11/17/2006

Mundo Veloz no Rio!!!

Sol e calor no depenado Jacarepaguá...



- Hoje cheguei ao Rio de Janeiro, onde a Stock Car se prepara para no próximo domingo realizar a 11ª etapa do campeonato brasileiro de 2006. Dia de htreinos livres e de muita velocidade na Stock Car V-8, na Stock Light e na Stock Jr.

- Como não poderia deixar de ser estou muito triste com a situação do Autódromo Internacional Nelson Piquet em Jacarepaguá. Por uma coincidência muito grande errei o portão e fui praticamente forçado a passar por dentro das obras do Pan-2007 que destruiram parte do circuito. Digo destruiram porquê vendo a obra de perto existe a certeza de que o circuito não voltará a ser como antes.

- Nas imagens abaixo é fácil entender o porquê...

(Ao fundo o que se vê não é somente um caminho para passagem de tratores e caminhões, e sim o início da reta oposta...)


(Aqui também era um trecho de pista...)

- As fotos foram tiradas por mim mesmo em um acesso de curiosidade que bateu. Tenho mais fotos que pretendo postar em breve, a hora não é pra isso, a hora é de falar em velocidade, pois na pista, indiferente à uma divisão de opiniões entre usar parte da pista oval ou não, os pilotos resolveram acelerar bastante no primeiro dia de treinos. Na Stock Car V8 Antônio Jorge Neto com o tempo de 1:19:415, cerca de um décimo de segundo mais rápido que Ricardo Maurício, na terceira posição ficou Luciano Burti, dos três apenas Burti não está no playoff decisivo. Amanhã, 12:50hs horário de Brasília acontece a definição da Pole Position e o "Mundo Veloz" volta com tudo direto do Rio de Janeiro.

11/16/2006

Stock Rio: Pilotos vão para a pista e para as ruas!!!

Críticas e elogios...


- Diante de críticas e elogios a Stock Car retorna hoje ao Rio de Janeiro, um ano depois da última etapa realizada em Jacarepaguá, ainda no traçado antigo. As obras do Panamericando encurtaram o circuito que agora passa a usar uma parte do traçado oval para que não tivesse ainda menos de 3Km. Ainda existem canteiros de obras espalhados pela pista, os muros do trecho oval diminuem a segurança, o asfalto está sujo e o complexo do Panamericano ainda ameaça a vida de Jacarepaguá. De qualquer forma todos estão felizes em poder correr no Rio de Janeiro, e é nesse clima que a Stock chega para a disputa de sua 11ª etapa do campeonato, a terceira do playoff decisivo. Depois dessa prova faltará só uma, é um bom momento para que o Rio volte a respirar velocidade.

- Devido às obras o traçado, considerado um dos mais seletivos do Brasil, está remodelado. Da reta dos boxes os pilotos agora farão uma junção direta com a reta oposta, a grande reta de Jacarepaguá que já não é tão grande assim. Eles não contornarão mais o curvão de acesso à parte norte do circuito, seguirão reto pelo trecho do antigo oval, contornarão as duas curvas para a esquerda dessa parte da pista e em 90 graus voltam para o traçado original, que já abrigou até mesmo provas de Fórmula-1 e que agora se vê obrigado à ser preterido.

(Novo circuito, montagem enviada pelo amigo Wagner Gonzales da Officer Motorsport)

- Os pilotos por enquanto estão divididos, não entre os que gostam da corrida no Rio e os que não gostam, mas sim entre eles mesmos. Cada piloto, cada integrante de equipe parece ter duas opiniões, uma que critica o traçado, as obras para o PAN, a segurança, a perda de parte da pista e mais, e outra que elogia o fato do Rio de Janeiro ainda conseguir sediar a prova mesmo com tantos problemas. Compartilho das duas opiniões também, um caminho inevitável ao que me parece, acredito que é importante o autódromo sediar uma prova importante como essa pelo menos para mostrar que ainda está respirando por aparelhos. Isso mostra que tudo ainda pode mudar e que aquele pólo de automobilismo, o segundo mais importante do país ainda pode ser salvo e não pode ficar à merce da vontade de algumas pessoas. Pessoas que formam uma minoria, mas que infelizmente estão no poder e pensam que isso os torna soberanos à ponto de ignorar até mesmo a vontade daqueles que os colocaram lá. Não vou citar nomes, muita gente sabe de quem estou falando, não quero falar de política e citar o nome dessas pessoas sujaria o meu blog, um espaço do qual eu muito gosto.

