7/04/2008

Até o Bat-Móvel se despede de Silverstone

Red Bull perde o posto na despedida de Silvertone...


- Nos últimos anos a alegre Red Bull foi a equipe escolhida para promover a estréia mundial de alguns filmes, entre eles Star Wars e Superman. Belas foram as cenas dos mecânicos vestidos de personagens do primeiro filme citado no momento do pit stop e mais interessante ainda foi ver David Coulthard no pódio vestido de Superman. As duas provas foram em Mônaco.

- Dessa vez a Toyota foi a equipe escolhida para o lançamento do novo filme do Batman. O carro da equipe carrega o símbolo do morcegão e o Bat-Móvel, veículo do herói andou lado a lado com um carro da equipe na pista inglesa. Mais uma bela ação de marketing envolvendo a Fórmula-1. Já tem gente por aí chamando Trulli e Glock de Batman e Robin. Quem seria qual?

- E o Bat-Móvel veio assistir a última corrida da Fórmula-1 em seu palco de estréia. Sim, foi em Silverstone em 1950 que a principal categoria do automobilismo mundial fez sua primeira prova, vencida por Nino Farina que ainda se tornou o campeão daquela temporada.


- Bernie Ecclestone fez muita pressão nos últimos anos para que o governo e o BRDC - que administra o autódromo - incrementassem toda a estrutura do complexo, o que inclui até a estrada que da acesso à pista. Nada foi feito.

- Devido a isso, em pleno final de semana do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, a Fórmula-1 fechou negócio com Donnington Park e partir de 2009 é lá que a prova será realizada. Um pecado histórico, mas necessário.

- E vale ressaltar o apelo de Bernie quanto à ausência de investimentos por parte do governo inglês. Segundo ele seria necessário 0,02% do orçamento destinado às Olimpiadas de 2016. Me lembra uma outra história... de uma outra candidata à mesma competição... deixa pra lá.

Grande Prêmio da Grâ Bretanha

Santander British Grand Prix


Corrida
Pos  Piloto       Equipe                Tempo
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h39:09.440
2. Heidfeld BMW Sauber + 1:08.577
3. Barrichello Honda + 1:22.273
4. Raikkonen Ferrari + 1 lap
5. Kovalainen McLaren-Mercedes + 1 lap
6. Alonso Renault + 1 lap
7. Trulli Toyota + 1 lap
8. Nakajima Williams-Toyota + 1 lap
9. Rosberg Williams-Toyota + 1 lap
10. Webber Red Bull-Renault + 1 lap
11. Bourdais Toro Rosso-Ferrari + 1 lap
12. Glock Toyota + 1 lap
13. Massa Ferrari + 2 laps

Melhor volta: Raikkonen, 1:32.150

Não classificados/abandonos:

