12/09/2006

Stock Car: Começou a decisão

Interlagos vai ferver...


- Hoje em Interlagos aconteceu o primeiro dia de testes para a última etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car 2006. E o mais rápido do dia foi o paulista Antônio Jorge Neto, da equipe RC Eurofarma que conseguiu o tempo de 1:38:921, quase sete décimos de segundo mais rápido que Rodrigo Sperafico, que também está no playoff da categoria porém sem chances de título. A terceira colocação ficou com Allam Khodair, que havia sido o mais rápido no treino livre da manhã.

- Aproveitando a foto acima, que foi enviada pela divulgação da Stock Car e que é de autoria do fotógrafo Sérgio Sanderson, quero fazer aqui uma correação em relação à tabela do campeonato postada por mim aqui ontem. Na verdade Cacá Bueno é o líder com 249 pontos e não com 250, Giuliano Losacco e Felipe Maluhy tem 244 pontos cada e não 245, afinal de contas com anulação da punição de Thiago Camilo no Rio de Janeiro os três pilotos perderam uma punição e por consequência um ponto cada. Nâo muda muita coisa, apenas para Hoover Orsi, que ao invés de 2 pontos agora tem apenas um de diferença para Cacá.

- Cacá Bueno que hoje anunciou, no melhor esquema Fórmula-1, que na próxima temporada irá correr não só na Stock Car como também na TC-2000, principal categoria do automobilismo argentino. Cacá será o quarto piloto da Honda e a decisão foi tomada por diversos fatores, entre eles o fato de na Argentina sua imagem não ser tão arranhada como no Brasil. Cacá chegou até mesmo a citar seu pai durante o anúncio, segundo ele as coisas no Brasil são muito mais difíceis pelo fato dele ser filho de quem é. Infelizmente foi muito difícil conseguir conversar com cacá Bueno, entre o melhor e o pior da Fórmula-1 dessa vez ele se espelhou justamente no pior... a burocracia.

Resultado - Treinos Livres - Sexta Feira:

1º) Antonio Jorge Neto (Mitsubishi Lancer, SP), 1:38.921, média de 156.81 Km/h
2º) Rodrigo Sperafico (Chevrolet Astra, PR), 1:38.995
3º) Allam Khodair (Chevrolet Astra, SP), 1:39.015
4º) Paulo Salustiano (Chevrolet Astra, SP), 1:39.032
5º) Ingo Hoffmann (Mitsubishi Lancer, SP), 1:39.053
6º) Giuliano Losacco (Chevrolet Astra, SP), 1:39.108
7º) Luciano Burti (Volkswagen Bora, SP), 1:39.229
8º) Cacá Bueno (Mitsubishi Lancer, RJ), 1:39.239
9º) Juliano Moro (Mitsubishi Lancer, RS), 1:39.262
10º) David Muffato (Volkswagen Bora, PR), 1:39.365

11º) Thiago Camilo (Chevrolet Astra, SP), 1:39.375
12º) Hoover Orsi (Volkswagen Bora, MS), 1:39.393
13º) Felipe Maluhy (Mitsubishi Lancer, SP), 1:39.455

Classificação do playoff (6 primeiros):

1º) Cacá Bueno, 249
2º) Hoover Orsi, 248
3º) Giuliano Losacco, 244
4º) Felipe Maluhy, 244
5º) Thiago Camilo, 236
6º) Antônio Jorge Neto, 231


- Amanhã por volta de uma da tarde já saberemos quem sai na frente na disputa pelo título da Stock car V8 com a definição da Pole Position. Você acompanha as principais informações aqui no "Mundo Veloz" e no final do dia também as melhores entrevistas, não perca.

E ainda...

- Na Fórmula-1, a de verdade, Rubens Barrichello foi o mais rápido do dia debaixo de chuva em Jerez de La Frontera, o segundo foi James Rossiter também da Honda e o terceiro Lewis Hamilton. Massa foi o 13º;

- E nem só de carros na pista vive a Fórmula-1, Ralf Schumacher, que já fala em nome da GPDA (Associação dos pilotos da Fórmula-1) afirmou que os pilotos deve boicotar algumas pistas de teste em nome da segurança. Segundo ele enquanto algumas pistas atendem todos os requisitos básicos algumas ainda pecam principalmente no atendimento médico aos pilotos;

12/07/2006

Stock Car: Com polêmica ou sem, decisão sai domingo

Tribunal pode atrapalhar, mas não deve...

(Cacá Bueno, ao alto do pódio e Hoover Orsi à direita são os dois líderes do campeonato)

- Este final de semana em Interlagos acontece a décima segunda e última etapa da Stock Car Brasil 2006. Um campeonato equilibrado, talvez o mais equilibrado dos últimos anos e que chega (graças ao regulamento) com seis pilotos em condições matemáticas de conquistar o título. Cacá Bueno tem 250 pontos, Hoover Orsi 248, Giuliano Losacco e Felipe Maluhy tem 245, Thiago Camilo 237 e Antônio Jorge Neto tem 231. Thiago Camilo, que tinha 225 pontos recuperou na justiça em resultado que saiu há pouco os doze pontos que fez no Rio de Janeiro quando havia sido excluído da prova por atitude antideportiva. Na ocasião Camilo foi punido por tentativa de agressão física à Luciano Burti, porém a própria "vítima" afirmou que nada aconteceu.

- Cacá Bueno também tem um recurso na justiça para recuperar pontos. Depois da polêmica corrida de Jacarepaguá ele perdeu 20 segundos no resultado final da prova, o que o jogou de sétimo para décimo terceiro lugar também perdendo pontos. Caso ele recupere esses pontos subiria para 256 pontos na tabela. Faço votos sinceros que a decisão se dê mesmo hoje e que quem perca a decisão não decida recorrer para que o campeonato tenha seu final no próximo domingo mesmo, sem dúvidas posteriores como é comum ao futebol.

- Outra dúvida parece também ter sido sanada, sobre critérios desempate. Com dois campeonatos quase que distintos, o normal e o playoff, em caso de empate em pontos quem levaria o título? Aquele que tivesse o maior número de vitórias durante toda a temporada ou aquele que tivesse o maior número de vitórias no playoff? Segundo informações que apurei há pouco tempo Nestor Valduga, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, explicou que existe apenas uma planilha oficial de pontuação, composta de resultados de todas as etapas. Ou seja, Cacá Bueno volta a ter vantagem sobre um piloto como, por exemplo, Giuliano Losacco que tem uma vitória no playoff contra nenhuma de Cacá Bueno.

- Uma forma atípica de se comentar uma decisão que está por vir, mas com todas as decisões judiciais acontecendo hoje no próximo final de semana poderemos todos nos concentrar apenas no que acontecerá nas pistas, e aí.... vai ter muita história para contar. Aguardo ansiosamente à próxima segunda feira para ver se a Stock vai virar (como eu espero) conversa de boteco!!!

E ainda...

- O pessoal que trabalha ou mora próximo à região da Av. Indianópolis já tem que o falar sobre a Stock. Hoje os pilotos Marcos Gomes, Popó Bueno e Fabio Carreira deram um passeio com os V8 pela avenida. Será que as "garotas" que alí trabalham tentaram pedir carona em um dos carros de dois lugares?

- Antônio Pizzonia, que foi confirmado ontem pela FMS (equipe de Giancarlo Fisichella na GP2) anunciou que vai correr sob licença italiana. O piloto tem o passaporte do país e a equipe que é também de nacionalidade italiana optou por usar do artifício para maior divulgação no país;

- McLaren tenta liberação de Fernando Alonso para poder testar ainda esse ano, porém, Kimi Raikkonen, que está de saída da equipe, foi a Jerez para seus primeiros contatos com a Ferrari e nem sequer pôde conversar com jornalistas por força contratual, tá fácil assim;

12/04/2006

Surpresa na Granja Viana

Gaúchos desbancam favoritos e vencem a maior prova do kartismo brasileiro...

- Na última madrugada de sábado para domingo aconteceu no Kartódromo Internacional da Granja Viana as 500 Milhas de Kart 2006, o maior evento do kartismo nacional dada a magnitude da festa, dos patrocinadores envolvidos e também dos participantes, já que não só kartistas especializados participam mas também pilotos da Fórmula-1, Fórmula Indy, Stock Car e tantas outras categorias. A prova, que é levada muito a sério por todos os participantes, é conhecida também como uma espécie de "festa de fim de ano" do automobilismo brasileiro. Muito embora muitos deles não encarem a prova como uma festa e também nem todas as categorias do automobilismo brasileiro tenham chegado ao seu final.

- Muito se esperava em relação à uma vitória de Felipe Massa (que havia largado na pole) e do trio formado por Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Felipe Giaffone (maiores vencedores da prova), porém, vindos do Rio Grande do Sul, mais precisamente de Novo Hamburgo os pilotos do Kart número 110 pilotados por Otavio Bonder, Antonio Francesco Ventre, José Eduardo Ventre, Bruno Pacetti e Lucas Rodrigues foram os mais constantes durante as mais de dez hora de prova e acabaram vencendo pela primeira vez na carreira de cada um as 500 Milhas de Kart da Granja Viana.

- Felipe Massa depois de uma má largada tentava recuperar tempo perdido e acabou batendo em dois karts que rodaram logo à sua frente. Com o acidente a equipe do Kart 19 de F elipe perdeu 36 voltas fazendo a manutenção do equipamento. à essa altura o Kart número 40 dos pilotos Roberto Gomes, Pedro Gomes, Oswaldo Negri, Fernando Wortmman, Rodrigo Miguel e César Ramos era líder e soberano na pista, mas não dosavam o Kart pois o ritmo deles era muito forte, com isso acabaram perdendo a liderança no box quando também precisaram de manutenção. Como nessa prova ninguém escapa de perder algumas voltas no box os gaúchos da Polipetro também tiveram problemas, entre outras coisas com cabo de acelerador e embregem, o que fez com que o Kart número 29 guiado pelos pilotos Luciano Burti Luciano Burti, Gabriel Dias, Felipe Guimarães e Dennis Dirani chegasse a estar perto no final, mas a vitória era mesmo para ficar com os pilotos que mais foram constantes ao longo de toda a madrugada, da equipe mais simpática do kartódromo e também daqueles que talvez tenham sido os que mais se prepararam. Eles chegaram em terceiro pois há três voltas do fim o kart quebrou. O Kart 71 guiado por Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Giaffone, Dan Wheldon e Augusto Farfus Jr. chegou em segundo.

- Segundo Dudu Ventre, piloto que recebeu a bandeirada pelo kart 110 foram mais de seis meses de trabalho pensando na prova e todos da equipe mereceram muito. Dudu acredita que essa é uma nova geração do Kart brasileiro. Abaixo você pode ouvir entrevista de Dudu Ventre feita por mim à rádio Tupi-AM ainda no pódio da Granja Vianna:


Nota: Para ouvir clique em play, depois em pause e aguarde carregar. O sistema é similar ao Youtube.

- Por coincidência pura assisti a largada ao lado de três mecânicos da equipe Polipetro (que também colocou na pista o Kart número 109) e a vibração deles após a largada era pelo fato de terem conseguido se posicionar à frente do pole Felipe Massa e assumir a ponta. Horas depois a comemoração era bem maior, pela vitória que estava por vir. Não sei dizer se eles realmente esperavam a vitória, mas posso garantir que comemoraram muito mais do que comemorariam Felipe Massa, Rubens Barrichello, Tony Kanaan e cia., merecidamente.


- Abaixo você ouve Tony Kanaan que acredita que o trabalho foi muito bom e também o resultado, mesmo sem a vitória. Segundo ele o trabalho da POlipetro foi melhor.

- Como eu disse no ano passado eu digo agora também. As provas de Endurance são maravilhosas, saí de lá completamente acabado fisicamente mas sem coragem de reclamar do meu próprio cansaço pois em todo tempo pensei nos 380 pilotos que passaram a madrugada inteira acordados, nos fiscais de pista que agitaram bandeiras durante toda a madrugada (em especial as azuis), nos caras que empurravam os karts que saíam da balança e entravam nos boxes, nos mecânicos, enfim, todos aqueles que malharam literalmente toda a madrugada. Em uma prova com 74 karts e mais de 10 horas de duração todos são vitoriosos, embora essa seja uma máxima mais do que batida. Pela manhã é comum ver alguns karts completamente destroçados, com a famosa fita adesiva Silver Tape por toda a estrutura e isso queira ou não dá um charme especial à prova. Sim, não é fácil escutar durante toda a madrigada o barulho de motores que para durarem toda a madrugada tem menos potência e um ronco não tão bonito, mas isso é muito leve perto do que eles fazem. Espero estar de volta no próximo ano.

E ainda...

- Novidades na Stock Car: Antes mesmo da decisão que está por vir no próximo final de semana a equipe Medley anunciou seus dois pilotos para 2007. São eles, Ricardo Maurício, pole em Jacarepaguá e atualmente na equipe Katálogo e Marcos Gomes, campeão da Stock Light em 2006 que fez sua estréia na categoria principal também no Rio.

- Giuliano Losacco, que diz estar alheio à tudo isso pensando na conquista do título anunciou que no ano que vem será companheiro de Thiago Camilo na equipe Vogel Texaco.