10/30/2008

Futuro alternativo 02 - Massa campeão

O improvável acontece e Safety Car da à Massa o título de campeão do mundo...


- Nos braços da galera. Foi assim o final do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1 para Felipe Massa após entrar para a história como o primeiro piloto brasileiro a conquistar um título mundial correndo em Interlagos.

- E tudo isso aconteceu devido a uma corrida caótica realizada debaixo de chuva, uma prova cheia de alternativas. Logo na largada Hamilton e Massa perderam posições após dividirem o "S" do Senna. Os dois passearam pela área de escape e Felipe caiu para 10º, Hamilton para 14º. Voltas depois, já com pista molhada e todos com pneu de chuva, Hamilton perdeu rendimento devido à um problema de pressão no pneu dianteiro direito. Ao parar no box o inglês resolveu mudar a estratégia e encheu o tanque para prolongar a próxima parada.

- Todos os pilotos haviam parado no box na 40ª volta, Hamilton precisaria apenas de uma rápida parada que lhe garantiria a 4ª colocação e o título, mas o inesperado aconteceu. Ao disputar posição com Jarno Trulli, o alemão Sebastian Vettel bateu na entrada da reta dos boxes provocando a entrada do Safety Car. Após liberação dos boxes o pelotão todo já estava alinhado e Lewis caiu para último.

- Raikkonen era o líder e Massa o segundo, posições que permitiram que o inglês devolvesse o favor que o brasileiro lhe fez em 2007 quando o finlandês conquistou seu primeiro título.

- Após a prova Massa afirmou que o título veio de forma merecida pois a situação desfavorável que ele enfrentou no Brasil foi provacada não por falta de performance e sim por problemas que lhe tiraram muitos pontos, inclusive seus erros. Ele afirmou que jamais esqueceu o quanto os 8 pontos que perdeu na Malásia fizeram falta, sem citar os problemas na Hungria e Cingapura, culpa da equipe. Felipe também cobra de seus críticos um pouco mais de respeito pois agora ele também tem um título mundial. E encerrou agradecendo Kimi, dizendo que o mais importante de tudo foi proporcionar à torcida brasileira poder ver um piloto do país vencendo um campeonato.

- Abalado, Lewis Hamilton afirmou que não esperava que pudesse perder mais um campeonato em circunstância como essa, no que diz respeito à vantagem que tinha quando chegou à última prova. Hamilton também pediu que a regra de abertura dos boxes, quando o Safety Car é acionado, seja revista mas que isso não deve ser levado em consideração para o título deste ano, que considerou justo pois Felipe fez por merecer.

- Mark Webber, terceiro colocado, aproveitou para criticar mais uma vez a regra, dizendo que tudo o que faltava era que esse absurdo decidisse o título. "Estão felizes agora?" disse o australiano que exigiu que a regra seja revista.

- Para ler mais do "Mundo Veloz" clique AQUI.


0 comentários: