10/13/2007

Stock Car em Buenos Aires

O que se passa com a maior categoria do Brasil?

- Semana passada conversava na Rádio Capital com uma pessoa do qual me orgulho muito de ser companheiro de equipe, Tatá Muniz, que por lá apresenta o Giro Final, onde geralmente estou ao seu lado na "Central Capital de Informações Esportivas". Quando perguntei à ele se conhecia a China (logo mais o GP começaria) ele me disse que sim, que uma vez a Rádio Gazeta o mandou para lá para cobrir uma série de amistosos do Santos Futebol Clube. Fiquei boquiaberto...

- Aqui não é uma crítica à nenhum meio de comunicação, nenhum mesmo, a situação financeira do nosso país é completamente diferente nos dias de hoje e eu mesmo acharia um absurdo que alguém tivesse de viajar para outro lado do mundo para cobrir amistosos de qualquer clube que fosse.

- Mas a Stock Car, que decidiu definitivamente se apoiar na exposição que a Rede Globo faz dos produtos relacionados com a categoria, se auto intitula uma categoria rica. Sim, rica de dinheiro mesmo, e mesmo assim algumas coisas acontecem.

- Essa semana uma pessoa, que por motivos óbvios não citarei seu nome aqui, deixou de ir à uma etapa da Stock Car pela primeira vez no ano por corte de gastos. Uau...

- Mais do que isso, a Cronomap, que é responsável pela cronometragem oficial da categoria e também pela divulgação dos resultados oficiais estampou em seu site o seguinte comunicado. Clique para ampliar:


- Eu gosto muito da Stock Car, mas definitivamente algumas coisas são impossíveis de se aceitar.

- E pela Globo, a única coisa que eu sei é que Ricardo Sperafico é pole position, a sua primeira na categoria. Ricardo Maurício é o segundo colocado, e o resto? Tudo bem que a emissora transmitirá a corrida amanhã, e na tela você verá o "Terra", a "Medley", a "Eurofarma", mas será que vale à pena? Para a própria Stock Car eu pergunto...

Edit: Agora o Grande Prêmio e alguns releases me deixaram melhor informado...

Grid de Largada (em negrito classificados para o playoff):

1) Ricardo Sperafico (P3), 1min19s163
2) Ricardo Maurício (PA), 1min19s790
3) Cacá Bueno (ML), 1min19s958
4) Popó Bueno (CA), 1min19s977
5) Enrique Bernoldi (VB), 1min20s021
6) Thiago Camilo (CA), 1min20s126
7) Valdeno Brito (P3), 1min20s142
8) Felipe Maluhy (ML), 1min20s412
9) Luciano Burti (VB), 1min20s671
10) Daniel Serra (VB), 1min21s656

11) Antonio Jorge Neto (ML),1min19s694
12) Rodrigo Sperafico (VB), 1min19s713
13) Nono Figueiredo (ML), 1min19s758
14) Antonio Pizzonia (VB), 1min19s778
15) Ruben Fontes (P3), 1min19s779
16) Duda Pamplona (ML), 1min19s797
17) Giuliano Losacco (CA), 1min19s799
18) Ricardo Zonta, 1min19s905
19) Alan Hellmeister (ML), 1min19s970
20) Juliano Moro (ML), 1min19s986
21) Ingo Hoffmann (ML), 1min20s069
22) Alceu Feldmann (CA),1min20s189
23) Carlos Alves (VB), 1min20s248
24) Guto Negrão (P3),1min20s333
25) Thiago Marques (VB), 1min20s372
26) Daniel Landi (P3), 1min20s385
27) Allam Khodair (CA), 1min20s406
28) Pedro Gomes (P3) 1min20s470
29) David Muffato (P3),1min20s476
30) Marcos Gomes (CA), 1in20s508
31) Fábio carreira (CA), 1min20s513
32) Rubem Carrapatoso (ML), 1min20s543
33) Chico Serra (P3), 1min20s603
34) Lico Kaesemodel (ML), 1min20s698
35) Christian Conde (ML), 1min20s753
36) Hoover Orsi (VB), 1min21s144 *
37) Tarso Marques (ML), 1min21s466 *
38) Paulo Salustiano (CA), 1min21s705 *


* Pilotos beneficiados pela regra do privilégio

Estação Autódromo, saiba usá-la

Será que essa estalçao funciona? Saiba onde fica e cuidado...

- Circulando por blogs durante a semana ví muitos elogios à nova "Estação Autódromo", da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos", e em alguns entrei na onda e elogiei também.

- Sou um entusiasta da cidade de São Paulo e também dos transportes coletivos, conheço a história, detalhes, e alguns pormenores. Mas algumas coisas não são fáceis de se aceitar.

- Primeiro: O Blog do Fábio Seixas descobriu e confirmou que a "Ponte Orca", um sistema gratuito de vans que integra a linha ferro com a linha metroviária não funcionará no final de semana do GP. Ok, normalmente o serviço não funciona aos finais de semana, mas em ocasiões como essa não podemos abrir mão de um luxo como esse.

- A sugestão de Seixas então foi mesmo ir de carro. Certo, as estações da Marginal Pinheiros prepararão bolsões de estacionamento e até compensa deixar o veículo por lá e pegar o trem até Interlagos, afinal de contas, é na junção obrigatória da avenidas Interlagos e Nações Unidas que o trânsito para. Resolvido? Não...

- Depende muito de qual setor você utilizará para assistir ao GP, as ilustrações abaixo, retiradas do próprio site da CPTM mostram que para quem assistirá o GP na parte de trás do circuito é uma boa, são apenas 600 metros, mas como a estação ficou extremamente mal posicionada, quem entrará pela parte da frente terá de enfrentar uma looonga caminhada. Veja você mesmo e clique para ampliar:


- A estação está alocada em uma área complicadíssima da cidade então, além de disso, se você é daqueles que gosta de assistir toda e qualquer categoria, cuidado. A região não é das mais amistosas, a segurança deve funcionar apenas durante as "festividades" da Fórmula-1 e da "Stock Car".

- Por quê isso? Porquê ao contrário de outros países essa linha não foi feita para atender um ponto turístico, e sim uma região carente da cidade, o que não tem nada de errado. Mas para chegar até onde chegava antigamente, no Jardim Varginha, a CPTM utilizou a antiga rota de trens da extinta FEPASA, uma linha simples que foi duplicada apenas para a nova obra e que nos seus últimos anos de vida vivia uma situação tão precária que a passagem do usuário nem era cobrada.

- Surreal? Não, isso acontece até hoje em mais uma linha da cidade, entre Itapevi e Amador Bueno, se você quer andar de trem de graça é só pegar essa linha, sem saber quais motivos o levaria até lá.

- Isso tudo acontece porquê a CPTM não e uma boa gestora para nosso sistema de transportes por trilhos. Enquanto se preocupa apenas com a modernidade das estações se esquece que a cidade de São Paulo tem lugares muito importantes que são esquecidas pelas pessoas por não terem a mínima condição de acesso.

- Quem conhece um pouco da nossa história ferroviária já deve ter ouvido falar de Paranapiacaba, uma cidade histórica, onde você se sente na Inglaterra antiga e do alto do mirante pode ver as praias de Santos do alto da Serra do Mar, uma das visões mais lindas que já tive na vida. Me senti um jesuíta. Mas a única forma de se chegar à Paranapiacaba era via trem, e por razões comerciais a "linha D" agora não chega até lá. Triste... tão triste quando fazer propoaganda em cima de uma estação que não funcionará como prometem... aonde vamos parar!!!

10/12/2007

Stock e o playoff: 1º - Cacá Bueno

Okay, pouca gente gosta de Cacá Bueno. Mas é absolutamente inegável que ele anda muito...


Cacá Bueno - 0
1º colocado
227 pontos

- O cargo de narrador da Rede Globo de Televisão que Galvão Bueno, pai de Cacá sempre ajudou muito em sua ascensão no automobilismo brasileiro. Porém, com o crescimento da Stock Car e com a má vontade que algumas pessoas tem com relação ao pai o prejudicado sempre foi Cacá. Sempre cobrado, sempre criticado, sempre pré-julgado, Cacá Bueno incorporou à seu estilo a imagem contraditória do pai, fato que o fez por muitos anos procurar o automobilismo argentino para estabelecer sua carreira.

- São Paulo é um grande exemplo disso. Não existe uma corrida sequer onde Cacá não
seja vaiado quando está na pista, quando está no pódio, quando fala ao microfone. Poucos sabem que ele é paulista pois ao que tudo indica ele faz questão de negar e assume uma imagem carioca, por ser radicado por lá.

- E contra a torcida Cacá foi campeão pela primeira vez na Stock Car exatamente em São Paulo no ano passado, depois de três vices. Embora muita gente não aprove o estilo Cacá Bueno de ser é bom lembrar que ele é sim hoje um dos melhores, senão o melhor, piloto da categoria, com seu estilo arrojado, com suas voltas rápidas, e com uma habilidade tremenda para negociar ultrapassagens. Cacá Bueno também sabe como ninguém cuidar de um jogo de pneus.

- Depois do título do ano passado a temporada 2007 parecia entregue aos novatos, com vitórias espaçadas no início do ano. A vitória em Santa Cruz do Sul, aliada ao abandono do amigo Thiago Camilo o colocou em posição de vantagem no campeonato para conquistar a liderança e não mais perder até o final da primeira fase. Agora é aquela história, ele é o líder, todos correm contra ele e ninguém tem mais à perder que Cacá Bueno. Mas também é bom não duvidar desse paulista com alma carioca que adora incomodar as pessoas.

Ficha técnica:

Nome completo: Carlos Eduardo Santos Galvão Bueno Filho
Data de Nascimento: 24/07/76
Local: São Paulo
Altura: 1,82m

Currículo:

1995 - Copa Fiat Uno - novatos
1996 - Copa Fiat Uno
1996 - 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Stock Car B
1997 - 3º lugar na Copa Palio
1997 - Campeão de Stock Car, categoria B
1998 - Vice-Campeão Sul-americano de Superturismo
1999 - Campeão Sul-americano de Superturismo, pela equipe Peugeot Sport Mercosul
2000 - Campeonato Argentino de TC2000
2001 - 3º lugar no Campeonato Argentino de TC2000
2002 - 3º lugar no Brasileiro de Stock Car V8
2003 - Vice-campeão brasileiro de Stock Car V8
2004 - Vice-campeão brasileiro de Stock Car V8
2005 - Vice-campeão brasileiro de Stock Car V8
2006 - Campeão brasileiro da Stock Car V8

Stock e o playoff: 2º - Ricardo Maurício

Depois de se transferir para uma equipe grande e conquistar a primeira vitória da carreira, Ricardo Maurício chega com mais status à Super Final da Stock...


Ricardo Maurício - 90
2º colocado
221 pontos

- Carros e pilotos da Stock Car Brasil já estão em Buenos Aires e hoje o quadro "Stock e o playoff" faz sua penúltima apresentação. Com Ricardo Maurício, da equipe Medley A. Mattheys, uma das mais fortes da categoria.

- Ricardo Maurício é um cara rodado. Passou por inúmeras categorias da Europa (incluindo F-3000 Internacional) e chegou à Stock Car de forma tímida pela equipe Katálogo em 2004, equipe que não lhe dava muitas chances, embora mesmo assim Ricardo tenha se classificado para o playoff na 10ª colocação.

- Para este ano foi anunciado como piloto da Medley e por isso colocou na cabela que chegaria muito mais forte ao playoff. Assim sendo, conquistou logo na primeira prova da temporada em Interlagos sua primeira vitória na categoria, se aproveitando de erro de Daniel Serra. Depois disso fez uma temporada extremamente constante e nas últimas provas ainda teve fôlego para roubar o segundo lugar na classificação que pertencia à Thiago Camilo.

