6/11/2007

O piso canadense

Críticos aparecerão, como será a repercussão?

- Antes de mais nada quero dizer que nada do que lí ou vi me fizeram mudar a opinião que tenho sobre o circuito Gilles Villeneuve, mas é sempre bom prestar atenção no que as pessoas dizem sobre o primeiro mundo e o que acontece por aqui. E hoje acompanhei duas críticas muito interessantes sobre o autódromo canadense.

- O primeiro foi Jarno Trulli, que foi uma espécie de protagonista do acidente de Kubica, afinal por por tocar no italiano que o polonês perdeu a trajetória. E Trulli comentou sobre a angulação do muro no ponto onde Kubica bateu. E realmente ele me parece um tanto quanto próximo à pista em um local onde há exploração plena de velocidade e também não há área de escape suficiente para proteger pilotos do impacto. E o que isso me lembra?

- Bem, abaixo circulei o exato ponto onde Kubica bateu, prestem atenção na angulação da curva:

- Agora tomeu a liberdade de inverter no computador uma imagem do circuito de Ímola em sua configuração utilizada em 1994, circulei exatamente a curva Villeneuve, ponto onde Roland Ratzenberger sofreu um acidente fatal em 31 de abril de 1994 naquele fatídico final de semana:


- Notemos que são duas curvas, de angulações muito parecidas e muito rápidas (a canadense ainda mais) que de coincidência ainda tem a distância entre pista e muro, que praticamente não existe. É realmente muito bom que os carros de hoje sejam muito mais seguros, caso contrário estaríamos dizendo hoje que as curvas Villeneuve e Tamburello em Ímola só foram tiveram a configuração alterada depois que algo aconteceu. Vale a pena mexer no circuito de Montreal?

- Mas tem mais, Nick Heidfeld, o alemão companheiro de Kubica na BMW criticou o asfalto da pista. Independente do traçado o asfalto precisa ser de boa qualidade, quando equipes e pilotos chegam à São Paulo todo mundo reclama da qualidade do nosso asfalto, da ondulação, da sujeira (certa vez Eddie Irvine disse que as onduçações de Interlagos refletiam os buracos de nossa cidade) e de muito mais. No próximo domingo, após a passagem da Stock Car por aqui o autódromo será fechado para troca completa do asfalto e demais reformas, esperamos que aconteça o mesmo em Montreal, a pista merece, é uma das melhores do calendário, e é aí que digo que não mudo de opinião.

- Estamos de olho...

1 comentários:

Anônimo disse...

Bela observação, amigo, boa comparação... Sem dúvida, a segurança evoluiu. Não se pode negar o papel de mártir que Senna involuntarimente carregou desde entào.