(Alain Prost de Fórmula-1 em Jacarepaguá venceu a prova de 1982)

- Hoje no Rio de Janeiro acontece uma carreata que sai da Lagoa Rodrigo de Freitas com destino ao aeroporto Santos Dumont. Participarão do "passeio" Raul Boesel, Cacá Bueno, Popó Bueno, Antonio Jorge Neto e Luciano Burti. A carreata dessa vez não é um protesto e sim um evento para que o povo carioca possa se aproximar dos carros da categoria. Uma oportunidade única segundo Boesel.

- Estarei no Rio de Janeiro acompanhando essa prova para a Tupi-AM. Chego hoje de madrugada e um dos motivos mais importantes dessa viagem é poder sentir o quanto de vida o autódromo ainda tem pela frente. Espero chegar lá e descobrir que muita coisa vai mudar para melhor.

E ainda...

- Felipe Pohletto, o carioca piloto de Tony Kanaan pode conquistar de quebra o primeiro título da Stock Jr. por antecipação. Ele diz que vai fazer uma corrida calculada mas que sabe que pode ser campeão até mesmo na primeira bandeira amarela, ainda na primeira bateria que da uma pontuação igual à da Fórmula-1 e caso Cassio Homem de Mello não esteja na ponta já daria o título para Pohletto;

- Componentes polêmicos dão prêmio à Renault e Ferrari: A Renault ganhou o prêmio de chassi do ano com uma boa ajuda do proibído amortecedor de massa e a Ferrari ganhou com sua calota um prêmio pela melhor solução aerodinâmica da temporada. Curioso;

- A Super Aguri escolheu o eterno piloto de testes Anthony Davidson para ser piloto titular em 2007. Com isso a equipe deixa de ser 100% japonesa e agora começa a quem sabe olhar para o futuro. Na Honda Christian Klien e James Rossitter venceram disputa com Gary Paffett e serão os pilotos de teste;

- Hirohide Hamashima, diretor esportivo da Bridgestone, admitiu que a Ferrari pode ser favorecida com o fato de a empresa ser a única fornecedora de pneus da Fórmula-1 em 2007. Segundo ele "a empresa tem um relacionamento muito forte com a equipe e isso ninguém poderá copiar, o que talvez dê mesmo uma vantagem para o time de Raikkonen e Massa". Mas fez questão de dizer também que a intenção é fornecer pneus em condições de igualdade;

- Parabéns Villeneuve: Depois de abandonar a Fórmula-1 ele vive agora um momento de total felicidade, o nascimento de Julez, primeiro filho casal Jacques e Johanna. Saúde e paz pra eles...

11/15/2006

Luiz Razia: Quero estar na Fórmula-1 em 2009!!

Grande promessa do automobilismo brasileiro...


- No último final de semana na programação da Tupi-AM tive o prazer de entrevistar o piloto brasileiro Luiz Razia Filho, que na semana passada teve seu primeiro contato com um carro da GP-2 e foi muito bem: No primeiro dia de testes ficou com a 12ª posição e no segundo dia ele foi o terceiro mais rápido, o teste foi realizado com um carro da Racing Engineering. Razia falou entre outras coisas que pretende conseguir patrocínio para correr a próxima temporada da GP-2 para assim, quem sabe, estar na Fórmula-1 em 2009. Luiz Razia Filho também disputa a F-2 Sulamericana, campeonato o qual ele é líder e pode confirmar o título nos próximos dias 25 e 26 em Interlagos no encerramento da temporada. Ouça trechos da entrevista no player abaixo (é recomendável que ao clicar em "play" em seguida você clique em "pause" e aguarde o áudio carregar, similar à um vídeo do You Tube):


powered by ODEO

Quem é Luiz Razia:

Nome: Luiz Razia Filho
Nascimento: 04-04-1989 (17 anos)
Local: Barreiras-BA
Altura: 1,79m
Peso: 65Kg
Equipe na F-3: Dragão Motorsport
Histórico:
2005: 5º Colocado na F-3 Sulamericana e participação em provas da F-Renault
2004: Campeão Brasileiro, Brasiliense, Centro-Oeste, Copa Brasil e Vice Sul-Brasileiro de Kart
2003: Vice-Campeão de Auto-Cross Regional e Baiano

11/13/2006

Truck: Fogaça vence e complica vida de Martins!!!

FÓRMULA TRUCK: DJALMA FOGAÇA VENCE E AJUDA VINÍCIUS RAMIRES


- O paulista Djalma Fogaça, que pilota um caminhão da Ford venceu ontem a oitava e penúltima corrida da temporada 2006 em Tarumã-RS. Fogaça não tem chances de título, é apenas o oitaco colocado no campeonato, mas conseguiu botar fogo na disputa pelo título. Renato Martins, que poderia até mesmo ter sido campeão na prova de ontem abandonou a prova e viu sua diferença para seus rivais diminuir drasticamente. Agora são só 11 pontos de diferença para o vice-líder Vinicius Ramires, quando eles chegaram a Viamão a diferença era de 23. A próxima etapa e última da temporada será disputada em Brasília.

- Vinícius Ramires, décimo no grid, foi quem mais vibrou com a vitória de Fogaça mesmo tendo tido ele também chances de vencer a prova. Ele foi combativo na primeira fase da corrida. Subiu para terceiro antes da intervenção programada do Pace Truck. Após a relargada, foi superado por Fogaça. Na relargada para a última volta da corrida, após uma breve interrupção para remoção do Scania acidentado de João Marcos Maistro, foi ultrapassado por Roberval Andrade e terminou em quinto, subindo ao pódio pela quinta vez em oito corridas disputadas na temporada.

(Vinicius Ramires)

Vinicius Ramires acredita que cumpriu bem seu objetivo que era de diminuir a vantagem de Renato Martins, o piloto que pilota um Mercedes-Benz saiu satisfeito de Tarumã: “Tivemos uma boa participação e, para nossa surpresa, ele parou com problemas. Agora, a diferença entre nós dois é só de 11 pontos. Ele ainda é o favorito ao título, mas as nossas chances cresceram bastante depois dessa corrida”, considerou.

Em Viamão, após 28 voltas, o resultado final da prova deste domingo foi o seguinte:

1º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 1h01min08s326
2º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), a 0s774
3º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), a 2s040
4º) Roberval Andrade (SP/Scania), a 4s347
5º) Vinicius Ramires (SP/Mercedes-Benz), a 4s682
6º) Fabiano Brito (PR/Volvo), a 5s383
7º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), a 5s737
8º) Leandro Totti (PR/Ford), a 6s281
9º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), a 7s239
10º) Vignaldo Fizio (SP/Mercedes-Benz), a 9s192
11º) Beto Monteiro (PE/Ford), a 9s710
12º) Beto Napolitano (SP/Volkswagen), a 11s020
13º) Eduardo Fráguas (SP/Ford), a 12s078
14º) Regis Boessio (RS/Iveco), a 13s664
15º) Urubatan Helou Júnior (SP/Volvo), a 20s125
16º) Clodoaldo Monteiro (SC/Volkswagen), a 21s540
17º) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), a 25s666
18º) Diumar Bueno (PR/Volvo), a 26s974
19º) José Maria Reis (GO/Scania), a 1 volta
20º) João Maistro (PR/Scania), a 2 voltas
21º) Fred Marinelli (SP/Iveco), a 3 voltas

NÃO COMPLETARAM
Pedro Muffato (PR/Scania), a 14 voltas
Luiz Zappellini (SC/Ford), a 17 voltas
Renato Martins (SP/Volkswagen), a 8 voltas


A classificação do campeonato da Fórmula Truck é:

1º) Renato Martins, 111;
2º) Vinicius Ramires, 100;
3º) Pedro Muffato, 88;
4º) Wellington Cirino, 87;
5º) Roberval Andrade, 71;