André Bragantini Jr., 93
4º Leonardo Sanchez, 67
5º Rodolpho Pousa, 55

COPA SUPER CLIO

(Luis Frediani Jr.)

- Na Super Clio dez carros participaram de uma corrida cheia de alternativas, com inúmeras rodadas e algumas trocas de posição. Luís Frediani Jr. venceu com Elias Nascimento Jr. em segundo e Aldo Piedade Jr. em terceiro. Os pilotos admitem que o motor do Super Clio ainda é inferior ao potencial do carro e que antes do anúncio de que a Renault deixaria a categoria os motores seriam equiparados ao que o chassi pode oferecer. A retirada da Renault por sinal foi o grande assunto entre os pilotos da Super Clio, que revoltados pediram apoio da imprensa para que haja uma solução para o caso. Luis Frediani Jr., vencedor da primeira bateria bateria em Interlagos é quem fala em nome dos pilotos:


Resultado Final:

1) Luiz Frediani Jr. (SP), com 35min27s835
2) Elias Nascimento (RJ), a 1s250
3) Aldo Piedade Jr. (SP), a 1s588
4) Angelo Serafim (SP), a 2s237
5) Marcos Paioli (SP), a 12s699
6) João Campos (RS), a 25s269
7) Doglas Pierosan (PR), a uma volta
Os demais não completaram

FÓRMULA RENAULT

(Lapenna)

- Jà com o título de campeão da temporada Felipe Lapenna não se fez de rogado e seguiu vencendo na F-Renault. Largando na segunda posição logo na largada ele assumiu a ponta tomando a posição de Douglas Soares para não mais perder. Soares passou toda a prova colado em Lapenna sem conseguir recuperar sua posição. Lapenna chegou até mesmo a reclamar que Douglas tocou algumas vezes em seu carro durante a intervenção do Safety Car tentando "amassar" seu escapamento, o que chegou a acontecer sem que isso prejudicasse o desempenho do vencedor.

Resultado Final:

1) Felipe Lapenna (SP/Full Time), 38min34s037
2) Douglas Soares (SP/Prop Car), a 0s855
3) Rick Rosin (SC/Kemba), a 5s721
4) Mario Romancini (SP/Full Time), a 6s461
5) Cairo Campos (GO/Gramacho), a 10s879
6) Felipe Ferreira (SP/Cesário Fórmula), a 12s029
7) Sérgio Alves (RJ/Full Time), a 12s724
8) Rodolpho Santos (GO/Bassani), a 15s636
9) Vinícius Quadros(RS/Bassani), a 18s072
10) Leonardo de Souza (SC/Kemba), a 38s813

F-3 SULAMERICANA

(Carros parados com chuva em Interlagos)

- A decisão do Sulamericano 2006 de F-3 ficou para esse domingo. A prova deste sábado, marcada para 17:30hs foi transferida para amanhã às 09:30hs, horário que seria destinado ao Warm-Up da categoria, depois que uma chuva torrencial tomou conta do autódromo de Interlagos durante a volta de apresentação. Os carros deram quatro voltas atrás do Safety Car e depois voltaram aos boxes sob bandeira vermelha. A etapa deste sábado acontece no domingo de manhã e a etapa de domingo à tarde está confirmada para seu horário original. O título será decidido entre Luiz Razia Filho, que tem 81 pontos, Mário Moraes com 79 e Diego Nunes, 72.