3/02/2007

Fim dos testes no Bahrein, Massa feliz

Brasileiro dominou a maioria dos testes e ficou com o melhor tempo no geral...


- No próximo dia 18 de março em Melbourne na Austrália começa a temporada 2007 de Fórmula-1, tão esperada pelos fãs que querem ver o que será da categoria sem seu maior astro Michael Schumacher. Para os brasileiros essa temporada também é muito aguarada afinal de contas depois de 13 anos o Brasil entra com perspectivas fortes de título, algo que não acontecia desde 1994 quando Ayrton Senna estava na Willians.

- E com o fim dos testes no Bahrein algumas respostas vem à tona. Entre elas que a Ferrari, sim, estará muito bem obrigado em 2007, assim como Felipe Massa. Massa foi o mais rápido em quatro dos seis testes que aconteceram em solo barenita e de quebra fez a melhor volta de todos, com o tempo de 1:29:989 na quinta feira 1º de março, dia do último treino, cerca de quatro décimos de segundo mais rápido que Haikki Kovalainen, segundo mais rápido com o tempo de 1:30:384, também conseguido na quinta feira. Os dois outros pilotos à liderarem testes foram Nick Heidfeld na sexta feira dia 23 e Fernando Alonso no sábado dia 24.

- Apesar da boa volta de Kovalainen na quinta feira a Renault não mostrou um desempenho tão satisfatório. Claro que testes de pré-temporada não respondem nada, porém, esperava-se mais da equipe bicampeã do mundo. Tomando por base o que foi apresentado no Bahrein McLaren e até BMW parecem ter apresentando carro em melhor forma.

- Mas foi a Ferrari mesmo que sobrou, além de Felipe Massa ter liderado quatro testes, e ter ficado em terceiro e oitavo nos restantes, Kimi Raikkonen ficou duas vezes em segundo e quarto uma vez em terceiro e uma em sexto, desempenho não apresentado por mais nenhuma equipe, o que arrancou por sinal elogios de Fernando Alonso e Pedro de La Rosa, ambos da McLaren.

- Na disputa interna Massa venceu Raikkonen por 5x1. Apenas na sexta feira 23/02, quando a Ferrari não foi bem, Kimi venceu por três décimos, 1:32:240 para o homem de gelo contra 1:32:584 de Massa. Raikkonen nesse dia ficou na sexta posição e Massa em oitavo. Mesmo que a Ferrari tivesse intenção de apontar Kimi Raikkonen como primeiro piloto Massa mostrou que as cartas ainda estão na mesa.

- Já a Eco-Honda não impressionou nem um pouco. Button e Barrichello não chegaram perto de pontear nenhum teste. As únicas vezes que a equipe "subiu ao pódio" foi com Jenson Button, nos dias 22 e 23, quinta e sexta passadas quando ele ficou em terceiro. Button que, por sinal, chegou três vezes à frente de Barrichello que venceu o inglês duas vezes, no sábado dia 24/02 quando ficou em sexto lugar contra sétimo de Button e na última quinta feira quando ficou em sexta contra décimo quarto do inglês. Parece que por enquanto a única mensagem passada pela Honda foi a ecológica.

- Não podemos claro nos deixar enganar, são apenas testes de pré-temporada. Já deu para perceber que Ferrari e McLaren estarão bem, porém, falta BMW mostrar que pode se dar bem nas corridas, falta Kubica aprender a domar os pneus Bridgestone do qual ele tanto reclama, falta a Renault mostrar mais serviço, falta a Honda aparecer pelo menos para dar um "oi" e faltam tantas outras coisas que não caberiam aqui. Porém é muito gostoso ver os primeiro embates entre pilotos e equipes que disputarão a próxima temporada que começa daqui duas semanas.

Resultado dos testes pré-temporada - Sakhir - Bahrein

Quinta - 22/02/2007

1º Felipe Massa - Ferrari - 1:31:766
2º Kimi Raikkonen - Ferrari - 1:31:901
3º Jenson Button - Honda - 1:32:099

5º Rubens Barrichello - Honda - 1:32:570

12º Nelsinho Piquet - Renault - 1:33:816

Sexta - 23/02/2007

1º Nick Heidfeld - BMW - 1:30:469
2º Fernando Alonso - McLaren - 1:31:225
3º Jenson Button - Honda - 1:31:807

6º Kimi Raikkonen - Ferrari - 1:32:240
7º Nelsinho Piquet - Renault - 1:32:539
8º Felipe Massa - Ferrari - 1:32:584
9º Rubens Barrichello - Honda - 1:32:614

Sábado - 24/02/2007

1º Fernando Alonso - McLaren - 1:30:994
2º Lewis Hamilton - McLaren - 1:31:094
3º Felipe Massa - Ferrari - 1:31:718
4º Kimi Raikkonen - Ferrari - 1:31:867

6º Rubens Barrichello - Honda - 1:32:115
7º Jenson Button - Honda - 1:32:137

Terça - 27/02/2007

1º Felipe Massa - Ferrari - 1:31:260
2º Kimi Raikkonen - Ferrari - 1:31:590
3º Fernando Alonso - McLaren - 1:31:851


Quarta - 28/02/2007

1º Felipe Massa - Ferrari - 1:30:640
2º Lewis Hamilton - McLaren - 1:31:178
3º Kimi Raikkonen - Ferrari - 1:31:490

8º Jenson Button - Honda - 1:32:293

11º Rubens Barrichello - Honda - 1:32:650


Quinta - 01/03/2007

1º Felipe Massa - Ferrari - 1:29:989
2º Heikki Kovalainen - Renault - 1:30:384
3º Giancarlo Fisichella - Renault - 1:30:498
4º Kimi Raikkonen - Ferrari - 1:30:534
5º Fernando Alonso - McLaren - 1:30:564
6º Rubens Barrichello - 1:31:067

14º Jenson Button - Honda - 1:31:837


E ainda...

