10/29/2006

Stock Car: Ingo Hofmann volta a vencer, Gualter Salles sofre acidente forte

Piloto passa bem apesar do susto...

(Ingo ultrapassa Losacco)

- O paulista Ingo Hoffmann venceu à instantes a décima etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, a segunda do playoff decisivo (ou Super Final) que define o campeão da temporada 2006. Ingo não tem chances de título por estar fora do playoff mas mesmo assim resolveu dar um show em Buenos Aires em uma prova que foi paralisada quando faltavam cerca de dois minutos para o final devido à um forte acidente com o carioca Gualter Salles.

- Gualter foi tocado por trás na reta, seu carro se desgovernou e na grama foi catapultado por uma grande vala se desfazendo em pleno ar. A queda do carro se deu em um túnel de acesso à pista que fica em um nível cerca de quatro metros abaixo do nível da pista. Contando com o nível do túnel, mais a altura da queda ele deve ter caído cerca de oito metros em direção ao solo. Plasticamente o acidente foi tão terrível que é até difícil de acreditar, mas o piloto nada sofreu de sério, existe uma pequena preocupação com a coluna que parece ter sido afastada e uma suspeita de fratura no braço. Ainda bem.

- A corrida em sí foi muito disputada, Ingo largou na oitava posição mais foi muito combativo durante todo o tempo, partiu pra cima de Cacá Bueno no início, em uma das relargadas ultrapassou Luciano Burti e foi pra cima de Giuliano Losacco, Losacco por sua vez resolveu defender a posição com todas as suas forças, quando foi ultrapassado por Ingo os dois foram pra cima de Rodrigo Sperafico e conseguiram ultrapassá-lo, mas Losacco foi um pouco afoito demais, colocou duas rodas fora da pista e com as falhas do circuito quebrou a suspensão e também a saia traseira do carro abandonando a prova. Para ingo nada estava decidido, ele havia dito que não poderia passar uma temporada sem vitórias, pra isso ele precisava ir pra cima de Felipe Maluhy e foi assim que ele fez, em uma manobra simples na curva 1 assumiu a liderança para não perder mais. A segunda posição ficou exatamente com Felipe Maluhy que com o abandono de Giuliano Losacco assumiu a segunda posição no campeonato, em terceiro Luciano Burti.

Resultado final da prova:

1 – Ingo Hoffmann (AMG), 32 voltas em 45min46s045 (109,36 km/h)
2 – Felipe Maluhy (Terra/Avallone), a 1s933
3 – Luciano Burti (Marques Motorsport/Petrobras), a 4s258
4 – Nonô Figueiredo (Scuderia 111), a 5s456
5 – Hoover Orsi (Nasr Castroneves), a 5s905
6 – Cacá Bueno (RC), a 7s528
7 – Thiago Camilo (Vogel/Texaco), a 8s828
8 – David Muffato (Nasr Castroneves), a 10s129
9 – Chico Serra (OWL), a 10s189
10 – Christian Conde (Nascar), 10s276
11 – Tarso Marques (Terra/Avallone), a 10s601
12 – Thiago Marques (Marques Motorsport/Petrobras), a 10s790
13 – Felipe Gama (Scuderia 111), a 11s600
14 – Paulo Salustiano (M4T Motorsport), a 13s701
15 – Diogo Pachenki (Powertech), a 13s857

* Algumas posições foram invertidas pois com bandeira vermelha o resultado válido é o da volta anterior.


O campeonato agora tem a seguinte classficação:

1º Cacá Bueno, 247 pontos;
2º Felipe Maluhy, 238
3º Giuliano Loacco, 237
4º Hoover Orsi, 232
5º Thiago Camilo, 225
6º Rodrigo Sperafico, 218
7º Guto Negrão, 215
8º Alceu Feldmann, 214
9º Antônio Jorge Neto, 211
10º Ricardo Maurício, 207


- Esperamos que os argentinos, apaixonados por automobilismo possam ser um pouco mais zelosos com seu circuito de tanta tradição. Claro que aqui no Brasil temos pistas que precisam de melhorias extremas na infra-estrutura, mas o circuito Osacar Gálvez em Buenos Aires recebia a Fórmula-1 desde a década de 50 até o final da década de 90 quando deixou de vez a categoria. Dessa forma nunca voltarão, não façam com o autódromo o que fazem com alguns estádios por lá. O automobilismo argentino é muito mais estruturado que o nosso e precisa de pistas à altura.

0 comentários: