10/27/2006

Stock Car: Buenos Aires una vez más...

Creo que sea más una gran carrera...


(Cacá Bueno, o mais rápido hoje em Buenos Aires)

- O Campeonato Brasileiro de Stock car chega a Buenos Aires, onde em um dos templos do automobilismo mundial, o autódromo Oscar Galvéz, disputa a décima etapa da temporada 2006, a segunda do playoff final. É a segunda vez que a Stock visita Buenos Aires para correr junto com a TC-2000, principal campeonato do automobilismo local. O ato faz parte de um intercâmbio já que a TC-2000 também já fez duas visitas ao Brasil para correr junto com a Stock Car, as duas provas aconteceram em Curitiba.

- É o confronto entre uma escola que pode ser chamda de vencedora, depois de oito títulos mundiais de Fórmula-1, prestes a fazer mais um campeão e que nos últimos anos sempre teve dois ou mais pilotos na Fórmula-1, há 7 temporadas coloca um piloto na Ferrari(ficará ainda mais dois) e uma escola tradiocional, tem cinco títulos mundiais de F-1 mas todos eles com o mesmo piloto, Juan Manuel Fangio, que teve outros grandes pilotos como Reutemann, Froilan Gonzalez, mas que não coloca um forte piloto na Fórmula-1 já faz um bom tempo. Contrastando com esse cenário o automobilismo brasileiro sofre um pouco em suas menores categorias (excluindo-se Stock Car e F-Truck) e o automobilismo argentino vai sempre muito bem obrigado. Os autódromos estão sempre muito lotados independente da categoria e a TC-2000 é um show de organização, preparo e profissionalismo.


(Juan Manuel Silva, TC-2000 em Buenos Aires)

- Mas falando em Stock Car, a emoção tomou conta dessa reta final de campeonato, onde apenas dez pilotos tem chances de serem campeões. Cacá Bueno e Giuliano Losacco estão empatados na liderança com 237 pontos, isso faltando 3 provas contando esta na Argentina. Losacco venceu a prova do ano passado e está confiante para mais esta etapa, como não pdoeria deixar de ser, segundo ele a Medley A. Mattheis tem um bom acerto para esta pista.

- Outro fator que chama bastante atenção é o problema com os pneus da Pirelli, que parece sere eterno. Os pilotos ainda não conseguem entender porquê esses pneus duram tão pouco. À partir desta etapa a Pirelli depois de autorização da CBA fornecerá um jogo de pneus a mais, agora serão três jogos de pneu para cada piloto. Tudo isso para que eles possam treinar na sexta feira e testar todos os componentes do carro sem o risco de perder um jogo de pneu para a classificação e a corrida. Os pilotos foram unânimes em elogiar a atitude, mas alguns deles corretamente já estão reivindicando que durante a corrida os pneus possam durar um pouco mais.

- A corrida será disputada em uma versão tri-oval do circuito portenho. É a pista mais curta do calendário, são apenas 2607 metros com três curvas para a direita sendo duas de alta velocidade e uma onde os pilotos exigem um pouco mais do freio, até mesmo porquê com duas curvas de alta velocidade o acerto privilegia mais a velocidade que o controle. Os pontos de ultrapassagem também existem o que pode possibilitar uma corrida de recuperação para quem largar atrás, já que os carros andam constantemente no mesmo segundo. Acredito eu que tenhamos o recorde da temporada de carros no mesmo segundo, a pista oval favorece isso e a pista curta favorece ainda mais, talvez tenhamos 35 ou 36 carros no mesmo segundo depois do treino de classificação.


(O circuito visto pelo alto no Google Earth)


(E a versão oval da pista que será utilizada pela Stock)

- Uma preocupação é a chuva. Hoje chove em Buenos Aires, até que não chove muito, mas é o suficiente para formar poças de água nas várias emendas do circuito. Outro detalhe é que os boxes da Stock Car são improvisados, já que a TC-2000 como não poderia deixar de ser ficou com os boxes permanentes (o mesmo aconteceu em Curitiba de forma inversa, a TC-2000 ficou com os improvisados) e nesses boxes que a Stock está usando a água tomou conta do chão atrapalhando e muito o trabalho dos mecânicos. Sem se esquecer do fato que em provas de oval o bonito é ver os pilotos acelerarem.

