9/09/2007

Uma grande resposta

Vitória de Alonso explica de vez a situação da Fórmula-1 em 2007...


- A vitória de Fernando Alonso hoje explica muito mais que qualquer "Lista de Ocorrências" a situação do mundial 2007. Independente de que forma tenha conseguido isso, vencer em Monza, e grande casa da Ferrari, onde a equipe tradicionalmente se dá bem, é uma prova de que a McLaren tem hoje um carro muito melhor que o da Ferrari.

- Uns dirão que a McLaren está melhor pois teve acesso à informações privilegiadas, o que cada vez mais está se tornando evidente, mas a grande verdade é que o time de Alonso e Hamilton fez o carro do ano.

- A vitória foi fácil, largando na pole, tendo pego mais que ninguém desde a semana passada "a mão" da pista ele largou de forma simples, sentindo até um certo receio segundo suas próprias palavras de ser tocado por alguém pois a pista não permite qualquer erro até mesmo pela falta de espaço.

- Atrás dele Felipe Massa partiu para cima de Hamilton, colocou o carro à frente, mas depois de um toque entre os dois e do corte de caminho feito por Hamilton ficou mesmo em terceiro lugar. Mas somente até a 9ª volta, quando ele de forma estranha parou nos boxes abandonando uma volta depois alegando problemas na parte traseira do carro.

- A principal Ferrari na pista então era a de Raikkonen que, partindo para uma estratégia de parada única, conquistou a segunda posição de Hamilton depois da segunda parada do inglês. Motivo que acabou gerando o mais belo momento da prova quando na volta 42 Hamilton recuperou o segundo lugar com uma ultrapassagem na primeira chicane, com os dois fritando pneus e quase tocando rodas. Foi bonito de se ver, Hamilton chegou a entrar de lado na curva para conquistar a posição e dedicou a manobra à todos os membros da equipe McLaren dizendo que fez isso por eles.

- Outros pilotos se destacaram com ultrapassagens em pista. Button sobre Rosberg, Rosberg dando o troco por fora na mesma chicane, e também Kubica sobre o próprio Rosberg recuperando posição que perdera nos boxes.

- O grande destaque de Monza é que agora Fernando Alonso está apenas 3 pontos atrás de Hamilton no mundial e isso esquentará e muito as próximas etapas caso não sejam punidos.

- A prova teve apenas dois abandonos, o de Massa e o de Coulthard na segunda volta que acabaou gerando a entrada do Safety Car, tirando isso não houve grandes alternativas, pelo menos não na pista, mas isso é assunto para outro post.

Resultado final e classificação do mundial (clique para ampliar):

1 comentários:

Pouco de mim disse...

Uma pena para Massa esse abandono. Agora ficou dificilimo o titulo. Ta quase na cara se já não tiver comprovado que Mclaren teve acesso aos dados da equipe Ferrari, o carro desse ano parece ser o exemplo mais perfeito disso. Agora se realmente for culpada os pilotos usufruiram disso sabendo ou nao para ganhar corridas.