10/29/2008

Retrospecto... favorável à quem?

As últimas 3 decisões de título aconteceram em Interlagos... quem torce para que o retrospecto seja seguido? Como seguí-lo?

- A matemática é uma ciência exata. Esse é o grande argumento daqueles que usam os números para transformá-los em texto. Situação que os deixa facilmente manipuláveis. As probabilidades então são ainda mais complicadas e "distorcíveis".

- Interlagos sediou a decisão do mundial todas as vezes a partir do momento em que passou do início para o final da temporada, isso contribui para aqueles que gostam de usar números contra ou à favor de algo ou alguém.

- Peguemos então as últimas 3 decisões de título:

2007


- O mesmo líder do mundial deste ano era o do ano passado, Lewis Hamilton. Sua situação era quase a mesma, uma vantagem enorme, que o permitia chegar na 6ª colocação. Acontecimentos na prova, entre eles 2 erros do inglês, transformaram Kimi Raikkonen no campeão mundial. Sim, Kimi, com uma Ferrari. Retrospecto favorável à Massa.

2006


- Um piloto da Ferrari vivia uma situação muito parecida com a de Felipe Massa, e era nada mais nada menos que Michael Schumacher. O alemão, que fazia sua última corrida na categoria, precisava vencer e torcer para que Alonso não pontuasse. Massa precisa descontar 7 pontos, de preferência com vitória. O resultado é que Schumacher largou da 10ª posição, após um problema com sua bomba de combustível no sábado, e chegou em 4º. Alonso campeão. O piloto da Ferrari se deu mal. Retrospécto favorável à Hamilton.

2005


- Em 2005 a situação era um pouco diferente. A prova não era a última do campeonato e um simples 3º lugar garantiria o título à Fernando Alonso. O resultado aconteceu. Curioso é o seguinte: Alonso se tornou o mais jovem campeão mundial de Fórmula-1 (como será Hamilton se conquistar o título domingo) vencendo Kimi Raikkonen, o piloto da Ferrari... que à época estava na McLaren... tudo a ver com a decisão de domingo, mas... retrospecto favorável à quem???

- Quem você acha que tem mais a ver com essa recente história do Grande Prêmio do Brasil?

- Leia mais do "Mundo Veloz" clicando AQUI.

0 comentários: