7/12/2008

Segurança em risco

140 quilos de lastro no Ford GT assustam Walter Salles e Ricardo Rosset...


- Quem acompanha a GT3 Brasil desde o início dessa temproada se impressionou com o domínio imposto pelos Ford GT que disputam a categoria. Pois bem, após os bons resultados e a necessidade de se equalizar os desempenhos o comando do certame decidiu implantar um lastro de 140 Kg em cada um dos dois carros.

- Ricardo Rosset e Walter Salles, dupla que hoje chegou em segundo lugar na sétima etapa em Interlagos estão assustados com a falta de segurança da solução encontrada para tal. Para Walter Salles o principal problema é a duração do freio, apenas 3 voltas. Já Rosset tem medo de um acidente, onde a peça pode se soltar e ferir gravemente quem estiver pilotando o bólido.

- A peça cheia de pregos que você pode ver acima fica alojada onde seria o bando do passageiro do Ford GT, ou seja, exatamente ao lado do piloto. Atrás do banco encontra-se mais 30 Kg de chumbo, totalizando 170 Kg. Seria possível resolver esse problema diminuindo a potência do carro, é mais seguro.

- Acompanhe mais sobre a opinião dos pilotos no site F1 Mania, clicando aqui.

GT3 a 60km/h

Sim, aqui também tem limite de velocidade...


- É difícil acreditar que um carro que ultrapassa os 300 km/h é obrigado a simplesmente andar dentro de um autódromo. Pois é, aqui em Interlagos, os pilotos da GT3 não podem ultrapassar os 60 km/h dentro dos boxes, onde parecem arrastar seus carros nessa velocidade.

- A noite caiu sobre o autódromo paulistano, portanto, as atividades deste sábado foram encerradas.

Interlagos judia

Ser o maior autódromo da América Latina não é 100% vantajoso...


- O circuito de Interlagos é conhecido no mundo todo também pelo seu relevo, alvo de comentários dos amantes da velocidade. Mas.... para quem cobre as provas que aqui acontecem esse detalhe não respresente necessariamente uma vantagem.

- Apenas imagine que tudo o que acontece de importante está do lado de baixo desta escada. O a sala de imprensa está exatamente no topo desta "cadeia alimentar" que nos devora fisicamente.

- Apenas imagine...

Lamborghini por dentro

Confira o interior do carro vencedor...


- Após um infeliz incidente entre o então líder Xandy Negrão e o retardatário Allam Khodair, a dupla Inglo Hoffmann/Paulo Bonifácio herdou a vitória da etapa de hoje da GT3 Brasil. O "Mundo Veloz" e o "F1 Mania" levam você para dentro deste carro de sonho.

- Mais sobre a prova em www.f1mania.net.

GT3: Quando piloto vira mecânico

Fabio Ebrahim bate Viper no treino e paga castigo...




- No treino classificatório de hoje na GT3 uma cena curiosoa. O piloto Fabio Ebrahim bateu seu Dodge Viper Coupé número 20 e além de ter de largar na última posição ainda acabou complicando a vida de seu companheiro de equipe que não pôde classificar para a prova de amanhã.

- O resultado pode ser visto acima. Ele teve de ajudar a arrumar o carro para que fosse para a pista em tempo hábil. Na prova o esforço não foi recompensado e eles abandonaram.

- O Mundo Veloz acompanha "in loco" o quarto final de semana da GT3 Brasil em parceria com o site "F1 Mania".

Mundo Veloz e F1 Mania juntos

Além da coluna "Mundo Veloz", agora o blog é parte integrante do site...


- Ampliando ainda mais a parceria com o site “F1 Mania”, o “Mundo Veloz” a partir deste sábado dia 12 de julho de 2008 anuncia com muito orgulho que passa a fazer parte oficialmente do conteúdo deste que é um dos maiores sites de automobilismo do Brasil.

- Para você que acompanha o nosso blog há algum tempo e está acostumado com as mudanças anuais no visual, hoje você poderá acompanhar mais uma, desta vez se aproximando um pouco mais do layout do site.

- Para Victor Berto, responsável pelo F1 Mania o mais importante de tudo é a nova forma de contato entre os leitores do F1 Mania e o conteúdo do site - “é importante a entrada do blog no conteúdo oficial do F1 Mania para o aumento da interatividade entre site e leitor. Além do mais, o blog permite uma linguagem um pouco mais informal daquela que se vê em nossa home”.

- Além do mais você pode aproveitar para, sempre que quiser, comentar toda e qualquer notícia e novidade que se vê tanto no “F1 Mania” quanto por aqui.

- E aguarde, mais novidades estão por vir.

7/10/2008

Alonso e a Ferrari

Papo antigo volta à tona e mais uma vez Alonso está cotado para ir à Maranello...


- Em 2007 Alonso ingressou na McLaren imerso em esperanças e o que se viu foi um final de temporada onde ele e a equipe não mais se aturavam. No momento do ápice de seu litígio com o time, muitas possibilidades apareceram para que ele guiasse por outra equipe, cada uma com uma possibilidade diferente tinha chance de contar com os serviços do competente bicampeão.

- Toyota, Williams, Red Bull, BMW e a Renault, que acabou faturando a disputa eram as concorrentes. Mas mesmo sem ser citada para 2008 a Ferrari sempre foi tida como o grande destino do maior piloto da história do automobilismo espanhol. A Renault conseguiu um contrato de apenas um ano com Fernando e 2009 passou a ser a grande incógnita na carreira dele.

- Dessa forma mais uma vez a imprensa espanhola, em parceria com a alemã, põe o piloto na equipe de Maranello, no lugar de Massa ou de Raikkonen. Dessa vez seria o Banco Santander - instituição financeira espanhola - o grande responsável pela mudança de ares que seria definitiva. O banco tem cores vermelhas, as mesmas da equipe, e muito dinheiro. A Ferrari se atrai fácil por patrocinadores nessas cores, vide a Vodafone - empresa de telefonia - que até mesmo conseguiu mudar o tom de vermelho do time por alguns anos.

- Raikkonen rebate dizendo que é certo que correrá em 2009 pela equipe vermelha, os rumores dão conta que ele até mesmo se aposentaria após esse periodo. Massa tem contrato até 2010 e a equipe pretende segurá-lo por algum motivo.

- Eu particularmente continuo acreditando que o melhor caminho, e o mais favorável é a BMW. A equipe alemã deve se desfazer de um de seus pilotos e Alonso seria o piloto ideal para levar o time às constantes vitórias e também ao seu primeiro título. O espanhol e o polonês Robert Kubica já chegaram até a responder questões sobre o fato de possivelmente correrem juntos... e aprovaram.

- A verdade é que mais uma vez o bicampeão não tem equipe para o próximo ano, mesmo sabendo que não vai ficar à pé. Mas ainda há o risco, calculado é verdade, de ter de permanecer por mais um ano na Renault. Sem vitórias, sem título.

7/08/2008

Fator Ross e Notas do GP da Grã Bretanha

Ross Brawn deixa saudades à Ferrari...


- No ar a coluna "Mundo Veloz" desta terça feira no site "F1 Mania". Hoje falo sobre a atuação de Ross Brawn no Grande Prêmio da Grã Bretanha que ajudou Rubens Barrichello à conquistar um pódio depois de três anos e ao mesmo tempo da falta de preparo da Ferrari em condições adversas.

- Além disso está no ar o Troféu F1 Mania, com as notas dos integrantes do site Victor Berto, Giovanni Romão, Rodrigo Steigmann e eu.

- Leia a coluna aqui: "Fator Ross"

- Veja as notas aqui: "Notas no GP da Grã Bretanha"

7/07/2008

Funciona?

Vistoria em Interlagos será feita hoje pela empresa Dynateste...

- Aconteceu a etapa paulista da F-Truck, não teve jeito. Wellington Cirino venceu com Geraldo Piquet na segunda posição. Até aí tudo bem, parabéns aos dois embora eu não possa comentar muito por não ter podido assistir a prova. O detalhe em questão é o mesmo abordado por mim na última semana. Questionei aqui Prefeitura da Cidade de São Paulo por voltar atrás na proibição de competições em Interlagos com veículos tão pesados, em atitude anunciada no último ano com certo alarde depois da caríssima e competente reforma na pista.

- Pois bem... agora a empresa Dynateste, através da Emurb, que administra o autódromo resolveu fazer uma análise à laser do estado do piso. Análise essa que foi feita na última sexta e está sendo repetida hoje para saber o real estado do asfalto após a passagem dos caminhões por lá.

- Não vou questionar - pelo menos não nesse espaço - o resultado da medição. Tenho apenas uma pergunta a fazer. E se os caminhões prejudicaram a pista? Quem é que vai se responsabilizar?

7/06/2008

Fábrica de heróis e vilões

Chuva segue produzindo ídolos e destruindo oportunidades na Fórmula-1...


- Muitas pessoas gostam de comparar a presença da chuva em uma corrida de Fórmula-1 à uma disputa de penaltys no futebol. Com isso me lembro de um repórter - Luis Carlos Quartarolo, da Jovem Pan - que sempre que chega o momento da primeira cobrança ele diz sua célebre frase: "Vai começar a disputa de penaltys, uma eterna fábrica de heróis e vilões". É o que me lembra a chuva também, corroborando com a opinião daqueles que gostam da comparação. Hoje no Grande Prêmio da Grã Bretanha não foi diferente.

Vilões:

- A lista de vilões é sempre grande. Muitos rodam, outros batem, equipes arriscam na estratégia e botam tudo a perder. Hoje vimos as inúmeras rodadas de Massa, Webber, Kovalainen, Raikkonen, entre outros. Até Nelsinho Piquet, que fazia uma excelente corrida rodou quando ocupava uma boa quarta colocação após, mais uma vez, ultrapassar Fernando Alonso em pista. A Ferrari também errou ao não trocar os pneus de Massa e Raikkonen em suas primeiras paradas mesmo sabendo que a chuva estava novamente por vir.

- Esse erro da Ferrari tirou das mãos de Raikkonen a chance de vencer após ele ter feito sua parada junto à Hamilton, podendo assumir mesmo com a segunda colocação a liderança do campeonato. Massa então, que já estava mal, perdeu a chance de se recuperar a fazer um pontinho que fosse.

Heróis:

- Mas a lista de heróis geralmente é menor gratificante pois alguém sempre se destaca em maio ao caos. Podemos começar hoje por Lewis Hamilton, soberbo em sua participação na prova de hoje quando partiu da quarta para a segunda colocação logo na largada - aproveitando-se da ajuda de Mark Webber - passou o companheiro Heikki Kovalainen e depois só fez abrir distância para os demais. Assim ele voltou à liderança do mundial 2008 de Fórmula-1. Em companhia de Massa e Raikkonen, é verdade, mas com vantagem no desempate com os rivais.

- E o que dizer da excelente dobradinha Ross Brawn/Rubens Barrichello no dia de hoje? Os dois entraram para a lista de heróis do domingo após uma excelente sintonia entre eles com a situação que estava por vir. Conforme a pista molhou com o aumento da chuva Ross chamou seus dois pilotos para o pit. O carro de Barrichello ficou 20 segundos parado no pit e mesmo assim, caindo para a nona posição - pois seu desempenho já o havia colocado em sexto - ele ultrapassou um a um na pista até chegar na segunda colocação com o bote na BMW de Heidfeld. Na sequência ele parou no pit para colocar pneus intermediários mas sua vantagem para os demais era tão grande que ele voltou em quarto e em uma volta ultrapassou Jarno Trulli e recuperou o terceiro posto. Pódio para ele depois de três anos.

Conclusão

- E assim o mundial 2008 tem Hamilton, Massa e Raikkonen empatados em 48 pontos e Kubica logo atrás com 46. A Ferrari perdeu a chance de ver Massa conquistando pelo menos um ponto, que o garantiria na liderança do mundial, ou de ver Raikkonen, que poderia se isolar na condição com o segundo posto. Robert Kubica também poderia ter saído de Silverstone líder da competição não fosse um erro cometido por ele que o levou à caixa de brita quando era quarto colocado.

- E onde tem herói e vilão tem vítima: Robert Kubica, Jenson Button, Nelson Piquet, Giancarlo Fisichella, Adrian Sutil, Sebastian Vettel e David Coulthard não sobreviveram à tradicional chuva inglesa.

- É... chuva na Fórmula-1 tem mesmo o dom de fabricar heróis e vilões.