- E nos primeiros treinos livres Cacá Bueno foi o mais rápido, confira os tempos:

1) Cacá Bueno (RJ/Eurofarma-RC/L), 1min02s152
2) Juliano Moro (RS/Nascar/L), 1min02s379
3) Fábio Carreira (SP/Carreira/A), 1min03s072
4) Paulo Salustiano (SP/M4T/A), 1min03s964
5) Diogo Pachenki (PR/Powertech/A), 1min04s312
6) Thiago Marques (PR/Petrobras-Action Power/A), 1min04s449
7) Alceu Feldmann (PR/Sorriso-Boettger/A), 1min04s577
8) Christian Fittipaldi (SP/RC3 Bassani/A), 1min04s613
9) Átila Abreu (SP/A), 1min04s751
10) Mano Rola (CE/Powertech/A), 1min04s836
11) Ruben Fontes (GO/Neosoro-JF/A), 1min05s036
12) Hybernon Cisne (CE/Powertech/A), 1min05s982
13) David Muffato (PR/NasrCastroneves/B), 1min06s099
14) Carlos Alves (SP/CA Competition/B), 1min06s329
15) Tarso Marques (PR/Terra Avallone/L), 1min06s393
16) Guto Negrão (SP/Medley-A.Mattheis/A), 1min06s551
17) Luis Felipe Gama (SP/Scuderia 111/A), 1min07s086
18) Gualter Salles (RJ/Vogel/A), 1min07s190
19) Valdeno Brito (PB/L&M/A), 1min07s260
20) Allam Khodair (SP/Sorriso-Boettger/A), 1min07s429
21) Duda Pamplona (RJ/Officer Pamplona's/L), 1min07s925
22) Pedro Gomes (SP/Sama-GomeSport/B), 1min08s348
23) Raul Boesel (PR/WB/B), 1min10s290
24) Giuliano Losacco (SP/Medley-A.Mattheis/A), 1min12s714
25) Thiago Camilo (SP/Vogel/A), 1min13s159
26) Giuliano Pilagallo (PR/A), 1min13s967
27) Nonô Figueiredo (SP/Scuderia 111/A), 1min18s911
28) Rodrigo Sperafico (PR/Neosoro-JF/A), 1min25s011
29) Chico Serra (SP/WB/B), 1min30s097
30) Antonio Jorge Neto (SP/Eurofarma-RC/L), 1min32s172
31) Felipe Maluhy (SP/Terra Avallone/L), 1min38s717
32) Christian Conde (SP/Nascar/L), 35min46s742


Classificação do playoff:

1º Cacá Bueno, 237
2º Giuliano Losacco, 237
3º hoover Orsi, 220
4º Rodrigo Sperafico, 218
5º Felipe Maluhy, 218
6º Thiago Camilo, 216
7º Guto Negrão, 215
8º Alceu Feldmann, 214
9º Antônio Jorge Neto, 211
10º Ricardo Maurício, 207
(Apontados os critérios desempate)


E ainda...

- Stock car chega a Buenos Aires depois do anúncio da quarta marca a fornecer as carrocerias para a categoria, à partir da próxima temporada. É a Peugeot, que com o seu 207 Sedã passa a fazer parte da principal categoria do automobilismo nacional;


(Carro foi apresentado no salão do automóvel e andará com oito pilotos)

- O espanhol Roldan Rodriguez, foi o eleito pela Minardi by Piquet Sports para ser o companheiro de equipe de Xandinho Negrão na próxima temporada, deixando pra trás Alberto Valério e Tuka Rocha, Bruno Senna também era cotado embora não tenha feito testes pela equipe;

- Schumacher pode virar livro e filme... é o que dizem por aí, talvez aposentado ele ganhe mais dinheiro que pilotando;

- Michelin cogita ceder pneus para que suas ex-equipes façam testes de inverno, afinal os novos pneus da Bridgestone ainda não estão prontos. Mas as equipes que quiserem os pneus precisam correr pois os técnicos da Michelin serão transferidos para outras áreas dentro da empresa;

- Ímola está mesmo fora do calendário para a próxima temporada. Bernie Ecclestone ratificou a ausência da pista que pode voltar em 2008 depois de reformas similares às que tiraram Spa-Francorchamps do calendário 2006 e que volta em 2007;

- Ferrari confirma saída de Ross Brawn (que agradeceu de forma emocionada à todos na equipe) e Jean Todt, que agora será diretor executivo da empresa. Seu substituto será Amedeo Felisa, resta agora saber como será a estrutura da equipe que continua com Felipe Massa e que recebe Kimi Raikkonen para a próxima temporada.

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