- Não, eu não me esqueci de Willians e Spyker, as duas treinaram juntas durante a semana em Barcelona, sendo que a Willians dominou facilmente a rival. Com Wurz e Nakajima a equipe chegou à frente todos os dias;

- E na próxima semana tudo o que se sabe é que a Toyota devem treinar em Jerez de La Frontera.

3/01/2007

Casa nova

Agora na Rádio Capital...


- Hoje dou uma pequena pausa (pero no mucho) nos comentários sobre o mundo do automobilismo para lembrar que nos dois últimos anos fiz comentários e reportagens relativas ao assunto para a Rádio Tupi-AM aqui em São Paulo. Porém, é com muita alegria que informo aos amigos que lêem o "Mundo Veloz" que no próximo sábado às 14 horas faço minha estréia na Rádio Capital, no AM 1040 aqui em São Paulo.

- Trata-se de um momento muito importante na vida de qualquer profissional uma mudança de rádio, em especial quando essa mudança é para melhor. Uma rádio que está em segundo lugar no ibope entre as rádios AM, uma rádio que hoje conta com uma transmissão digital de ótima qualidade além de outros inúmeros fatores.

- Acredito que eu possa cada vez mais mostrar meu trabalho e também dar espaço para o automobilismo em alguns aspectos as mais diversas categorias não encontram espaço, ou seja, será uma sequência do trabalho que eu vinha realizando na Tupi-AM.

- Agradeço por sinal à rádio onde eu trabalhei nos últimos dois anos, agradeço também à Prisco Palumbo, diretor de esportes que se transferiu da Tupi-AM para a Capital e que acreditou no meu trabalho me convocando consequentemente para investir com ele nessa nova etapa de nossas vidas.

Para os interessados seguem os horários da programação esportiva na Rádio Capital:

Segunda à sexta: De 20:00hs à 21:00hs
Sábado e domingo: De 14:00hs até o fim da jornada

Para aqueles interessados em ouvir a rádio pela Internet: http://www.radiobase.org/radiosaovivo/radio_capital.htm

- Obrigado pelo carinho de todos aqueles que me ouviam na Rádio Tupi-AM e aguardo vocês nessa nova jornada!!!

2/28/2007

Michelin sofre nova derrota

Pirelli será a nova fornecedora de pneus do mundial de Rali da FIA...


- A Pirelli foi anunciada ontem pela FIA como nova fornecedora exclusiva de pneus para o mundial de Rali à partir do ano de 2008. As duas partes fecharam um acordo sob justificativa de que a oferta feita pela empresa foi mais atraente que a da BF Goodrich, empresa que fornecerá sozinha os pneus para a categoria em 2007 e que é de propriedade da Michelin. O acordo fechado com a Pirelli tem duração de três anos.

- A Michelin se declarou extremamente descontente com a decisão da FIA pois não acredita que os motivos para escolha da Pirelli tenham mínima relação com o esporte. O diretor dce competições da BF Goodrich fez questão de elogiar os pneus da empresa lembrando entre outras coisas dos títulos conquistados recentemente por eles. Ele ainda alega que todas as fábricas envolvidas com a categoria apoiavam a permanência da marca na categoria e que assim sendo os esforços principalmente financeiros foram em vão.

- Vale lembrar que à partir de 2007 a Fórmula-1 usará apenas pneus Bridgestone em detrimento aos Michelin que calçavam pelo menos metade das equipes até o ano passado. Os problemas entre Michelin e FIA começaram no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2005 quando depois de um acidente com Ralf Schumacher na curva 13 do circuito de Indianápolis as equipes que usavam o pneu da empresa decidiram não correr alegando motivos de segurança. De lá pra cá a Michelin pagou multas, ressarciu ingresso dos torcedores que estiveram presentes à pista no dia e ainda sofreu algumas sansões da entidade máxima do automobilismo. Parece que a novela ainda não acabou...

2/27/2007

Eco-Honda agita Fórmula-1

Visual ecológico chama a atenção do circo...


- Ontem (26) a Honda lançou a pintura oficial de seu carro para a disputa da temporada 2007 de Fórmula-1, o carro (na foto acima) abandonou as linhas arrojadas que cercam a Fórmula-1 e decidiu apostar no ecologicamente correto.

- O que se vê são imagens do Globo Terrestre tiradas por um satélite, semelhante às imagens do Google Earth (programa que permite ao usuário viajar o mundo inteiro através de fotos tiradas do espaço). A parte de trás do carro é preta, para simbolizar a destruição da camada de ozônio que tanto ameaça o nosso planeta nos dias de hoje. Com isso a Honda não colocará em 2007 a marca de nenhum patrocinador em seu bólido, apenas empresas que queiram colaborar com ONG´s ecológicas previamente escolhidas pela equipe terão seus nomes impressos na parte de baixo em fonte mínima.

- Segundo Jenson Button, piloto da equipe essa pintura une o útil ao agradável já que além do carro ser muito bonito ele passa a defender uma causa muito importante nos dias de hoje.

- Estou de acordo com a Honda, já era quase certo que os carros viriam com uma pintura verde, alertando para o problema do aquecimento global, mas não esperava que além de tudo tivessem a capacidade de bolar um visual tão bonito quanto esse apresentando no dia de ontem. Espero que a Honda seja bem sucedida na temporada e que outros peguem carona nessa idéia.