3/28/2008

Hora de Indy

Depois de anos de separação o final de semana será histórico para o automobilismo norte-americano... e mundial...


- Há anos e anos existiu uma briga silenciosa entre o automobilismo norte-americano e o europeu. Nos EUA a F-Indy e seu oval aliados à Nascar preservavam a essência inicial do esporte. Na Europa a evolução técnica e a supremacia de sua principal categoria, a Fórmula-1 atraiam os olhos do restante do mundo. Não é à toa que a F-1 tem dificuldades para entrar no mercado yankee, que também tem dificuldades em exportar suas competições, ou não querem.

- A Fórmula Indy conseguiu no final da década de 80 incomodar a Fórmula-1 levando seus pilotos e outros de alto nível e apresentando corridas excelentes com carros iguais. Tudo acabou em 1996 com o litígio entre a CART, organizadora da categoria e Tony George, proprietário do circuito de Indianápolis.

- Agora a história é outra. Não houve uma fusão, como alguns acreditam, mas sim um acordo de cavalheiros para salvar os times da falida Champ Car. Assim, com apenas uma categoria de monoposto nos EUA, este final de semana poderemos assistir novamente à corridas de F-Indy. Em Homestead, às 9 da noite do próximo sábado. Ainda sem o nível que se espera, mas isso o tempo corrige.

- Alterações técnicas serão feitas nos carros da IRL, escolhidos infelizmente para a competição em detrimento dos carros da Champ Car, serão feitas devido ao número maior de circuitos mistos. A maior das alterações é a introdução do cambio borboleta, usado na Fórmula-1.

- A Indy Pro Series, categoria de acesso também volta à se chamar Indy Lights. Dois brasileiros estarão presentes, Raphael Mattos e Bia Figueiredo.

- 8 brasileiros estarão presentes, os 8 da foto: Tony Kanaan, Helio Castro Neves, Vitor Meira, Enrique Bernoldi, Bruno Junqueira e Mario Moraes na categoria principal e os dois citados acima na Lights.

- Hoje às 17:30 acontecem os primeiros treinos livres para a etapa de Homestead.

2 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Será interessate essa forma de disputa. Teremos muitos carros na pista o que pode tornar ainda mais emocionante.

Abraço!

Leandro Montianele

Blog F1 Grand Prix disse...

Até que a corrida foi bem animada, embora tenham acontecido apenas dois acidentes. O Tony deu um azar danado, mas provou que vai lutar pelo título.

E o pessoal da ChampCar sofrendo bastante... tomara que não demorem muito a se recuperar.

Grande abraço,

Gustavo