3/10/2008

Será Fernando Alonso capaz de levar à Renault de volta às vitórias? Essa é a grande aposto do time...

(Clique na capa para baixar e ampliar)

Modelo: R28
Motor:
Renault

Responsável: Flávio Briatore
País:
França

Status: Equipe grande
Em 2007:
3º lugar, 51 pontos.


Em 2007: A escolha da Bridgestone para ser fornecedora única de pneus a partir da última temporada não poderia ter sido pior para outra equipe senão Renault. Aliado à isso, o homem responsável por fazer o carro andar, Fernando Alonso, deixou a equipe para equipe para correr na McLaren, com quem tinha assinado no final de 2006. Não poderia acontecer algo diferente do que aconteceu. O início foi sofrível, aliado à um baixo desempenho do estreante na equipe Heikki Kovalainen. A segunda metade da temporada foi um pouco mais tranquila para o time francês que ainda conquistou um pódio no caótico Grande Prêmio do Japão com o piloto finlandês que deixa o time seguindo os passos de Fernando Alonso, que à casa torna sem ter certeza de ser mesmo um bom filho Talvez para a Renault ele seja.


Expectativas: Recuperar a auto estima de uma equipe que conquistou os títulos de 2005 e 2006 e que ficou muito abaixo do esperado na última temporada. Para isso é preciso tratar Fernando Alonso como ele desejar, o que é necessário para que ele seja rápido e desenvolva o carro. É isso que coloca em xeque a condição de bom filho já que em 2006 ele teve problemas como Fisichella e a cúpula da própria Renault e no ano passado teve problemas com Lewis Hamilton e a cúpula da McLaren. O terceiro lugar é o objetivo, a BMW é a pedra no caminho e as vitórias serão difíceis de se alcançar.

Ponto Positivo: É um time que sabe lidar com orçamentos medianos, provou isso com os títulos que conquistou com Alonso, outro ponto positivo, caso seja bem trabalhado.

Ponto Negativo: Corre contra quatro equipe que já estão à sua frente no quesito desempenho e ainda deve ser incomodada por Williams e talvez até por Red Bull. Mais uma vez terá de lidar com um piloto estreante, oriúndo da GP-2 e que passou um ano inteiro sem disputar uma corrida sequer. Haja trabalho.

PILOTOS

05-FERNANDO ALONSO

País: Espanha
Nascimento: 29/07/1981
Altura: 1,71 m
Peso: 68 kg
Corridas: 104
Vitórias: 19
Poles: 17
Pontos: 490
Melhores Voltas: 11
Títulos: 2
Em 2007: 3º, 109 pontos.


Expectativa: Ele quer paz? Sem dúvida alguma é isso que ele precisa para que possa fazer o carro da Renault voltar a vencer. Provavelmente esse objetivo só será alcançado em 2009, mas é impossível duvidar da capacidade do espanhol bicampeão do mundo. Estará prestando atenção aos passos de Nelsinho Piquet mesmo que não arrumem qualquer tipo de confusão. Macaco velho não mete a mão em cumbuca.

Ponto Positivo: Velocidade, experiência, calculismo, frieza. Dentro da pista o espanhol é tudo que uma equipe gostaria para qualquer obejtivo à ser açcançado.

Ponto Negativo: A falta de capacidade para conviver em grupo aliado aos seus mais puros instintos latinos é algo que pode botar tudo à perder. Vide a sua permanência em 2007 na McLaren.

06-NELSON PIQUET

País: Brasil
Nascimento: 25/07/1985
Altura:
1,76 m

Peso:
70 kg

Corridas:
0

Vitórias:
0

Poles:
0

Pontos:
0

Melhores Voltas:
0

Em 2007:
Piloto de testes da Renault.


Expectativa: Será seu ano de estréia e ele sabe que estará cercado de expectativas quanto à seu desempenho. Tudo que Piquet almeja para 208 é não decepcionar. E isso não irá acontecer.

Ponto Positivo: Seu bom desempenho em todas as categorias que passou é que o anchem de boas expectativas. Aliado à isso, teve sempre o pai Nelson, tricampeão do mundo, lhe ensinando os passos mais difíceis.

Ponto Negativo: Não é bom de marketing pessoal, que depende apenas do sobrenome famoso. A estréia na Fórmula-1 será complicada pois não pode cometer erros e terá Fernando Alonso como companheiro de equipe, uma pessoa difícil de se conviver. Ser introvertido neste momento pode atrapalhar.

Fotos: Divulgação
Arte: Mundo Veloz

0 comentários: