10/20/2007

Massa... pole de novo

Mais uma vez a torcida brasileira faz a festa em Interlagos, Massa é pole pelo segundo ano consecutivo...


- Felipe Massa mais uma vez... quase não deu, mas o brasileiro conquistou pela segunda vez consecutiva uma pole position em Interlagos depois de um treino interessante.

- Na Q1 Massa foi o mais rápido com 1:12:303, com Alonso em segundo, Raikkonen em terceiro e Hamilton em quarto, uma sessão estranha onde Massa e Raikkonen tiveram de dar voltas a mais pois nas primeiras voltas de cada um eles nem sequer conseguiriam passar à Q2.

- Na segunda sessão Raikkonen foi o mais rápido e, somando-se o resultado do treino da manhã, provou que a Ferrari estava mesmo melhor no dia de hoje. Hamilton foi o quarto colocado, Massa o terceiro e Alonso apenas o quarto. Rubens Barrichello nessa sessão raspou a trave, por muito pouco tempo esteve na superpole mas não foi possível por lá permanecer.

- Veio a Superpole e assim todos partiram para duas voltas cada, logo após a "queima de combustível". Logo na primeira tentativa Felipe Massa foi o mais veloz, 1:12:128, Raikkonen que havia sido o primeiro a tentar volta foi o segundo colocado, Hamilton o terceiro, Mark Webber em excelente performance foi o quarto colocado e Alonso o quinto apenas.

- Raikkonen sua segunda tentativa se encontrou com Hamilton na pista e não conseguiu baixar o tempo de Massa, que na sequência fez a volta da pole 1:11:931. Hamilton na sequência fez as duas melhores parciais mas a volta final foi 1:12:082, à frente de Raikkonen mas não de Felipe e Alonso fez 1:12:356, largará apenas em quarto.

Massa:

- Pole position mais uma vez conquistada com certa facilidade, assim como é de costume para ele. No final uma polêmica que foi rapidamente resolvida. Massa deu uma volta a mais no circuito para comemorar com a torcida acenando de forma diferente, uma festa.

- Foi um momento muito bonito, mas não me lembro de ninguém que tenha cruzado em sua última volta depois do cronômetro zerado e ainda assim tenha dado um giro a mais, além de tudo, gastou mais combustível.

- Porém rapidamente a história foi abafada e os comissários analisaram que ele passou sob luz verde, exatos 2 segundos antes do final do da classificação, assim sendo, poderia tranquilamente mesmo dar mais uma volta, para deleite da torcida.

- É hora de dizer... aquela volta foi excepecionalmente bonita. Era tudo que a torcida queria, parabéns pela sensibilidade de não recolher o carro aos boxes, quem foi à Interlagos pagou caro para ver o evento e queria mesmo ver um show como esse.

- Agora ele tem tudo para conquistar mais uma vitória em casa, e deve fazê-lo. Assim sendo termina o ano com o mesmo número de vitórias que Hamilton e Alonso, mas longe da possibilidade de ser campeão, uma pena.

Edit: O amigo Alexander Grunwald, do Sportv lembra bem que desde que chegou à Ferrari Felipe se dá muito bem nos circuitos anti-horários. Faltou vitória em Ímola-2006, mas... foi uma boa lembrança.

Hamilton:

- O segundo lugar como não poderia deixar de ser colocou Hamilton em posição de honra, o "pole dos postulantes", meio caminho andado para que ele conquiste amanhã seu primeiro título mundial. Que ele abra caminho para Kimi Raikkonen, que deve vir babando e sempre larga bem, assim ele não corre maiores riscos.

- Lewis disse: "Realmente eu gostei da sessão de qualificação. O carro estava ótimo para pilotar e o time fez um bom trabalho. Minha última volta foi boa. Perdi um pouco de tempo na últiva curva, mas não foi um erro"

- Só mesmo essa perda de tempo pôde tirar a pole do inglês, afinal de contas, Mass admite um erro em sua última volta rápida e teve, segundo ele, a certeza de que não conquistaria a posição.

- O apoio da torcida à Lewis foi impressionante, muito bom. E que ele preste atenção em Raikkonen.

Raikkonen:

- Larga em terceiro lugar, mas larga no lado limpo da pista. Tem um bom histórico de largadas e deve partir para cima de Lewis Hamilton, depois escoltará Felipe Massa torcendo para que as McLarens se encontrem e quem sabe assim ele poderia conquistar o improvável título.

- Será interessante acompanhar a corrida do finlandês, em especial na forma como deve se comportar atrás de Felipe Massa caso consiga mesmo conquistar op lugar de Hamilton. Ponto forte...

Alonso:

- Um final de semana estranho para quem está brigando pelo título. Falta algo ao espanhol, que ainda não chamou atenção de forma positiva.

- Alonso disse logo após o treino: "Não estou tão feliz porque quarto não é uma boa posição. Estou largando em quarto, vou tentar recuperar, mas não é fácil. As chances diminuíram, mas a corrida é longa. O líder estava 12 pontos na frente e agora está só quatro"

- Não deve mesmo estar feliz, está atrás dos dois outros concorrentes ao título e seu carro ao que tudo indica não é tão veloz... seriam os cavalos a menos?

Palavra de Carlos Montagner, o diretor de prova do Grande Prêmio do Brasil: "No 'S' do Senna, as McLarem irão se estranhar... Massa primeiro, Raikkonen segundo e Raikkonen campeão..."

Uau...

1 comentários:

Felipe Maciel disse...

Desisti de procurar uma foto do Massa acenando pra postar, daí chego aqui e qual a primeira coisa que vejo?