10/31/2008

Alonso... parece ter carro

Fernando Alonso se coloca na briga pelo melhor tempo no segundo treino livre... e sai ganhando!!!


- “O dia foi bom. Nós pudemos completar nosso programa sem qualquer problema e registramos muitos dados interessantes. Nós ainda precisamos trabalhar duro para melhorar o carro para amanhã, mas estou feliz com meu dia.” - Essas palavras de Fernando Alonso podem ser interpretadas como "estou aqui, tentarei ser discreto mas talvez eu posso me intrometer na briga pelo título, na pista onde conquistei meus dois títulos mundiais."

- Não seria muito difícil de se acreditar, afinal de contas é Fernando Alonso o "homem birra" da Fórmula-1 e, além de nunca ter engolido o inglês Lewis Hamilton, ele já afirmou que se puder ajudará Massa na briga pelo título mundial. Seu companheiro de equipe Nelsinho Piquet (8º colocado) andou afirmando que a equipe não tem carro suficiente para isso, mas o espanhol quer provar o contrário. É para isso que Massa torce.

- Essa volta de Alonso aconteceu no último minuto do treino, quando Massa era o mais rápido após intensa briga com Jarno Trulli. O primeiro dia de treinos mostrou uma Ferrari mais rápida que a Ferrari com pista fria e úmida, condições desfavoráveis à equipe italiana. Ou a McLaren escondeu o jogo.

- Destaque para Nelsinho Piquet, ele andou 38 voltas no primeiro treino e 42 no segundo. Fez mais de 1 GP.

Barrichello e Ingo

Piloto brasileiro homenageia aquele que lhe deu o primeiro capacete...


- E não havia forma melhor de homenagear Ingo Hoffmann usando as cores de seu capacete no Grande Prêmio do Brasil. Ingo, que se despede da Stock Car esse ano, e o fará na mesma pista, foi o autor do presente.

- Barrichello já havia usado no Grande Prêmio de Mônaco de 2006 o capacete de Tony Kanaan.

- Acima Rubens Barrichello hoje em Interlagos, abaixo o "alemão" (não aquele, esse é o apelido de Ingo) à bordo da Copersucar.

Massa mais rápido

Massa lidera primeira sessão de treinos livres em Interlagos em condições de pista totalmente favoráveis à McLaren...


- É, realmente é muito difícil definir as coisas na Fórmula-1 que, nos últimos tempos, vem contradizendo todas as previsões daqueles que gostam de se arriscar um pouco mais.

- Tudo o que vimos da metada para o final desta temporada de 2008 é que em condições de pista muito fria e principalmente garoa, a Ferrari tem dificuldades para encontrar o devido aquecimento de seus pneus, logo, a McLaren acaba mostrando ampla vantagem.

- É, e com o tempo que se apresenta hoje em São Paulo, logo imagiamos que a McLaren passearia, que Massa teria dificuldades e outras coisas parecidas. Pois não foi o que aconteceu.

- Hamilton dominava o treino e quando Massa foi à pista havia uma leve garoa, mesmo com essas condições Felipe foi diminuindo aos poucos a vantagem para Hamilton. Em sua segunda saída à pista ele já melhorou um pouco mais o tempo e foi muito bem no segundo setor. Porém, a pista molhou durante a volta e ele foi mal no terceiro setor.

- Kimi foi à pista e rodou, viu o mundo ao contrário, mas faltando 21 minutos para o final, enquanto a chuva já molhava um pouco mais, o finlandês conseguiu o segundo tempo.

- Menos de 8 restavam para o fim da sessão e Massa recupera a segunda posição. Vai bem no miolo e mal no terceiro setor. Melhora faltando 6 minutos, em condições desfavoráveis ele consegue o melhor tempo, 190 milésimos mais rápido que seu rival Lewis Hamilton.

- O inglês até que tentou retomar a ponta, sempre travando muitos os pneus mas não conseguiu. Ele até se preparou aquecendo os pneus mas, faltando 1 minuto para acabar o treino, nada pôde ser feito.

- Vamos ao treino livre 2: Acompanhe tudo AQUI.

10/30/2008

Futuro alternativo 01 - Hamilton campeão

Em corrida tranquila, Felipe Massa vence GP e Lewis Hamilton se torna o mais jovem campeão do mundo de Fórmula-1


- O brasileiro Felipe Massa da Ferrari venceu hoje o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1 pela segunda vez na carreira. O resultado porém não foi o suficiente para que um piloto do Brasil se tornasse campeão do mundo pela primeira vez correndo em casa. Tudo isso porque Hamilton fez o que dele se esperava e, sem assumir riscos, chegou na terceira posição sendo que precisa de pelos menos um 5º lugar.

- Massa dominou tranquilamente, sempre vigiado de perto pelo seu escudeiro Kimi Raikkonen, um pouco mais rápido no início da prova. Após a primeira parada no box as duas Ferraris confirmaram o absoluto favoritismo e venceram com tranquilidade.

- Hamilton por sua vez foi um pouco pressionando por Fernando Alonso nas primeiras voltas, mas Robert Kubica também apertou o cerco pra cima do espanhol que perdeu o fôlego e não mais conseguiu acompanhar o desafeto piloto da McLaren.

- Ao final da prova Hamilton afirmou que se sente extasiado por se tornar o mais jovem campeão do mundo da história da Fórmula-1, feito este que o coloca perto de seus ídolos. Mais que isso, para ele foi muito importante ter vencido este título aqui no Brasil, terra de seu ídolo maior Ayrton Senna. Lewis também fez questão de parabenizar o brasileiro Felipe Massa que, segundo ele, foi um adversário à altura.

- Massa, que foi aplaudido pelos torcedores ao final da prova, agradeceu as palavras de Hamilton e disse que atingiu seu objetivo principal do final de semana que era vencer o Grande Prêmio do Brasil. Felipe não colocou a culpa na perda do título na equipe e disse que os dois lados erraram, se o time errou em algumas provas ele errou em outras e isso mostra como a Fórmula-1 é um esporte de equipe. Encerrou agradecendo Raikkonen pela ajuda e dizendo que os resultados de 2008 o deixam mais confiante para uma melhor temporada no ano que vem.

- Para ler mais do "Mundo Veloz" clique AQUI.


Futuro alternativo 02 - Massa campeão

O improvável acontece e Safety Car da à Massa o título de campeão do mundo...


- Nos braços da galera. Foi assim o final do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1 para Felipe Massa após entrar para a história como o primeiro piloto brasileiro a conquistar um título mundial correndo em Interlagos.

- E tudo isso aconteceu devido a uma corrida caótica realizada debaixo de chuva, uma prova cheia de alternativas. Logo na largada Hamilton e Massa perderam posições após dividirem o "S" do Senna. Os dois passearam pela área de escape e Felipe caiu para 10º, Hamilton para 14º. Voltas depois, já com pista molhada e todos com pneu de chuva, Hamilton perdeu rendimento devido à um problema de pressão no pneu dianteiro direito. Ao parar no box o inglês resolveu mudar a estratégia e encheu o tanque para prolongar a próxima parada.

- Todos os pilotos haviam parado no box na 40ª volta, Hamilton precisaria apenas de uma rápida parada que lhe garantiria a 4ª colocação e o título, mas o inesperado aconteceu. Ao disputar posição com Jarno Trulli, o alemão Sebastian Vettel bateu na entrada da reta dos boxes provocando a entrada do Safety Car. Após liberação dos boxes o pelotão todo já estava alinhado e Lewis caiu para último.

- Raikkonen era o líder e Massa o segundo, posições que permitiram que o inglês devolvesse o favor que o brasileiro lhe fez em 2007 quando o finlandês conquistou seu primeiro título.

- Após a prova Massa afirmou que o título veio de forma merecida pois a situação desfavorável que ele enfrentou no Brasil foi provacada não por falta de performance e sim por problemas que lhe tiraram muitos pontos, inclusive seus erros. Ele afirmou que jamais esqueceu o quanto os 8 pontos que perdeu na Malásia fizeram falta, sem citar os problemas na Hungria e Cingapura, culpa da equipe. Felipe também cobra de seus críticos um pouco mais de respeito pois agora ele também tem um título mundial. E encerrou agradecendo Kimi, dizendo que o mais importante de tudo foi proporcionar à torcida brasileira poder ver um piloto do país vencendo um campeonato.

- Abalado, Lewis Hamilton afirmou que não esperava que pudesse perder mais um campeonato em circunstância como essa, no que diz respeito à vantagem que tinha quando chegou à última prova. Hamilton também pediu que a regra de abertura dos boxes, quando o Safety Car é acionado, seja revista mas que isso não deve ser levado em consideração para o título deste ano, que considerou justo pois Felipe fez por merecer.

- Mark Webber, terceiro colocado, aproveitou para criticar mais uma vez a regra, dizendo que tudo o que faltava era que esse absurdo decidisse o título. "Estão felizes agora?" disse o australiano que exigiu que a regra seja revista.

- Para ler mais do "Mundo Veloz" clique AQUI.


Promoção Futuro Alternativo

Ganhe uma camiseta e um boné da Intel, patrocinadora da equipe BMW Sauber...

- Você conhece o que é "Futuro Alternativo"? Pois bem, de cara admito que não sou a pessoa mais indicada para fazer essa explicação, mas aqui está um link do Wikipedia para você que quer saber um pouco mais sobre o assunto. O que posso dizer por alto é que "Futuro Alternativo" envolve histórias de ficção sobre algo que pode ou não acontecer.

- O que isso tem a ver com o "Mundo Veloz", com Fórmula-1 e automobilismo? Eu respondo: TUDO!!!

- Em um momento de decisão do mundial quem não se vê pensando o que pode acontecer no domingo? Quem não já bolou inúmeros finais para esse campeonato cheio de variáveis? Vai dizer que você não bolou vários filminhos e enxergou vários finais para eles? Claro, o tema principal é sempre a final do mundial, quem será campeão e os personagens Massa e Hamilton.

- Pois bem, o "Mundo Veloz" resolveu premiar o seu "Futuro Alternativo", ou como diriam alguns amigos, a sua "viagem". Bole um texto sobre o que pode acontecer no próximo domingo, 1 história será escolhida e levará de presente do "Mundo Veloz" um kit com camiseta e boné da Intel, patrocinadora oficial da equipe BMW Sauber F1 Team, de Robert Kubica e Nick Heidfeld.

- Mande sua história por e-mail (em hipótese alguma no comentário do post, apenas para dúvidas) até a meia noite de domingo, pelo horário brasileiro de verão. As histórias devem ser encaminhadas para o e-mail musicaligeira@yahoo.com.br.

- Quem ganha? É simples... quem seguir os seguintes critérios (na ordem crescente de importância):
  1. Acertar o campeão do mundo, Massa ou Hamilton;
  2. Se aproximar mais em sua história do que realmente acontecer;
  3. A história melhor contada.
- Para quem quiser se basear em duas histórias criadas por mim, é só clicar abaixo:

- FUTURO ALTERNATIVO-01: Massa vence no Brasil e Hamilton é campeão do mundo.
- FUTURO ALTERNATIVO-02: Em corrida caótica, Hamilton tem problemas e Massa é campeão.

- Não esqueça, o email é o: musicaligeira@yahoo.com.br

- Para ler mais do "Mundo Veloz" clique AQUI.

Ouça Felipe Massa

Direto do Teatro Alfa, na Zona Sul de São Paulo, o relaxado Felipe Massa concedeu entrevista coletiva. Ouça na íntegra aqui no "Mundo Veloz"...


- Relaxado. Assim estava o brasileiro Felipe Massa hoje em entrevista coletiva no Teatro Alfa, apenas um dia antes de ir para a pista pela primeira vez neste final de semana de decisão do mundial 2008 de Fórmula-1.

- Descontraído e risonho, se dizendo ser um piloto "bonzinho", ele falou sobre sua aceitação pelos outros pilotos, respondeu se tirou o pé ou não quando chegou à Ferrari, possível ajuda de Alonso, ética na Fórmula-1, sobre sua pilotagem com chuva, otimismo, família, pneus, imprensa, torcida, Safety Car e muito mais. Atiçou a curiosidade? É só clicar no símbolo do play abaixo e ouvir você mesmo.


10/29/2008

F1 Mania em Interlagos

Faltam 4 dias...


- A F1 Mania esteve em Interlagos mais uma vez em Interlagos. Victor Berto e o fotógrafo exclusivo Daniel Faulin foram acompanhar mais um dia de preparativos para a prova que define o mundial no próximo domingo.

- As coisas estão evoluindo, Victor já relatou até mesmo ter ouvidos os motores Ferrari da própria equipe e também da Toro Rosso ligados. Viu também o início dos treinos de reabastecimentos do time de Felipe Massa. Tudo bem organizado, mecânicos fazendo marcações de pneus (que chegaram hoje), arrumando as pistólas pneumáticas e alguns dos funcionários estavam até andando de bicicleta pela pista, o que deve ter sido um esforço e tanto pois são 4 quilômetros de subidas e descidas debaixo daquele vento que nunca para, o tradicional de Interlagos.

- Berto acompanhou também o término da pintura da área de escape do "S" do Senna e ficou louco com 3 modelos do Santander que estavam desfilando pelo paddock. Segundo ele o trabalho dos mecânicos foi até paralizado por alguns instantes. Se elas ficam durante todo o tempo de preparação poderiam as modelos definirem o mundial? Hahaha...

- Confira mais uma galeria de imagens exclusivas, com imagens desta quarta feira clicando aqui: GALERIA DE FOTOS.

- Para acompanahr mais do que acontece nessa semana de definição do titulo clique aqui: F1 MANIA

- Nos vídeos também é possível acompanhar um pouco do que se passa no principal autódromo da América Latina: VÍDEO 1, VÍDEO 2, VÍDEO 3.

- E para acompanhar mais do "Mundo Veloz" clique AQUI.

Kubica no Villa Lobos

São Paulo respira Fórmula-1...


- Lembram quando aqui mesmo no "Mundo Veloz" eu falei sobre "São Paulo respirando Fórmula-1"? Pois bem, o evento da Intel foi hoje no parque Villa Lobos e contou com a presença de, nada mais nada menos que Robert Kubica, o terceiro colocado na tabela de pilotos do mundial 2008.

- Mais detalhes no "Blog Velocidade", da minha amiga Bárbara Franzin, super ligada no evento desde o início. A foto aliás é um clique da Babi.

Vocação mesmo em tempos de crise

São Paulo reafirma cada vez mais sua posição de cidade.... turística!!!


- É o maior mercado turístico do Brasil. Como em muitos itens, São Paulo se destaca pela grandeza. Não poderia ser diferente no caso do turismo. Acho interessante que, mesmo em tempos de crise, alguns nichos de mercado conseguem crescer.

- Enquanto uns choram, outros tem a condição de enriquecer vendendo lenços. Tudo isso para indicar um belo texto, sobre o lado do turismo esportivo da capital paulista.

- Grande Prêmio do Brasil, Salão do Automóvel, Museu do Futebol, Copa de 2014, tour pelos estádios, jogos regionais e muitas outras coisas. Para entender um pouco melhor recomendo clicar aqui.

- O velho/novo prefeito que se prepare bem para tudo isso, a tendência é de crescimento, mesmo em tempos da tão falada crise.

Retrospecto... favorável à quem?

As últimas 3 decisões de título aconteceram em Interlagos... quem torce para que o retrospecto seja seguido? Como seguí-lo?

- A matemática é uma ciência exata. Esse é o grande argumento daqueles que usam os números para transformá-los em texto. Situação que os deixa facilmente manipuláveis. As probabilidades então são ainda mais complicadas e "distorcíveis".

- Interlagos sediou a decisão do mundial todas as vezes a partir do momento em que passou do início para o final da temporada, isso contribui para aqueles que gostam de usar números contra ou à favor de algo ou alguém.

