1/17/2008

R.E.M

Ponto morto...


- É este o volante que será utilizado pelo espanhol Fernando Alonso em 2008. Mais do que necessário um rápido movimento de olhos... só assim para se sonhar acordado!!!

1/16/2008

Os mais rápidos...

Fernando Alonso foi o mais rápido da semana em Jerez...


- Agradecendo de antemão o amigo Rodrigo Steighmann que fez os cálculos, aí vai a lista dos mais rápidos da semana em Jerez. Volto mais tarde com mais detalhes.
Pos Piloto      Equipe               Tempo     Dia
1. Alonso Renault 1:19.503 (2)
2. De la Rosa McLaren-Mercedes 1:19.650 (2)*
3. Raikkonen Ferrari 1:19.708 (2)*
4. Rosberg Williams-Toyota 1:19.756 (2)
5. Massa Ferrari 1:19.772 (2)*
6. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:19.780 (2)*
7. Glock Toyota 1:19.799 (3)*
8. Hamilton McLaren-Mercedes 1:20.099 (2)*
9. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:20.305 (2)
10. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:20.346 (2)
11. Webber Red Bull-Renault 1:20.392 (2)
12. Nakajima Williams-Toyota 1:20.526 (2)
13. Kobayashi Toyota 1:20.577 (3)
14. Fisichella Force India-Ferrari 1:20.764 (2)
15. Trulli Toyota 1:21.314 (1)*
16. Piquet Renault 1:21.696 (1)
17. Sutil Force India-Ferrari 1:21.705 (2)
18. Coulthard Red Bull-Renault 1:21.746 (3)
19. Liuzzi Force India-Ferrari 1:23.035 (1)
20. Hulkenberg Williams-Toyota 1:24.023 (3)
21. Rossiter Super Aguri-Honda 1:34.862 (1)


*Carros de 2008

Jerez - Dia 3

Último dia de treinos e mais uma surpresa no ar... a Toyota!!!


- Os primeiros dias de testes coletivos de uma temporada tem por objetivo apresentar ao mundo alguns cartões de visita. E não foi diferente com a primeira sessão de 2008 realizadas segunda, terça e hoje em Jerez de La Frontera na Espanha. No primeiro dia a Ferrari foi a mais rápida tanto pela manhã quanto à tarde, com Raikkonen e Massa. Ontem, Fernando Alonso em seu primeiro contato com a Renault (do ano passado) foi o mais rápido em tempo que mais parece ter sido planejado para chamar a atenção do mundo. E hoje, a Toyota esteve de volta ao topo de uma tabela de tempos com o campeão da G2P Series Timo Glock.

- 1:19:799 foi o tempo do alemão que está de volta à Fórmula-1 depois de esporádicas provas pela Jordan, exatos 3 décimos de segundo mais rápido que o inglês Lewis Hamilton da McLaren sendo que Fernando Alonso mais uma vez esteve bem e fechou o dia em terceiro. Mais uma vez a Toro Rosso apareceu em quarto lugar, fato normal nesses três primeiros dias do ano, e novamente a Ferrari de Felipe Massa esteve aquém do esperado, afinal, ele foi mais uma vez o quinto colocado.

- Esses dias de testes mostraram tempos muito diferenciados de um dia para outro devido às inconstantes condições climáticas na região de Jerez, o que dificulta um pouco analisar quem saiu na frente. De qualquer forma chama a minha atenção o desempenho da Red Bull com Sebastien Bourdais, que além de ter andado sempre à frente do bom Vettel, ainda colocou a Toro sempre entre as grandes, ocupando um lugar que seria próximo ao da BMW de 2007.

- A Toyota não esteve mal, pelo menos não como ultimamente se espera. Talvez o tempo conseguido hoje por Glock tenha sido obtido em condições parecidas com as que Alonso utilizou ontem, mas para uma equipe que morre de vontade de sair da Fórmula-1 por falta de resultados um dia como este vem bem à calhar.

Jerez de La Frontera - Dia 2 - 16/01/2007

Pos  Piloto      Equipe              Tempo      Vls
1. Glock Toyota 1:19.799 96*
2. Hamilton McLaren-Mercedes 1:20.099 73*
3. Alonso Renault 1:20.363 49
4. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:20.407 51
5. Massa Ferrari 1:20.500 85*
6. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:20.535 79*
7. Kobayashi Toyota 1:20.577 53
8. Raikkonen Ferrari 1:20.646 88*
9. Nakajima Williams-Toyota 1:20.758 57
10. Sutil Force India-Ferrari 1:21.705 71
11. Webber Red Bull-Renault 1:22.275 53
12. Coulthard Red Bull-Renault 1:22.581 54*
13. Hulkenberg Williams-Toyota 1:24.023 65
14. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:24.873 50

* Carros de 2008
E mais:

- Lançamento do carro da Red Bull aconteceu hoje de forma discreta na sede da equipe. Discreto como deve ser o lançamento de todo carro que não andou bem no ano anterior. O carro, chamado de RB4, é uma evolução do RB3 de 2007 e não trouxe grandes inovações. Pelo bem de Adrian Newey e de sua permanência na Fórmula-1, o que significa o próprio bem da categoria, espero que o carro seja melhor que o do ano passado;

- E caso isso não aconteça espero que se mire para o "talento" de seus pilotos, que não fizeram nada de significativo na Fórmula-1 até hoje. Um é "leão de treino", o outro é bom piloto e merece todo respeito, mas está há muito tempo sem conseguir resultados satisfatórios e sem andar forte;

- Felipe Massa diz que novo carro da Ferrari resolveu problemas que se encontravam de desempenho em curvas de baixa velocidade. Pela primeira vez ele disse algo favorável à seu desempenho sem o controle de tração mas, segundo ele, devido à qualidade do carro. Ainda continuo prestando atenção em seu desempenho sem a ajuda eletrônica para ver qual será sua reação. Em especial com pista molhada;

- Massa que por sinal escapou da pista no primeiro dia de testes e ainda pegou um desnível fora da pista que fez seu carro dar um pulo daqueles que sempre nos chama atenção. Tenho visto por aí muitos comentários desfavoráveis com relação à ele que foram amplificados com o incidente. Foi uma saída pista mais do que normal, não fosse o obstáculo. E mais... não tivesse ele dado esse pulo e nem ficaríamos sabendo que ele saiu da linha ideal. Corneteiros... vamos pegar leve;

- Cingapura anuncia que pista terá iluminação apenas de um lado e que área de escape serão mais claras que a pista, tudo para não confundir os pilotos. Interessante seria que se divulgasse quais bases são utilizadas para os estudos de simulação já que nunca um Fórmula-1 andou à noite em qualquer lugar que fosse. Acredito que uma boa idéia seria um evento promocional noturno para que os próprios pilotos pudessem dar suas opiniões... são eles que guiam, afinal...;

- Em Valência a BMW não conseguiu completar suas sessões de testes devido ao mau tempo. Em breve veremos o carro alemão junto aos outros, aí sim...

Jerez - Dia 2

Ele...


- Eis que surge ele... Fernando Alonso... sem ter feito um teste sequer sem controle de tração, sem ter andado com o carro da Renault depois de seu destrato com a McLaren e andando com o modelo do ano passado. Foi assim que o espanhol bicampeão do mundo apareceu em Jerez. E foi assim mesmo que ele saiu de lá com o melhor tempo do dia.

- O único detalhe que me impede de entoar o coro de gênio ao espanhol é a possibilidade já conhecida no meio da Fórmula-1 de se burlar o regulamento (por não ser um teste oficial) exatamente para chamar atenção, algo inevitável. Caso ele mantenha o ritmo até o final dos testes (a equipe não seria ingênua à ponto de perder tempo de desenvolvimento em reais condições) aí sim prova-se que ele é mesmo capaz de levar os famosos 7 décimos à uma equipe de Fórmula-1.

- O bicampeão aproveitou também para mostrar ao mundo o seu novo capacete, que remete ao modelo usado até 2006. Na última temporada, quando guiou para a McLaren o design utilizado por Alonso foi completamente diferente do usual. Mas ao lado pode-se ver que ele não retornou apenas à velha equipe, e sim, ao velho estilo também. Clique na foto para ampliar.

Jerez - Dia 2 - 15/01/2008:
Pos  Piloto      Equipe              Tempo     Vls
1. Alonso Renault 1:19.503 70
2. De la Rosa McLaren-Mercedes 1:19.650 111*
3. Raikkonen Ferrari 1:19.708 90*
4. Rosberg Williams-Toyota 1:19.756 81
5. Massa Ferrari 1:19.772 85*
6. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:19.780 130*
7. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:20.305 86
8. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:20.346 76
9. Webber Red Bull-Renault 1:20.392 80
10. Nakajima Williams-Toyota 1:20.526 66
11. Glock Toyota 1:20.598 109*
12. Fisichella Force India-Ferrari 1:20.764 76
13. Kobayashi Toyota 1:22.060 55
E mais:

- Felipe Massa judiou do novo carro ontem ao sair da pista e hoje ficou apenas na quinta colocação da tabela. Os tempos foram apertados e é difícil afirmar, mas talvez ele custe um pouco mais para andar à frente de seu companheiro de equipe este ano;

- Mais que isso, a escapada de pista com pista molhada talvez explique porque ele critica tanto a ausência do controle de tração e reafirma que ele não é fã de pista molhada;

- BMW explode de alegria com as primeiras voltas do novo carro em Valência e realmente deve incomodar muita gente. Agora vem a primeira vitória?

- Olho na Williams...

1/15/2008

Rapid Eye Movement

Williams... Jerez de La Frontera... 14/01/2007...


- A Williams comemora em Jerez. Se não pode ressaltar os grandes resultados, que se vêem cada vez mais distantes, Frank Williams pode comemorar por atingir os 600 Grandes Prêmios na categoria, o que acontecerá em Mônaco. A equipe chega à 500 corridas em Istambul (como se pode ver na lateral da carenagem) e também à 50.000 voltas em corridas (no aerofólio traseiro).

- Mais que merecida a auto-homenagem.

- Rapid Eye Movement (Movimento rápido dos olhos) é o movimento de nossos olhos quando estamos dormindo. É esse giro veloz que nos faz sonhar. E Fórmula-1 é mesmo um sonho!!!

- Saiba mais clicando aqui!!!

1/14/2008

Jerez - Dia 1

O campeão saiu na frente no primeiro dia de testes das equipes em Jerez...


- Kimi Raikkonen e Felipe Massa... como já esperado os dois foram os melhores pilotos no primeiro dia de testes coletivos que as equipes da Fórmula-1 realizarão essa semana em Jerez de La Frontera na Espanha.

- Kimi Raikkonen foi o mais rápido com o tempo de 1:19:846, o único a andar na casa de 1:19 no dia de hoje. Pela manhã Felipe Massa foi o mais rápido colocando quase um segundo de vantagem sobre Raikkonen. Na terceira posição o eterno piloto de testes Pedro de La Rosa com Vettel em quarto mostrando um bom desempenho da Toro Rosso nesse início de trabalho já que Bourdais foi quarto colocado no treino matutino. Ambos foram melhor que Renault, Williams, Red Bull e por ai vai. Piquet também treinou com a Renault estreando como piloto titular da equipe francesa em 9º lugar.

Confira os tempos:
Pos  Piloto      Equipe             Tempo     Vls
1. Raikkonen Ferrari 1:19.846 59 *
2. Massa Ferrari 1:20.123 42 *
3. de la Rosa McLaren-Mercedes 1:20.548 54 *
4. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:20.732 40
5. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:20.936 48 *
6. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:20.997 47
7. Rosberg Williams-Toyota 1:21.143 47
8. Trulli Toyota 1:21.314 84 *
9. Piquet Renault 1:21.696 41
10. Coulthard Red Bull-Renault 1:21.746 49
11. Liuzzi Force India 1:23.035 44
12. Nakajima Williams-Toyota 1:23.134 42
13. Glock Toyota 1:24.351 56
14. Rossiter Super Aguri-Honda 1:34.862 10

BMW chegando?

Seria a BMW uma ameaça às pretensões de Ferrari e McLaren de protagonizarem mais uma temporada bipolar?


- Em meio às naturaiz luzes produzidos por holofotes apontados para McLaren e Ferrari no lançamento de seus devidos carros para a temporada 2008, a equipe que herdou o vice campeonato do mundial de construtores na temporada passada, a BMW, lançou hoje seu carro para o próximo campeonato, onde tentará mais pódios e também sua primeira vitória.

- Interessante que, mesmo depois de duas temporadas completas na Fórmula-1 com bons resultados, a BMW ainda não se cobre de ser a melhor equipe da temporada. E este detalhe está longe de ser negativo pois sabe-se que contra equipes que estão aí há décadas é melhor aplicar paciência à seu trabalho para que tudo não seja jogado pela janela.

- Pouquíssimas são as mudanças no desenho do novo carro que, segundo a equipe, é uma evolução do belo modelo que o time levou às pistas de todo mundo na última temporada. 3 e 4 são os números da BMW que, com a perda dos pontos da McLaren devido ao inesquecível caso de espionagem, herdou o vice campeonato no mundial de construtores.

- A primeira apresentação do carro será feita hoje mesmo na fábrica da equipe em Munique, onde foi apresentado. A BMW não participa dos testes coletivos em Jerez e vai para Valência à partir de amanhã junto com a Honda.

- Nick Heidfeld, empolgado com o fim do controle de tração afirmou que este é o modelo mais lindo que ele já viu, mesmo sabendo que isso não suficiente para que ele conquiste vitórias e bons resultados. Jogando toda a responsabilidade para a equipe ele afirmou que se sente completamente em condições de vencer mas depende da qualidade do carro que guiará.

- Robert Kubica por sua vez está mais empolgado com as provas em pistas de rua (além de Mônaco teremos Cingapura e Valência) e espera conquistar mais pontos que em 2007. Acredita que este carro tem potencial para vencer provas.

- E segundo o diretor da equipe Mario Theissen, Heidfeld e Kubica são os melhores pilotos que se tem à disposição hoje para a BMW. Com um carro melhor que o do ano passado, em suas palavras, e com essa dupla em melhor comunicação com os demais profissionais do time o caminho da vitória estará presente.

- A BMW é uma equipe que tem todo potencial para conquistar sua primeira vitória em 2008. Passando longe de polêmicas em 2007 a equipe foi terceira força na última temporada e em muitos momentos especialmente Nick Heidfeld conseguiu fazer frente ao G4 que foi formado por Raikkonen, Hamilton, Alonso e Massa. Se aproveitando do reinício de trabalho da McLaren acredito que a equipe alemã consiga se estabelecer como força em 2008.

E mais...

- Os testes coletivos da semana já começaram. Em Jerez de La Frontera os carros já estão em pista e em breve o "Mundo Veloz" trás as primeiras impressões dessa temporada. Mesmo com tempo chuvoso;

- E o pessoal não perde tempo. Felipe Massa ficou pelo meio do caminho com sua Ferrari e todos aproveitaram para clicar detalhes da frente do modelo italiano. Aqui, aqui e aqui;

- Destaque para a pintura especial da Williams que comemora marcas impressionantes nessa temporada. 500 Gp´s, 50000 voltas em corrida e 600 Gp´s de Frank Williams;

1/13/2008

De volta...

2008 em pleno curso e o "Mundo Veloz" está de volta... a Fórmula-1 também...


- Depois de deixar Drummond me esperando no banco em meu post abaixo desde o último reveillon, escolhi este domingo para a volta do "Mundo Veloz" às suas atividades normais para a temporada de 2008.

- Assim como fez a Fórmula-1, que resolveu nesta semana que se passou movimentar seu mercado com os lançamentos de Ferrari, McLaren, Toyota e Force India, que ainda aproveitou para apresentar Giancarlo Fisichella como seu piloto titular.

- E quem chamou mais atenção? A apresentação da Ferrari aconteceu no último domingo, a da McLaren um dia depois. Mesmo dia do início do tradiocional "Wrooom", o evento de apresentação do time para esta temporada. Houve no "Wrooom" deste ano a clara intenção de separar lançamento do carro e de time, com isso, a Ferrari conseguiu roubar todas as atenções da imprensa mundial com inúmeras declarações dadas pelo time e por pilotos durante a semana, a seguir...

- Stefano Domenicalli afirmou que a Ferrari tem uma grande parcela de culpa pelo fato de Felipe Massa ter ficado de fora da disputa pelo título na última temporada.

- Massa por sua vez manteve um discurso neutro e, com base em declarações da própria equipe afirmou que não haverá mesmo disputa interna no início do ano.

- Kimi seguiu um caminho mais arriscado dizendo que precisa se manter mais focado no início da temporada.

- Schumacer defendeu Massa, elogiou Kimi, chamou atenção de todos e foi um dos grandes nomes da semana ao ser anunciado praticamente como terceiro piloto da equipe. Durante a próxima semana estará Schumacher testando o novo carro, algo que será um pouco mais comum em 2008.

- E pra encerrar, Luca di Montezemolo afirmou que a McLaren Mp4/23 é uma Ferrari prateada.

- Assim foi a semana no universo da Fórmula-1 que, e não merece grandes comentários, é inegável que chamou atenção para a grande disputa que vem pela frente. Estará a Ferrari mesmo tão perto do topo? Está próxima a McLaren? BMW continua crescendo? E a Renault?

- Nas próximas semanas as primeiras respostas para essas perguntas e os primeiros prognósticos do ano. Alguns também chamam de palpites...

E mais...

- Jenson Button diz que Honda lutará pelo pódio em 2008 e que brigarão pelo título em 2009. Considerando a última temporada seria um dos maiores saltos já vistos;

- Max Mosley pretende reduzir os gastos das equipes para U$150 milhões. Toyota e Ferrari estouram fácil a casa dos 300, sendo que a segunda é contra a proposta. Caso a medida não passe na aprovação por culpa da equipe italiana não tenho dúvida que eles voltariam a ser os grandes vilões da Fórmula-1, título que perderam para a McLaren depois do caso de espionagem;

- Congelamento do desenvolvimento dos motores, anteriormente definido para 10 anos caiu para 5, em 2013 as equipes poderão desenvolver seus propulsores. Isso prova que algumas notícias na Fórmula-1 não merecem comentários pois tem um enorme potencial para cair em desuso;

- Ficou acordado também que a evolução dos atuais propulsores deve deixá-los menos poluentes. Como diria a personagem: "Ai pooooode....";

- Mesmo caminho segue a A1 GP que já em sua próxima etapa, em Taupo na Nova Zelândia, terá seus carros com motores consumindo uma mistura de combustível com 30% de Etanol. Como bem dizem os organizadores da categoria, é possível sim ser competitivo poluindo menos. Esse é ó caminho;

- E assim vamos recuperando o ritmo, que você tenha um ótimo 2008!!!