- Ricardo Maurício tem experiência com todo tipo de carros, foi piloto de teste da Revista Racing por muito tempo e só abandonou a função pois as reuniões técnicas da Medley acontecem às terças feiras, mesmo dia que era usado para dirigir os mais variados carros para a publicação. Valeu a pena, se mantiver a consistência durante a fase final do campeonato chegará com muita força à São Paulo.

Ficha técnica:

Nome: Ricardo Maurício
Data de nascimento: 07/01/1979
Local: São Paulo
Altura: 1,63m
Peso: 58 kg

Currículo:

1995 - Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford
1997/1998 - Fórmula 3 inglesa
1999/2002 - Fórmula 3.000 Internacional (Sem títulos)
2003 - Fórmula 3 Espanhola
2004/2007 - Stock Car V8

10/11/2007

22 Test drivers

Ferrari anuncia parceria de fornecimento com a A1 GP para as próximas temporadas. Que jogada...



- A1 GP e Ferrari anunciaram hoje que à partir da temporada 2008/2009 e também pelas 5 temporadas segiuntes, totalizando 6, os carros utilizados pela categoria serão fabricados pela montadora italiana, bem como seus motores.

- Como o próprio anúncio oficial da categoria diz, agora sim a A1 entrará para o caminho das grandes categorias do automobilismo mundial, foi uma excelente jogada. Todos os países que representam a categoria andarão com os carros da maior escuderia da história da Fórmula-1.

- Serão carros de Fórmula-1? Não, não serão, mas os primeiros carros já serão baseados no F1 2007 que Massa e Raikkonen disputam a atual temporada da Fórmula-1. Torço aliás para que não usem tantos defletores como os Fórmula-1 para não extinguir as ultrapassagens na A1.

- E onde está a vantagem para a Ferrari? De uns tempos para cá a Fórmula-1 vem limitando cada vez mais os testes coletivos da categoria fazendo com que pilotos e equipes estejam amarrados quanto ao desenvolvimento. Ou seja, caso queira testar inovações na A1 para a Fórmula-1, a Ferrari terá a disposição a palavra de 22 equipes que disputam a "Copa do Mundo do Automobilismo". Uma jogada e tanto.

- São espertos esses ferraristas...

Stock e o playoff: 3º - Thiago Camilo

Líder de boa parte do campeonato e primeiro a se classificar para o playoff, Thiago Camilo chega com um dos líderes mas com uma duvida: Por quê caiu tanto na decisão da primeira fase?


Thiago Camilo
3º colocado
217 pontos

- O paulista Thiago Camilo vem lutando há algumas temporadas com belas atuações e algumas vitórias para se firmar entre os grandes da Stock Car Brasil. Em 2007 ele conseguiu. Durante as cinco primeiras etapas foi chamado de "Rei das Sextas Feiras", por sempre fazer o melhor tempo nos treinos livres que acontecessem no dia anterior à classificação.

- Em Londrina porém Thiago trocou de carro com seu companheiro de equipe Giuliano Losacco, que não fez até aqui boa temporada, e venceu a etapa. Em conversa com ele, Thiago afirmou que a equipe estava colocando em prática alguns segredos para crescer ainda mais na reta final do campeonato. Não era segredo para ninguém que o time queria muito que Losacco também crescesse.

- Só que curiosamente foi a última grande atuação de Camilo, que em Santa Cruz abandonou, em Curitiba também e em Brasília mesmo fazendo boa prova de recuperação não teve chance de vitória em momento algum. Isso fez com que, de líder disparado, ele se classificasse apenas em 3º lugar, atrás de Cacá Bueno e Ricardo Maurício.

- E Thiago é um bom piloto, consistente, rápido e bom de treinos. negocia bem as ultrapassagens e gosta do show que é a Stock Car. Caso recupere a boa forma do início do ano deve chegar à São Paulo como o grande favorito ao título. Andou muito nas 5 primeiras etapas.

Ficha técnica:

Nome: Thiago Palmieri Camilo
Data de nascimento: 20 de setembro de 1984
Local: São Paulo -SP.
Altura: 1,88
Peso:87 KG

Currículo:

2001 - 3º colocado na Stock Car Light
2002 - 3º colocado na Stock Car Light
2003 - estréia na Stock V8; 17º lugar no campeonato.
2004 - estréia na Vogel; 1ª pole position (Tarumã) e primeira vitória (Interlagos); 4º colocado no campeonato.
2005 - 7º colocado no campeonato; 1 vitória (Rio de Janeiro).
2006 - 6º colocado no campeonato; 1 vitória (Curitiba).

10/10/2007

Stock e o playoff: 4º - Ingo Hoffmann

Volta do especial "Stock e o playoff" traz o paulista, chamado de alemão, que já foi campeão brasileiro simplesmente 12 vezes...

Ingo Hoffmann - 17
4º colocado
214 pontos

- O automobilismo brasileiro, apesar de uma história maravilhosa tem poucas lendas. Ingo Hoffmann é uma delas. Na, atualmente, principal categoria das competições nacionais ele já tem nada mais nada menos do que 12 títulos, o que em uma categoria equilibrada é um número mágico. Por muito tempo Ingo destoou entre os demais.

- Hoje talvez com o peso da idade, que ele insiste em não mostrar nas pistas, haja pilotos iguais a ele, melhores não. Ano passado enfrentou inúmeros problemas com o carro desde a etapa onde comemorou 300 corridas da Stock Car Brasil e por isso acabou ficando de fora do playoff, sendo o melhor dentre todos os pilotos nas quatro últimas provas. O resultado é que mesmo assim foi apenas o 11º colocado.

- Em 2007 colocou em prática toda sua experiência sendo arrojado nos momentos certos e burocrático quando necessário e por isso classificou-se para a fase final do campeonato na quarta posição sendo tido por muitos como o grande favorito para a conquista do título. Há alguma dúvida que ele chegará à São Paulo disputando a taça?

Ficha técnica:

Nome: Ingo Otto Hoffmann
Nascimento: 28 de fevereiro de 1953
Naturalidade: São Paulo (SP)

Currículo:

1973 - campeão brasileiro de Divisão 3 1.600cc; campeão paulista de Divisão 3 1.600cc
1974 - bicampeão brasileiro de divisão 3 1.600cc; bicampeão paulista de Divisão 3 1.600cc
1975 - estréia no automobilismo europeu, com quinto lugar no Inglês de Fórmula 3; contrato como segundo piloto da Fittipaldi-Copersucar na Fórmula 1
1976 - estréia na Fórmula 1 no GP do Brasil, com 11º lugar; participação nos GPs dos EUA, Espanha e França; participação no Europeu de Fórmula 2
1977 - sétima colocação no GP Brasil; participação no Europeu de Fórmula 2
1978 - campeão sul-americano de Fórmula 2
1980 - campeão brasileiro de Stock Car
1985 - bicampeão brasileiro de Stock Car
1988 - campeão brasileiro de Marcas & Pilotos
1989 - tricampeão brasileiro de Stock Car
1990 - tetracampeão brasileiro de Stock Car
1991 - pentacampeão brasileiro de Stock Car
1992 - hexacampeão brasileiro de Stock Car
1993 - heptacampeão brasileiro de Stock Car; campeão brasileiro de Fórmula Uno
1994 - octacampeão brasileiro de Stock Car
1996 - nonacampeão brasileiro de Stock Car
1997 - decacampeão brasileiro de Stock Car
1998 - unodecacampeão brasileiro de Stock Car;
1999 - eleito Piloto do Século pela revista “Racing”, que também o escolheu, por 13 temporadas, como melhor piloto do Brasil na categoria Turismo
2002 - duocampeão brasileiro de Stock Car V8
2003 - pole-position e campeão da 31ª edição das Mil Milhas Brasileiras

10/09/2007

Agora é o Brasil

Decisão tríplice vem para São Paulo, que desde que passou ao final da temporada sedia as grandes festas da Fórmula-1...

Os três em ordem absolutamente inversa

- Agora só falta o Grande Prêmio do Brasil no próximo dia 21 de outubro. Aquele que costuma ser o maior evento esportivo do ano no país e que, convenhamos, esse ano perdeu em importância para o Panamericano no Rio de Janeiro.

- E se perde em importância ganha cada vez mais em emoção, afinal de contas 3 pilotos chegam à Interlagos disputando o título, Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen.

- Desde que passou ao final da temporada o Grande Prêmio do Brasil tem sido uma prova de festa.

- Em 2004 Michael Schumacher já era campeão, mas por ser a última prova do ano pela primeira vez em terras tupiniquins a festa esteve garantida e a relaxada prova teve vitória de Juan Pablo Montoya de Williams.

- Em 2005 a prova não seria a última, mas houve festa de qualquer forma, com mais uma vitória de Juan Pablo e o terceiro lugar de Fernando Alonso, o espanhol tornou-se aqui o mais jovem campeão mundial da história da Fórmula-1, batendo recorde de Emerson Fittipaldi. Kimi Raikkonen era o outro postulante ao título.

- 2006 mais uma vez a festa estava garantida pelo simples fato do título ser decidido aqui mais uma vez. Fernando Alonso conseguiu em Interlagos sua segunda conquista consecutiva mas a festa maior foi a vitória de Felipe Massa, a segunda da carreira e a primeira em casa com direito à pole position e bandeira do Brasil no carro e no pódio.

- Em 2007 devido à intempéries Massa não está disputando o título como se esperava, mas a disputa pretende ser a maior da história do circuito, talvez o mais emocionante dos GPs brasileiros, sendo superados apenas por aqueles onde houveram vitórias brasileiras

Que falta faz...


- Que falta faz um país voltar a ser apaixonado por Fórmula-1. Entendo o erro do rapaz que fez a capa do "Jornal da Tarde", que por sinal gosto muito e só não postei toda a capa pois em matéria clubística sou mau perdedor e o zagueiro Betão do Corinthians estava na capa. Haikkonen e não Raikkonen escreveu o jornalista... é falta de costume.

10/07/2007

Eu não acredito que vi isso

Soberba de Hamilton desnecessariamente coloca título de inglês sob risco iminente no Brasil contra dois adversários...


- Infelizmente não deu tempo de criticar Lewis Hamilton por aqui. Com seus brake tests no Grande Prêmio do Japão, e com a dancinha que Hamilton fez à frente de Alonso no treino de classificação já em Xangai, passei a crer que Hamilton, embora muito bom piloto, estivesse forçando uma situação.

- Essas atitudes, embora criticadas por alguns, fez com que Hamilton fosse qualificado praticamente como um "novato experiente", coisa que ele não o é, e agora vemos o resultado. Estava ficando muito interessante ouvir dos meios de comunicação diversos que Lewis, embora estivesse estreando na Fórmula-1, já se porta dentro das pistas como campeão e que por isso conheceria formas menos ortodoxas de atrapalhar seus adversários.

- Calma Hamilton, mais do que o erro de ontem na pista, a soberba parece ter sido seu primeiro erro. Mal saiu do carro no final do Grande Prêmio do Japão e já falava como detentor de um título que ainda não era seu, pedindo para que Alonso não ficasse no time na próxima temporada. Durante a semana pediu à McLaren para ficar com a taça de campeão e não com a réplica que costumeiramente é dada aos pilotos conforme regimento interno da equipe.

- A soberba também foi da equipe, que assumiu não ter chamado Hamilton para o box mesmo sabendo que ele não teria condição de prosseguir na pista por muitas voltas, afinal de contas a briga com Raikkonen parecia estar interessante e, ao que tudo indica, faria parte do show.

- Claro que todos nós já estávamos dizendo que ele seria campeão, mas nós podemos, estamos aqui para isso mesmo, analisar o campeonato. Lewis Hamilton não poderia fazer isso, e das três vitórias que conquistou até sua pole position para a prova de Xangai uma ele perdeu, a desistência de Alonso, e ainda sofreu outra derrota: 2x2.

- Ainda dá tempo e continuo qualificando Lewis Hamilton como campeão mundial de 2007 e, olhando por esse prisma, foi um aprendizado e tanto. Agora ninguém segura.