9/11/2009

Monza: é bom ficar de olho

Quando os carros de Fórmula-1 entram na pista as polêmicas ficam um pouco de lado...


- Ainda respingando o chamado "Renault Gate", a Fórmula-1 entrou na mítica pista de Monza para os dois primeiros treinos livres de hoje. No segundo, o que mais vale, a Force Índia mostrou mais uma vez sua força ao colocar Adrian Sutil na primeira colocação. Seguido por Grosjean (para desespero de Nelsinho), Alonso, Kovalainen e Kubica.

- Okay, chegou a hora de dizer que os treinos de sexta-feira não valem nada. Mas é possível tirar algo do que aconteceu hoje. Claro, descontando que Ferrari (com Fisichella em último, a exemplo de Badoer), Red Bull e Brawn aparentemente treinaram suas configurações de corrida e por isso se acompanharam as últimas posições.

- Mas a Force India ficou na frente e vem de um belo resultado em Spa, com a pole-position de Fisichella e seu consequente segundo lugar na prova. Essa semana foi falado na "imprensa automobilística" sobre a Force India, que teria melhorado seu rendimento após a consequente melhora da McLaren, ignorando um trabalho feito pelo time. Por mais que os times trocassem informações, onde fica o trabalho de toda uma equipe, seus dois piltoos e também de seus engenheiros em uma escuderia que tem um carro bem diferente do da chamada "equipe matriz"?

- Vitantonio Liuzzi esteve presente pela primeira vez em um final de semana de corrida após um bom tempo e ficou em 12º, o que pode ser considerado um bom resultado. A Renault e seu KERS conseguiu melhorar... são alguns pequenos detalhes que podem ser colhidos após os resultados de hoje.

- O surgimento da Force India ainda não quer dizer que a equipe veio para ficar ou que a ordem de forças da Fórmula-1 se inverteu. Isso mostra mais uma vez a bagunça que foi criada entre os engenheiros das equipes após uma mudança tão radical na concepção dos carros de 2009.

- Cada um foi para um lado e em cada pista algo diferente poderá ser visto. Você se lembra do bom início da Brawn, da boa continuidade da Red Bull? E do bom desempenho da McLaren em pistas de baixa? Pois bem, é a tônica da temporada, o que acaba criando um interessante equilibrio entre as etapas que, se não fosse o bom desempenho de Button no início do ano, poderia resultar em um reflexo maior desse equilibrio também na tabela de pontos do campeonato.

- Destaque para as atuações de Romain Grosjean. O francês ficou na segunda posição, talvez por ter agora um carro à altura de Fernando Alonso, ao contrário do que acontecia com Nelsinho Piquet. Fica um pouco constrangedor para o brasileiro se ele ficar à frente do bicampeão também na corrida. Não seria de se estranhar se a equipe investisse um pouco mais na corrida de Romain após a polêmica com Piquet.

- Já Fisichella ficou na última posição no segundo treino. Em que pese a boa posição de Giancarlo Fisichella no primeiro treino (8º) é recomendável que ele não amargue também amanhã o último posto, caso contrário Badoer estará rindo de seu desempenho. Mais que isso, seria ruim para ele encerrar a sua carreira na Fórmula-1 amargando a última fila em uma equipe pequena e também em uma grande.

- Eu ainda acho que é possível analisar a fundo os dados de sexta-feira para saber o que esperar de cada um. Sem portanto achar qualquer resultado um absurdo.

1 comentários:

Felipe Maciel disse...

A Force India tá gostando dess coisa de ser equipe grande né? Surtou de vez. Vai entender esse campeonato maluco...