5/05/2007

Ouça Sperafico e Zonta

Falando à Rádio Capital e ao "Mundo Veloz"...

- Conversei com Rodrigo Sperafico momentos depois da conquista de sua pole position e há instantes atrás com Ricardo Zonta, e claro, você ouve aqui:

Sperafico:

powered by ODEO
Zonta:

powered by ODEO

Ricardo Sperafico na frente...

Piloto da casa conquista primeira pole position da carreira, justamente em seu estado de origem...


- O piloto da casa Rodrigo Sperafico conquistou hoje a pole position para a segunda etapa da Copa Nextel Stock Car aqui no autódromo Internacional de Curitiba. As disputas foram muito equilibradas no treino classificatório. Alguns deles simplesmente marcaram tempos que o colocavam na superpole, muitas vezes fazendo uso dos dois jogos de pneus que estavam à disposição para os treinos de hoje. Parece ter sido a melhor das estratégias, porém, sorte daqueles que não precisaram fazer uso dos dois jogos para irem "zerados" para a superclassificação.

- Logo de cara Rodrigo Sperafico da Action Power fez a volta mais rápida de todo o final de semana, 1:22:897, que não foi batida nem pelo rei das sextas feiras Thiago Camilo, que ficou com o segundo posto. O terceiro foi Ricardo Zonta, piloto da casa, que faz parte da "turma da Fórmula-1" e não conseguiu sequer largar em São Paulo por problemas de adaptação ao carro. Foi a sensação do dia no fim das contas... e ainda disse que não está totalmente adaptado.

Confira os 10 primeiros do Grid.

1º Rodrigo Sperafico - 1:22:897
2º Thiago Camilo - 1:22:933
3º Ricardo Zonta - 1:23:070
4º Cacá Bueno - 1:23:379
5º Duda Pamplona - 1:23:430
6º Allam Khodair - 1:23:501
7º Ricardo Maurício - 1:23:575
8º Felipe Gama - 1:23:711
9º Pedro Gomes - 1:23:967
10º Tarso Marques - 1:23:988

Superpole definida

Cacá Bueno é o mais rápido e Zonta vai pra Superpole...

- Acabou o treino classificatório. Dez pilotos definidos para a superpole que acontece em instantes. Cacá Bueno, o mais rápido, Thiago Camilo, Allam Khodair, Felipe Gama, Rodrigo Sperafico, Tarso Marques, Ricardo Zonta, Duda Pamplona, Ricardo Maurício e Pedro Gomes.

- Daqui há pouco 12:50 acontece a disputa pela posição de honra. Façam suas apostas.

Curitiba: Sábado começa light

Com treinos livres da Stock Light e classificatório da Junior...

- Antes de mais nada o tempo esquentou em Curitiba. Mesmo assim o dia começou tranquilo, pois foi apenas a temperatura que subiu, não sei exatamente para quanto, mas está fazendo calor mesmo.

- A Stock Light terminou há instantes seu 3º treino livre do final de semana com Rafael Daniel à frente: 1:26:579, o tempo chama atenção não exatamente por um desempenho fora do normal, mas sim pelo fato de que ele ficou apenas 3 segundos e meio acima do tempo feito por Thiago Camilo ontem em seu melhor giro. Para registrar, o tempo de Camilo foi 1:23:053. Ainda no treino da Light a segunda posição ficou com Diogo Pachenki, que venceu em Interlagos 139 milésimos acima de Daniel. O terceiro foi Ariel Barranco em um treino marcado por batidas violentas. Entre os acidentados estiveram Alexandre Cunha, Renato Russo e mais... ninguém saiu ferido.

Confira os 10 melhores:

1º Rafael Daniel - 1:26:579
2º Diogo Pachenki - 1:26:718
3º Ariel Barranco - 1:26:784
4º Gustavo Sondermann - 1:26:800
5º André Bragantini - 1:26:835
6º Tiago Gonçalves - 1:26:961
7º Rafael Sperafico - 1:27:046
8º Elias Nascimento Jr. - 1:27:112
9º Leonardo Burti - 1:27:135
10º Norberto Gresse - 1:27:142

5/04/2007

Camilo é o mais rápido também no segundo treino

Assim como em São Paulo Thiago Camilo lidera os dois treinos da sexta. Até onde vão as coincidências?

- O paulista Thiago Camilo da euqipe Vogel Texaco liderou também o segundo treino livre de hoje aqui em Curitiba. O tempo de dele foi de 1:23:053, quase meio segundo mais rápido que Allam Khodair da Boettger que conseguiu 1:23:524. O terceiro mais rápido foi Ingo Hoffmann da AMG. Destaque para a boa colocação de Ricardo Zonta, em seu primeiro treino forte da Stock, ele ficou em quarto, talvez esteja se acostumando com o carro, é o que todos torcem.

- Thiago Camilo repete uma performance que ele também obteve em São Paulo, quando liderou os dois treinos livres da sexta feira. No sábado, com um carro muito bem acertado ele acabou batendo no "S" do Senna e acabou ficando fora da disputa pela superpole. Acredito eu que ele esteja torcendo para que as coincidências terminem por aí.

Confira os 10 primeiros:

1º Thiago Camilo - 1:23:053
2º Allam Khodair - 1:23:524
3º Ingo Hoffmann - 1:23:853
4º Ricardo Zonta - 1:23:925
5º Rodrigo Sperafico - 1:23:971
6º Cacá Bueno - 1:24:010
7º Antonio Jorge Neto - 1:24:095
8º Julio Campos - 1:24:097
9º Daniel Serra - 1:24:110
10º Tarso Marques - 1:24:175

Começa o segundo treino...

Carros na pista, Khodair bem de novo...

- Começou o segundo treino livre da Copa Nextel Stock Car, com quase meia hora de atraso. Allan Khodair vem muito bem mais uma vez, mostrando um bom acerto de seus pilotos.

- Conversei com Carlos Col há instantes, ele falou sobre os pneus Pirelli (elogiou, uau...) e sobre o "Grid Protegido" que não protege pilotos da Fórmula-1.

Ouça:

powered by ODEO
- Conversei também com Paulo Salustiano que resolveu descer a lenha nos pneus novos da Pirelli. Para ele é estranho uma categoria crescer e na contramão usar um equipamento de menor qualidade.

Ouça:

powered by ODEO
- Algo soa estranho, enquanto um piloto diz que as voltas giram em torno de 6 segundos de diferença, o chefe da categoria elogia. Não vou tomar partido, você escolhe!!!

1º Treino livre...

Thiago Camilo começa a frente...

- Terminou há instantes o primeiro treino livre da Stock Car V8 aqui em Curitiba. O mais rápido foi Thiago Camilo da equipe Vogel Texaco. Confira lista:

1º Thiago Camilo - 1:23:769
2º Rodrigo Sperafico - 1:23:897
3º Allan Khodair - 1:23:93
4º Tarso Marques - 1:23:932
5º Giuliano Losacco - 1:23:960
6º Cacá Bueno - 1:24:101
7º Antonio Jorge Neto - 1:24:202
8º Ingo Hoffmann - 1:24:233
9º Juliano Moro - 1:24:341
10º Thiago Marques - 1:24:371

Bernoldi e o grid protegido

Ele não se conforma...

- Enrique Bernoldi é contra o grid protegido. Para ele no máximo os três primeiros colocados poderiam ser protegidos em relação à largar em todas as etapas. Porém, como 27 pilotos estão protegidos pelo regulamento ele acredita que os dois pilotos que passaram pea Fórmula-1 e estão fora da "turma" deveriam também ser beneficiados.

Ouça:

powered by ODEO

- Aliás... ouça como ele ficou bravo quando perguntei se ele "briga para largar". Era só ter admitido que vai ser muito difícil...

Mais uma vez bem promovida...

Carreata agita cidade...

- Amanhece em Curitiba, faz tempo frio, que deve permanecer por todo o final de semana, sinceramente espero que continue assim, eu vim aqui também para sentir o frio do sul do país e até agora não vi nada demais.

- Ontem a Stock resolveu promover a categoria no centro da cidade e promoveu uma carreata com os pilotos Antônio Jorge Neto, Ricardo Maurício e Luciano Burti. Claro que a carreata não foi normal e os carros utilizados foram os V8 da principal categoria do automobilismo nacional, algo que encantou os transeuntes que se encontravam nos locais por onde a Stock passou. Segundo Ricardo Maurício crianças deu ma escola largaram a aula simplesmente para ver os carros passar.

- É diferente mesmo, de repente você está no meio da rua e passa um Stock Car na sua frente. Espero que essas iniciativas perdurem, o resultado sempre acaba sendo válido.

5/03/2007

O dia em Pinhais...

Não, não acontece muita coisa, mas tem gente por aqui...


- O dia não foi nem um pouco movimentado aqui no autódromo internacional de Curitiba, pelo menos não para imprensa e público, pois para mecânicos o dia foi bem corrido como pode ser constatado na imagem acima. Apenas um carro na pista, o de Luciano Burti que dá algumas voltas por aqui, talvez por ter sido o único a ficar pronto à tempo.

- Conversei rapidamente com dois dos poucos pilotos aqui presentes, Ricardo Maurício e Daniel Serra, dois protagonistas da primeira prova em Interlagos que falam sobre a expectativa para a prova do próximo domingo e também sobre a pista curitibana.

Ricardo Maurício:

powered by ODEO
Daniel Serra:

powered by ODEO

- Amanhã acontecem os primeiros treinos livres em duas sessões de 1 hora e meia, a primeira delas começando às 10:30hs de Brasília.

Honda bizarra...

Uma pausa na Stock...


- Não vou chamar de "orelhas de dumbo" pois isso todos os blogs da internet já estão fazendo. Mas o novo aparato da Honda é de dar medo. Espero que não dê resultado e que se der resultado não seja aceito pela FIA. Já fizeram isso em outras oportunidades proibindo os "tótens" da Tyrrell 1997, com os enfeites da Arrows de 2001 em Mônaco e com as "duas torres" da BMW no ano passado. Que a história se repita, todos suplicam...

Estamos em Curitiba...

Rádio Capital e "Mundo Veloz" estão em Curitiba para a cobertura da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car...


- Hoje cedo cheguei à Curitiba. É a primeira vez que venho à essa cidade que, confesso, ainda não pude conhecer direito. Não sei nem se poderei fazer isso, mas espero e torço para que sim. O autódromo na verdade não fica no município de Curitiba, fica na cidade de Pinhais, mas aqui ainda é perímetro urbano de Curitiba, como Guarulhos para São Paulo, por exemplo. A grande diferença é que devido ao excelente sistema de transporte da cidade eu cheguei ao autódromo em cerca de 10 minutos.

- Por aqui tudo muito tranquilo, mais do que o normal, em nada se parece com a quinta feira retrasada em Interlagos. Vejo equipes montando seus boxes, caminhões descarregando equipamentos e carros sendo "guinchados" até suas posições de direito. Piloto mesmo ví apenas um, Gualter Salles passeando em uma "scooter".

- Caminhei pela pista e por todo o pitlane e, embora não devesse, fiquei impressionado com a estrutura do local. Claro, nem poderia ser diferente afinal o autódromo é homologado pela FIA, mas as instalações são muito mais agradáveis do que eu esperava. Ou seja, estou me sentindo bem. Durante o final de semana visite o "Mundo Veloz" e ouça a Rádio Capital no link ao lado ou em AM-1040 para quem estiver em São Paulo para saber mais sobre a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car.

- Não posso deixar de comentar que aqui posso ver há todo instante muitos trens. Para quem não entendeu o comentário tão aleatório, os trens são uma de minhas paixões. Aqui tem vários...

5/01/2007

Senna: 13 anos

Imagens (boas e más) valem mesmo mais que mil palavras...

- Ando meio apegado à alguns chavões ultimamente, por isso usei a frase acima para introdução do post de hoje, que por sinal é apenas um registro. 13 anos depois não há mais nada que possa ser dito. Porém, por estarmos no Brasil e tratarmos desse assunto é obrigatório registrar que hoje faz 13 anos que Ayrton Senna da Silva, piloto de Fórmula-1, brasileiro, faleceu durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. Sem mais...