- Peguemos então as últimas 3 decisões de título:

2007


- O mesmo líder do mundial deste ano era o do ano passado, Lewis Hamilton. Sua situação era quase a mesma, uma vantagem enorme, que o permitia chegar na 6ª colocação. Acontecimentos na prova, entre eles 2 erros do inglês, transformaram Kimi Raikkonen no campeão mundial. Sim, Kimi, com uma Ferrari. Retrospecto favorável à Massa.

2006


- Um piloto da Ferrari vivia uma situação muito parecida com a de Felipe Massa, e era nada mais nada menos que Michael Schumacher. O alemão, que fazia sua última corrida na categoria, precisava vencer e torcer para que Alonso não pontuasse. Massa precisa descontar 7 pontos, de preferência com vitória. O resultado é que Schumacher largou da 10ª posição, após um problema com sua bomba de combustível no sábado, e chegou em 4º. Alonso campeão. O piloto da Ferrari se deu mal. Retrospécto favorável à Hamilton.

2005


- Em 2005 a situação era um pouco diferente. A prova não era a última do campeonato e um simples 3º lugar garantiria o título à Fernando Alonso. O resultado aconteceu. Curioso é o seguinte: Alonso se tornou o mais jovem campeão mundial de Fórmula-1 (como será Hamilton se conquistar o título domingo) vencendo Kimi Raikkonen, o piloto da Ferrari... que à época estava na McLaren... tudo a ver com a decisão de domingo, mas... retrospecto favorável à quem???

- Quem você acha que tem mais a ver com essa recente história do Grande Prêmio do Brasil?

- Leia mais do "Mundo Veloz" clicando AQUI.

10/28/2008

F1 Mania em Interlagos

Victor Berto levou a F1 Mania à Interlagos na tarde desta terça, confira imagens exclusivas...


- Os preparativos estão mais do que adiantados para a decisão do mundial em Interlagos no próximo domingo. Victor Berto e o fotógrafo Daniel Faulin lá estiveram hoje.

- Segundo Victor a organização, parece que está tudo dentro dos conformes, como o planejado. Agora é esperar para as coisas ficarem cada vez mais quentes.

- Já as equipes, segundo ele, estão praticamente prontas. As que tem os trabalhos mais adiantados, que já parecem estar ajustando seus carros e não simplesmente montando, são a Ferrari e McLaren. A Renault e a Toyota vêm logo atrás. A mais atrasada de todas é a Williams, que por volta das 14h00 ainda não tinha trazido seu carro (de dentro do container) para a sua garagem.

- Confira as imagens exclusivas aqui.

10/27/2008

Honda, Petrobras e a dupla

Segunda feira é o dia chave...

- Com base em informações de colegas... vai aqui um palpite do Mundo Veloz... dupla oficial da Honda e acordo com a Petrobras devem ser anunciados segunda feira aqui mesmo em São Paulo, como rescaldo do Grande Prêmio do Brasil.

- Metade do que sei é informação, o resto é palpite.

- Olho nisso!!!

A crise do motor

Fórmula-1 pode perder equipes importantes devido à proposta de motor padrão...


- Max Mosley e seus motores padrão estão mesmo dispostos a mexer com a Fórmula-1. É inegável que a crise mundial afetou já a Fórmula-1 e pode fazê-lo de forma ainda mais forte nos próximos anos caso o problema não seja logo resolvido. Até mesmo por isso Max quer deixar como legado essa história "resolvida", por favor dê muito valor à estas aspas.

- A questão é simples, muito simples. Uma empresa desenha câmbio e motor pra todo mundo. Quem já produz as peças continua produzindo, mas com base na planta desenvolvida por esta empresa, ou seja, não haverá mais diferencial.

- Montadoras fortes como a Toyota por exemplo estão na Fórmula-1 apenas para desenvolver os seus produtos como se pode notar pela ausência de resultados. Logo, sem conseguir vitórias e sem poder testar em pista os seus "inventos", o que faria a montadora japonesa continuar torrando dinheiro na categoria? Ainda mais em tempos de crise. Como caminho, Le Mans é a grande proposta, onde os japoneses fariam tudo com as próprias mãos e de quebra talvez ganhassem alguma coisa.

