3/07/2007

Fórmula-1 2007, novas identificações...

Pneus e câmeras coloridas...


- Não se engane, eu disse pneus e câmeras coloridas, não câmaras, risos... essas nem existem mais faz tempo. Pelo menos não no mundo das competições.

- Mas o que chamou atenção em relação à isso foi a nova resolução da FIA em relação à identificação de carros e estretégia para o público à partir de 2007. Sobre as câmeras, as equipes agora serão obrigadas a pintar as que ficam em cima dos carros para diferenciar os dois pilotos da equipe. Muito útil em tempos onde os capacetes de pilotos estão ficando cada vez ais parecidos, lotados de patrocinadores e principalmente cada vez mais escondidos. Sei que não é culpa deles o fato dos capacetes se esconderem, mas com as proteções feitas para a cabeça não tem jeito, eles se afundam cada vez mais dentro do carro, melhor assim, e com câmeras diferentes acabou a confusão.

- Sobre os pneus é um pouco mas detalhado. Agora pneus moles e duros, em comum acordo entre FIA e Bridgestone terão visual um pouco diferente, tudo para facilitar ao público que assiste a prova saber um pouco da estretégia de cada piloto. Agora poderemos entender um pouco mais do porquê determinado piloto estar mais rápido em determinado momento da prova (o que pode estar acontecendo pelo uso de pneus moles, que duram menos) ou o porquê ele está mais lento (em se tratando provavelmente de pneus duros, que duram mais). Sobre a durabilidade dos pneus ajuda também a compreender o momento da paradas no pit de cada piloto. Ainda não se sabe como será a identificação mas deverá ser uma pequena marca branca, o que em alta velocidade se transformará em um risco intermitente.

- É claro que os rivais também farão uso dessa informação, mas o mais importante é o público ter o conhecimento do que se passa. Além do mais, com informação para público e rivais aumentarão os blefes entre equipes, e aí se concentra um dos únicos pontos negativos na minha opinião que é a Fórmula-1 se tornando cada vez mais uma competições entre mecânicos e seus pit stops. Vale a pena esperar para ver, mais uma novidade da temporada, que excessão feita à ausência de Michael Schumacher andava meio sem novidades... aliás... é impressão minha ou ele anda meio esquecido?

E mais...

- Domingo tem a abertura do WTCC da FIA, o mundial de turismo da entidade, a primeira etapa do ano acontece em Curitiba, vale a pena conferir, dentro da pista a categoria e um show;

- A1 Ring, circuito localizado na Áustria e que sediou vários grandes prêmios de Fórmula-1 está mais uma vez com um reforma anunciada pelo seu proprietário Dietrich Matezchitz, também proprietário da Red Bull. A proposta dessa vez é bem mais modesta que a dos 800 milhões de dólares que haviam sido prometidos da última vez. O objetivo é sediar corridas de diversas categorias e também testes de Fórmula-1;

- Damon Hill, campeão mundial de 1996 soltou torpedos para os pilotos ingleses da Fórmula-1. Segundo ele ou Jenson Button troca de equipe logo ou ficará tarde para que ele conquiste um título mundial. Completou dizendo que o melhor inglês do ano deverá ser Lewis Hamilton, que segundo ele chegará até a vencer corridas.

0 comentários: