10/07/2006

Massa é pole no Japão!!!

Pela 2ª vez na carreira...



- O brasileiro Felipe Massa da Ferrari conquistou nessa madrugada a pole position para o Grande Prêmio do Japão de 2006. Foi a segund apole position da carreira de Felipe que fez o tempo de 1:29:599, cerca de 1 décimo de segundo mais rápido que seu compenheiro de equipe o alemão Michael Schumacher. Na terceira posição ficou Ralf Schumacher da Toyota com Jarno Trulli também da Toyota na quarta posição. E as Renault? Como bons franceses resolveram ser discretos, Fernando Alonso larga na quinta posição e Giancarlo Fisichella é o sexto. Rubens Barrichello larga em oitavo.

- O treino de ontem não trouxe muitas surpresas em sua primeira fase, na segunda sim, nem Kimi Raikkonen, nem Pedro de La Rosa conseguiram se classificar entre os 10 me lhores. As superclassificação foi um pouco diferente do normal, enquanto que normalmente os pilotos esperam gastar combustível para com o carro mais leve tentarem suas melhores voltas, dessa vez a ameaça de chuva fez com que os pilotos colocassem pneus novos mais cedo para tentar as voltas ainda com pista seca. Nessa situação Schumacher era sempre o mais rápido, porém a chuva não chegou e os pilotos partiram para mais uma tentativa nos minutos finais do treino. Alonso fez sua volta e não foi bem, Schumacher fez sua volta e conseguiu o melhor tempo, mas entre os favoritos o último a ir para a pista foi Felipe Massa que conseguiu a melhor volta do dia e a segunda pole de sua carreira.

- Sua pole position chegou a ser ameaçada por conta de uma reclamação da Renault. Fernando Alonso tentou durante algumas voltas no início do treino ultrapassar Felipe Massa em pista, sem sucesso. Briatore chegou a dizer que Felipe Massa é uma "criancinha", ele só se esqueceu que Alonso e Massa estavam em situações semelhantes na pista e que ninguém seria obrigado a deixar o outro passar. A Renault definitivamente não está conseguindo viver dias tranquilos.

Confira os tempos:

1) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), 1min29s599
2) Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B), 1min29s711
3) Ralf Schumacher (ALE/Toyota/M), 1min29s989
4) Jarno Trulli (ITA/Toyota/M), 1mn30s039
5) Fernando Alonso (ESP/Renault/M), 1min30s371
6) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), 1min30s599
7) Jenson Button (ING/Honda/M), 1min30s992
8) Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), 1min31s478
9) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), 1min31s513
10) Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B), 1min31s856

11) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M), 1min30s827
12) Robert Kubica (POL/BMW Sauber/M), 1min31094
13) Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M), 1min31s254
14) Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B), 1min31s276
15) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), 1min31s943
16) Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B), 1min33s750

17) David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari/M), 1min32s252
18) Robert Doornbos (POR/Red Bull-Ferrari/M), 1min32s402
19) Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M), 1min32s867
20) Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B), 1min33s666
21) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), 1min33s709
22) Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda/B), sem tempo

10/06/2006

Fisichella é o mais rápido no primeiro dia de treinos no Japão!!!

Equilíbrio...



- Nessa última madrugada aconteceram os primeiros treinos livres para o Grande Prêmio do Japão que acontece durante esse final de semana em Suzuka pela última vez. E o mais rápido do dia foi o italiano Giancarlo Fisichella da Renault, que fez o tempo de 1:34:337, 71 milésimos de segundo mais rápido que Felipe Massa da Ferrari. A terceira posição ficou com o alemão líder do mundial Michael Schumacher e em quarto ficou o espanhol Fernando Alonso, exatamente os principais personagens desse final de temporada.

- Os treinos livres de sexta feira são sempre realizados em duas sessões de uma hora. Na primeira, que aconteceu às 11 da noite (horário de Brasília) a pista estava molhada e durante todo o treino a pista recebeu o banho de uma fina garoa, o que aumentou muito os tempos de pista. Nesta sessão o mais rápido foi o inglês Anthony Davidson, reserva da Honda. Na segunda sessão a pista foi secando a cada momento e também conforme os carros passavam, com isso os tempos de volta baixaram e a maioria das equipes pôde mostrar a que veio. Quem gostou dessas condições de pista foram as fabricantes de pneu, que puderam "calçar" os carros com os quatro tipos de pneu disponíveis. Chuva forte no início, logo mais os intermediários e no final do segundo treino os dois tipos de pneu para pista seca.

- Com essas posições fica difícil saber qual equipe entre Renault e Ferrari chegou com melhor carro à Suzuka. Fisichella e Massa se equilibraram entre si, assim como Michael Schumacher, e como Renault e Ferrari não tem terceiro piloto fica para os "segundos" (caso de Fisichella e Massa) a tarefa de andar um pouco mais forte para poder colher dados da pista. Isso é bom para o mundial pois o equilibrio entre Renault e Ferrari deve apimentar mais ainda o treino classificatório que acontece nessa madrugada as 2 da manhã.

Confira os tempos nos treinos livres:

1) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), 1min34s337
2) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), 1min34s408

3) Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B), 1min34s565

4) Fernando Alonso (ESP/Renault/M), 1min34s863
5) Anthony Davidson (ING/Honda/M), 1min34s906

6) Sebastian Vettel (ALE/BMW Sauber/M), 1min34s912

7) Jenson Button (ING/Honda/M), 1min35s002

8) Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M), 1min35s064

9) Jarno Trulli (ITA/Toyota/M), 1min35s343

10) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M), 1min35s367

11) Ralf Schumacher (ALE/Toyota/M), 1min35s375

12) Michael Ammermüller (ALE/Red Bull-Ferrari/M), 1min35s433

13) Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), 1min35s528

14) Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B), 1min35s866

15) Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B), 1min36s176

16) Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B), 1min36s180

17) Alexander Wurz (AUT/Williams-Cosworth/B), 1min36s234

18) Robert Kubica (POL/BMW Sauber/M), 1min36s299

19) Franck Montagny (FRA/Super Aguri-Honda/B), 1min37s354

20) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), 1min37s441

21) Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M), 1min37s501
22) David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari/M), 1min37s596
23) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), 1min37s702
24) Neel Jani (SUI/Toro Rosso-Cosworth/M), 1min37s741

25) Robert Doornbos (POR/Red Bull-Ferrari/M), 1min37s788
26) Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B), 1min38s533
27) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), 1min38s779
28) Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri/B), 1min38s955

29) Adrian Sutil (ALE/MF1-Toyota/B), 1min43s914


E ainda...

- Alonso reuniu em portas fechadas Fisichella, Briatore e Pat Symonds pedindo explicações e ajuda. A Renault se comprometeu a fazer de tudo para que Alonso seja campeão mas em troca pediu para que ele calasse a boca. Em troca ele já anda dizendo que o ambiente na equipe é fantástico e que todos entenderam mal a história;

- Até a Michelin enviou uma carta à Alonso com o seguinte tema: "Pega Leve, menino!!!";

- Felipe Massa resolveu botar fogo na briga de Alonso e Fisichella. Para ele o que aconteceu é que Fisichella simplesmente não quis ajudar o campeão e que em seu lugar ele faria diferente, amigom hein?;


- Previsão do tempo no Grande Prêmio da China teve acerto de 100%. No Japão no primeiro treino livre também. Para hoje a previsão é de pista igual à ontem;

- Kimi Raikkonen, depois de uma vitória fantástica em Suzuka no ano passado quando assumiu a liderança na última volta ultrapassando Fisichella já jogou a toalha para a prova de amanhã;

- Sakon Yamamoto, que nunca disputou uma corrida de Fórmula-1 em Suzuka já está triste pelo fato da pista deixar o calendário, o piloto japonês disse que essa é a pista "mãe" dele.

10/05/2006

A temporada ainda não acabou, o casamento entre Alonso e Renault sim!!!

Reclamações exageradas...



- Hoje de madrugada (pelo horário de Brasília) acontecem os primeiros treinos livres para o Grande Prêmio do Japão, 1 da manhã com transmissão do Sportv. A pista de Suzuka, que recebe o Grande Prêmio do Japão pela última vez parece ser melhor para o carro da Ferrari embora a Renault diga o contrário, vamos poder conferir isso já hoje.

- E é exatamente a renault que tem chamado atenção nessa semana anterior à prova japonesa, mais precisamente Fernando Alonso. No Grande Prêmio da China, em que Alonso chegou na segunda posição a equipe cometeu alguns erros como trocar seus pneus dianteiros em um momento onde ninguém estava fazendo isso (o que lhe custou a liderança), depois no segundo Pit Stop sua roda traseira direita (aquela mesma que tinha se soltado no Grande Prêmio da Hungria) demorou para ser trocada lhe tirando mais 10 segundos.


- Feito isso Alonso resolveu soltar farpas contra a equipe dizendo que eles estão concentrados apenas e tão somente no campeonato de construtores e que não estão se importando muito com o de pilotos "é claro que eles querem a segunda e a terceira posições não importando a ordem, foram 14 pontos para a equipe". Alonso acusou a Renault de ter feito festa depois do Grande Prêmio da China por terem assumido novamente a liderança no campeonato de construtores. Sobrou até para Fisichella, Alonso diz não ter entendido a ultrapassagem de Fisichella na 30ª volta enquanto Alonso se arrastava na pista. Segundo ele Felipe Massa não faria o mesmo frente à Schumacher. Fisichella diz que vai conversar com Alonso mas caso ele não queira ouvir ele també, não se importa muito.


- O que acontece é que Alonso perdeu a liderança do mundial, posição que manteve ininterruptamente pelos últimos 15 meses (contando o campeonato do ano passado) e se vê também às portas de perder o mundial. E porquê isso aconteceu? Alonso assim como no ano passado resolveu administrar a vantagem conquistada no início da temporada e era para ser líder do mundial ainda caso não fossem dois abandonos (Hungria e Itália). O que Alonso se esquece é que esse tipo de coisa é normal no automobilismo. Não é necessário acusar a equipe, que como ele diz, está pensando apenas no campeonato de construtores. Até mesmo porquê a equipe para conquistar o campeonato de construtores precisa também, e muito, de um bom desempenho do próprioa Alonso.


- Essa confusão foi criada pelo próprio Fernando Alonso que em dezembro do ano passado anunciou precocemente que estava de mudança para a McLaren, equipe que vai defender à partir da próxima temporada. Falou-se muito que a Renault privilegiaria Giancarlo Fisichella, mas quem está brigando pelo título é o próprio Alonso. Ele poderia perder cinco minutos pensando nisso. A Renault fez sua parte, Alonso também, o problema é que Schumacher também está fazendo muito bem a sua parte. Algo que a McLaren de Kimi Raikkonen não fez na sua última temporada.


(Comemoração de Alonso junto à equipe no último ano)

E ainda...

- Sob a justificativa de que ele sentiria muito pressionado a Renault decidiu trocar parte da equipe de pits de Alonso. Principalmente o mecânico que cuida da roda traseira esquerda;


- Pizzonia, um grande piloto, que teve problemas na Fórmula-1 fez ontem o terceiro tempo nos treinos livres da GP-2, apenas em seu segundo contato com o carro;


- Meteorologia prevê chuva no Japão para os treinos livres, treinos classificatórios e pancadas isoladas para o dia da corrida.

10/04/2006

Grande Prêmio do Japão!!!

Mais uma despedida...

- Depois do inusitado Grande Prêmio da China a Fórmula-1 chega essa semana ao Japão, para a disputa da penultima prova do mundial. Michael Schumacher tem 116 pontos e Fernando Alonso também, Schumacher é líder pelos critérios desempate (maior número de vitórias) mas critério desempate é coisa para se pensar na última prova, no momento da decisão.

- Apesar desse assunto estar chamando atenção (como não poderia deixar de ser), uma coisa está deixando os corações dos fãs da Fórmula-1 mais apertado. Depois de tantos anos, depois de tantas decisões de campeonato o autódromo de Suzuka está deixando a Fórmula-1. Uma pista memorável que sempre fez questão de presentear os fãs da Fórmula-1 com corridas que sempre ficavam entre as melhores do campeonato.

- Apesar de não ser uma das novas e modernas pistas projetadas por Hermann Tilke (Malásia, China, Turquia, etc), Suzuka sempre permitiu disputas por posição, com suas belas curvas como a 130-R, uma das mais elogiadas do circo não só pela mídia, pelos fãs mas também pelos pilotos.

- Uma disputa comercial tirou Suzuka do calendário. A Honda é dona de Suzuka e a Toyota é a dona da pista de Monte Fuji, para onde vai o Grande Prêmio do Japão. A Toyota gastou mais de R$300 milhões na reforma do circuito e agora faz questão que ele seja utilizado. A pista é boa, o Grande Prêmo do Japão de 1977 disputado na pista foi sensacional. A pista saiu do calendário por falta de segurança até que foi comprada pela Toyota e muitos anos depois volta ao calendário.

- Suzuka respira por aparelhos, fala-se em um retorno no próximo ano com duas corridas no Japão, porém Bernie Ecclestone não quer mais duas corridas no mesmo país, o que por sinal eu concordo plenamente. Além do mais em 2010 teremos o Grande Prêmio da Coréia do Sul, em mais uma pista projetada por Tilke. Vai demorar para vermos uma corrida de Fórmula-1 em Suzuka.

E ainda...

- Xandinho, Pizzonia, Tuka Rocha, Bruno Senna... todos eles estão essa semana testando carros da GP2. Se todo mundo passar poderemos chamá-la de GP2-Brasil;

- Ainda na GP2. Nelson Piquet anunciou que está fazendo uma parceria com a Minardi, que foi muito bem na F-3000 européia. Agora sua equipe na GP2 se chamará Minardi by Piquet Sports, espero que não andem no fundo do grid;

- O banco ABN Anro foi cotado fortemente para ser patrocinador principal da Renault no próximo ano (a Mild Seven está deixando a equipe). Logo trataram de negar, mas sabe aquela negativa com gostinho de positiva???

Grande Prêmio do Japão!!!

Mais uma despedida...

- Depois do inusitado Grande Prêmio da China a Fórmula-1 chega essa semana ao Japão, para a disputa da penultima prova do mundial. Michael Schumacher tem 116 pontos e Fernando Alonso também, Schumacher é líder pelos critérios desempate (maior número de vitórias) mas critério desempate é coisa para se pensar na última prova, no momento da decisão.

- Apesar desse assunto estar chamando atenção (como não poderia deixar de ser), uma coisa está deixando os corações dos fãs da Fórmula-1 mais apertado. Depois de tantos anos, depois de tantas decisões de campeonato o autódromo de Suzuka está deixando a Fórmula-1. Uma pista memorável que sempre fez questão de presentear os fãs da Fórmula-1 com corridas que sempre ficavam entre as melhores do campeonato.

- Apesar de não ser uma das novas e modernas pistas projetadas por Hermann Tilke (Malásia, China, Turquia, etc), Suzuka sempre permitiu disputas por posição, com suas belas curvas como a 130-R, uma das mais elogiadas do circo não só pela mídia, pelos fãs mas também pelos pilotos.

- Uma disputa comercial tirou Suzuka do calendário. A Honda é dona de Suzuka e a Toyota é a dona da pista de Monte Fuji, para onde vai o Grande Prêmio do Japão. A Toyota gastou mais de R$300 milhões na reforma do circuito e agora faz questão que ele seja utilizado. A pista é boa, o Grande Prêmo do Japão de 1977 disputado na pista foi sensacional. A pista saiu do calendário por falta de segurança até que foi comprada pela Toyota e muitos anos depois volta ao calendário.

- Suzuka respira por aparelhos, fala-se em um retorno no próximo ano com duas corridas no Japão, porém Bernie Ecclestone não quer mais duas corridas no mesmo país, o que por sinal eu concordo plenamente. Além do mais em 2010 teremos o Grande Prêmio da Coréia do Sul, em mais uma pista projetada por Tilke. Vai demorar para vermos uma corrida de Fórmula-1 em Suzuka.

E ainda...

- Xandinho, Pizzonia, Tuka Rocha, Bruno Senna... todos eles estão essa semana testando carros da GP2. Se todo mundo passar poderemos chamá-la de GP2-Brasil;

- Ainda na GP2. Nelson Piquet anunciou que está fazendo uma parceria com a Minardi, que foi muito bem na F-3000 européia. Agora sua equipe na GP2 se chamará Minardi by Piquet Sports, espero que não andem no fundo do grid;

- O banco ABN Anro foi cotado fortemente para ser patrocinador principal da Renault no próximo ano (a Mild Seven está deixando a equipe). Logo trataram de negar, mas sabe aquela negativa com gostinho de positiva???

Grande Prêmio do Japão!!!

Mais uma despedida...

(A pista de Suzuka, que nesse final de semana recebe sua última prova de F-1)

- Depois do inusitado Grande Prêmio da China a Fórmula-1 chega essa semana ao Japão, para a disputa da penultima prova do mundial. Michael Schumacher tem 116 pontos e Fernando Alonso também, Schumacher é líder pelos critérios desempate (maior número de vitórias) mas critério desempate é coisa para se pensar na última prova, no momento da decisão.

- Apesar desse assunto estar chamando atenção (como não poderia deixar de ser), uma coisa está deixando os corações dos fãs da Fórmula-1 mais apertado. Depois de tantos anos, depois de tantas decisões de campeonato o autódromo de Suzuka está deixando a Fórmula-1. Uma pista memorável que sempre fez questão de presentear os fãs da Fórmula-1 com corridas que sempre ficavam entre as melhores do campeonato.

- Apesar de não ser uma das novas e modernas pistas projetadas por Hermann Tilke (Malásia, China, Turquia, etc), Suzuka sempre permitiu disputas por posição, com suas belas curvas como a 130-R, uma das mais elogiadas do circo não só pela mídia, pelos fãs mas também pelos pilotos.

- Uma disputa comercial tirou Suzuka do calendário. A Honda é dona de Suzuka e a Toyota é a dona da pista de Monte Fuji, para onde vai o Grande Prêmio do Japão. A Toyota gastou mais de R$300 milhões na reforma do circuito e agora faz questão que ele seja utilizado. A pista é boa, o Grande Prêmo do Japão de 1977 disputado na pista foi sensacional. A pista saiu do calendário por falta de segurança até que foi comprada pela Toyota e muitos anos depois volta ao calendário.

- Suzuka respira por aparelhos, fala-se em um retorno no próximo ano com duas corridas no Japão, porém Bernie Ecclestone não quer mais duas corridas no mesmo país, o que por sinal eu concordo plenamente. Além do mais em 2010 teremos o Grande Prêmio da Coréia do Sul, em mais uma pista projetada por Tilke. Vai demorar para vermos uma corrida de Fórmula-1 em Suzuka.

E ainda...

- Xandinho, Pizzonia, Tuka Rocha, Bruno Senna... todos eles estão essa semana testando carros da GP2. Se todo mundo passar poderemos chamá-la de GP2-Brasil;

- Ainda na GP2. Nelson Piquet anunciou que está fazendo uma parceria com a Minardi, que foi muito bem na F-3000 européia. Agora sua equipe na GP2 se chamará Minardi by Piquet Sports, espero que não andem no fundo do grid;

- O banco ABN Anro foi cotado fortemente para ser patrocinador principal da Renault no próximo ano (a Mild Seven está deixando a equipe). Logo trataram de negar, mas sabe aquela negativa com gostinho de positiva???

10/01/2006

Acompanhe as voltas chave do Grande Prêmio da China!!

Schumacher venceu de novo...

(Pódio do Grande Prêmio da China)

- Aqui no "Mundo Veloz" além de todas as informações sobre o mundial de Fórmula-1 você ainda pode acompanhar o que de melhor aconteceu no Grande Prêmio da China. No post abaixo um resumo da prova e agora, acompanhe as voltas chave:

- Largada: O espanhol Fernando Alonso largou de forma tranquila protegendo a primeira posição. Giancarlo Fisichella também larga bem e protege a segunda posição. Mais atrás Rubens Barrichello largou bem mas ficou encaixotado atrás de Fisichella perdendo a posição para Button e Raikkonen, Schumacher se manteve em sexto e Massa de 20º subiu para 18º. Ainda na primeira volta Raikkonen ultrapassou Jenson Button;

- 12ª volta: Fisichella vinha mantendo a segunda posição em ritmo lento para que Alonso pudesse disparar cada vez mais na liderança, mas em manobra arrojada Kimi Raikkonen conseguiu conquistar a segunda posição em uma ultrapassagem por fora;

- 13ª volta: Michael Schumacher assume a quarta posição ao ultrapassar Jenson Button no final da grande reta oposta. As condições de pista começavam a melhorar;

- 15ª volta: Jenson Button é o primeiro dos ponteiros a parar nos boxes, com o tempo de 7.3 segundos;

- 16ª volta: Kimi Raikkonen também faz seu pit no tempo de 9.3 segundos;

- 17ª volta: Rubens Barrichello e Pedro De La Rosa param juntos nos boxes. Barrichello é o primeiro dos pilotos a tomar a atitude d enão trocar pneus;

- 18ª volta: Kimi Raikkonen com problemas de falha no motor abandona o Grande Prêmio da China;

- 21ª volta: Michael Schumacher vai para os pits, à exemplod e Barrichello não troca pneus, seu tempo foi de 7.2 segundos;

- 22ª volta: É a vez de Fernando Alonso parar nos boxes, com o tempo de 8.4 segundos ele trocou os dois pneus dianteiros, nesse momento Fisichella havia asumido a primeira posição;

- 23ª volta: Giancarlo Fisichella também para nos boxes. Ele para em 8.4 segundos e volta em segundo, Alonso recupera a liderança;

- 24ª volta: Robert Kubica faz sua parada e é o primeiro de todos os pilotos do Grande Prêmio da China à colocar pneus para pista seca, decisão que se mostrou completamente equivocada, em seu retorno à pista ele roda pelo menos três vezes e na volta 25 ele retornou aos boxes para colocar os mesmos pneus que estava usando antes da parada;

- 25ª volta: Fernando Alonso se mostra completamente sem rendimento na pista, cronometragem oficial da prova acusa que desde seu retorno à pista ele não consegue virar rápido. Equipe assume ainda antes do final da prova que a decisão de trocar os pneus dianteiros foi equivocada;

- 27ª volta: Fisichella e Schumacher chegam em Alonso, Fisichella retarda seu ritmo e o ritmo de Schumacher e nenhum dos dois passa Alonso;

- 28ª volta: Os três líderes estão completamente juntos na pista, no final da reta oposta Fisichella passa Alonso mas devolve a posição e ainda consegue segurar Schumacher por mais uma volta;

- 29ª volta: Giancarlo Fisichella ultrapassa Fernando Alonso no final de reta oposta assumindo a liderança da prova. Felipe Massa para nos boxes para aquela que poderia ter sido sua única parada na prova, ele era o quinto colocado e acabou voltando em décimo;

- 30ª volta: Michael Schumacher consegue ultrapassagem sobre Fernando Alonso no final da reta dos boxes assumindo assim a segundo colocação e tendo apenas Fisichella à sua frente. A posição de prova aquele momento era: Fisichella, Schumacher, Alonso e Barrichello;

- 33ª volta: Nico Rosberg faz sua parada nos boxes e é o segundo piloto à colocar pneus para seco;

- 34ª volta: Todos os pilotos assim começam a colocar pneus para pista seca, Jenson Button faz sua parade em 9.2 e Felipe Massa que não precisaria mais parar por sua tática de paradas acaba perdendo a vantagem e também para nos pits para por pneus para pista seca;

- 36ª volta: Alonso também para para colocar pneus para seco e tem problemas na colocação do pneu traseiro esquerdo e sua parada acaba demorando mais de 19 segundos;

- 37ª volta: Rubens Barrichello que era o terceiro faz tabém sua parada em 9 segundos cravados, caindo para a quinta posição;

- 39ª volta: Thiago Monteiro roda no final da reta dos boxes e seu carro fica em posição perigosa, equipes que estavam prontas para suas paradas, como a Ferrari por exemplo, são tomadas pela tensão da possibilidade de entrar o Safety Car, o que acaba não acontecendo;

- 40ª volta: Sem Safety Car Michael Schumacher faz sua parada nos boxes em 6.9, como todos os pilotos ele coloca pneus para pista seca;

- 41ª volta: Giancarlo Fisichella, então líder, faz sua parada nos boxes, volta em primeiro lugar mas no final da reta dos boxes é interpelado por Michael Schumacher que colocando duas rodas na grama assume a liderança em uma excelente manobra. À partir daí Fisichella começa a diminuir o ritmo para que Alonso o alcance;

- 45ª volta: Felipe Massa força a ultrapassagem no final da reta oposta em cima de David Coulthard. Massa exagerou na freada e escorregou no molhado, Coulthard por sua vez que poderia ter conseguido um "X" e reassumido a posição resolveu fechar e tentar fazer a curva (mesmo com Massa dentro dela). Os dois se tocaram, um pouco por culpa de cada um e Felipe Massa abandonou com as duas suspensões esquerdas quabradas;

- 47ª volta: Depois de diminuir o ritmo Giancarlo Fisichella dá passagem à Fernando Alonso que assume a segunda posição;

- 51ª volta: Faltando cindo voltas para o final uma garoa volta a cair no autódromo de Xangai;

- 56ª volta: Michael cruza a linha de chegada em primeiro lugar assumindo a liderança do campeonato. Fernando Alonso chega em segundo lugar com Fisichella em terceiro, o resultado dos dois coloca a Renault novamente à frente no mundial de construtores. Mais atrás Jenson Button consegue a quarta colocação de Nick Heidfeld. Os retardatários Takuma Sato e Christian Albers atrapalham a manobra dos pilotos e Rubens Barrichello bate em Heidfeld. De La Rosa ganhou a posição dos dois e Barrichello à de Heidfeld.

Classificação final:

1) Michael Schumacher (ALE/Ferrari), 56 voltas em 1h37min32s747
2) Fernando Alonso (ESP/Renault), a 3s121
3) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault), a 44s197
4) Jenson Button (ING/Honda), a 1min12s056
5) Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes), a 1min17s177
6) Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 1min19s131
7) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber), a 1min31s979
8) Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth), a 1min43s588
9) David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari), a 1min43s790
10) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth), a 1 volta
11) Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth ), a 1 volta
12) Robert Doornbos (HOL/Red Bull-Ferrari), a 1 volta
13) Robert Kubica (POL/BMW Sauber), a 1 volta
14) Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth), a 1 volta
15) Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota), a 3 voltas P
16) Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda), a 4 voltas


Classificação do mundial de pilotos:

1º Michael Schumacher, 116
2º Fernando Alonso, 116
3º Giancarlo Fisichella, 63
4º Felipe Massa, 62

7º Rubens Barrichello, 28


Classificação do mundial de contrutores:

1º Renault, 179
2º Ferrari, 178
3º McLaren, 101
4º Honda, 73

- A próxima prova do mundial é o Grande Prêmio do Japão, já no próximo final de semana. Caso Michael Schumacher vença a prova e Fernando Alonso não pontue ele conquistará seu oitavo título mundial. Qualquer outro resultado trás a decisão para o Grande Prêmio do Brasil.

- Acompanhe aqui no "Mundo Veloz" as declarações de Felipe Massa em áudio sobre seu acidente no Grande Prêmio da China.

Michael Schumacher impressiona e vence GP da China!!!

Fantástico...

(Schumacher venceu hoje o Grande Prêmio da China)

- O alemão Michael Schumacher à duas provas de encerrar a carreira venceu o Grande Prêmio da China conquistando sua 91ª vitória na Fórmula-1 depois de uma corrida cerebral e muito competente do hepta-campeão do mundo. É a primeira vez que ele vence o Grande Prêmio da China, onde ele até hoje não tinha conseguido bons desempenhos. A segunda posição ficou com o espanhol Fernando Alonso, os dois estão agora empatados na liderança do mundial com 116 pontos cada. Schumacher é considerado líder por ter uma vitória a mais que Alonso. Em terceiro chegou o italiano Giancarlo Fisichella, Barrichello chegou na sexta posição e Felipe Massa abandonou depois de uma corrida discreta que culminou com um toque com David Coulthard.

- A corrida começou com pista molhada e com um belo desempenho de Fernando Alonso que disparou na frente de todos os outros pilotos. Na segunda posição o italiano Giancarlo Fisichella imprimiu um ritmo mais lento segurando Kimi Raikkonen que vinha na terceira posição. Voltas depois Raikkonen até conseguiria a ultrapassagem em cima de Giancarlo Fisichella para abandonar logo depois com problemas em seu carro.

(Alonso disparou na frente com Fisichella em seu encalço)

- Problemas também teve Fernando Alonso, que em sua parada nos boxes foi o único a trocar pneus (todos os pilotos estavam mantendo os pneus), isso fez com que ele perdesse a liderança para Fisichella e a segunda posição para Schumacher. Voltas depois, com Fisichella líder e Schumacher em segundo os dois pararam nos pits. Schumacher parou primeiro e Fisichella logo depois, a parada de Físico foi mais rápida mas Schumacher chegou colado no final da reta e colocando duas rodas na grama conquistou a liderança para não mais perder.

- As duas últimas voltas ainda reservaram grande emoção na briga pelo quarto lugar, Jenson Button ultrapassou Pedro De La Rosa, Rubens Barrichello e Nick Heidfeld. Na ultrapassagem sobre Heidfeld uma confusão se formou, Heidfeld escorregou, Barrichello, que parece ter sido tocado por De La Rosa perdeu a frente e bateu em Heidfeld. De La Rosa ganhou a posição dos dois e Barrichello ganhou a posição de Heidfeld.

Confira o resultado:

Classificação do campeonato de pilotos:

1º Michael Schumacher, 116
2º Fernando Alonso, 116
3º Giancarlo Fisichella, 63
4º Felipe Massa, 62

- Durante o dia mais informações do Grande Prêmio da China, e ainda hoje um resumo da prova com as voltas-chave da corrida.