9/09/2007

Virando a página da história

Pensando apenas pelo lado da justiça...


- Nos últimos dias muito se falou sobre a reabertura do caso de espionagem dentro da Ferrari que será reaberto na próxima quinta feira em Paris, sobre a "colaboração" de Fernando Alonso que teria entregue de vez a McLaren ao conselho e até mesmo sobre alguma nova evidência que talvez nem seja mesmo os tais e-mails que Alonso recebeu de De La Rosa e mandou para a FIA.

- Também nos últimos dias, enquanto nem sequer atualizava o blog, conversei com algumas pessoas à respeito e ouvi coisas boas e ruins, como é normal a qualquer caso, pelo menos para quem gosta de filtrar aquilo que ouve.

- Pois bem, sei que não só no mundo da Fórmula-1 como em quase todos os cantos do mundo em que vivemos existem coisas erradas, maracutaias, lobby, máfia... enfim, muita coisa que muitas vezes não conseguimos seuqre imaginar. Porém, mesmo sabendo que tudo isso existe eu não sou obrigado a concordar e ficar de braços cruzados porquê essas coisas são normais, afinal de contas, eu sou um cara que não joga nem papel na rua, por mais que muitas pessoas joguem, emporcalhando cidades como São Paulo e Rio de Janeiro por exemplo.

- O McLarengate, que é uma definição melhor que Stepneygate, a anterior, praticamente já fez a minha cabeça. Pessoas pequenas, para não dizer insignificantes, conseguiram já manchar o mundial 2007, um dos melhores (e não o melhor) dos últimos anos.

- Hoje tenho convicção que a McLaren teve acesso às informações do dossiê Ferrari e que, infelizmente, fez uso dessas informações, algo que eu não tinha muita certeza de início pois sempre penso pelo lado positivo.

- Aí alguém vem me dizer: "Ah, mas a McLaren não pode ser punida, isso mancharia o campeonato e a imagem da Fórmula-1". Pois que manchem, eu não sou obrigado a aguentar que a Fórmula-1 tenha permita uma palhaçada como essa, e se isso acontecer, aí sim a imagem estaria arranhada, pelo menos comigo.

- Outro vem dizer: "Ah, mas se Raikkonen ou Massa forem campeões o título não terá valor pois seus rivais foram punidos". Não, não concordo, afinal de contas se a McLaren fez uso mesmo das informações ferraristas está explicado o porquê os ferraristas estão em situação tão complicada.

- Um terceiro vem dizer: "O mundo é assim mesmo e você não vai mudá-lo". Mais um motivo para que eu continue pensando de uma forma livre, sem mudar meu pensamento para proteger ninguém ou alguma coisa, o que é muito comum por aí. Prefiro continuar assim.

- Muitos defendem que a Fórmula-1 não é um esporte e sim uma competição. Eu concordo em partes pois toda competição deve ser disputada em bases esportivas, ou seja, de igualdade. A temporada 2007 do mundial de Fórmula-1 não está sendo disputado dessa forma, isso claro, ao que tudo indica.

- Não quero saber porquê Alonso denunciou a McLaren, pois de fez agiu corretamente, mas sou contra anistia também pois se sabia desde o início é mais um que levou vantagem e ficou quieto. Agora é fácil fazer isso, quebrar seu contrato e viver melhor em outro lugar. Torço por sinal para que isso aconteça pois é um belíssimo piloto, o melhor da nova geração, e merece um lugar onde esteja feliz, mesmo sem vitórias.

- O choro de Ron Dennis pode ser explicado facilmente. Confiou nas pessoas erradas. Se fez parte do esquema lágrimas de crocodilo. Se não agiu de má fé que chore também pois sabe que é responsável pelas pessoas que estão debaixo de seu nariz e vê os sorrisos por vitórias conquistadas durante a temporada se transformarem em algo falso que talvez à partir de quinta feira alguém possa dizer que não aconteceu.

- Se a McLaren for punida severamente no conselho de Paris deixará no ar a interessante pergunta: "O crime compensa?", pois talvez caso não houvesse entrado no esquema a McLaren teria conquistado vitórias da mesma forma, ou um pouco menos, porém muito mais do que a nulidade de pontos que a equipe pode entrar na próxima semana.

- E torço para que a Fórmula-1 passe por essa crise. Ilesa não passará com certeza, com punição ou sem, mas espero que justiça seja feita para que não fique doído assistir Fórmula-1 daqui para frente.

- Daqui há alguns anos tudo isso se tornará uma vaga lembrança em nossas memórias. As estatísticas comandarão os estudos sobre a primeira década deste século e quando alguém folhear alguma publicação para ver quem obteve mais vitórias e títulos nessa fase da história com certeza será tentado a prestar mais atenção aos números de Michael Schumacher.

- E mais uma vez. Aqui não estou defendendo o lado da Ferrari como se fossem isentos de quaisquer críticas, simplesmente estou criticando duramente um assunto triste sobre o qual se tem informações mais sólidas do que se viu nos últimos anos.

- A Fórmula-1 não morrerá jamais. Portanto, se necessário, mandem-na para a UTI e viremos a página da história.

1 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

"A Fórmula-1 não morrerá jamais. Portanto, se necessário, mandem-na para a UTI e viremos a página da história". Concordo totalmente com você. A categoria já passou por crises ainda piores no passado. O dano à imagem foi grande, mas ela vai se recuperar.

Grande abraço e parabéns pelo blog!