3/22/2007

BMW e Ferrari... na mira de novo!!!

Dessa vez o assoalho é que é flexível...

- Começaram as especulações extra-pista na temporada 2007. Assim como em 2006 equipes reclamam para todos os lados sobre soluções encontradas por equipes para seus carros. Não estou me esquecendo que Spyker ainda quer entrar na justiça contra Super Aguri e Toro Rosso por usar os carros de suas "equipes matriz" (Honda e Red Bull), mas quero me concentrar no primeiro capítulo pós início de temporada.

- Algumas equipes andaram reclamando que Ferrari e BMW estão utilizando assoalhos flexíveis em seus carros e como assoalhos fazem parte do conjunto aerodinâmico estariam fora do regulamento. Ano passado algumas equipes também protestaram contra Ferrari e BMW acusando-as de usarem asas flexíveis, que também são peças aerodinâmicas. Na ocasião um vídeo de uma câmera On Board mostrava quase que claramente as asas se movendo, o que causou uma espécia de comoção geral no circo da Fórmula-1.

- Tudo bem, eu não quero entrar no mérito da questão dessa vez até mesmo porquê não acredito que os carros andem com câmeras embaixo do assoalho para saber se eles se movem ou não (até mesmo porquê não haveria sequer iluminação suficiente), mas o que eu acho estranho é uma coisa: Por quê sempre com Ferrari e BMW?

- Das duas uma... ou todas as equipes estão armando uma "cruzada" contra as duas equipes por algum motivo ou as duas equipes estão interligadas no momento de burlar o regulamento, porquê elas não só fazem o que não é permitido como também tem as mesmas idéias "escusas", pelo menos segundo as rivais... por enquanto eu ainda não me decidi por qual caminho seguir, alguém tem alguma opinião?

3/20/2007

Wurz: Sorte e técnica

Salvo por um palmo...


- Se teve o azar de ser acertado por David Coulthard em uma verdadeira barbeirada no Grande Prêmio da Austrália, o austríaco Alexander Wurz em sua reestréia na Fórmula-1 deve agradecer a sorte que teve de não ser acertado na cabeça pela Red Bull do escocês.

- Wurz diz que não quer nem sequer pensar no que poderia ter acontecido. E é melhor não pensar mesmo, segundo ele o carro passou há menos de 20 centimetros de seu capacete, mas eu acredito que tenho sido cerca de um palmo.

- Algo interessante de se comentar também é a habilidade de Wurz que pôde perceber o perigo há tempo tirando as mãos do volante. Ele com certeza teria seus dedos esmigalhados se não tivesse feito isso. Parabéns Wurz, você nasceu de novo...

- De resto é só analisar a foto!!

ps. Obrigado pelas mais de 300 visitas que tive na última semana, obrigado mesmo!!!

Nelsinho na Renault? Já?

É o que se fala por aí... eu acho cedo...


- Desde o início da temporada muito se falou sobre a possibilidade de Giancarlo Fisichella não chegar ao fim da temporada de 2007 como piloto da Renault, sendo então substituído por Nelsinho Piquet por conta de seu já anunciado mau trabalho, que ainda não havia nem sequer começado.

- Depois do início da temporada Flávio Briatore, "P" da vida com a estréia de Kovalainen e o desempenho de Fisichella, solta farpas contra os dois pilotos do time. “Todo mundo pôde acompanhar pela TV, não tenho como defendê-lo”, foi o que disse Briatore “Se eu dissesse que ele fez um bom trabalho, eu seria um completo idiota”. Claro que a estréia de Kovalainen não foi a estréia dos sonhos, nem pode mesmo ser comparada à estréia de Lewis Hamilton, mas por quê essa lavação pública de roupa suja?

- Agora a bola da vez é Giancarlo Fisichella, pois para Briatore depois da metade da prova Físico já tinha ido para o hotel. E foi além, para ele com Fisichella no volante a equipe perde meio segundo por volta em relação às demais. Mais que isso, Briatore disse o que ninguém esperava... ele já sente saudades de Alonso.

- Acho que é muito cedo para levar em consideração até mesmo o que Briatore diz, mas a grande dúvida na verdade é saber como os dois pilotos irão reagir às críticas públicas e se isso não pode prejudicar o desempenho dois dois.

- Nelsinho Piquet já está de olho, inclusive vai com a equipe para os testes na Malásia, ao que dizem, Ricardo Zonta também está de olho!!!

3/18/2007

Raikkonen sai na frente!!!

Com toda tranquilidade do mundo ele conquista a primeira vitória da Fórmula-1 "nova era"...

- O finlandês Kimi Raikkonen da Ferrari venceu ontem e etapa de abertura do mundial 2007 de Fórmula-1 e assim ele sai na frente na disputa interna com Felipe Massa pelo posto de primeiro piloto da equipe. Foi a primeira vez que um piloto estreante chega vencendo na Ferrari desde 1989 quando o inglês Nigel Mansell venceu o Grande Prêmio do Brasil no Rio de Janeiro. Raikkonen partiu na pole position e foi muito rápido nas primeiras voltas chegando a abrir quase 20 segundos de vantagem para o surpreendente Lewis Hamilton que era o segundo colocado quando Kimi parou no pit, fato que aliás, permitiu à Hamilton liderar suas primeiras quatro voltas em um Grande Prêmio. Hamilton acabou chegando na terceira posição depois de perder tempo atrás de um retardatário na volta em que ia entrar no Box permitindo que seu companheiro Fernando Alonso ganhasse sua posição.

- Felipe Massa como já era esperado partiu pra uma corrida de recuperação e chegou em uma boa sexta colocação. Com uma estratégia de apenas uma parada no Box Massa partiu de pneu mole pra conseguir ultrapassar os carros mais lentos e só não conquistou uma posição melhor pois perdeu muito tempo atrás de Jenson Button e Rubens Barrichello. No final ele de envolveu em uma boa disputa pela quinta posição com Giancarlo Fsichella da Renault mas preferiu não arriscar muito não conseguindo a posição.

- Massa acabou largando em último lugar e não em sexto pois a Ferrari optou instantes antes da prova por trocar o motor de seu carro, pelo regulamento técnico da Fórmula-1 pilotos que trocam de motor no mesmo final de semana perdem 10 posições no grid, no caso de Felipe Massa ele acabou tendo de largar em último e acredita que o carro imprimiu um bom ritmo durante a prova mostrando que é mesmo muito competitivo e se não fosse o problema de câmbio na classificação ele teria sim brigado pela vitória. De qualquer forma ele fez questão de parabenizar Kimi Raikkonen por sua primeira vitória na Ferrari.

- Rubens Barrichello largando da 17ª posição conseguiu imprimir um ritmo razoável de prova e chegou em 11º. Poderia também ter ido melhor, mas um erro de estratégia da Honda impediu que isso acontecesse. Barrichello largou com pneus macios e tanque mais vazio que seu companheiro de equipe Jenson Button, mesmo assim quando os dois se encontraram na pista a equipe não pediu a Button que cedesse posição e Button fez questão de segurar tanto Barrichello quanto Felipe Massa que vinha logo atrás. Isso acabou atrasando o ritmo de Barrichello e fez com que ele perdesse tempo logo quando precisava ser mais rápido.

Classificação - Grande Prêmio da Austrália - Fórmula-1 - 1ª Etapa

1º Kimi Raikkonen (Ferrari) - 1h25m28s770
2º Fernando Alonso (McLaren)
3º Lewis Hamilton (McLaren)
4º Nick Heidfeld (BMW-Sauber)
5º Giancarlo Fisichella (Renault)
6º Felipe Massa (Ferrari)
7º Nico Rosberg (Williams)
8º Ralf Schumacher (Toyota)
9º Jarno Trulli (Toyota)
10º Heikki Kovalainen (Renault)
11º Rubens Barrichello (Honda)
12º Takuma Sato (Super Aguri)
13º Mark Webber (Red Bull)
14º Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso)
15º Jenson Button (Honda)
16º Anthony Davidson (Super Aguri)
17º Adrian Sutil (Spyker)

Não completaram:

Alex Wurz (Williams)
David Coulthard (Red Bull)
Robert Kubica (BMW-Sauber)
Scott Speed (Toro Rosso)
Christijan Albers (Spyker)

Destaques do pódio:

▲▲▲ Kimi Raikkonen: Foi constante o tempo todo. Largando na frente ele já havia aberto mais de 20 segundos de vantagem pra Lewis Hamilton no momento de fazer seu primeiro pit. No final de prova comemorou muito recebendo a bandeirada fugindo de seu estilo “gelado”. Mostrou-se adaptado e não precisa mais ser testado na nova equipe. Correu toda a prova sem o rádio mas esteve seguro mesmo assim pois a estratégia já estava definida segundo ele. Segundo ele a corrida foi mais fácil do que ele pensava e não precisou forçar tanto. Achou o início de campeonato perfeito e declarou que o trabalho que está sendo feito na Ferrari está tornando a vida dele muito mais fácil.

▲▲ Fernando Alonso: Bem à seu estilo Alonso esperou pacientemente na terceira colocação (atrás de seu companheiro de equipe) até conseguir a posição nos pits. Perdeu duas posições na largada e limitou-se a acompanhar o ritmo de Hamilton. Conseguindo a posição abriu dois segundos de vantagem e assim se manteve até o final, como sempre, correu pro gasto... mas sempre o suficiente. Segundo ele foi um bom final de semana e ele tem mais é de comemorar pois seria impossível seguir o ritmo das Ferraris hoje.

▲▲▲ Lewis Hamilton: Foi o primeiro piloto estreante a chegar no pódio desde 1996 quando Jacques Villeneuve estreou pela Williams também em Melbourne na Austrália. Fez uma corrida fantástica e imprimiu um ritmo tão seguro e livre de erros que ele parecia um dos pilotos mais experientes da categoria. Fora isso fez uma largada impressionante. Partindo de quarto foi atrapalhado por Kubica mas soube mudar de lado na pista no momento certo e acompanhou Nick Heidfeld, os dois passaram Alonso, foi muito esperto. Com isso ele chegou até a liderar a corrida quando Kimi Raikkonen parava nos boxes, uma pena que foi atrapalhado por retardatários quando foi fazer sua última parada senão teria chegado à frente do espanhol. Na entrevista coletiva não conseguia dizer outra coisa senão: “fantástico”.

Outros destaques positivos:

▲▲▲ Felipe Massa: Um dos poucos pilotos a partirem para a arriscada estratégia de apenas uma parada (principalmente contando que ninguém saberia como seria a nova estratégia em relação à pneus). Na primeira parte da prova largou com pneus duros e pôde conseguir ultrapassagens. Poderia ser melhor caso não fosse atrapalhado pela disputa entre Rubens Barrichello e Jenson Button. No final da prova ainda pôde brigar com Giancarlo Fisichella pela quinta posição mas preferiu não arriscar demais. Segundo ele é tudo que a equipe poderia ter conquistado mesmo mas andar bem de carro pesado permitiu que ele tivesse certeza da competitividade da Ferrari. Acredita piamente que teria brigado pela vitória não fosse o problema de câmbio enfrentado por ele na classificação.

▲BMW: A equipe foi muito rápida durante todo o final de semana mas já eram esperados alguns problemas de câmbio, e foi exatamente o que aconteceu. Robert Kubica abandonou na 36ª volta com a quinta marcha travada. Ele faria uma parada a menos, atacaria no final e ainda por cima estava à frente de Nick Heidfeld. Segundo Kubica a parte boa é que agora a equipe descobriu o que acontece com a peça. Heidfeld por sua vez acredita que o carro estava perfeito no final e vibrou muito com sua largada afirmando que largou melhor até mesmo que Raikkonen. Para ele a corrida foi fantástica.

Destaques negativos:

▼▼▼ Button: Optou por uma estratégia de apenas uma parada nos pits. Com o tanque cheio e o carro pesado acabou segurando o próprio companheiro de equipe Rubens Barrichello que vinha em um ritmo bem melhor, chegando a andar 2 segundos mais rápido por volta. Segundo ele o carro estava muito desequilibrado e com pouca asa na frente, sendo que a equipe não conseguiu resolver seu problema pois o rádio deu problema. Na saída dos pits exagerou na velocidade e levou um Drive Trough... o resultado foi o 15º.

▼▼▼ Kovalainen: Dê-se o devido desconto pelo fato de Kovalainen ser um estreante, aliás, sempre se deu esse desconto, ele sabia que não seria tão cobrado. Só que ele relaxou demais e abusou do direito de cometer erros. Largou em 13º contra 6º de Fisichella, saiu inúmeras vezes da pista e não foi combativo em momento nenhum, mesmo com carros mais lentos. Ganhou de brinde uma sonora bronca de Flávio Briatore, chefe da Renault que no final da prova afirmou categoricamente que Kovalainen teve uma tarde horrível. Segundo ele Kovalainen é um novato mas Hamilton também é e fez uma ótima prova. Kovalainen por sua vez... concordou com o chefe

Próxima prova: Grande Prêmio da Malásia – 08/04 - Sepang