Piloto Equipe Volta
Kubica BMW Sauber 40
Button Honda 39
Piquet Renault 36
Fisichella Force India-Ferrari 17
Sutil Force India-Ferrari 11
Vettel Toro Rosso-Ferrari 1
Coulthard Red Bull-Renault 1
Qualificação
Pos  Driver       Team                 Q1        Vls
1. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:21.049 15
2. Webber Red Bull-Renault 1:21.554 16
3. Raikkonen Ferrari 1:21.706 18
4. Hamilton McLaren-Mercedes 1:21.835 13
5. Heidfeld BMW Sauber 1:21.873 16
6. Alonso Renault 1:22.029 15
7. Piquet Renault 1:22.491 19
8. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:23.251 16
9. Massa Ferrari 1:23.305 16
10. Kubica BMW Sauber *:**:*** 12
Q2
11. Coulthard Red Bull-Renault 1:20.174 14
12. Glock Toyota 1:20.274 14
13. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:20.531 16
14. Trulli Toyota 1:20.601 13
15. Nakajima Williams-Toyota 1:21.112 14
Q3
16. Barrichello Honda 1:21.512 9
17. Button Honda 1:21.631 11
18. Rosberg Williams-Toyota 1:21.668 6
19. Sutil Force India-Ferrari 1:21.786 9
20. Fisichella Force India-Ferrari 1:21.885 8
Treino Livre 3
Pos  Piloto      Equipe              Tempo     Vls
1. Alonso Renault 1:20.740 16
2. Webber Red Bull-Renault 1:20.988 18
3. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:21.266 14
4. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:21.277 19
5. Hamilton McLaren-Mercedes 1:21.668 14
6. Piquet Renault 1:21.786 14
7. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:22.059 21
8. Glock Toyota 1:22.183 21
9. Raikkonen Ferrari 1:22.355 20
10. Barrichello Honda 1:22.387 17
11. Button Honda 1:22.440 19
12. Massa Ferrari 1:22.461 20
13. Rosberg Williams-Toyota 1:22.544 18
14. Trulli Toyota 1:22.556 20
15. Heidfeld BMW Sauber 1:22.916 22
16. Nakajima Williams-Toyota 1:23.028 17
17. Sutil Force India-Ferrari 1:23.049 22
18. Fisichella Force India-Ferrari 1:23.112 21
19. Kubica BMW Sauber 1:23.282 20
20. Coulthard Red Bull-Renault 1:32.119 6
Treino Livre 2
Pos  Piloto       Equipe              Tempo     Vls
1. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:19.989 35
2. Webber Red Bull-Renault 1:20.520 32
3. Hamilton McLaren-Mercedes 1:20.543 31
4. Coulthard Red Bull-Renault 1:20.589 36
5. Rosberg Williams-Toyota 1:20.748 43
6. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:20.805 43
7. Button Honda 1:20.929 39
8. Massa Ferrari 1:20.943 18
9. Nakajima Williams-Toyota 1:20.985 18
10. Barrichello Honda 1:21.002 34
11. Kubica BMW Sauber 1:21.023 33
12. Raikkonen Ferrari 1:21.275 31
13. Heidfeld BMW Sauber 1:21.453 36
14. Glock Toyota 1:21.472 18
15. Alonso Renault 1:21.511 27
16. Fisichella Force India-Ferrari 1:21.520 42
17. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:21.634 39
18. Piquet Renault 1:21.642 45
19. Sutil Force India-Ferrari 1:21.756 30
20. Trulli Toyota 1:22.196 23
Treino Livre 1
Pos  Piloto       Equipe              Tempo      Vls
1. Massa Ferrari 1:19.575 8
2. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:19.587 15
3. Hamilton McLaren-Mercedes 1:19.623 13
4. Raikkonen Ferrari 1:19.948 16
5. Kubica BMW Sauber 1:20.367 11
6. Alonso Renault 1:20.436 7
7. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:20.588 18
8. Piquet Renault 1:20.653 16
9. Coulthard Red Bull-Renault 1:20.698 16
10. Rosberg Williams-Toyota 1:20.744 27
11. Webber Red Bull-Renault 1:20.892 10
12. Glock Toyota 1:21.102 22
13. Heidfeld BMW Sauber 1:21.107 18
14. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:21.166 17
15. Trulli Toyota 1:21.265 22
16. Nakajima Williams-Toyota 1:21.282 21
17. Button Honda 1:21.901 7
18. Sutil Force India-Ferrari 1:22.169 16
19. Fisichella Force India-Ferrari 1:22.219 19
20. Barrichello Honda 1:24.123 4

7/03/2008

Números de Massa

A situação de Felipe perante outros brasileiros...


- Este final de semana o brasileiro Felipe Massa pela primeira vez em sua carreira na Fórmula-1 defenderá a liderança de um mundial, condição que nunca antes havia chegado. Além disso, ele está prestes a igualar números importantes de outro piloto brasileiro e se tornar o quarto melhor tupiniquim na história. Estou falando de Rubens Barrichello.

- É importante deixar claro que este post não tem a intenção de comparar os dois pilotos, muito menos diminuir aquilo que Rubens fez em sua passagem em especial pela Ferrari, que aconteceu em um momento completamente diferente.

- Hoje, os cinco melhores pilotos brasileiros em números na categoria são:

Ayrton Senna:
3 títulos
41 vitórias
65 poles

Nelson Piquet:
3 títulos
23 vitórias
24 poles

Emerson Fittipaldi:
2 títulos
14 vitórias
6 poles

Rubens Barrichello:
9 vitórias
13 poles

Felipe Massa:
8 vitórias
12 poles

- Sim, Felipe Massa está a uma vitória e uma pole de igualar os números de Rubens Barrichello na Fórmula-1 e se tornar o quarto melhor piloto brasileiro da história da categoria. Nâo digo que isso deva acontecer já nos próximos sábado e domingo, mas ainda em 2008 isso deverá ocorrer. Talvez seus números possam até mesmo ser quebrados. Encaminhando-se para uma disputa de título, impossível de ser vivido por Rubens devido ao fator Schumacher, Felipe se isolaria na condição.

- Apenas números, mas importantes.

Foto: www.g1.com.br

7/01/2008

O peso do descaso

Após proibição, F-Truck volta a Interlagos no próximo domingo...


- O mais tradicional problema do autódromo de Interlagos, palco do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1 - o mais importante evento esportivo do país - era o asfalto. Era, pois em 2007 a pista foi interditada por alguns meses para que toda a camada por onde os carros passam fossem retirada e depois refeita com material da melhor qualidade que se pode encontrar no planeta.

- Dias depois uma denúncia do jornalista Fabio Seixas da Folha de São Paulo chamou atenção das pessoas que fiscais de pista haviam jogado cimento na pista para conter vazamentos de óleo, o que esse novo asfalto não aceita, pois é extremamente prejudicial ao material. Pois bem, para "abafar o caso" uma série de normas foi imposta pela prefeitura de São Paulo para conservação do local. Normas essas que seguem a cartilha da empresa que efetuou a reforma do autódromo à pedido da FIA.

- Entre essas normas, havia a restrição de peso. Veículos de porte muito grande não poderiam mais competir em Interlagos, ou seja, a badalada Fórmula Truck perderia seu principal palco. Foi um "Deus nos acuda", de difícil aceitação, mas isso garantiria as perfeitas condições do local para a prova da Fórmula-1, realizada agora no final do ano.

- Todos elogiaram. 90% dos pilotos da F-1 se mostrou surpreso com relação à qualidade do novo piso e assim a decisão tripla do mundial aconteceu em um palco que esteve à altura do show. Pilotos de Stock Car, de F-3 e outras categorias que passaram por lá na seqüência também aprovaram as obras.

- Eis que, 8 meses após a reinauguração do autódromo de Interlagos, a Truck está de volta. Quando da proibição todos fizeram um alarde imenso com o acontecido. Mas, por debaixo dos panos, o acordo entre a organização da categoria e o prefeito Gilberto Kassab foi realizado. Assim mesmo, sem pompa para não chamar atenção.

- E como fica o Grande Prêmio do Brasil e a imagem da Confederação Brasileira de Automobilismo caso as ondulações voltem a aparecer na pista? Não sou engenheiro e não posso dar uma palavra exata sobre o assunto, mas a recomendação de uma empresa que fez um trabalho tão bem feito não pode ser ignorada, principalmente depois que uma norma proibiu os caminhões de competirem no autódromo de Interlagos.

- A corrida vai acontecer no próximo domingo, dia 6 de julho, não há mais volta. O máximo que se pode fazer daqui pra frente é torcer para que a prefeitura, através da SP Turis - administradora do autódromo - volte atrás na decisão e mantenha a recomendação de quem entende do assunto. Caminhões não podem competir em Interlagos e como além de tudo sou paulistano não quero que meu dinheiro seja jogado no lixo.

- E que ninguém reclame quando, em tempos de GP do Brasil, surgirem os velhos boatos que a prova pode mudar de cidade.