10/20/2007

Grande Prêmio do Brasil - Sexta feira

Mais uma vez, os pitacos do dia sobre a última prova do mundial...


Tivemos treinos livres, muitos comentários sobre o novo asfalto de Interlagos, anúncio de que a Prodrive não fará parte do campeonato mundial de 2008 e também alguns burburinhos.

Treino Livre 1:

- Com uma garoa intermitente Ferrari foi mais rápida que a McLaren, que sequer pôde fazer uma seqüencia rápida de voltas. Raikkonen superou Massa logo no final. Um dos destaques foi Rubens Barrichello que fez uma bela seqüencia de voltas rápidas.

1º Kimi Raikkonen - Ferrari - 1:19:580
2º Felipe Massa - Ferrari - 1:20:062
3º Heikki Kovalainen - Renault - 1:20:829
4º Nico Rosberg - Williams - 1:21:064
5º Lewis Hamilton - McLaren - 1:21:121

11º Rubens Barrichello - Honda - 1:22:434

Treino Livre 2:

- A pista secou e a McLaren dominou amplamente. As Ferraris bem que tentaram mas não conseguiram igualar o rendimento de Alonso e Hamilton. Destaque dessa vez para as Williams que ficaram à frente de Nick Heidfeld. Giancarlo Fisichella também foi bem e Massa ficou à frente de Raikkonen.

1º Lewis Hamilton - McLaren - 1:12:767
2º Fernando Alonso - Renault - 1:12:889
3º Felipe Massa - Ferrari - 1:13:075
4º Kimi Raikkonen - Ferrari - 1:13:112

13º Rubens Barrichello - Honda - 1:13:892

Fernando Alonso não completou volta.

Alonso não indo à pista no primeiro treino:

- Ao que tudo indica foi um quase desdém com relação à chuva. Para ele definitivamente não teremos água no próximo domingo. Ok, é o que a chuva aponta, não deve chover, mas São Paulo não é uma cidade tão previsível assim, eu particularmente não gostei nem um pouco do que ví hoje no céu. Mas não sou meteorologista e ele tem profissionais bons atuando a seu lado.

- Mas se por um acaso resolver pintar água por aqui a referência que ele terá é zero.

Novo asfalto:

- Parece mesmo que não decepcionou, a palavra de ordem era: "fizeram um bom trabalho", ok, como se fosse impossível isso por aqui. Mas tudo bem, a gente entende, o Brasil é um país muito complicado de se compreender.

- De qualquer forma os pilotos gostaram muito e parece que o resultado ficou muito bom. O tempo de volta deve mesmo baixar.

- Alguns pilotos chegaram a reclamar do final da reta oposta, que teria deixado marcas de assoalho no asfalto. Engraçado, eu nunca vejo ninguém falando isso de Istambul...

- Ralf Schumacher disse: “Os organizadores fizeram uma ótimo trabalho no circuito, as ondulações foram eliminadas e o asfalto está mais suave”

- Jarno Trulli:
“O novo asfalto é ótimo, as ondulações, que eram o maior problema, desapareceram"

- Sebastian Vettel:
"parece ser bastante aderente, o que se percebe comparando os tempos deste ano com os do ano passado. As ondulações diminuiram um pouco, mas no final do treino já se notavam marcas do fundo dos carros no mesmo lugar que no último ano"

Giancarlo Fisichella, vencedor em 2003 e que sempre anda bem aqui:
"Fizeram um trabalho fantástico com o novo asfalto, e está muito melhor de pilotar agora. Pela manhã, a aderência estava baixa, mas quando a pista secou ficou muito bom"

David Coulthard: "
A pista está mais suave do que era antes, resultado da reforma na pista que fizeram aqui"

Nick Heidfeld:
“O circuito apresentou uma melhora incrível”

Mark Webber:
"Nós estamos aprendendo sobre como será o desempenho dos pneus no novo asfalto. Esta noite, a principal coisa a ser feita por nós é de avaliar os pneus e trabalhar muito nisso. Eu acredito que todos terão de passar por esta situação"

Rubens Barrichello: "
Com respeito ao novo asfalto de Interlagos, ele melhorou bastante e tem muito menos ondulações do que antes”

Felipe Massa:
"Ficou sensacional. Eu sempre critiquei o excesso de ondulações, mas tenho de dizer que desta vez fizeram um trabalho excelente."



Hamilton quase punido:

- Mais uma vez o inglês Lewis Hamilton esteve envolvido em assunto sobre punição. Dessa vez ele usou dois tipos de pneu para chuva no treino livre, sendo que o artigo 25.3 do regulamento permite que apenas um seja usado.

- Okay, foi necessário estar atento à qualquer movimentação para sofreria ou não alguma sanção, mas era sabido que isso não aconteceria.

- Primeiro porquê era Hamilton, segundo porquê assuntos como esses costmam terminar em multa mesmo. Porém eu gostei do argumento usado para que ele não fosse punido. A culpa é da equipe e pronto, acabou. Além de criativo, eles tem toda razão.

- McLaren, Super Aguri e Honda (envolvidas porquê Jenson Button e Takuma Sato cometeram o mesmo erro) foram multadas em 15 mil dólares e o jogo extra não poderá ser usado durante o final de semana.

Estréia de Kazuke Nakajima:

- Muito boa, vibrei muito quando ele conseguiu a quarta marca durante a segunda sessão. Mostra que a Williams se deu bem com a aposentadoria de Wurz.

Prodrive fora do mundial 2008:

- Bernie Ecclestone foi pessoalmente à sala de imprensa de Interlagos para anunciar que a Prodrive, que seria a décima segunda equipe do mundial em 2008, não mais fará parte do campeonato.

- Segundo ele a equipe tinha poucos funcionários e a compra de chessis e motores parece não ter sido aprovada.

- Não ficou bem claro para mim, a equipe tinha apenas quatro funcionários, sendo que um era recepcionista, mas sem nada definido não seria melhor não terem mesmo nenhum funcionário? Não entendi como puderam falar isso de uma empresa como a Prodrive, mas tudo bem, o próximo assunto explica um pouco a questão.

GM e Hyundai no mundial?

- Bernie Ecclestone também informou hoje em Interlagos que duas novas montadoras devem fazer parte do mundo da Fórmula-1, General Motors e uma sul coreana, que poderia ser a Hyundai.

- Acho que matei a charada... arrumaram um argumento para que a Prodrive não fizesse parte do mundial pois o limite máximo de carros na pista, segundo o regulamento, é 24, sem a equipe de David Richards, continuaríamos tendo uma vaga disponível.

- A outra montadora entraria apoiando fortemente a Williams, motivo que teria sido responsável pelo empenho das últimas semanas em não aceitar a entrada da Prodrive no campeonato, assim, duas montadoras novas fariam parte do mundial de Fórmula-1.

1 comentários:

Felipe Maciel disse...

O Alonso andou pouco na sexta e andou mal no terceiro treino livre.
Sei não hein...