6/15/2007

O divertido

Depois de uma tragédia sem arranhões o jeito é sorrir...



- Hoje ficou decidido que o polonês Robert Kubica não correrá em Indianápolis. Embora ele tenha ido bem nos exames e não sinta mais dores (segundo ele) a equipe médica da Fórmula-1 decidiu que não seria prudente liberá-lo para correr pois um novo acidente poderia agravar sua concussão cerebral (leia abaixo o que é uma consussão cerebral) causando oerda de memória e distúrbios da visão.


Mesmo assim ele esteve hoje no Indianapolis Motor Speedway para uma entrevista coletiva que foi escolhida muito bem pela categoria. E mostrou um lado muito divertido do frio polonês sósia do meu amigo Rodrigo Steighmann da Mastermídia.

Momento 1:


- Pergunta: Você chegou a ver as imagens do seu acidente?


- Sim, ao vivo, bem de pertinho.


Momento 2:


- Pergunta: Você chegou a avisar a equipe pelo rádio que estava bem quando o carro parou?

- Olha, eu não tenho certeza mas acho que não sobrou nenhum rádio ali.


- Tá, os repórteres ajudaram muito, mas ele pôde pelo menos mostrar um lado divertido, e tem mais é que ser assim mesmo, é bom dar bastante risada pois como você mesmo disse, Kubica, se esse acidente tivesse acontecido dez anos atrás você não poderia ter concedido essa entrevista hoje.


Alguém está rindo mais ainda...


- É Sebastian Vettel, que no próximo domingo completará 19 anos, 11 meses e 4 dias, o quarto piloto mais jovem à disputar uma prova de Fórmula-1. Ano ele disputou treinos livres às sextas feiras e foi o mais rápido do dia nas primeiras provas, é uma bela oportunidade para ver o garoto correr.


Concussão Cerebral:

A concussão cerebral é um dos tipos de traumatismo craniano que resulta em alterações neurológicas temporárias. Essas alterações podem ser desde uma pequena desorientação ou confusão mental, até amnésia e perda de consciência por vários minutos. As razões para estes sintomas após a concussão ainda não são claras.

Todos os pacientes que sofrem uma concussão devem procurar um médico. Depois de exames, a maioria das pessoas não necessita de internamento, mas necessitam ficar em observação por pelo menos 12 horas. Estes pacientes não devem beber bebidas alcoólicas por vários dias e não tomar analgésicos muito fortes.

Porém, pacientes com uma lesão mais grave podem apresentar sonolência e desorientação, náuseas ou vômitos, forte cefaléia, convulsão, saída de líquido cefalorraquiano pelo ouvido ou nariz, fraqueza ou perda de sensibilidade nas extremidades do corpo, pupilas assimétricas, visão dupla, ou outro sintoma neurológico. Nestes casos, o paciente deve ser observado mais cuidadosamente, pois pode ter havido uma fratura no crânio e/ou uma hemorragia cerebral. Para verificar se houve hemorragia, uma tomografia computadorizada é essencial.

Mais informações: Neuropucpr

2 comentários:

Felipe Maciel disse...

Foi o médico quem decidiu, o que me parece estranho. Acho que caberia à equipe preservar a saúde de seu piloto, já que tinham total conhecimento de seu quadro. Não tinham nada que esperar medico nenhum.

Carlos Garcia disse...

Perfeito Felipe, perfeito mesmo!!!

Achei hiper estranho a equipe demorar tanto assim para tomar essa decisão. Talvez tenha sido para não ficar em maus lençóis com o piloto, que queria correr, mas nem isso se justifica.