7/05/2007

O mistério

Há muito mais coisas entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia...

- A clássica frase acima serve para ilustrar o caso. Enumerando fatos, o amigo leitor já deve saber que Ferrari e McLaren se envolveram em um caso de espionagem digna dos grandes filmes do 007.

- Primeiro, algo definido como um misterioso "pó químico branco" foi encontrado no tanque de gasolina dos carros de Felipe Massa e Kimi Raikkonen seis dias antes do Grande Prêmio de Mônaco, vencido por Fernando Alonso com Massa se arrastando para chegar somente em terceiro, 1 minuto atrás do bicampeão. Depois do Grande Prêmio dos Estados Unidos a Ferrari decidiu processá-lo e entrou com um pedido na justiça de Modena, na Itália, acusando-o também de espionagem.

- Okay, encerrava-se aí o primeiro capitulo, e quando todos esperavam que era só aguardar decisão judicial eis que a polícia entra na casa de Mike Coughlan, responsável pela aerodinâmica da McLaren e encontra documentos de propriedade intelectual da Ferrari, contendo informações importantes para a equipe italiana. A McLaren em ação rápida informou não saber de nada e comunicou o afastamento imediato de seu funcionário, até que as investigações sejam concluídas.

- O resto não se sabe. Muitas perguntas já foram feitas por inúmeros jornalísticas, blogueiros, curiosos, fãs e afins. Para quem os dois estariam trabalhando? Por qual motivo? Houve dolo? Aliás essa última pergunta li ontem na coluna no mundo do lua e achei interessantíssima. Porém é nesse momento que me remete a frase: "Há mais misterios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia", afinal de contas há quanto tempo os dois estavam trabalhando essas idéias? Já se sabe que os dois trabalharam juntos mais de uma vez, que eram muito próximos, mas como começou?

- Eu sou adepto de livros policiais, onde um detetive quebra a cabeça, passa por maus bocados e de repente descobre todo o plano simplesmente porque descobriu como tudo começou. Será mesmo que os dois estão trabalhando juntos há tão pouco tempo mesmo tendo havido outrora uma relação tão próxima entre os dois? Será que o pó branco tem a ver com a ascensão da Ferrari no campeonato?

- Impressionante, mas essa história é das boas, caso contrário não geraria tantas perguntas assim, fora as que não escrevi aqui. E atenção... olhos bem abertos, em casos de espionagem industrial entre grandes empresas alguém sempre sai perdendo.

0 comentários: