3/04/2008

Guia da Fórmula-1 - McLaren

Após escândalos de espionagem, polêmicas entre seus pilotos e inúmeros problemas extra-pista, McLaren tenta recuperar principalmente a moral perdida em 2007... na temporada das perguntas... será possível?

(Clique na capa para ampliar ou baixar)

Modelo: Mp4/23
Motor:
Mercedes

Responsável: Ron Dennis
País:
Inglaterra

Status: Equipe grande
Em 2007:
11º lugar, 0 ponto.


Em 2007: 2007 foi um ano de fortes e diferentes emoções para a McLaren. Mesmo brigando pelo título o time viveu talvez o pior ano de toda a sua gloriosa história na Fórmula-1. Tentando apagar um ano de 2006 sem vitórias on ingleses se envolveram em um caso comprovado de espionagem contra a equipe Ferrari após oferta de um funcionário da equipe, Mike Coughlan, que por sua vez foi tentato por Nigel Stepney, do time italiano.

- O resultado foi a exclusão do time do mundial e uma astronômica multa de US$100 milhões, que ainda pode deixar alguma seqüela para esta temporada.

- Não bastasse isso, Ron Dennis não soube controlar o ímpeto de seus dois pilotos, o novato e audacioso inglês Lewis Hamilton e o difícil espanhol Fernando Alonso. Os dois brigaram dentro de fora das pistas durante toda a segunda metade da temporada e o resultado foi a perda também do título de pilotos que foi conquistado pelo azarão Kimi Raikkonen na última etapa aqui no Brasil.


Expectativas: Será necessário para este ano, mais que o título, recuperar a confiança de torcedores, imprensa e de todo o mundo da Fórmula-1. O título, embora secundário, não é impossível de ser conquistado por um time grande como este e que ao que parece conseguiu fazer nascer um bom carro.

Ponto Positivo: O bom desempenho na pré-temporada coloca a equipe inglesa em um nível muito próximo ao da Ferrari no que diz respeito à performance. Caso seja repetido o campeonato do ano passado, a McLaren pode levar vantagem sobre a Ferrari no quesito confiabilidade.

Ponto Negativo: Se desfazer de Fernando Alonso era necessário, mas pode se transformar em um grande baque para a equipe inglesa. Ninguém pode garantir que Heikki Kovalainen e Lewis Hamilton possam fazer o carro se desenvolver durante o ano.

PILOTOS

22-LEWIS HAMILTON

País: Inglaterra
Nascimento: 07/01/1985
Altura: 1,74m
Peso: 67 Kg
Corridas: 17
Vitórias: 4
Poles: 6
Pontos: 109
Melhores Voltas: 2
Em 2007: com 109 pontos


Expectativa: Após uma temporada de muito aprendizado, que lhe rendeu números impressionantes como a média de 1 vitória à cada 4 corridas, o inglês mais do que nunca precisa brigar pelo título e conquistá-lo. Talvez não seja necessário chegar mais uma vez ao final da temporada com chances e ser derrotado novamente. Caso isso aconteça ele será muito criticado, se não chegar ao final brigando pode pelo menos por a culpa no carro.

Ponto Positivo: Já mostrou o quanto pode ser veloz, e com o bom ambiente que deve viver com o novo companheiro de equipe, terá tranquilidade para ser veloz, algo que ele já provou ser capaz.

Ponto Negativo: Há ainda a dúvida sobre sua capacidade para liderar um time grande e ambicioso como a McLaren, além disso, não é reconhecido ainda como um bom acertador de carros. Na última temporada usava setups encontrados por Alonso.

23-HEIKKI KOVALAINEN

País: Finlândia
Nascimento: 19/10/1981
Altura:
1
,72m
Peso:
66kg

Corridas:
17

Vitórias:
0

Poles:
0

Pontos:
30

Melhores Voltas:
0

Em 2007:
7º com 30 pontos.



Expectativa:
Foi quem mais se deu bem com toda a confusão entre Alonso, Hamilton e McLaren pois pôde aproveitar para dar um belo salto de qualidade no que diz respeito à estar em uma melhor equipe em 2008. Aprendeu tudo que podia na Renault e agora tem uma grande chance para vencer corridas.


Ponto Positivo: Foi muito cobrado em 2007 na equipe francesa, tanto que encontrou inúmeras dificuldades para se adaptar ao ambiente de corridas. Será também cobrado no novo time mas dessa vez já sabe como se livrar dos maus fluídos.

Ponto Negativo: O que ajuda as vezes também atrapalha, ou seja, a cobrança que sofrerá nos primeiros meses pode atrapalhar caso ele não seja tão paciente quanto foi em 2007. Será necessário também uma boa dose de paciência para que aceite o cargo de segundo piloto, algo que pode ser confirmado caso Hamilton conquiste bons resultados.

0 comentários: