11/07/2007

Quem pode substituir Alonso?

Com o anúncio da nova dupla da Williams o mercado de pilotos se agita ainda mais para 2008, quem a McLaren estaria procurando para substituir Alonso?


- Nico Rosberg e Kazuki Nakajima, esse foi o anúncio do dia no mundo da Fórmula-1 que insiste em não parar. Certo, quando lí a notícia a primeira coisa que pensei foi: "Se Alonso assinar com a Renault e Kovalainen ficar... Nelsinho perdeu seu refúgio."

- Meu segundo raciocínio foi: "Fisichella também perdeu seu refúgio e ficou sem ter para onde correr..."

- Enquanto todos debatem sobre o futuro de Fernando Alonso eu penso no futuro de sua ex-equipe, a McLaren, que precisa agora de um companheiro para Lewis Hamilton. Fala-se muito em um piloto que não traria problemas para Hamilton no que diz respeito ao relacionamento interno, mas eu acho que um assunto não escapa das reuniões da equipe: Quem vai acertar o carro?

- Existem hoje três categorias de piloto para se enquadrar às necessidades do time inglês: Os garotos, os pilotos "sem expressão" e os acertadores de carro.

- Um garoto não traria trabalho à Hamilton, como quer a McLaren, mas não acertaria o carro, como já não o faz Lewis. O inglês poderia tranquilamente ser o primeiro piloto da equipe apaziguando os ânimos da imprensa inglesa.

- Um "sem expressão" também não traria problemas à Hamilton, que seria ainda assim o primeiro piloto. Além do mais, alguns pilotos que fazem parte dessa categoria podem ajudar na evolução do carro, sem Alonso e debaixo de marcação cerrada da FIA, o time precisa mesmo de alguém assim. Faltaria portanto velocidade para um piloto como esse, talvez esses pontos façam falta no final do ano para a equipe, que deve querer recuperar o título perdido em 2007 (o mais ganho dos últimos anos).

- Um "acertador de carro" não necessariamente precisa ser "sem expressão" (vide Alonso), e seria muito útil. Alguns deles aceitariam qualquer proposta para correr em um dos carros da equipe, ou de qualquer equipe, alguns podem ficar á pé.

O que você acha que a McLaren mais precisa? Quem são os favoritos... aponto abaixo uma lista de nomes que participaram da temporada 2007, se alguém quiser contribuir fique à vontade.

Garotos:

- Heikki Kovalainen
- Adrian Sutil
- Nico Rosberg (eliminado da disputa)

Sem expressão:

- Giancarlo Fisichella
- Alexander Wurz (aposentado)
- Jarno Trulli
- Ralf Schumacher (já preterido pela equipe)
- Pedro De La Rosa (não correu em 2007 mas é piloto de testes da McLaren)

Acertadores de carro:

- Rubens Barrichello
- David Coulthard
- Alexander Wurz (aposentado)
- Fernando Alonso (demitido da McLaren)
- Pedro De La Rosa (não correu em 2007 mas é piloto de testes da McLaren)

- Se contarmos as categorias separadamente não temos grandes opções. Dois nomes se repetem, o do aposentado Alexander Wurz, que já foi piloto de testes da McLaren, que com sua aposentadoria diminui ainda mais a lista de possibilidades. E De La Rosa, que teria apoio de patrocinadores espanhóis.

- Não fica muito difícil acertar quem seria o piloto do time, basta que consigamos entender o raciocínio da McLaren para 2008 e escolher entre um desses.

3 comentários:

Diego Mesquita disse...

Olá, Garcia.

Li seu blog e gostei. Gostaria de saber se poderíamos trocar links.

Aguardo resposta.

Um abraço,

http://cronicaesportiva.blogspot.com/

Anônimo disse...

Rubinho acertador de carro?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Desculpa, mas não resisti...

Carlos Garcia disse...

Barrichello é considerado por todos no meio da Fórmula-1 um bom acertador de carros, perdão mas não sou eu quem estou falando!!!

Algumas pessoas até acreditam que ele não tem mais velocidade suficiente para competir na Fórmula-1, o que pode ser bem verdade, mas ser veloz e acertar carros são duas coisas completamente diferentes!!!

Em seu tempo de Ferrari muitas vezes foi ele o responsável por botar o carro na pista para evolução dos modelos da Ferrari, aliás, pelo tanto de besteiras que ele falava quando pilotava por lá, esse foi o grande motivo pelo qual ele passou 6 anos na maior equipe da história da Fórmula-1.

Não é questão de defender o criticar o Barrichello, mas temos que tomar um certo cuidado nas nossas críticas. Muitas vezes criticamos alguém exageradamente pelos simples fato de não conseguir os resultados que NÓS queremos. E isso faz com que a gente deixe de enxergar algumas realidades...

Não deixe a emoção falar mais alto, okay?