4/04/2008

Sorria Felipe

Bem à frente de seu companheiro de equipe, Felipe Massa é o mais rápido do dia em Sakhir...


- Poucas coisas influem positivamente na vida de Felipe Massa na Fórmula-1 nesses últimos dias. Entre esses itens, o fato de termos agora uma sequência de três corridas que ele venceu no ano passado é algo que pode animar. Difícil acreditar que ele vencerá todas elas, mas um bom desempenho é esperado.

- Foi assim que começou o final de semana no Bahrein para Felipe Massa. Primeiro tempo na sessão da manhã com 1:32:233, 1 décimo de segundo mais rápido que seu companheiro Kimi Raikkonen e 1:31:420 na sessão da tarde, com volumosos 9 décimos mais rápido que ele. Dessa forma ele mostra que tem um bom acerto para esta pista e que ele próprio se adapta muito bem ao circuito. É um ponto positivo para o momento da classificação, onde o piloto pode andar com uma volta a mais de combustível e mesmo assim imprimir um ritmo satisfatório e também para a corrida, para evitar o que aconteceu na Malásia, onde ele foi perseguido por Raikkonen até perder a posição no pit para não mais alcançá-lo.

- Na McLaren uma disputa interna na pista entre Heikki Kovalainen e Lewis Hamilton resultou em vitória para o inglês nos tempos combinados mas em um problema no final da sessão da tarde quando, após ser batido pelo finlandês, forçou a passagem na saída de curva e bateu forte contra a proteção. Pra achar onde bater em uma pista como a de Sakhir é preciso ser bom piloto.

- Também no final do treino outro momento inusitado envolveu Fernando Alonso e Adrian Sutil. Tentando bater pelo menos o tempo de Nelsinho Piquet, Alonso vinha em volta forte até perder tempo com o retardatário alemão na última curva. Contradizendo suas próprias características, Alonso pegou o vácuo de Sutil na reta e foi para a ultrapassagem na curva 1. Adrian não deixou espaço para isto e os dois rodarem após se tocarem.

- Entre os brasileiros Piquet teve mais uma vez um bom desempenho no segundo treino quando esteve sempre entre os 8 primeiros e bem à frente de Alonso. No final caiu para décimo, no tempo da sessão e também nos tempos combinados. Barrichello foi 19º na sessão matutina, uma posição atrás de seu companheiro Jenson Button e 16º à tarde, 5 posições atrás do inglês.

- Os tempos detalhados das duas sessões de treinos você acompanha no post abaixo.

Tempos combinados - Treinos 1 e 2
Pos  Driver      Equipe              Tempo/Sessão
1. Massa Ferrari 1:31.420 2
2. Raikkonen Ferrari 1:32.327 2
3. Rosberg Williams-Toyota 1:32.415 1
4. Hamilton McLaren-Mercedes 1:32.705 1
5. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:32.752 2
6. Kubica BMW-Sauber 1:32.915 2
7. Coulthard Red Bull-Renault 1:33.048 2
8. Nakajima Williams-Toyota 1:33.098 2
9. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:33.197 2
10. Piquet Renault 1:33.247 2
11. Trulli Toyota 1:33.539 1
12. Button Honda 1:33.710 2
13. Alonso Renault 1:33.755 2
14. Webber Red Bull-Renault 1:33.782 2
15. Glock Toyota 1:33.856 2
16. Barrichello Honda 1:33.966 2
17. Heidfeld BMW Sauber 1:34.023 2
18. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:34.321 1
19. Fisichella Force India-Ferrari 1:34.388 2
20. Sutil Force India-Ferrari 1:34.405 2
21. Sato Super Aguri-Honda 1:35.288 2
22. Davidson Super Aguri-Honda 1:35.712 2

Grande Prêmio do Bahrein

3ª ETAPA - GULF AIR BAHRAIN GRAND PRIX


Corrida
Pos  Piloto       Equipe                Tempo/Gap
1. Massa Ferrari 1h31:06.970
2. Raikkonen Ferrari + 3.339
3. Kubica BMW Sauber + 4.998
4. Heidfeld BMW Sauber + 8.409
5. Kovalainen McLaren-Mercedes + 26.789
6. Trulli Toyota + 41.314
7. Webber Red Bull-Renault + 45.473
8. Rosberg Williams-Toyota + 55.889
9. Glock Toyota + 1:09.500
10. Alonso Renault + 1:17.181
11. Barrichello Honda + 1:17.862
12. Fisichella Force India-Ferrari + 1 lap
13. Hamilton McLaren-Mercedes + 1 lap
14. Nakajima Williams-Toyota + 1 lap
15. Bourdais Toro Rosso-Ferrari + 1 lap
16. Davidson Super Aguri-Honda + 1 lap
17. Sato Super Aguri-Honda + 1 lap
18. Coulthard Red Bull-Renault + 1 lap
19. Sutil Force India-Ferrari + 2 laps

Melhor volta: Kovalainen, 1:33.193

Não classificados/abandonos:

Piloto Equipe Volta

Piquet Renault 42
Button Honda 20
Vettel Toro Rosso-Ferrari 1
Grid de Largada
Pos  Driver      Team                 Q1        Vls
1. Kubica BMW Sauber 1:33.096 12
2. Massa Ferrari 1:33.123 12
3. Hamilton McLaren-Mercedes 1:33.292 13
4. Raikkonen Ferrari 1:33.418 12
5. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:33.488 12
6. Heidfeld BMW Sauber 1:33.737 15
7. Trulli Toyota 1:33.994 19
8. Rosberg Williams-Toyota 1:34.015 22
9. Button Honda 1:35.057 17
10. Alonso Renault 1:35.115 17
Q2
11. Webber Red Bull-Renault 1:32.371 12
12. Barrichello Honda 1:32.508 12
13. Glock Toyota 1:32.528 15
14. Piquet Renault 1:32.790 15
15. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:32.915 15
16. Nakajima Williams-Toyota 1:32.943 15
Q3
17. Coulthard Red Bull-Renault 1:33.433 7
18. Fisichella Force India-Ferrari 1:33.501 5
19. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:33.562 9
20. Sutil Force India-Ferrari 1:33.845 6
21. Davidson Super Aguri-Honda 1:34.140 9
22. Sato Super Aguri-Honda 1:35.725 5
Treino Livre 3
Pos  Piloto      Equipe              Tempo      Vls
1. Rosberg Williams-Toyota 1:32.521 17
2. Massa Ferrari 1:32.726 10
3. Webber Red Bull-Renault 1:32.742 16
4. Trulli Toyota 1:32.901 18
5. Coulthard Red Bull-Renault 1:32.918 14
6. Nakajima Williams-Toyota 1:33.020 16
7. Kubica BMW Sauber 1:33.024 18
8. Piquet Renault 1:33.074 16
9. Raikkonen Ferrari 1:33.237 10
10. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:33.367 15
11. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:33.372 17
12. Fisichella Force India-Ferrari 1:33.392 20
13. Alonso Renault 1:33.445 13
14. Barrichello Honda 1:33.551 18
15. Glock Toyota 1:33.595 20
16. Button Honda 1:33.600 17
17. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:33.651 14
18. Hamilton McLaren-Mercedes 1:33.659 14
19. Sutil Force India-Ferrari 1:33.857 18
20. Heidfeld BMW Sauber 1:34.074 16
21. Davidson Super Aguri-Honda 1:34.591 18
22. Sato Super Aguri-Honda 1:34.952 16
Treino Livre 2
Pos  Piloto      Equipe              Tempo      Vls
1. Massa Ferrari 1:31.420 30
2. Raikkonen Ferrari 1:32.327 30
3. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:32.752 30
4. Hamilton McLaren-Mercedes 1:32.847 26
5. Kubica BMW Sauber 1:32.915 29
6. Rosberg Williams-Toyota 1:33.022 34
7. Coulthard Red Bull-Renault 1:33.048 27
8. Nakajima Williams-Toyota 1:33.098 33
9. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:33.197 37
10. Piquet Renault 1:33.247 37
11. Button Honda 1:33.710 33
12. Alonso Renault 1:33.755 26
13. Webber Red Bull-Renault 1:33.782 34
14. Trulli Toyota 1:33.822 38
15. Glock Toyota 1:33.856 30
16. Barrichello Honda 1:33.966 35
17. Heidfeld BMW Sauber 1:34.023 36
18. Fisichella Force India-Ferrari 1:34.388 35
19. Sutil Force India-Ferrari 1:34.405 34
20. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:34.787 30
21. Sato Super Aguri-Honda 1:35.288 24
22. Davidson Super Aguri-Honda 1:35.712 25
Treino Livre 1
Pos  Piloto      Equipe              Time       Vls
1. Massa Ferrari 1:32.233 20
2. Raikkonen Ferrari 1:32.350 15
3. Rosberg Williams-Toyota 1:32.415 23
4. Hamilton McLaren-Mercedes 1:32.705 21
5. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:32.868 20
6. Nakajima Williams-Toyota 1:33.121 24
7. Kubica BMW Sauber 1:33.333 16
8. Trulli Toyota 1:33.539 27
9. Coulthard Red Bull-Renault 1:33.788 20
10. Alonso Renault 1:33.815 19
11. Glock Toyota 1:33.929 28
12. Webber Red Bull-Renault 1:33.950 20
13. Piquet Renault 1:33.981 24
14. Heidfeld BMW Sauber 1:34.106 17
15. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:34.235 27
16. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:34.321 32
17. Fisichella Force India-Ferrari 1:34.892 20
18. Button Honda 1:34.915 16
19. Barrichello Honda 1:35.174 12
20. Sutil Force India-Ferrari 1:35.429 22
21. Davidson Super Aguri-Honda 1:36.145 6
22. Sato Super Aguri-Honda 1:36.536 6

4/03/2008

Ele não vai ao Bahrein

Max Mosley alega "motivos pessoais" para não ir ao Bahrein... e guerra assola o mundo da Fórmula-1...


- Não seria a primeira vez que uma prática nazista (não provada) provocaria uma guerra de proporções mundiais. Felizmente a batalha que vem por aí não é armada. Montadoras, envolvidos com o mundo do esporte e a própria FIA resolveram colocar as mangas de fora para dar fim à um caso que começou como escândalo sexual, passou por prática preconceituosa e agora toma rumores de batalha política.

- Quatro montadoras resolveram levantar a voz contra o presidente da Federação Internacional de Automobilismo, senhor Max Mosley. Honda, Toyota e uma inusitada parceria entre Mercedes e BMW, ou seja, o caso que era pessoal, passou a ser de interesse do mundo automobilístico pois envolve o futuro de sua entidade máxima.

- Honda e Toyota seguiram a linha da decepção e da desaprovação. A dobradinha BMW e Mercedes afirmou que como empresas se distanciam de fatos como este e que o caso já não é mais um caso pessoal pois envolve o presidente da FIA. As consequências podem ir além da indústria automobilística e as empresas esperam uma posição de pessoas de dentro da entidade quanto ao caso.

- A resposta de Max veio de forma afiada, lembrando a Segunda Guerra Mundial, onde BMW e Mercedes, aliadas a outras empresas como a Volkswagen, serviram de base para que o nazismo implantasse suas idéias pelo mundo. Cabe aqui um parênteses: Adolf Hittler não era um ser-humano comum. Extremamente mau ele era proporcionalmente inteligente e vem daí a grande capacidade dos alemães para se produzir veículos. Mosley foi nessa linha e disse que, lembrando os fatos acontecidos na guerra é fácil entender porque essas empresas não querem se envolver em casos vergonhosos como estes.

- Pilotos hoje no Bahrein foram praticamente proibidos de falar alguma coisa sobre o caso, pedido das equipes, desafetos de Mosley, como Paul Stoddart, ex-dono da Minardi, aproveitaram para pedir a cabeça do dirigente e com "grande mágoa" o príncipe Salman Bin Hammad pediu para que ele não fosse ao país para a realização do GP local, que acontece no próximo domingo. Tudo isso resultou em uma Assembléia Geral Extraordinária da FIA que deverá acontecer em breve, provavelmente em Paris. E o caso de invasão de privacidade vai sim à justiça.

- Sim, a notícia mexeu demais com o mundo da Fórmula-1. Seria a "Segunda Guerra Mundial" da categoria, por problemas que também envolvem o nazismo. A primeira foi travada entre Bernie Ecclestone e Jean Marie Ballestre, em uma disputa por poder e demonstrações de força (quanta semelhança) que gerou a elaboração do primeiro Pacto de Varsóv... ops... da Concórdia.

E mais...

- Felipe Massa está adorando o "Mosley Gate". Em entrevista à Rádio Jovem Pan ele afirmou que não quer comentar o caso pois não compete à um piloto falar sobre isso, mas comemora: "É bom, assim param de pegar no meu pé...";

- Barrichello foi mais firme e na mesma matéria disse: "A Honda pediu para que eu não falassenada pois nossa posição oficial está no site, mas eu acho um absurdo uma pessoa pública agir dessa forma";

- Alheio ao tema, Ron Dennis afirmou em um fórum de negócios relativos ao automobilismo que caso passe a realizar mudanças evolucionárias e não revolucionárias, a Fórmula-1 ainda viverá momentos gloriosos em seu futuro próximo, algo muito maior ainda do que a categoria (a principal do automobilismo mundial já viveu). Ele disse também que acha inviável um calendário com mais de 20 provas e que espera que a categoria se torne mesmo ecologicamente responsável;

- Sobre a McLaren, equipe de Dennis, Sebastian Vettel afirmou hoje que foi procurado pelo time inglês mas só não está correndo por lá pois a Red Bull nem aceitou conversar sobre o tema. Bom para Heikki Kovalainen, o escolhido;

- A equipe do Vettel, a Toro Rosso, realizou um teste com o neozelandês Brendon Hartley que, confesso, não conheço. Mas o que me chama atenção é que já não é a primeira equipe que diz ter feito um teste secreto em Vairana, na Itália. As equipes não tem um acordo assinado para limitaçao de testes?

- F-Indy copia Fórmula-1 (nesse mundo nada se cria) e agora seus treinos classificatórios também terão Q1, Q2 e Q3. Na primeira parte dois grupos de dividem e os 6 melhores de cada passam para o Q2. Nessa fase os 6 melhores passam para a versão norte-americana da Superpole;

Stock Car:

- Stock Car define sua "prova do milhão" no Rio de Janeiro para o dia 31 de agosto. As eternas indefinições relativas ao autódromo Nelson Piquet colocaram em xeque até mesmo a sua própria realização;

- Mais que isso, uma das datas vagas pode levar a categoria para a cidade de Salvador em um circuito de rua. Não se sabe ainda se o local escolhido seria o mesmo que recebeu a F-Renault, onde seus carros mal passavam pelas estreitas ruas soteropolitanas. Se não der certo, uma segunda etapa em Brasília será a alternativa. Realmente falta estrutura para nosso automobilismo, até mesmo para as categorias que dão certo. Fosse o contrário e não teríamos em um campeonato com apenas 12 provas 3 corridas em São Paulo, 2 em Curitiba e 2 em Brasília;

- Ainda na Stock, Luis Felipe Scolari anunciou ontem a manutenção da dupla de equipe da Officer Motorsport para 2008 com Duda Pamplona e Nonô Fiegueiredo em evento realizado no Transamérica Expo com presença do "Mundo Veloz". Em entrevista disvertida os pilotos falaram sobre as mudanças na categoria mas a imprensa futebolística também marcou forte presença carregando Felipão de perguntas sobre o tema. Solícito com todos os presentes o brasileiro técnico da seleção de Portugal deu show também em palestra para convidados da Officer, distribuidora de produtos de informática, a principa patrocinadora do time.

4/02/2008

Coisas que ninguém acredita

Passado o 1º de abril verdade e mentira podem se misturar...


- Passado o 1º de abril algumas verdades e mentiras relativas ao mundo do automobilismo podem se confundir. É bom que se saiba antes de mais nada que o "Mundo Veloz" não está praticando nenhuma forma de julgamento, apenas alguns itens me chamaram atenção esta semana.

Saída de Massa da Ferrari:

- Não acredito muito nesses rumores, que desde o ano passado insistem em atingir todo e qualquer piloto que tem uma má atuação em determinada corrida, porém, já se diz no futebol que quando o presidente de um clube vem à tona para dizer que o técnico do time está prestigiado e não sai é só questão de tempo até a demissão acontecer.

- Pois bem, Luca di Montezemolo veio à público para dizer que Massa está prestigiado, que jamais fez parte de qualquer discussão entre a cúpula do time e fez questão de dizer que Alonso e Vettel não estão nos planos do time vermelho. Okay.

David Coulthard compra Toro Rosso:

- Não é segredo para ninguém, a Toro Rosso será vendida em 2010 pois o novo Pacto da Concórdia não permite que alguém tenha duas equipes na Fórmula-1. A iSport já se prontificou a realizar a compra do time mas agora é Coulthard quem quer fazer isso. Ele pensa em comprar os 50% que são de propriedade da Red Bull, que já tem sua equipe na categoria.

- Ele se esquece até que metade do time é de Gherard Berger e pensa em chamar a equipe de Coulthard Power Racing, ou simplesmente CPR. Onde está o nome de Berger aí? É natural a compra de equipes por alguns pilotos, mas sua declaração foi dada ontem, 1º de abril.

Max Mosley assume escândalo e pede desculpas:

- Essa não é mentira pelo jeito. Max Mosley, presidente da FIA assumiu a participação em escândalo sexual denunciado pelo "News of The World" da Inglaterra (leia post abaixo). Como não poderia deixar de ser ele se sente envergonhado pelo acontecido, porém, nega qualquer conteúdo racista no ato e promete processar o jornal. Correto.

- Sendo nazista, condeno. Não sendo nazista penso que ele não precisa sequer sentir vergonha pois as pessoas ocultam dentro de si os mais poderosos e diferentes fetiches, o mundo se finge de puritano enquanto as pessoas são expostas em praça pública. Por isso sigo sem comentar a vida sexual de ninguém.

- A dúvida segue apenas quanto ao conteúdo das mensagens, nazistas ou não.

3/31/2008

Escândalo sexual

Max Mosley, presidente da FIA se envolve em história vergonhosa... e se complica na entidade...


- Desde o caso do divórcio de Ron Dennis que o "Mundo Veloz" assumiu a posição de não interferir na vida pessoal de envolvidos com a Fórmula-1. Mas o momento desta vez é um pouco mais complicado.

- Não foi preciso que alguma garota de programa brasileira entrasse na jogada, mas Max Mosley, presidente da Federação Internacional de Automobilismo se envolveu em um caso de escândalo sexual. E mais que isso... segundo o vídeo postado pelo "The News of the World" ele aparece em
uma orgia com cinco garotas vestidas com roupas nazistas e ambos são torturados, as garotas e Mosley. No momento do sacrifício o torturado usa roupas de prisioneiros judeus e os algozes são nazistas. Um fetiche um tanto quanto estranho de Mosley, e mais que isso... vergonhoso.

- Não vou julgar o que se passa aqui com a vida sexual de cada um, mas o escândalo de hoje é algo que pode acabar com a figura pública de Mosley dias após a morte do último presidente da entidade, o francês Jean Marie Ballestre.

- Repito: O que se faz entre quatro paredes é única e exclusivamente responsabilidade de cada um, mas quando uma pessoa se deixa filmar e isso se torna público a situação de uma pessoa fica extremamente complicada. Não vou entrar no mérito do caso e mais detalhes podem ser encontrados pelos sites afora.

- O que é importante nesse momento? A vergonha toma conta de qualquer pessoa que se envolva em um caso como este e por isso é difícil escapar dos holofotes nagativos, ou seja, nos próximos dias a Federação Internacional de Automobilismo deve perder seu presidente, não é uma informação, é simplesmente o que acredito.

- Gostando ou não de Mosley eu não aprovo que ele saia pela porta dos fundos. O automobilismo perde muito com isso, minha preferência é que eleição o derrubasse, e é estranho até mesmo que essa caso tenha vindo à tona em ano de eleição, onde alguns nomes aparecem com certa força, entre eles o de Jean Todt, ex chefe de equipe da Ferrari.

- Nomes importantes do meio automobilístico já se levantam à favor de sua saída em uma semana de Grande Prêmio do Bahrein que deve ser muito difícil para ele. Logo no Bahrein, onde vale tudo.