10/25/2006

Valeu Schumacher!!!

Agora ele se foi...

(Schumacher recebe homenagem do rei do futebol...)

- A F-1 se despediu no Grande Prêmio do Brasil de Michael Schumacher, o maior piloto em números da história da categoria. Desde 1994 (com o abandono forçado de Ayrton Senna) que o fã de automobilismo não assistia com tanta emoção à despedida de um ídolo. Campeões se aposentaram nesse meio tempo: Nigel Mansell (que havia saído e voltou para abandonar a Fórmula-1 de vez), Damon Hill (discretamente, elogiado por uns e criticado por outros) e Jacques Villeneuve (igualmente criticado e elogiado e que se despediu de forma melancólica sendo substituído na BMW por Robert Kubica no meio da temporada). Mas nenhum deles como Schumacher.

- Hà três temporadas especula-se sobre quando Schumacher pararia e nessa temporada os boatos eram ainda mais fortes devido à iminente contração de Kimi Raikkonen pela Ferrari. Depois do Grande Prêmio do Canadá ele finalmente tomou sua decisão, que foi anunciada para poucos privilegiados que souberam guardar muito bem o segredo. Passad o Grande Prêmio dos Estados Unidos Felipe Massa renovou contrato com a equipe e não tinha mais como voltar atrás, Michael deixaria as pistas no final da temporada, no Grande Prêmio do Brasil.

(O anúncio da despedida)

- A decisão foi anunciada para o Grande Prêmio da Itália, em Monza. Nada mais natural que fazer o anúncio na casa da Ferrari, diante de sua sempre fanática e enlouquecida torcida. E assim foi, Schumacher depois de bencer a prova anunciou na conferência de imprensa da FIA que aquela havia sido a sua última corrida no circuito. A emoção tomou conta de todos os que gostam de Schumacher, da Ferrari e do automobilismo em geral. Schumacher anunciou inúmeros motivos, entre eles que não poderia atrapalhar a evolução da carreira do amigo Felipe Massa, que seria relegado a piloto de testes caso Schumacher continuasse na Fórmula-1.

- Schumacher é o que se pode chamar e ídolo ideal para a imagem de um esporte. Excelente no que fazia e polêmico tanto dentro das pistas quanto fora dela, sem no entanto perder toda a sua "doçura" ao tratar as pessoas sempre muito bem. Sempre chamou muita atenção por onde passou e sempre venceu por onde passou. A Fórmula-1 foi sempre marcada por pilotos que ou eram rápidos demais ou eram cerebrais demais. Schumacher inaugurou uma nova era mesclando as duas coisas. Talvez ele não seja mais rápido do que era Ayrton Senna, talvez ele não seja mais cerebral do que era Alain Prost, mas certamente é em toda a história o piloto que mais conseguiu unir velocidade e raciocínio, se tornando o mais completo de todos os pilotos. Não ouso dizer que ele seja o maior piloto da história pela impossibilidade de comparar pilotos de épocas diferentes, mas é possível afirmar com a maior segurança que ele é o maior piloto da história em números, acompanhe alguns deles:

Corridas: 250
Vitóris: 91
Pontos: 1364
Pódios: 153
Pódios seguidos: 19 (2001/2002)
Pole-positions: 68
Hat-Tricks (Vitóris, pole e melhor volta): 22
Melhores Voltas: 75
Segundos lugares: 43
Dobradinhas com o mesmo piloto: 24 (Rubens Barrichello)
Títulos mundiais: 7 (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004)

(A bandeirada para o título de 2001)

- Não é fácil, esses são apenas alguns dos números desse piloto execelente que estreou na Fórmula-1 em 1991 no Grande Prêmio da Bélgica pela Jordan, substituindo Bertrand Gachot, que havia sido preso. Schumacher foi bancado financeiramente pela Mercedes e por Peter Sauber que convenceram Eddie Jordan que Schumacher era um mestre naquela pista sendo que ele só tinha dado algumas voltinhas de bicicleta. Schumacher colocou a Jordan em 7º lugar no grid embora não tenha conseguido completar a primeira volta com problemas de câmbio.

- Claro que Schumacher ficará marcado também como diz Barrichello por alguns momentos extremamente negativos como jogar o carro em cima de Damon Hill para conquistar o mundial de 1994, jogar em cima de Jacques Villeneuve em 1997 para tentar novamente (sem sucesso dessa vez) conquistar o mundial, ultrapassar Rubens Barrichello na linha de chegada do Grande Prêmio da Áustria duas vezes, uma em 2001 pela segunda posição e outra em 2002 pela vitória, entre tantos outros problemas como parar o carro em Mônaco para que ninguém lhe tomasse a pole position. Isso jamais será esquecido, Barrichello tem razão, mas os mais otimistas não devem esquecer também provas como essa de Interlagos o último domingo.

(Schumacher e Barrichello, relação amor e ódio)

(Passando o trono para Alonso)

E ainda...

- R$40.000,00 esse foi o preço que a Red Bull pagou à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e à Prefeitura de São Paulo para poder "desfilar" pelas ruas de São Paulo. Realizar um sonho (cruzar do Teatro Municipal ao Ibirapuera em apenas três minutos) custa caro. Talvez porquê o valor do IPVA seja relativo ao valor do carro;

- Jornal aponta que Jean Todt será presidente da Ferrari no próximo ano. Ele abandonaria assim a gerência da equipe de Fórmula-1 que tende a sofrer um duro golpe;

- Michael Schumacher ganhou de presente do príncipe de Dubai uma ilha em um arquipélago artificial no valor de 7 milhões de dólares. Agora ele já tem lugar para curtis a aposentadoria com a esposa;

- Pilotos e equipes da Stock Car estão chegando aos poucos à Buenos Aires onde no próximo domingo será disputa a décima etapa do campeonato brasileiro de 2006 (a segunda do playoff ou super final). Saiba tudo durante o decorrer da semana aqui no "Mundo Veloz";

- Amanhã confira também um especial sobre as regras que mudam na Fórmula-1 em 2007.

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