- A Toyota é só um exemplo. Renault, BMW, Mercedes e outras estão lá só para isso. Qual a vantagem por exemplo da Mercedes comprar parte da McLaren e usar um motor igual as outras que sequer foi desenvolvido por ela?

- Até mesmo a Ferrari, que tem questões mercadológicas diferentes envolvidas na questão, afirmou hoje que pode repensar sua permanência na Fórmula-1 caso os planos de Mosley sejam levados adiante. Voltando a Toyota eles afirmaram que mantém o compromisso com a categoria até 2012, mas é imprescindível que o "desafio técnico continue".

- Pode ser que na verdade todos estejam blefando, mas é um momento delicado para todos os envolvidos, e uma guerra psicológica muito forte. Onde vai dar não creio. E a decisão, assim como a do mundial, já deve ser aqui mesmo no Brasil, no próximo final de semana em uma reunião entre a FOTA e a FIA.

- Leia mais do Mundo Veloz clicando AQUI.

Coma bem em São Paulo

Essa é pra quem vem de fora...

- Quem é de São Paulo já sabe que aqui se come bem o ano todo e a hora que quer, e o principal, onde ir. Quem não é da capital paulista e vem para acompanhar o Grande Prêmio do Brasil também merece comer bem, certo?

- Pois bem, a F1 Mania resolveu esse problema para você. Acompanhe clicando aqui boas dicas para forrar o estômago e assim acompanhar a corrida mais feliz. Saco vazio não para em pé.

Grande Prêmio Petrobras - Dica

Está na busca pelo ingresso do Grande Prêmio do Brasil? O Mundo Veloz te ajuda...


- E só o que posso te dizer é "corra", pois essa é uma das tarefas mais fáceis desse jogo. O cientista resolveu testá-lo em uma prova de destreza onde você não pode, em momento algum, encostar o seu mouse nas paredes do circuito. Como recompensa, você aprende o caminho da gasolina e recebe o código para cumprir esta etapa do game.

- Acesse agora: www.petrobras.com.br/grandepremio

10/26/2008

Europeus e o medo de São Paulo

Nick Heidfeld da importância para histórias sobre assaltos na Capital paulista...


- Os pilotos que disputarão o Grande Prêmio do Brasil aos poucos, e discretamente, vão chegando à cidade. E para os europeus já é tradicional o medo com relação à falta de segurança de nossas capitais.

- Heidfeld mesmo já citou que, apesar da ansiedade para reencontrar a exigente pista, apesar de São Paulo ser (segundo ele) uma cidade legal, as histórias que ele ouve sobre assaltos o incomodam demais.

- É bem verdade que São Paulo tem os seus perigos, muitos perigos, mas o pânico dos gringos quando vem para a cidade é muito grande. A única ocorrência real até hoje foi o assalto à um carro com integrantes da equipe Toyota, onde principalmente notebooks foram roubados. Claro, não é para passar batido uma história dessas, mas também não é motivo para grande pânico porque quem vem de fora é sempre muito bem protegido.

- A falta de segurança é maior enquanto vocês não estão aqui, creia nisso, Heidfeld...

- Leia mais do "Mundo Veloz" clicando AQUI.

São Paulo respirando Fórmula-1

Uma das semanas mais movimentadas da cidade fará o paulistano respirar a Fórmula-1...

- E o Shopping Villa Lobos não ficou de fora. O espaço "GP dos Recordes" permite que você conheça de perto um carro de Fórmula-1 da equipe BMW Sauber, além de um simulador inédito que promete reproduzir com fidelidade a experiência de se pilotar um carro de corrida, desde a tela de 42", com imagens do circuito, até a trepidação causada pelo movimento do carro. Fora o R-Factor Game, jogo produzido especialmente para a Intel, patrocinadora da equipe e mentora do evento.

- Além disso, para você que conseguir os melhores tempos, estão dinponíveis brindes da empresa e também um notebook para o mais veloz da semana - que vai até 1º de novembro, sábado.