5/23/2009

Button pela quarta vez

Não se fala em outra coisa nos sábados de F1...


- O assunto já não é nenhuma novidade nas manchetes de Fórmula-1 espalhadas pelos mais diversos veículos: Button é pole. O que é curioso é que mais uma vez ele começou mal o final de semana, reclamou do carro o tempo todo e na hora da decisão conquistou a posiççao de honra no grid. Isso se chama regularidade e poder de decisão, não tem outro nome. Falar bem da Brwan é chover no molhado, Rubens Barrichello vê o companheiro cada vez mais se consolidando como o virtual campeão do mundo, embora ele não admita.

- De diferente o que vimos hoje de manhã foi a volta da Ferrari à briga pelas primeiras posições. Kimi Raikkonen foi muito bem, esteve forte o tempo todo e dessa forma larga amanhã em segundo lugar. Massa é o quinto e garante que poderia ter brigado pelas três primeiras posição não fosse o tráfego (sempre ele).

- É possivel que a equipe italiana brigue sim pela vitória amanhã. Sabemos que em Mônaco tudo pode acontecer, um Safety Car pode aparecer e assim as posições se embaralhem. Tanto Raikkonen quanto Massa podem se considerar na briga pelo pódio, é a grande chance de saírem dos três pontos.

- Massa que aliás bateu logo em sua primeira saída à pista, perdeu a traseira e em uma tentativa de recuperação acabou batendo de frente no guard rail do lado de dentro da pista. Por sorte teve ele tempo de trocar o bico e voltar à pista.

- Mesma sorte não teve Hamilton. Ele bateu também e perdeu a grande chance de conseguir um bom resultado este ano, afinal de contas Mônaco equilibrou as coisas. Não é a toa que ele ficou um bom tempo sem sequer tirar o capacete após o acidente. Como não poderia deixar de ser ele já abriu mão da vitória.

- E o Nakajima, hein? Brigou o tempo todo pelas posições de cima, andou tão bem quanto Rosberg e se classificou para o Q3. Provavelmente parte com tanque cheio e por isso não conseguiu boa posição de largada.

- Rosberg também... por pouco acreditei que ele deixaria de ser o blefador, brigou o tempo todo pela pole e pegou tráfego no final. Foi muito bem o alemão.

- BMW coloca seus dois pilotos na penúltima fila, um resultado que só não é mais ridículo porque a última fila ficou com os dois pilotos da Toyota.

- A equipe alemã vive um ano terrível e a japonesa caiu muito de produção, a primeira viória vai ficando distante, ao que tudo indica o carro não se desenvolve.

- Force India também vai bem e coloca Fisichella em 13º e Sutil em 15º, um belo resultado para a equipe. Eu apostaria nos primeiros pontos do time amanhã.

- Quanto ao tráfego, que todos reclamam, Trulli protestou contra Alonso que protestou contra Massa por terem sido atrapalhados em suas voltas. No fim das contas acho que não vai dar em nada.

- Já a vigilância que está sendo feita nas chicanes abertas (sem proteção de guard-rail) fez sua primeira vítima no treino livre. Giancarlo Fisichella teve suas primeiras voltas rápidas no Q2 canceladas por ter cortado o trecho na saída do túnel. A organização d eprova já avisou: "Teremos fiscais nas áreas cruciais da pista, para um controle imediato". Pelo menos não deixaram pro fim do treino pra depois concelarem sua posição pos ele teve assim a chance de se recuperar após a punição e larga em 13º.

- Outro fato importante: Nos últimos 10 anos apenas Trulli, Raikkonen e Alonso (2 vezes) ganharam como pole em Mônaco. Monte Carlo não é Barcelona, é importante estar na frente pois é muito difícil se ultrapassar no principado, mas tudo muda o tempo todo e o imprevisível sempre ronda as provas que por lá acontecessem. Logo, o melhor que s epode fazer é apostar em Button, mas com cautela.

- Outro detalhe importante é o novo design dos carros. Não, não serão responsáveis por ultrapassagens nessa travada pista, mas chegou a hora dos pilotos se tocarem e perderem os bicos na largada. Muito se falou sobre isso na pré-temporada pelo fato das peças serem bem maiores, dimiuindo a área d eação dos pilotos, mas até agora nada aconteceu. Como diz Victor Berto, "se não acontecer em Mônaco não vai acontecer em lugar nenhum".

1 comentários:

Felipe Maciel disse...

Vai ser uma largada dura pra todo mundo, principalmente pra quem vem atrás. Acho que dessa vez realmente vai ser difícil que todas as asas dianteiras passem intactas pela primeira curva.