10/22/2006

Interlagos: Massa vence e Alonso é bi!!!

Festa total...


(Massa e Alonso comemoram no pódio em Interlagos)

- O brasileiro Felipe Massa da Ferrari venceu hoje quase que de ponta a ponta o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1 que encerrou a temporada 2006 e coroou o espanhol Fernando Alonso como bicampeão depois de chegar em segundo lugar contra quarto do alemão Michael Schumacher que fez uma espetacular corrida de recuperação em sua despedida da categoria. Jenson Button foi o terceiro.

- Foi uma festa, depois de largar na pole position Massa fez um início de prova arrasador abrindo mais de um segundo por volta sobre Kimi Raikkonen, o segundo colocado. Mais atrás Schumacher já havia ultrapassado as duas BMW e seu irmão Ralf Schumacher. Quando tentou disputar a posição com Giancarlo Fisichella ele recebeu um leve toque do italiano (não intencional) que acabou furando o pneu do alemão que parou nos boxes e voltou em último.

(Largada em Interlagos)

- Alonso vinha mantendo a terceira colocação com boa dose de consciência sabendo que precisaria apenas manter a posição. Nos boxes ele ainda conquistou a segunda posição de Kimi Raikkonen que depois também foi ultrapassado por Jenson Button no "S" do Senna. Massa se aproveitou do fato de Pedro De La Rosa estar segurando o pelotão atrás dele e usou a sua segunda janela de pit para abrir ainda mais vantagem chegando a ter mais de 30 segundos de vantagem para Alonso.

- Schumacher não se dando por vencido ultrapassou um a um na pista fazendo uma corrida de recuperação que jamais será esquecida pelos fãs do alemão. Ele entrou na zona de pontuação a menos de 15 voltas para o final ultrapassando Robert Kubica nos "S", logo depois ele teve um problema, perdeu a posição para Kubica e a recuperou. Em uma bela disputa ele ultrapassou Rubens Barrichello no "S" e induziu Fisichella ao erro. Fazendo a festa na mesma curva ele ainda conseguiu realizar a mais linda ultrapassagem da prova sobre Kimi Raikkonen quase tocando roda com roda.

(Schumacher com o pneu furado)

- Felipe Massa a essa altura já tinha o resultado pra ticamente garantido a ponto de poder administrar as voltas finais para conquistar para o Brasil uma vitória que não acontecia desde 1993 quando Ayrton Senna venceu na mesma pista de Interlagos. O encanto está quebrado, depois de inúmeros problemas com Rubens Barrichello em busca de uma vitória em casa Felipe Massa venceu, comemorou com a bandeira brasileira (lembrando o gesto característico do próprio Ayrton) e levou o autódromo de Interlagos à extrema loucura.

- Claro, como não poderia deixar de ser Fernando Alonso também teve muito o que comemorar pois ao chegar na segunda colocação o espanhol Fernando Alonso conquistou o segundo título mundial de sua carreira. O agora bicampeão mais jovem da história da Fórmula-1 encerra a temporada com 134 pontos contra 121 de Schumacher. A corrida também deu o título do mundial de construtores à Renault com 206 pontos contra 201 da Ferrari.

- São três momentos históricos. A vitória de Felipe Massa, primeira dele em casa e a primeira do Brasil em casa depois de 13 anos. O bicampeonato do espanhol Fernando Alonso, esses dois pilotos representam juntos o futuro da Fórmula-1 e o abandono de Michael Schumacher, depois de quase 16 temporadas. Um momento que a cidade de São Paulo jamais esquecerá e que muitas pessoas no mundo inteiro irão se lembrar por muito tempo. Massa não poderia ter encerrado a temporada de forma melhor, duas vitórias contra nenhuma de seu futuro companheiro de equipe Kimi Raikkonen. Com a autoridade que ele venceu a prova hoje ele tem tudo para se impor dentro da equipe e ser talvez o piloto mais credenciado à conquista do título de 2007.

- Rubens Barrichello largou em quinto lugar, foi ultrapassado na largada por Giancarlo Fisichella e voltas depois por Michael Schumacher. Não pôde ser muito combativo pois passou muito tempo atrás de um lento Giancarlo Fisichella e chegou em sétimo.

Confira o resultado final do Grande Prêmio do Brasil:

1) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), 71 voltas em 1h31min53s751
2) Fernando Alonso (ESP/Renault/M), a 18s658
3) Jenson Button (ING/Honda/M), a 19s394
4) Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B), a 24s094
5) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M), a 28s503
6) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), a 30s287
7) Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), a 40s294
8) Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M), a 52s068
9) Robert Kubica (POL/BMW Sauber/M), a 1min07s642
10) Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B), a 1 volta
11) Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
12) Robert Doornbos (HOL/Red Bull-Ferrari/M), a 1 volta
13) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
14) Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B), a 1 volta
15) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), a 1 volta
16) Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda/B), a 2 voltas
17) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), a 6 voltas

Não completaram:

David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari/M), 15/câmbio
Jarno Trulli (ITA/Toyota/B), 11
Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B), 10
Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B), 1/colisão
Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B), 1/colisão


Resultado final do campeonato de pilotos:

1º Fernando Alonso, 134
2º Michael Schumacher, 121
3º Felipe Massa, 80
4º GIancarlo Fisichella, 72
5º Kimi Raikkonen, 65
6º Jenson Button, 56
7º Rubens Barrichello, 30
8º Juan Pablo Montoya, 26
9º Nick Heidfeld, 20
10º Ralf Schumacher, 20
11º Pedro De La Rosa, 19
12º Jarno Trulli, 15
13º David Coulthard, 14
14º Mark Webber, 7
15º Jacques Villeneuve, 7
16º Robert Kubica, 6
17º Nico Rosberg, 5
18º Cristian Klien, 2
19º Vitantonio Liuzzi, 1


Resultado final do campeonato de construtores:

1º Renault, 206
2º Ferrari, 201
3º McLaren, 110
4º Honda, 86
5º BMW, 36
6º Toyota, 35
7º Red Bull, 16
8º Willians, 11
9º Toro Rosso, 1

Mf1 e Super Aguri não marcaram ponto algum

0 comentários: