4/12/2007

Mas o que é isso???

Já não basta a banalização do hino nacional, agora ele entra desafinado...

- Já não bastasse eu ser meio contra a execução do hino nacional brasileiro em todo e qualquer jogo de futebol no Estado de São Paulo e ontem eu ainda fui obrigado a escutar essa canção maravilhosa em uma execução completamente desafinada. E olha que não é a primeira vez...

- Quando eu fiquei sabendo que jogo de futebol em São Paulo teria execução obrigatória do hino fiquei empolgado, depois fiquei assustado. Logo me imaginei em frente à uma TV assistindo os jogadores perfilados e de fundo a torcida gritando “...o pau vai quebrar, se o Corinthians não ganhar, olê, olê, olá...” e outras coisas do tipo que é melhor não escrever em um blog de respeito.

- Mas o pior não é isso, as torcidas demoraram um pouquinho mas já passaram a respeitar o nosso hino, mas ontem antes de Palmeiras x São Bento acho que tocaram o hino em uma fita cassette... e muito mal conservada. Altas escorregadas dignas daquelas gravações que fazíamos quando éramos pequenos das músicas que a gente gostava direto da Transamérica ou da Jovem Pan nas fitas da BASF ou Sony Azuis... já tentou escutar uma dessas depois de vários anos em um aparelho com problemas de rotação??? Assim foi a execução do hino de ontem!!!

- Vamos parar com esse absurdo, o hino não está aí para ser banalizado e sim pra ser tocado em eventos importantes. Final de campeonato vá lá, mas Bragantino x Sertãozinho não...

- Até o Cléber Machado percebeu - “a gravação parece que não estava lá das mais perfeitas...” – disse.

4/11/2007

Massa e a torcida...

O que teria contribuido para o erro de Felipe Massa na Malásia?

- O Grande Prêmio da Malásia acabou sendo um tiro na água para as pretensões de Felipe Massa nesse início de campeonato. Claro, o principal objetivo é a conquista do título no final do ano, afinal de contas ele está sentado em uma Ferrari sem ter no carro ao lado o alemão Michael Schumacher.

- Porém, uma conquista como essa depende de passos curtos, e os primeiros passos envolvem a conquista do primeiro posto da Ferrari e também a conquista da confiança da torcida formada por italianos e brasileiros e claro, com não poderia deixar de ser, a imprensa.

- A pole veio bem a calhar, era o que ele precisava depois do problema no Grande Prêmio da Austrália (note que aqui vale o prêmio de reconquistar a torcida brasileira, duvidosa depois de anos da era Barrichello). Na largada o primeiro erro fez com que ele perdesse uma posição. Não, eu não estou me confundindo, perder a primeira posição para Fernando Alonso foi normal, afinal o espanhol tracionou melhor, mas a ansiedade de reconquistar a liderança fez com que ele perdesse a posição também para Hamilton, que mais uma vez largou muito bem.

- Felipe Massa se via então diante de uma situação complicada, de pole position ele havia caído para terceiro e via Alonso se distanciar na liderança como sendo o piloto mais rápido na pista naquele início de prova. Decidiu ele então pra que precisaria ganhar a posição do inglês e assim pelo menos escoltar Fernando Alonso para que ganhasse a posição no pit stop, como já fazia seu ex-companheiro de equipe com maestria. E aqui nossa história se divide em dois caminhos.

- O primeiro todo mundo já conhece, logo nas primeiras voltas Felipe Massa proporcionou junto ao inglês um espetáculo que foi até bonito de se ver, porém, cometeu dois erros na mesma curva. No primeiro não conseguiu a ultrapassagem e quase perder a posição para Raikkonen, no segundo se aproveitando de uma leve fritada de pneu do inglês até conseguiu colocar o carro fisicamente à frente da McLaren, mas tomou o famoso “x” e acabou perdendo posição para Raikkonen e Heidfeld, não mais recuperando-se na prova.

- No segundo caminho Felipe Massa proporcionou o mesmo espetáculo junto ao inglês muito bonito de se ver e na sexta volta colocou o carro fisicamente à frente de Hamilton e ainda assim conseguiu acertar o tempo da freada conquistando a segunda posição. Nas voltas seguintes Massa encostaria em Alonso e lá pra vigésima volta, depois que os dois tivessem feito suas paradas ele voltaria na primeira posição e terminaria a corrida com cerca de 18 segundos na frente. Claro, como não poderia deixar de ser tanto no Brasil quanto na Itália as manchetes teriam temas parecidos, algo do tipo: “Ultrapassagem espetacular dá vitória à Felipe Massa na Malásia”. Galvão Bueno diria: “Primeiro aquela ultrapassagem linda sobre Lewis Hamilton, depois teve cabeça para ganhar a posição de Alonso nos boxes, sem arriscar o que tinha conquistado”. E na Itália? Quem teria coragem de dizer que um piloto que faz isso não merece ser o primeiro piloto da equipe?

- Por isso penso... com um jargão futebolístico: “Teria Felipe Massa jogado para a torcida?”

PIlotos de teste...

Errata e informação...

- Recebi na semana passada um comentário do leitor Felipe Maciel que me perguntou onde De La Rosa e Marc Gené correriam, já que no post sobre Ricardo Zonta na Stock eu informei que os dois estariam correndo em outras categorias...

- Na verdade Felipe no meu texto eu troquei Gary Paffett por De La Rosa, se bem que o De La Rosa chegou a cogitar correr as 24 Horas de Le Mans, mas com a contribuição de meu amigo Rodrigo Curtis aí vai o destino dos pilotos de teste da Fórmula-1 em 2007:

GP-2:
Sakon Yamamoto (Super Aguri)
Michael Ammermuller (STR)
Timo Glock (BMW)
Ho Pin Tung (Spyker)
Kazuki Nakajima (Williams)

A1-GP:
Narain Karthikeyan (Williams)

World Series:
Sebastian Vettel (BMW)
Giedo Van Der Garde (Super Aguri e Spyker)
Fairus Fauzy

F-3 - Euro:
Kamui Kobayashi (TOY) na F3 Euroseries

DTM:
Gary Paffett (McLaren)

Champ Car:
Robert Doornbos (RBR)

LMS:
Marc Gené (Ferrari) na LMS

Stock Car Brasil:
Ricardo Zonta (Renault)

- Forte abraço pro Maciel, espero ter ajudado!!!

4/08/2007

O "velho" Alonso...

Felipe Massa perde posição na largada, comete erro na terceira volta e Fernando Alonso vence o Grande Premio da Malásia de Fórmula-1...


- O espanhol Fernando Alonso da McLaren venceu nessa madrugada o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula-1 e assumiu de quebra a liderança do mundial 2007 com 18 pontos contra 16 de Kimi Raikkonen da Ferrari.

- Alonso conquistou sua vitória tracionando melhor o carro na largada, o que fez com que ele assumisse a primeira posição para não mais perder, apenas nas paradas nos boxes. Essa foi a grande definição da corrida, pois seu grande adversário seria o brasileiro Felipe Massa, mas ele cometeu dois grandes erros. Na defesa da posição na largada acabou exagerando demais e acabou perdendo a posição também para o inglês Lewis Hamilton, companheiro de Alonso. Massa no desespero da posição acabou fazendo o que podia para conquistar de volta a primeira posição, o que fez com que o bicampeão do mundo abrisse distância na liderança. Pra piorar, Massa tentou aproveitar um pequeno erro de Hamilton e conquistou um erro ainda maior em uma freada de curva colocando o carro na e perdeu não só a possibilidade de ultrapassagem como também a terceira posição para Raikkonen e a quarta para Heidfeld ficando ele em quinto.

- Nesse momento as cinco primeiras posições da prova acabaram sendo definidas, pois Fernando Alonso não só dominou a liderança como todos os seguintes apenas perderam seus lugares quando entravam nos boxes. Em alguns casos nem isso. Massa acabou tendo inúmeras dificuldades para manter o ritmo de corrida depois disso e embora conseguisse escoltar Nick Heidfeld durante boa parte da prova em nenhum momento sinalizou uma ultrapassagem. Assim Alonso pôde comemorar a 16ª vitória da carreira e assumir a liderança do mundial 2007. Foi a primeira vitória dele pela McLarem, fato para o qual ele chamou atenção em entrevista coletiva depois da prova. Para ele é fantástica a sensação de vencer na Fórmula-1 por duas equipes diferentes, no caso, Alonso conquistou 15 vitórias pela Renault e agora 1 pela McLaren.

- No pelotão de trás o grande destaque foi Rubens Barrichello, partindo dos boxes, ele em poucas voltas já ultrapassava mais uma vez seu companheiro de equipe Fernando Alonso e sabendo dosar muito bem as dificuldades ele levou o carro novamente à 11ª posição. Com base no que a Honda tem apresentado é um resultado que pode ser considerado muito bom.

- Felipe Massa depois da prova afirmou que na vida a gente arrisca, um dia da certo outro dia não dá, hoje não deu, mas que ele precisava ultrapassar Lewis Hamilton para poder alcançar Alonso e ter alguma chance de vitória. De qualquer forma vale lembrar também que ele admitiu sim o erro na tentativa de ultrapassagem. Sem se arrepender pois ele está convicto que tinha de fazer aquilo.

Classificação final:

1º Fernando Alonso (McLaren)
2º Lewis Hamilton (McLaren)
3º Kimi Raikkonen (Ferrari)
4º Nick Heidfeld (BMW-Sauber)
5º Felipe Massa (Ferrari)
6º Giancarlo Fisichella (Renault)
7º Jarno Trulli (Toyota)
8º Heikki Kovalainen (Renault)
9º Alex Wurz (Williams)
10º Mark Webber (Red Bull)
11º Rubens Barrichello (Honda)
12º Jenson Button (Honda)
13º Takuma Sato (Super Aguri)
14º Scott Speed (Toro Rosso)
15º Ralf Schumacher (Toyota)
16º Anthony Davidson (Super Aguri)
17º Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso)
18º Robert Kubica (BMW-Sauber)

Campeonato de Pilotos:

1º Fernando Alonso – McLaren – 18
2º Kimi Raikkonen – Ferrari – 16
3º Lewis Hamilton – McLaren – 14
4º Nick Heidfeld – BMW – 10
5º Giancarlo Fisichella – Renault – 7
6º Felipe Massa – Ferrari – 7
7º Jarno Trulli –
Toyota – 2
8º Nico Rosberg – Willians – 2
9º Heikki Kovalainen – Renault – 1
10º Ralf Schumacher –
Toyota – 1

Campeonato de Construtores:

1º McLaren – 32
2º Ferrari – 23
3º BMW – 10
4º Renault – 8
Toyota – 3
6º Williams – 2

Destaques:

▲▲▲ Fernando Alonso: Excelente largada, onde conquistou a primeira posição. Depois disso soube se aproveitar da disputa entre Felipe Massa e Lewis Hamilton, depois Kimi Raikkonen e Hamilton para se distanciar ainda mais na liderança. Correu com a velha autoridade dos bicampeões mundiais e mostrou que não dará fôlego à ninguém;

▲▲▲ Lewis Hamilton: Perspicaz, ganhou a posição de Massa na largada aproveitando a manobra de Alonso para cima de Massa. Depois disso agüentou por três voltas uma pressão feroz do brasileiro mostrando que falta pouco para ser considerado “gente grande” na Fórmula-1. Depois disso ainda segurou Raikkonen com tranqüilidade andando ou no mesmo ritmo ou mais rápido que o próprio Alonso, nunca mais lento. Esse menino vai loooonge;

▲▲ Rubens Barrichello: É de se ressaltar o belo trabalho que mais uma vez fez Rubens Barrichello durante a corrida. Assim como na Austrália quando largou na 17ª posição dessa vez ele largou em último e mais uma vez chegou em 11º. Mais uma vez por sinal chegou à frente de seu companheiro de equipe Jenson Button que novamente largou à sua frente. O carro é horrível, mas Barrichello está usando de sua experiência para levá-lo até o final das provas em melhores posições.

▼▼▼ Honda: Em contrapartida não podemos negar. A equipe fez um péssimo trabalho durante todo o final de semana e ainda cometeu um erro primário, que foi trazer um carro reserva que não estava em condições de ir à pista, isso no treino classificatório. Não dá...

Massa: Negativo mas nem tanto. Jogou fora a chance de pódio por forçar duas vezes: Primeiro exagerando na defesa da primeira posição com Alonso que já estava perdida, isso possibilitou a ultrapassagem de Lewis Hamilton jogando fora a chance de pódio, e depois o que todo mundo viu, o erro quando tentava ultrapassar o próprio Lewis que fez com que ele perdesse posição para Raikkonen e Heidfeld acabando com a possibilidade também de pódio. Um erro sim, mas não uma calamidade pois errou tentando o melhor resultado, que era a vitória.

Raikkonen: A mesma qualificação de Massa pois embora não tenha cometido erros foi passivo demais durante a prova. Se por um lado Massa exagerou, por outro Kimi não tentou nada demais. Aproximação não resulta em pontos... se fosse assim era melhor ter poupado o equipamento durante toda a corrida. A vantagem que ele tem em relação à Felipe Massa ainda é a vitória em Melbourne.