11/03/2006

Ímola fora da Fórmula-1!!!

Pelo menos em 2007...

(Vista de Ímola à partir da curva Tosa)

- Em tempos de definição em relação às pistas que irão participar dessa "nova era" da Fórmula-1 muito se esperava da FIA ou da FOM uma decisão oficial sobre o Grande Prêmio de San Marino em Ímola. Assim como Silverstone, Ímola é uma pista criticada por pilotos e equipes devido à sua estrutura e por fãs da Fórmula-1 por seu novo traçado (sem a Tamburello e a Villeneuve principalmente) que é realmente muito chato. Em 2006 Bernie Ecclestone, o presidente da FOM e que comanda a Fórmula-1 com punhos de aço inicou uma cruzada contra os países que tinham mais de um GP, como eram os casos de Itália (com GP de San Marino em Ímola e GP da Itália em Monza) e da Alemanha (com GP da Europa em Nurburgring e GP da Alemanha em Hockenheim), Ímola passou a ser mais ameaçada do que nunca.

- Um calendário foi apresentado na semana do Grande Prêmio do Brasil sem a pista italiana, mas o que aconteceu é que Bernie Ecclestone passou a seu cobrado em relação à Ímola - volta ou não volta? - e ontem ele deu a palavra final dizendo que em 2007 não teremos Grande Prêmio de San Marino, o que não impede que com reformar similares aquelas que aconteceram em Spa (que volta em 2007) a pista volte. Mas o argumento usado por ele é que ele nunca usa a palavra "nunca" na vida, por isso não pode descartar Ímola, ou seja, não deveremos mais asistir o Grande Prêmio de San Marino daqui pra frente.

(O traçado)

- Eu particularmente não gosto da pista pós-reforma e não poderia aceitar a pista sem as reformas, mas mesmo sem me interessar muito por corridas no circuito eu acho que por sua tradição uma corrida de despedida poderia ser realizada por lá. Sou a favor de homenagens, por mais que Ímola tenha páginas tristes em sua história. Acredito que seria muito bonito termos um Grande Prêmio por lá com o mundo da Fórmula-1 sabendo que seria a última vez.

- A primeira prova realizada por lá foi em 1963 em uma prova que não contou pontos para o campeonato, quase que uma cortesia à Enzo Ferrari (que junto com Dino dá nome ao circuito)
que já não podia mais se locomover para vários lugares para ver seus carros disputarem as corridas. Em 1963 quem venceu a prova foi Jim Clark, com sua Lotus preta. Em 1979 mais uma prova extra campeonato foi realizada e em 1980 a pista entrou definitivamente para a disputa do mundial sediando o Grande Prêmio da Itália, em 1981 a primeira vez no mundial como Grande Prêmio de San Marino com a vitória de Nelson Piquet, que por sinal levantaria a taça daquele ano. Ayrton Senna venceu trêz vezes na pista onde perderia a vida, em 1988, 1989 e 1991, anos que também levantou a taça de campeão do mundo. A Tamburello, curva que já não existe mais (foi substituida por uma chicane) não se tornou famosa devido ao acidente de Ayrton Senna em 1994, mas sim por outros dois acidentes, com Nelson Piquet em 1987 e Gerhard Berger em 1989, no segundo, Berger teve de se ausentar do mundial por algumas etapas depois de ficar imerso em chamas que tomaram conta de sua Ferrari.

- Agora Ímola está fora e já que não tivemos uma prova de despedida eu espero que não volte mais. Novos mercados estão assediando a Fórmula-1 como Coréia do Sul, que estará no mundial em 2010, Índia e Russia que ainda pleiteiam uma vaga e tantos outros. A Fórmula-1 irá se renovar e isso é bom, gosto das novas pistas (até mesmo do grampo de Hockenheim) e também de algumas antigas (torço pra que Interlagos não perca espaço), mas Ímola não dá, torço por lugares onde possamos ter boas corridas, lugares onde até mesmo a invasão tecnológica/aerodinâmica não consigam atrapalhar as coisas, Ímola não deixa de existir e agora abrigará categorias menores, acho que é isso que a pista merece no fim das contas, assim como disse Ecclestone talvez essa seja a sua vocação.

Confira o calendário da Fórmula-1 em 2007:

18 Março - Austrália - Melbourne
8 Abril - Malasia - Sepang
15 Abril, Bahrein - Sakhir
13 Maio - Espanha - Barcelona
27 Maio - Mônaco - Monte Carlo
10 Junho - Canada - Montreal
17 Junho, Estados Unidos - Indianápolis
1º Julho - França - Nevers Magny Cours
8 Julho - Inglaterra - Silverstone
22 Julho - Alemanha - Nurburgring
5 Agosto - Hungria - Hungaroring
26 Augosto - Turquia - Istambul
9 Setembro - Italia - Monza
16 Setembro, Bélgica - Spa-Francorchamps
30 Setembro - Japão - Monte Fuji
7 Outubro - China - Shangai
21 Outubro - Brasil - São Paulo


(A nova pista coreana)

E ainda...

- Kimi Raikkonen político, depois de muito reclamar afirma que no próximo ano a McLaren deve voltar a vencer que o ano de 2006 foi uma exceção na escuderia. Pudera, não é hpra de falar mal de ninguém, muito esperto o nórdico;

- Simon Lacey, aerodinamicista da Honda foi para a McLaren, uma perda e tanto para a equipe que quer brigar pelo título em 2007, Barrichello, que se dis o acertador de carros da equipe vai ter trabalho;

- Toyota quer usar em seus motores na Willians a marca Lexus, sua marca para carros de luxo. Não se sabe se para promover a marca ou se por vergonha de estar em carros da Willians;

0 comentários: