7/22/2007

O tempo fecha (em todos os sentidos)

Alonso vence o maluco Grande Prêmio da Europa com ultrapassagem sobre Massa no final, e as histórias não pararam por alí...


- E assim eufóricos estão os espanhóis. Com a imagem acima, retirada do site do jornal espanhol "Marca", percebe-se a maiuscularidade da vitória de Alonso há instantes em Nurburgring na Alemanha. Mas não foi uma vitória normal.

- A temporada 2007 depois de um início apagado e sem emoção nos tem brindado com algumas corridas de tirar o fôlego. Hoje teve pista seca, chuva, abandonos, Safety Car, discussão no final, teve de tudo.

O tempo fecha - Parte I:

- A chuva caiu logo na primeira volta, e torrencialmente, fazendo com que na curva 1 simplesmente aquaplanaram e bateram Jenson Button, Lewis Hamilton, Scott Speed, Adrian Sutil, Nico Rosberg e Vitantonio Liuzzi, sendo que Hamilton ainda conseguiu voltar para a corrida quando foi acionada a bandeira vermelha.

- Ainda na primeira volta, com chuva, o finlandês Kimi Raikkonen simplesmente errou a entrada nos pits, entrando por uma pista de acesso. Na tentativa de recuperar e ainda assim entrar no pit antes de Massa (que havia conquistado a segunda posição na largada) ele errou mais uma vez a entrada nos boxes, dessa vez perdendo a oportunidade até mesmo de fazer sua troca, ou seja, debaixo de chuva teve de fazer mais uma votla com pneu para pista seca, se recuperando apenas quando a pista secou graças à uma boa estratégia da Ferrari.

- Com isso Massa assumiu a ponta da prova em Nurburgring, com Alonso sempre próximo à ele. Em determinado momento, quando a pista secou Massa esteve separado de Kimi Raikkonen, com Alonso entre eles, por apenas 5 segundos de diferença. Raikkonen porém teve problemas com o carro e abandonou a prova entrando assim para a lista de ocorrências do Grande Prêmio da Europa junto à Lewis Hamilton, que foi um capítulo à parte.

Lewis Hamilton:

- Hamilton bateu ontem, como já dito por aqui, se recuperou, foi autorizado à participar da corrida, largou de forma excelente, furou o pneu ainda na primeira volta, aquaplanou na curva 1, bateu, voltou para a prova em último, foi o primeiro à colocar pneu para pista seca, errou muitas vezes por isso, fez muitas ultrapassagens, foi retardatário e no final por muito pouco não chegou na zona de pontos sendo o nono colocado. Se contarmos que a batida de ontem aconteceu por um problema com sua roda mal colocada, e que os demais erros que cometeu hoje foi devido à andar com um pneu para pista seca no molhado eu até acho que seu saldo é positivo. Entra na lista de ocorrências de forma forçada.

Voltando à corrida:

- Quando a pista secou e tudo se estabilizou Felipe Massa decidiu forçar o ritmo para fazer seu pit stop com folgas. No início ele não abria muito pois seu desempenho não era muito bom no primeiro trecho da pista, assim que se acertou neste local, passou a abrir diferença e quando parou para fazer sua troca tinha 8.4 de vantagem para Alonso. Webber era o terceiro e Hamilton se esforçava lá atrás para conseguir um ponto, 50 segundos distante da marca.

O tempo fecha - Parte II:


- Na volta 49, faltando 11 para o final, o que ninguém esperava aconteceu novamente. Lembrando as boas provas de Spa-Francorchamps na Bélgica e de São Paulo a chuva voltou sorrateiramente. Já nos primeiros pingos os pilotos começaram a sentir a diferença e os tempos de volta subiram. Kovalainen foi o primeiro a parar nos boxes, talvez cedo demais, mas era necessário arriscar, confesso que torci por ele.

O embate:

- 3 voltas depois Massa e Alonso fizeram sua troca, mas segundo o próprio Felipe disse em entrevista coletiva seus novos pneus intermediários tremiam demais e ele perdeu rendimento. Alonso se rapidamente e os dois abriram a volta 55 já brigando por posição. Alonso era muito mais rápido e a dificuldade que teve foi devido à dura defesa do brasileiro (dura porém limpa, é bom ressaltar). Os dois chegaram a se tocar quando Alonso por fora passou Massa e assumiu a ponta, com apenas 5 voltas para administrar e muito mais carro para conduzir. Ele cruzou a linha de chegada com pista seca e o tempo estranho de 2 horas, 06 minutos, 26 segundos e 358 milésimos. Sim, uma prova que teve mais de duas horas de duração.

O tempo fecha - Parte III:

- Mais uma vez o tempo fecha, dessa vez com Sol lá fora. Quando Fernando Alonso desceu de seu carro apontou as marcas que foram deixadas em seu carro pelo pneu de Felipe Massa apontando para a câmera um sinal de que reprovava a atitude de Felipe. Quando chegaram ao parque fechado as câmeras da FOM flagraram os dois discutindo de forma áspera, com direitos à irônicos tapinhas nas costas de Felipe em Alonso e deboche do espanhol para as câmeras quando depois da discussão deu as costas para Felipe e vibrou como não está acostumado.

O tempo fecha - Parte IV:

- Em entrevista coletiva Fernando Alonso segurou o braço de Felipe e disse a seguinte frase: "Talvez eu tenha de pedir desculpas à Felipe, no final da prova eu estava muito nervoso". Aindam em inglês Felipe respondeu: "O que eu fiz hoje aqui foi limpo, assim como o que eu fiz em Barcelona, se ele ficou irritado problema dele".

O Balanço:

- A rivalidade entre os dois deve extrapolar talvez ainda algumas manchetes de jornal pelo mundo. Mas o que vale é que os dois fizeram uma bela prova. Felipe largou muito bem, se adiantando ao próprio Alonso, dominou bem a corrida na primeira chuva, em pista seca também. Alonso administrou bem a segunda posição, não deu espaço para os escassos ataques de Raikkonen e quando teve mais carro que Massa foi agressivo o suficiente para ultrapassá-lo. Teve o grande mérito de sempre impor um ritmo forte, caso não fosse assim durante toda a prova e caso se conformasse com o segundo lugar (que segundo ele mesmo disse era um belo resultado) não teria tido tempo suficiente para passar Massa no final.

Os resultado: Corrida, Campeonato de Pilotos e de Construtores (clique para ampliar):

1 comentários:

Felipe Maciel disse...

O Alonso é uma mariquinha. Já não se fazem mais campeões como antigamente.