7/01/2007

Deu Kimi... na largada e nos boxes

Surpreendente, Kimi Raikkonen ganha posição na largada e depois nos boxes e volta a vencer...

REUTERS

- Depois de tantas críticas Kimi Raikkonen resolveu mostrar a que veio. Sempre que alguém ganha, mesmo que esteja em má fase aparece alguém dizendo que ressurgiu das cinzas, que realmente há talento de verdade e tantos outros clichês.

- Mas Raikkonen hoje soube aproveitar as oportunidades.

- Largando em terceiro lugar depois de, segundo ele mesmo, cometer um erro no treino classificatório de ontem, Kimi tracionou melhor na largada conquistando a posição de Hamilton. Depois, fez o que se esperava de um piloto como ele, escoltou Felipe Massa até a primeira parada nos boxes, seguiu novamente o brasileiro até a segunda parada, sempre se aproveitando muito do tráfego para andar mais próximo ainda de Felipe e quando seu companheiro de equipe parou nos boxes ele foi rápido o suficiente para parar e voltar em primeiro. Massa em segundo não conseguiu em momento nenhum diminuir a diferença para menos de 1.7. A maior diferença foi na volta 52, de 2.9 e a menor foi de 1.7 nas voltas 59, 61 e 67, um belo trabalho em prova de Kimi Raikkonen.

- E assim Raikkonen cumpre sua promessa, afinal, vinha dizendo durante as últimas semanas que poderia sim voltar a vencer, que pode voltar a brigar pelo título, sempre querendo dizer que pode ser primeiro piloto da Ferrari.

- A vitória de hoje novamente põe uma interrogação na cúpula ferrarista. Não que Felipe Massa tenha feito uma má corrida, longe, muito longe disso, mas Raikkonen era o favorito no fim do ano e agora parece recuperado, o que fazer diante disso?

- Particularmente acho que a Ferrari está perdendo muito tempo, semana que vem na Inglaterra a Fórmula-1 chega a sua exata metade da temporada (e não metade mais 1 como informou a Rede Globo) e a equipe ainda não se decidiu. Se Raikkonen vencer novamente correm o risco de a equipe dividir os pontos entre seus pilotos até o fim da temporada e aí quem agradece é Lewis Hamilton, que teria caminho aberto para o título. Em tempo, se a Ferrari já houvesse optado por Massa a diferença no mundial de um para outro hoje seria de 15 pontos, mas como Kimi venceu a diferença ainda é de 17, sendo que Raikkonen mesmo vencendo está com 22 pontos de desvantagem, será mesmo que vale a pena? Hamilton tem 63, Alonso 50, Massa 47 e Kimi 42.

- Alonso que hoje pôde nos proporcionar um raro dia onde pudemos vê-lo combater seus adversários na pista. Depois de largar em 10º lugar travou belas batalhas com Nick Heidfeld e Giancarlo Fisichella, mas na volta 27 acabou cometendo um erro que o jogou para a nona posição, ficando com poucas chances de um melhor resultado. O sétimo lugar lhe deu apenas 2 pontos e assim Hamilton está agora 14 à sua frente. Cada vez mais acho que só uma Ferrari poderá bater Hamilton no campeonato. Com carro igual Alonso não tirará essa diferença.

- No mundial de construtores a diferença é de 25. 114 à favor da McLaren e 89 para a Ferrari.

Resultados (clique para ampliar):

Chegada - Grande Prêmio da França

Classificação - Mundial de pilotos (7 etapas)

Classificação - Mundial de construtores (7 etapas)

0 comentários: