6/07/2007

Suiça: Cai um tabu...

Essa notícia realmente me chamou atenção...


- Algumas pessoas conhecem a história da tenebrosa 24 horas de Le Mans de 1955. Após sofrer um toque de Mike Hawthorn, Pierre Levegh teve seu carro arremessado contra o público e junto à ele mais de 80 pessoas perderam a vida naquele que até hoje é considerado o pior acidente da história do automobilismo.

- Esse acidente teve sérias consequências em diversas áreas. A Mercedes por exemplo ficou de fora das competições, por vontade própria por muitos e muitos anos, o que por sinal acabou acarretando também o freio da evolução das tão famosas "Flechas de Prata", que dominavam o automobilismo naqueles dias.


- Mas o que mais chamou atenção, é que o país vizinho, a Suiça, proibiu toda e qualquer competição de carro em seu território. Nem arrancadas em autódromos, corridas de turismo, motos, nada. Fórmula-1 então nem pensar.


- Mas ante-ontem, dia 05 de junho de 2007, quase 52 anos depois (o acidente foi em um 27 de junho) o parlamento daquele país revogou essa proibição e passou novamente a permitir que as competições acontecessem na Suiça. O resultado foi apertado, 97 votos à favor e 77 contra.


- Conforme citado no site Grande Premio, à favor o argumento de que as corridas podem alavancar o turismo e também o desenvolvimento da indústria automobilística local. E contra a agressão ao meio ambiente que as corridas provocariam e também o aumento do número de acidentes nas estradas. Não gosto dos argumentos contrários à decisão, mas trauma é trauma e deve ser respeitado.

- Será interessante depois de tanto tempo ver quem se habilita a levantar um autódromo para que um dia quem sabe seja até mesmo realizado o Grande Prêmio da Suiça novamente, afinal, até equipe com sede na Suiça a categoria tem, que é a BMW-Sauber. É algo para se acompanhar de perto.


- A imagem acima é uma das poucas em cores do acidente que marcou o automobilismo de várias formas, e abaixo mais alguma fotos, terríveis por sinal.

6/05/2007

O resultado de Tarso Marques

Paranaense marcou seus primeiros pontos no campeonato, e de quebra foram 25...


- O terceiro final de semana da Stock Car Brasil 2007 se foi. Tarso Marques conquistou uma vitória que teve requintes de surpreendente mas no fim das contas foi mesmo incontestável. Ninguém esperava no sábado que ele pudesse conquistar a pole position sendo que nunca figurou na primeira posição nos treinos livres.

- No sábado quando passou para a superclassificação só não passou despercebido pois seus tempo de 1:28:8 foi realmente muito bom. Na superclassificação logo de cara, em suas primeiras voltas ele conseguiu repetir o tempo de 1:28:8 e assim todos tentaram, mas não conseguiram durante os dez minutos da sessão bater o tempo de Tarso.

- Para a corrida a decisão parecia clara, pole em Campo Grande chega na frente pois a pista é realmente muito apertada e extremamente suja, o que dificulta muito algumas manobras mais arriscadas. Havia também uma duvida em relação à largada pois Marcos Gomes largaria a seu lado e os dois tiveram um problema em São Paulo devido à uma manobra pouco afobada de Gomes. Mas não foi bem assim, Thiago Camilo assim que pôde deixou Marclos Gomes para trás e assumiu a segunda posição, mostrando para Tarso que estava com o carro na mão e muito rápido. Mas ele pressionou da forma que dava apenas até a volta 14 quando a corrida esfriou um pouquinho e Tarso resolveu abrir, abrir para vencer.

- Foi sua segunda vitória na categoria, a primeira foi no Rio em 2007 e os primeiros pontos da temporada o deixam em uma boa posição no campeonato, afinal ele é sexto colocado empatado com seu companheiro de equipe, o paulista Felipe Maluhy que por ter levado um toque de Marcos Gomes no início da prova não teve como conquistar um resultado melhor.


- Tarso merece esse resultado. Ele chegou à Stock no ano passado onde sera substituto de Cristian Fittipaldi nas quatro provas que este teria de se ausentar por disputar também a Grand-Am norte americana. Na metade da temporada Tarso assumiu o lugar definitivamente pois Cristian resolveu deixar a equipe, sabendo que não seria justo com José Avallone, o proprietário da equipe. Tarso assumiu o carro, andou muito forte e de quebra ainda venceu no Rio de Janeiro confirmando seu lugar na equipe para a temporada 2007. E mais uma vez ele trás uma vitória à equipe, acreditando que daquele momento onde não saberia quantas provas correria no campeonato até hoje pouca coisa mudou, mas o que mudou foi para melhor, e ele espera que continue assim.

O resultado:


1º) Tarso Marques (Mitsubishi Lancer, PR), 29 voltas em 47min39s124 (média de 125.35 km/h)
2º) Thiago Camilo (Chevrolet Astra, SP), a 11s974

3º) Marcos Gomes (Chevrolet Astra, SP), a 12s047
4º) Cacá Bueno (Mitsubishi Lancer, RJ), a 13s364

5º) Ingo Hoffmann (Mitsubishi Lancer, SP), a 24s410

6º) Ricardo Mauricio (Chevrolet Astra, SP), a 28s768
7º) Daniel Serra (Volkswagen Bora, SP), a 29s732
8º) Ruben Fontes (Peugeot 307, GO), a 31s864

9º) Luciano Burti (Volkswagen Bora, SP), a 39s988

10º) Paulo Salustiano (Chevrolet Astra, SP), a 45s550


O campeonato:


1. Thiago Camilo, 40;
2. Daniel Serra, 37;

3. Ricardo Maurício, 35;

4. Rodrigo Sperafico, 31;

5. Ingo Hoffmann, 28;

6. Tarso Marques e Felipe Maluly, 25;

8. Cacá Bueno, 23;

9. Luciano Burti e Ruben Fontes, 18.


- Tardiamente escrevo sobre essa corrida pois em Campo Grande definitivamente não dá, é uma cidade lindíssima, extremamente limpa, plana, mas não é "On Line". Muito complicado o acesso à internet por lá, o que acabou gerando uma dificuldade também em relação à sala de imprensa. Estou escrevendo hoje nesse espaço já de São Paulo, é que não dava para deixar de comentar a vitória de Tarso.


- A próxima prova é em São Paulo, onde a Stock recebe pela primeira vez em Interlagos a TC-2000, principal categoria do automobilismo argentino, um show de velocidade com carros de fábrica adaptados à competição. Nâo perca.

6/03/2007

Rafael Sperafico vence na Light

Depois de Rodrigo em Curitiba na V-8, Rafael vence em Campo Grande de Light, também de ponta a ponta...

- Rafael Sperafico, de um dos maiores clãs do automobilismo brasileiro, o Light da família aqui na Stock Car venceu hoje de ponta a ponta a 3a etapa do campeonato aqui em Campo Grande. Largou na pole position, sumiu na frente, viu sua diferença no início ser pulverizada pela entrada do Safety Car para a retirada do semi-destruído carro de Alexandre Cunha mas mesmo assim não teve problemas para manter a diferença e abrir cada vez mais. No final ele chegou mais de 12 segundos à frente de Gustavo Sondermann o segundo colocado. Ângelo Serafim foi o terceiro com uma ultrapassagem na última volta que lhe garantiu o pódio em sua reetréia na categoria.

- Começando agora a principal, Copa Nextel Stock Car que tem pole position de Tarso Marques com Marcos Gomes na segunda posição.

Carros na pista

Faz frio na capital do MS...

- Ouço os primeiros sons de motor em Campo Grande no dia de hoje. São os carros da Stock Lght que debaixo desse frio farão a primeira prova do domingo no Circuito Orlando Moura.

- A prova ainda não começou mas os carros já estão na "Volta de Instalação".

- Mais uma vez peço perdão pela falta de notícias e comentários, mas a Internet do hotel ontem também resolveu parar. Como disse meu colega de quarto: "Não parece ser uma cidade On Line".