10/04/2008

F2 x GP3

Um novo duelo opõ o universo das categorias de base do automobilismo mundial...
Jeff Bloxam à bordo de um March Fórmula-2

- De um lado Max Mosley que, com a Federação Internacional de Automobilismo, escolheu a MotorsportVision de Jonathan Palmer em forma de concorrência para que levantasse o campeonato da F-2, extinta categoria de base que voltaria completamente reformulada.

- De outro Bernie Ecclestone, dono da F-1 e da GP-2, esta com Flávio Briatore que é a principal categoria de acesso ao principal campeonato de carros do mundo.

O que opõe estes planos?

- Com o final da F-3000 e o advento da GP-2 em 2005, uma opção quase obrigatória de acesso à Fórmula-1 foi criada, afinal os carros tem uma filosofia muito parecida com os da categoria principal e são feitos pela Renault.

- Após o escândalo envolvendo Max Mosley no início deste ano, uma nova categoria de acesso seria a forma ideal de bater de frente com o grande homem forte do esporte a motor hoje em dia, que é exatamente Bernie Ecclestone. Daí saiu a idéia de ressuscitar a F-2, uma categoria que prometia fazer a ponte entre a F-3 e a F-1 com carros de concepção simples e com um valor muito abaixo de mercado. Seria um duro golpe para as pretensões da GP-2, execelente categoria porém um tanto quanto cara.

- Após inúmeras críticas ao plano de Mosley, Ecclestone decidiu contra-atacar e anunciou ao mundo a criação da GP-3. Categoria que promete praticamente o mesmo custo da F-2 mas que seria a grande ponte para a... GP-2. Sim, a aposta de Bernie é que a sua categoria de acesso não perca o status de obrigatória para que um piloto chegue à Fórmula-1 e para subir à GP-2 seria obrigado a passar por esta nova categoria.

- Tudo isso na verdade salva a GP2. Quem disputar a F-2 não irá para a Fórmula-1 se o carro for muito diferente, ou seja, seus participantes acabariam caindo na categoria de Ecclestone e Briatore de qualquer forma.

- E para aumentar a concorrência, as duas categorias anunciaram seus projetos de forma praticamente simultânea.

- A F2 em parceria da MotorsportVision com a Williams, leia mais clicando neste link.

- E a GP3 anunciando até mesmo sua estréia para 2010, leia mais neste link.

- Cada uma com suas caracteríticas, mas com algo comum. E assim a Fórmula-1 ganha novas (e boas) categorias de base, a GP-2 continua com a saúde de sempre e os pilotos ganham alternativas de ascensão profissional.

- Mas não se engane, tudo partiu de uma grande rivalidade, que pode ainda atrapalhar os dois planos.

10/03/2008

Kimi x Felipe

É possivel contar com ele?


- A Ferrari busca conquistar pelo menos uma dobradinha até o final do ano para que Felipe Massa possa conquistar o título mundial de pilotos e a equipe leve para casa o caneco entre os construtores. Pelo menos uma...

- Vamos às possibilidades. Caso Felipe Massa conquiste a vitória nos Grandes Prêmios do Japão, China e Brasil com Hamilton em segundo (posição pelo qual o inglês brigará até o fim do ano) seriam o brasileiro terminaria a temporada com 107 pontos contra 108 do inglês, que seria o campeão.

- Mas, ainda contando com a possibilidade de Felipe vencer as três provas, caso Raikkonen consiga se colocar entre eles em pelo menos uma delas o resultado seria 107 contra 106 a favor do piloto da Ferrari. Claro, sabemos que não é bem assim, é difícil que ele vença essas três provas, mas essa é a conta para um piloto que briga pelo título.

- Só que é possível esperar alguma ajuda do finlandês? O que Kimi fez de excepcional após sua derrocada no mundial? O único desempenho notório apresentado por ele aconteceu no Grande Prêmio da Bélgica onde, devido à chuva, ele acabou batendo no final. Depois disso, já com Massa como número 1 na Ferrari, ele foi péssimo em Monza e em Cingapura, quando poderia ter forçado contra Hamilton na largada, não o fez. Quando digo forçar quero apenas citar a disputa de posição, que não aconteceu mesmo com o finlandês largando do lado limpo da pista.

- Agora ele está na mira da equipe devido à essa falta de desempenho e o próprio Felipe Massa não conta com sua ajuda. Cabe aqui lembrar que o brasileiro abriu mão da vitória no Grande Prêmio do Brasil do ano passado para que seu companheiro conquistasse o título.

- O que se pode esperar desse "racha"? Que os dois não mais se ajudem daqui pra frente. Se em 2009 Felipe estiver liderando o Grande Prêmio do Brasil e Raikkonen precisar de passagem pode ser que a manobra não aconteça. Ainda da tempo, Raikkonen...

Foto: Divulgação

10/02/2008

Williams: A mesma dupla

Equipe de Frank Williams continua com os mesmos dois filhos de ex-pilotos na próxima temporada...


- Havia uma leva de pilotos interessada em uma das vagas que poderia ser aberta na Williams para a próxima temporada. Falava-se tanto na saída de Nakajima quanto também na possibilidade de uma equipe maior realizar a contratação do valorizado Nico Rosberg, segundo colocado em Cingapura.

- A lista contava com pilotos como Bruno Senna, Rubens Barrichello e Nick Heidfeld, que agora perdem uma das opções. Rubens Barrichello continua com seu futo extremamente indefinido, Bruno Senna ainda tem as suas opções e negocia entrada na categoria no ano que vem e Nich Heidfeld briga para permanecer na BMW, o que pode não acontecer... como plano B ainda há a possível disputa por uma cadeira na Toro Rosso.

- Rosberg é bom piloto, rápido, ousado e bom de classificação. Enfrentou alguns problemas na metade da temporada devido à falta de desempenho do próprio equipamento, mas ao mesmo tempo conquistou dois pódios para o time. Liderou boa parte do Grande Prêmio de Cingapura e, se muito desse liderança foi conquistado por uma manobra ilegal de parar no pit con SC na pista, é bom lembrar que ele pagou uma punição de 10 segundos que o jogaria para o fundo do pelotão não fosse seu bom desempenho quando correu com pista livre.

- Nakajima estreou no Grande Prêmio do Brasil do ano passado e está conhecendo uma nova realidade nesta sua primeira temporada completa na categoria. Foi o último colocado nas primeiras provas de 2008 e demorou para reagir, cometendo muitos erros. De qualquer forma é um piloto que Frank Williams gosta muito e quando isso acontece a vaga é quase garantida.

- Falava-se muito na possibilidade de saída de Nico Rosberg pois o time, que vem encerrando as temporadas com muito prejuízo, poderia lucrar com isso, mas não parece que será assim.

9/30/2008

Mercado - Fórmula-1 - 2009

Brasileiro vai, brasileiro vem... alemão vai, alemão vem...

- O burburinho é cada vez maior com relação ao mercado de pilotos para o mundial 2009 de Fórmula-1. E muitos compatriotas estão envolvidos em trocas de posição pelas notícias que resolveram explodir esta semana. O pódio de Piquet em Hockenheim parece não ter agradado os dirigentes da Renault e assim ele está na mira para perder a posição para o também brasileiro Lucas di Grassi, que vem tendo seu trabalho como piloto de testes muito elogiado pela cúpula do time. Piquet aliás, pode ser transferido para a equipe que mais pretendentes tem à vaga: Toro Rosso, que ao que parece está leiloando uma das vagas que tem disponível, pagou levou.

- Mais ainda, Bruno Senna também pode ser substituto de Rubens Barrichello. Mesmo que a maior possibilidade é que ele se torne piloto de testes, há sim a possibilidade que foi admitida por Nick Fry: "ele tem os genes" é o que disse o dirigente que ainda pensa em Nick Heidfeld para a posição de Barrichello (que não tem seu futuro definido, pode também permanecer).

- As mudanças de posição entre compatriotas vão além. Mesmo de contrato fechado com a Williams para 2009 o alemão nico Rosberg voltou a ser cotado para as grandes equipes e pode ainda se envolver em uma troca de posição com Nick Heidfeld.


Legenda:

Contrato assinado

Confirmação no dia

Grande possibilidade

Favorito

Possibilidade remota

Negócio esfriando

Briga pela vaga

Especulação

EQUIPES



Kimi Raikkonen
Felipe Massa



Robert Kubica
Nick Heidfeld
Fernando Alonso
Nico Rosberg



Nelsinho Piquet
Fernando Alonso
Lucas di Grassi
Sebastién Bourdais
Romain Grosjean



Nico Rosberg
Kazuki Nakajima



Mark Webber
Sebastian Vettel



Jarno Trulli
Timo Glock



Sebastién Bourdais
Sebastien Buemi
Bruno Senna
Romain Grosjean
Takuma Sato
Nick Heidfeld
Anthony Davidson
Rubens Barrichello
Nelsinho Piquet
Sebastian Vettel



Rubens Barrichello
Jenson Button
Fernando Alonso
Nick Heidfeld
Bruno Senna




Giancarlo Fisichella
Adrian Sutil
Vitantonio Liuzzi



Lewis Hamilton
Heikki Kovalainen

9/29/2008

Qual a diferença?

Felipe Massa viveu ontem em Cingapura uma situação que foi vivida recentemente pelo holandês Christijan Albers... mas com uma "pequena" diferença...

- Foi no Grande Prêmio da França do ano passado. O holandês Christijan Albers perdeu sua posição dentro da pequena Spyker por ter saído dos boxes com a mangueira de combustível pendurada no bocal. Uma cena patética, só não mais patética que a cena de ontem. E tudo porque Albers é um piloto sem expressão alguma e foi sozinho o responsável pelo acontecido. Ele simplesmente resolveu por conta própria que deixaria o pit, sem autorização do mecânico chefe.


- Já ontem Felipe Massa viveu o mesmo problema, mas de forma completamente diferente. No caso do piloto brasileiro - bom piloto e que tinha tudo para assumir a liderança do campeonato - ele foi autorizado pelo cidadão chamado Federico Uguzzoni enquanto o serviço ainda não tinha sido completado.

- E lá se foi a liderança do mundial, lá se foi a possibilidade de ser campeão dependendo apenas de seus próprios resultados. Massa porém, justamente, resolveu apoiar o mecânico que cometeu o erro pois não se pode jogar a culpa em cima de apenas uma pessoa.

- Mas fica a pergunta: Alguma equipe pequena prejudicou mais seus pilotos mais do que a Ferrari em 2008?

Foto Albers: Globo Esporte.com
Foto Massa: F1 Mania.net

Intel Virtua Race

Mundo das competições On Line ganha reforço de peso...


- Patrocinadora oficial da BMW Sauber F1 Team a Intel lançou o "Virtual Global Race", uma competição on line para os fascinados por corridas. Serão realizadas várias provas ao redor do mundo onde você além de cuidar bem do seu equipamento pode acumular pontos participando de Quiz, Mini Games e várias outras competições em vários países.

- Por enquanto o game vive sua fase qualificatória. Conheça o jogo em http://www.virtualglobalrace.com.br/ e acumule 2500 pontos em condições oferecidas para poder participar da corrida.

- Mais que isso, a Intel dará prêmios aos melhores colocados. Acredita que não conquistará nenhum prêmio? Pois saiba que você se divertirá muito usando a cabeça para definir a melhor estratégia nesta competição. E mais que isso, os participantes do Virtual Global Race terão acesso a notícias sobre automobilismo em tempo real, conteúdos exclusivos como jogos, vídeos, protetores de tela e papéis de parede, além de widgets que poderão ser inseridos em blogs e perfis de redes sociais. Uffa... só não esqueça de checar constantemente sua caixa de email para receber as instruções sobre as tarefas que devem ser realizadas.

- A disputa esrá no ar até a corrida do Brasil que encerra a temporada.

- E não é só no jogo que você ganha, em breve aqui no "Mundo Veloz" um leitor será presenteado com uma camiseta e um boné exclusivos do jogo. Fique ligado!!!

Este post é um publieditorial

9/28/2008

Entrando para a história

Fernando Alonso vence primeira prova noturna da história da Fórmula-1 marcada por inúmeras dificuldades, contratempos e até cenas de pastelão...


- Somente um campeão do mundo e com tanto talento como Fernando Alonso para se dar bem nas condições em que se apresentou o Grande Prêmio de Cingapura. Primeiro GP da história realizado sob luz artificial, longa duração de prova em ritmo alucinante com pista seca e duas entradas do Safety Car que geralmente bagunçam completamente a posição dos pilotos em pista.

- Há quem diga que se fez justiça ao espanhol que ontem na classificação viveu um momento desesperador quando seu carro teve problemas justo na prova onde mais se encaixou o acerto da Renault para as condições de pista. Com a batida de seu companheiro Nelson Piquet aliado ao fato do espanhol já ter feito sua parada ele foi alçado às primeiras posições, atrás de Trulli e Fisichella que tiveram de parar nos boxes e de Nico Rosberg, que seria punido - como o foi - por ter feito trabalho de pit com Safety Car na pista e box fechado.

- Mas isso apenas fez com que ele pudesse recuperar uma posição pela qual ele brigaria tranquilamente, o resto foi a habilidade deste que é na minha opinião o melhor piloto da atual fase da Fórmula-1. Alguém como Alonso não pode passar uma temporada em branco. Seria a primeira desde 2004, ano anterior a seu primeiro título.

- Segundo ele foi uma vitória como nos "velhos tempos", onde a Renault lhe entregava um carro em totais condições de brigar pela vitória e de dominar seus adversários como hoje ele fez, em especial no trecho final de prova, após seu último pit stop. E por mais incrível que pareça, a vitória de um bicampeão com um carro inferior não altera os planos dele para o futuro pois o resultado não fará com que nenhuma proposta especial apareça.

O campeonato mais uma vez em segundo plano...

- Há quem diga também que se fez justiça ao inglês Lewis Hamilton. Caso seu recurso fosse aceito na última semana - ainda sobre a punição de Spa - ele ficaria exatamente à frente de Felipe Massa no mundial. A FIA não aceitou, manteve sua decisão de puní-lo e a vantagem do inglês antes da corrida era de apenas um.

- Mas, como em 2008 a Ferrari realmente não parece concentrada em simplesmente acertar aquilo que compete à equipe, mais uma vez prejudicaram Felipe Massa e a vantagem subiu para... 7 pontos. Tudo dentro da normalidade... e o campeonato segue...

- Mas como seguir tranquilamente em um campeonato onde os pilotos de um time de ponta não podem ter total confiança na equipe? Não é o primeiro erro que a equipe vermelha comete, não é a primeira vez que Massa perde a possibilidade de conquistar 10 pontos em uma corrida, e tudo isso por causa do time. Se contarmos Hungria, Mônaco, Canadá e afins ele estaria muito a frente de Hamilton no mundial.

- Hoje o motivo foi mais uma vez uma banalidade gigante. Assim como já havia acontecido em Valência, a luz verde do "pirulito eletrônico" foi acionada antes do tempo e o piloto saiu dos boxes quando ainda não devia. Em Valência ele quase se chocou com Adrian Sutil e o time ainda levou uma multa ao final da prova. Hoje ele simplesmente saiu com a mangueira grudada em seu carro, perdeu tempo pois teve de esperar os mecanicos na saída do pit para repararem o erro e caiu para a última posição sofrendo mais tarde um "Drive Trough". O campeonato vai para o espaço.

- Ao que tudo indica a equipe se desesperou e não soube lidar com dois carros precisando fazer o pit ao mesmo tempo. Raikkonen estava logo atrás do brasileiro quando tudo aconteceu, esperando sua vez. No último pit stop de finlandês a equipe já abandonou o "pirulito eletrônico" e passaram para o normal, com as informações dadas de forma manual através de uma placa.

- No "Vrooom" deste ano, evento de início de temporada da Ferrari, a cúpula do time afirmou que tinha uma dívida de gratidão com o piloto pois ele ajudou Raikkonen no final da última temporada e o time também o atrapalhou em especial em Monza e Hungaroring. No ano que vem o que dirão caso ele perca o título mesmo competindo em altíssima forma como ele vem fazendo?

- Hamilton não tinha nada a ver com isso, fez uma corrida cerebral e conquistou a terceira posição escoltando Rosberg no final. Ponto alto foi a grande ultrapassagem em David Coulthard no final da prova quando Alonso fez seu pit e Coulthard ficou sem espaço de fuga. Mais líder do que nunca, Hamilton ruma à seu primeiro título mundial.

Rosberg...

- Um dos nomes do dia, o alemão parou com Safety Car na pista, voltou na liderança da prova e quando sabia que seria punido andou em ritmo de classificação e abriu boa vantagem para os rivais. Assim pôde conseguir tamanha vantagem que o cumprimento de sua penalização - 10 segundos no box - tirou-lhe apenas a chance de brigar pela vitória, mas não o pódio como seria normal.

- Tudo isso só foi possível devido à uma estratégia agressiva no início de prova onde ele prtiu para cima de Jarno Trulli e resolveu logo a questão. Caso ele perdesse tempo alí não se sabe o que poderia ter acontecido.

E mais...

- Nelsinho Piquet definitivamente complicou sua situação dentro da Renaul, que tinha voltado a ficar ruim. A batida foi por culpa própria quando os números mostravam que ele fazia sua melhor volta, ou seja, estava forçando o ritmo e por isso errou;

- "Prefiro ficar quieto neste momento, senão começarei a xingar e os membros da Honda não merecem, pois trabalharam muito". Assim Rubens Barrichello resumiu sua participação na prova onde ele parou nos boxes no momento certo e tinha tudo para conseguir um belo resultado após o mau treino de ontem;

- Os pilotos que pararam antes do Sefety Car ir para a pista poderiam ter se dado muito bem, mas apenas Alonso usufruiu da vantagem. Barrichello e Webber ficaram pelo meio do caminho;

- Vettel, vencedor na Itália confirmou a boa fase chegando na quinta colocação. Poderia ter sido quarto colocado não fosse um erro que, segundo ele, o tomou essa posição. Prova que a vitória em Monza não foi apenas sorte, mas isso todo mundo já sabia;

- O escocês David Coulthard abdou boa parte do tempo à frente de Lewis Hamilton e, caso assim se mantivesse, estaria mais uma vez em vantagem contra Rubens Barrichello. Os dois travam uma disputa pessoal com relação ao número de pódios de cada um e o brasileiro leva vantagem de um. Coulthard empatou em 2007 no Canadá mas Barrichello se recuperou em Silverstone;

- Lamentável a forma como o italiano Jarno Trulli deixou a prova. Segundo ele e o time a causa de seu abandono foi um problema hidráulico, mas seu esgotamento físico deixou todo mundo impressionado e não duvido ter sido essa a causa de sua retirada;

- Raikkonen fica para o fim. Fraco na largada, teve alguns lampejos de velocidade em especial poucos momentos antes do Safety Car e bateu no final chegando ao número de 4 provas fora da zona de pontos. Terrível, mas é impressionante o número de voltas mais rápidas que ele consegue alcançar, hoje levou mais uma;

- Mais uma sessão "falhas de Cingapura". No início da prova era impressionante o número de folhas de árvore que cobriam a pista, problema este que perdurou por toda a prova. Espero que pensem em uma forma de fazer uma limpeza momentos antes de corrida de 2009 pois é exatamente no período de realização da prova que as folhas mais caem;

- E a zebra da curva 7, um dos trechos mais velozes do circuito, se desmachou na parte final da prova. Não havia tempo para isso, mas problemas poderiam surgir. Os cingaleses não parecem mesmo familiarizados com esse negócio chamado Fórmula-1. É a única explicação;

- A parte visual por outro lado impressiona como poucas vezes foi possível em uma corrida de Fórmula-1. Maravilha o circuito da Marina Bay que, espero, prossiga na principal categoria do automobilismo mundial por muitos anos. E tem pontos de ultrapassagem para quem quiser arriscar um pouco mais.

Leia mais: www.f1mania.net
Debata: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=22280638